MKAZAN ajuda tube driver

Autor Mensagem
glaucius
Veterano
# fev/04
· votar


up de novo.

MKazan
Veterano
# fev/04
· votar


glaucius
não, eu tô dizendo q no q tem dois fios de 12V e um de 0V vc usa dois diodos. e no q tem dois fios de 12V e nenhum de 0V vc usa quatro. mas o resultado é o mesmo nos dois casos.

Os fios q conduzem força, devem estar bem separados dos fios q conduzem sinal. Pq não aumenta a tensão e usa um regulador de 12V? isso tira fora o Ripple.

Tem como botar tipo um footswitch para alternar entre limpo/dist,ou só no pot"drive"?
ué, bota um bypass nele.

glaucius
Veterano
# fev/04
· votar


Pq não aumenta a tensão e usa um regulador de 12V? isso tira fora o Ripple.
Como que eu faço isso?

pelo que eu entendi eu tenho que eliminar o circuito retificador e colocar uma fonte com regulador de 12V,é isso?

E como eu faço para aumentar a tensão?

Tem como botar tipo um footswitch para alternar entre limpo/dist,ou só no pot"drive"?
O que eu falei é tipo alternar entre dist e limpo,e no limpo usar o preamp valvulado,e não o sinal direto anulando o preamp.Tem como?

glaucius
Veterano
# fev/04
· votar


mais um up!

MKazan
Veterano
# fev/04
· votar


glaucius
pelo que eu entendi eu tenho que eliminar o circuito retificador e colocar uma fonte com regulador de 12V,é isso?
não. você continua com o retificador, com o capacitor de filtro e tudo mais. mas vc aumenta a tensão para pelo menos 14,5V (ou mais) e coloca um regulador de tensão para 12V depois do capacitor filtro. pronto, agora a sua fonte não ronca mais.

glaucius
coloca dois potenciometros de ganho. aí vc da bypass em ou ou no outro.
ajusta um para som limpo e o outro para distorção.
mas isso é mais vantajoso em um pre-amp totalmente valvulado, no tube driver não tem tanta vantagem. mas se vc faz questão, é possível sim.

glaucius
Veterano
# fev/04 · Editado por: glaucius
· votar


MKazan
coloca dois potenciometros de ganho. aí vc da bypass em ou ou no outro.
ajusta um para som limpo e o outro para distorção.
mas isso é mais vantajoso em um pre-amp totalmente valvulado, no tube driver não tem tanta vantagem. mas se vc faz questão, é possível sim.


Esse sistema eu estava falando para o real mctube,mas se for possível talvez eu faça isso no tube driver.

você continua com o retificador, com o capacitor de filtro e tudo mais. mas vc aumenta a tensão para pelo menos 14,5V (ou mais) e coloca um regulador de tensão para 12V depois do capacitor filtro. pronto, agora a sua fonte não ronca mais.

Esse regulador é um transistor né?
Eu tenho o Lm 317,o MC7808 e um 7805 mas esse eu acho que é regulador de 5V.
Dá para usar algum desses?
E como eu faço a ligação desse reg 12V?

glaucius
Veterano
# fev/04
· votar


MKazan
tem outra coisa que eu estou desconfiando,da uma olhada no tube driver aonde tem a placa e as ligações externas,aonde se deve ligar o trafo tem + e - e tb vai um led direto no trafo e o pino 4 e 5 da valvula,eu estou achando que ali vai 12VDC e não AC,e tb eu estava olhando o real mctube e lá vai corrente DC para o pino 4 e 5 da valvula.

MKazan
Veterano
# fev/04
· votar


glaucius
é, então. você pode botar dois potenciometros para ganho e fazer uma espécie de A/B entre eles.

o regulador não é exatamente um transistor, ele é um circuito integrado mas o encapsulamento dele é idêntico ao de um transistor (por isso muita gente faz confusão).
você precisa de um 7812 ou algum equivalente ou ajustável a 12 volts. Os comuns, você simplesmente liga a entrada em 14,5V ou mais (com uma retificação +/- razoável), o GND vc liga em GND mesmo e na saída você terá 12,00V limpinhos.

ah, tem essa tb. se vc alimentar o filamento da válvula com corrente AC, em muitas válvulas vc pode ter "Hum" (ronco).

glaucius
Veterano
# fev/04
· votar


MKazan
então tu acha que eu devo botar corrente DC no circuito ou só na valvula?

MKazan
Veterano
# fev/04
· votar


glaucius
cara, depois do retificador, o circuito fica com corente DC. o retificador serve para criar DC.

mas eu acho q vc deve tentar alimentar os filamentos TAMBÉM com DC. saca?

glaucius
Veterano
# fev/04 · Editado por: glaucius
· votar


MKazan
blz,eu vou tentar fazer isso,se não der eu boto o reg de 12V.

Esse 7812 serve para alta amperagem? É que eu tenho um trafo de 24V e + de 10amp(não consegui medir pq meu multimetro vai até 10amp)e eu vou botar ele num modulo de potencia de carro que é de 12V e 10amp.

Testei usando o retif. do circuito e não deu sinal.

Eu já estou de cara com essa merda,eu vou tirar a retif. dela e vou botar uma fonte externa com esse 7812 e quero ver essa merda não funcionar direito,vai ser na marra.

MKazan
Veterano
# fev/04
· votar


glaucius
o 7812 aguenta até cargas de 1A.
mas você pode colocar varios em paralelo. lembre-se que o 7812 também tem o consumo próprio, de modo que para te 10A você precisará de mais do que 10 reguladores em paralélo.
caralho, pra que você vai colocar isso num módulo de carro?!?!?!

glaucius
Veterano
# fev/04
· votar


MKazan
caralho, pra que você vai colocar isso num módulo de carro?!?!?!

Eu vou usar como caixa amplificada,aí tem que botar a fonte,e depois um pré.

glaucius
Veterano
# fev/04 · Editado por: glaucius
· votar


[b]MKazan[/b

Eu estava testando ele agora e notei que com o botão do agudo fechado ele dá bem pouco chiado mas quando bota mais agudo ele aumenta o chiado,será que não é erro na montagem ou por ele estar sem caixa?

Parece que é problema de aterramento,eu botei um fio entre o terra dos jacks IN e OUT e ele diminuiu um pouco esse chiado.

mais uma coisa,na lista de peças tá resistores de 1/4W e os que eu botei eu acho que são de 1/8,isso pode influênciar nestes chiados?

MKazan
Veterano
# fev/04
· votar


glaucius
blinda tudo então e usa cabo coaxial. seu sistema ta captando chiado mesmo. não é ronco da fonte não.

e sim, é MUITO possível que seja pq ta sem caixa. use caixa metálica e aterre-a.

mais uma coisa,na lista de peças tá resistores de 1/4W e os que eu botei eu acho que são de 1/8,isso pode influênciar nestes chiados?

nos chiados nem tanto, mas isso pode queimar o teu circuito ou até mesmo por fogo na sua casa. mas qto aos chiados, fique tranquilo pois não é isso não.

glaucius
Veterano
# fev/04
· votar


MKazan
eu usei cabo coaxial mas só nos jacks,nos pot eu botei fio comum com + ou - 10cm de comprimento.

eu vou fazer uma caixa e ver no que dá.

vlw.

DGuiTar
Veterano
# fev/04
· votar


MKazan
Vc sabe de algum site que fale sobre aterramento/blindagem nos pedais? Ou vc mesmo tem alguma dica para fazer um bom aterramento usando caixas de alumínio?
Só o fato dos pots estarem encostados na caixa já está bom?
Valeu!

MKazan
Veterano
# fev/04
· votar


DGuiTar
bom aterramento em caixas de aluminio?
bom, todas as dicas possíves se resumem a apenas uma coisa: "conecte a caixa de alumínio ao GND"
pronto, não tem mais nada a ser ensinado sobre isso.

glaucius
Veterano
# fev/04
· votar


MKazan
mas isso pode queimar o teu circuito ou até mesmo por fogo na sua casa. mas qto aos chiados, fique tranquilo pois não é isso não.

Só isso que pode acontecer?Há então tô tranquilo.euaueheuhuuhe

No DOD 250 dá para substituir o ci 741 por um 4558 ou os pinos são diferentes?

kaskudo
Veterano
# fev/04
· votar


glaucius

os pinos são diferentes, pois o 741 é um ampi num ci, e o 4558 são dois. vc pode substitui-lo pelo TL071, que é um operacional com fet's e que tem a mmesma pinagem do 741.

MKazan
Veterano
# fev/04
· votar


glaucius
os pinos são diferentes. você teria de fazer outro layout.

glaucius
Veterano
# fev/04
· votar


kaskudo
MKazan
vlw.

glaucius
Veterano
# fev/04
· votar


kaskudo
MKazan
É que eu achei um esquema do DOD308 YJM e nele vai um 4558 e eu tentei adaptar o DOD250 do tonepad para ele mas nem deu sinal de vida.

Vcs tem o esquema dos pinos desse ci(4558) para mim fazer essa adaptação?

Depois se vcs não tiverem esse esquema do DOD308 YJM eu passo para vcs.

MKazan
Veterano
# fev/04
· votar


glaucius
o mesmo esquema do TL072.
olha no datasheet do 4558: http://focus.ti.com/lit/ds/symlink/rc4558.pdf

glaucius
Veterano
# fev/04 · Editado por: glaucius
· votar


MKazan
vlw pelo esqueminha.

Com relação ao datasheet do link a ligação é essa?

Vcc+ = V+ ou 9V+
Vcc- = V- ou G
1IN- = entrada inversora
1IN+ = entrada
1OUT = saída

É isso aí?

Pelo que eu entendi por ser dual opamp eu escolho entre as ligações de saída,ent,etc entre 1 ou 2.É isso aí?

MKazan
Veterano
# fev/04
· votar


glaucius
são dois op amps identicos dentro da mesma cápsula.
o primeiro é indicado pelo número 1. e o segundo é indicado pelo numero 2. sacou?

glaucius
Veterano
# fev/04
· votar


MKazan
Saquei,e o esqueminha das ligações está certo?

MKazan
Veterano
# fev/04
· votar


glaucius
q esquema?

glaucius
Veterano
# fev/04
· votar


MKazan
O esquema que eu te perguntei no ultimo post da pagina anterior.

MKazan
Veterano
# fev/04
· votar


glaucius
o do DOD308?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a MKAZAN ajuda tube driver