Wha Wha - VOX v845 - Chave True Bypass de 9 pinos - Esquema e dicas de ligação.

    Autor Mensagem
    MASBY GUITAR
    Veterano
    # nov/14


    Caros amigos, alguém tem esquema com fotos ou qualquer material para que eu consiga instalar uma chave true by pass em um wha wha vox v845?? É que esse é o pedal que mais curti o timbre, porém, ele destrói o timbre da guitarra quando desligado!!

    Achei alguns tópicos e tutoriais na net, mas nenhum com o circuito do v845 que é diferente e é o Wha Wha com o som mais legal que achei até agora.
    Aliás, o único que achei é bem impreciso.

    Quem já instalou notou diferença no timbre do pedal ligado?Pois preciso que ele modifique o som apenas em bypass.

    Grande abraço e obrigado desde já pelo tempo despendido.

    Ramsay
    Veterano
    # nov/14 · Editado por: Ramsay
    · votar


    MASBY GUITAR

    Não sei se te ajuda, mas, encontrei e fiz o upload de uma foto e esquema na tampa de um Vox v846 handwired que deve ser bem parecido com o irmão v845.
    Nota-se claramente na foto e no esquema que ele é true bypass e utiliza uma chave 2PDT de 6 pinos.
    Você não precisa de uma chave de 9 pinos, porque os 3 pinos adicionais servem apenas para ligar e desligar um led indicativo, quando se ativa ou desativa o pedal.
    Abaixo, o link da foto. Para visualizar é só clicar nele.
    http://www.4shared.com/download/nRC5uWf4ba/Vox_V846.jpg?lgfp=3000

    MASBY GUITAR
    Veterano
    # nov/14
    · votar


    Olá parceiro, olha só, até ajuda, mas o circuito do v845 é diferente, tem uma placa junto ao potenciômetro.

    Falando nisso, qual é a melhor marca de chaves do mercado, pois, o material e qualidade influenciam muito no som, tenho um pedal de loop aqui que de true bypass não tem nada e usa uma chave true by pass.

    Ismah
    Veterano
    # nov/14
    · votar


    MASBY GUITAR

    Não, ele usa uma chave de pressão, modelo "PDT", desenhada para uso em aspiradores de pó (não é zoeira)... Mas dessa tem modelos variados, a DPDT (6 polos, 2 chaveamentos) 3PDT (9 polos, 3 chaveamentos), e a 4PDT (12polos, 4 chaveamentos) são as mais comuns em pedais... Depois vem os de toque, que geralmente alternam entre parâmetros (como boost ou scoop de médios num drive, ou on/off e stand by de um amp)...

    Melhor marca é geralmente experiência pessoal, eu gosto das Margirius.

    Lelo Mig
    Membro
    # nov/14 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    MASBY GUITAR

    "Ele usa uma chave de pressão, modelo "PDT", desenhada para uso em aspiradores de pó"

    Fato!

    Cara, apenas para agregar... Na verdade, não existe chave "true by pass", existem chaves PDT que quando "desacionadas" permitem a passagem direta entre dois pontos sem passar pelo circuíto. Ela cria "jumpers" entre pontos. O que define "True by Pass" é a ligação!

    Então, ao acionar 1 (ln do circuíto do efeito) "jumpeia" com 4 (Out do circuíto do efeito).

    Ao "desacionar" 2 (Input Sinal) "jumpeia" com 5 (Output Sinal)... direto, a "porta" para o circuíto se fecha.

    Os guitarreiros criaram a maior mítica com esse negócio de "Real True By Pass In God We Trust e o K7 à 4" que são capazes de pagar 100 dólares a mais, só porque fulano disse que é "True"... sendo que é a coisa mais simples do mundo.

    - Substitua a chave SPDT por uma DPDT (SPDT - Single-Pole Double-Throw = Um pólo x Duas posições - DPDT - Double-Pole Double-Throw = Dois pólos x Duas posições)

    - Ligue 1 e 4 ao circuíto.

    - Ligue 2 e 5 a In - Out

    - "jumpeie" 3 e 6

    Igualzinho a foto que o Ramsay postou.

    Ulálá!! Temos um True By Pass

    MASBY GUITAR
    Veterano
    # nov/14 · Editado por: MASBY GUITAR
    · votar


    Ok amigos, mas, a qualidade desses componentes influencia na resistência do sinal elétrico, e isso eu mesmo já comprovei, tenho um pedal de loop que faz, teoricamente, o "true bypass", mas acontece o seguinte, usando esse pedal, quando coloco o sinal passando direto, isto é, sem passar pelo wha wha, melhora o sinal, no entanto, é muito inferior ainda a guitarra plugada direto no amp, que é como eu uso, pois coloco todos os efeitos em paralelo no meu rack (sou muito chato com isso), e fica muiiiito melhor.

    Acredito que esse meu pedal de loop, como na grande maioria, por usar chaves comuns de material de baixa condutividade, ou baixa qualidade mesmo, acaba criando muita resistência ao sinal e mata frequências altas e característica sonoras da guitarra, fato que imagino que pedais como os da voodoo lab e marcas de ponta não fazem.

    Na verdade eu quero instalar o "true by pass" para pelo menos nas músicas que eu for usar o wha wha não haver tanta perda de sinal, nas demais pretendo ligar a guitarra direto no amp, pois o som fica inigualável.

    Mas eu me sentiria mais seguro se tivesse um esquema pro modelo v845.

    E REALMENTE O TIMBRE DO WHA WHA LIGADO NÃO DEVE ALTERA COM A INSTALAÇÃO DA CHAVE 3DPT, NÃO É?

    Lelo Mig
    Membro
    # nov/14
    · votar


    MASBY GUITAR

    http://www.premierguitar.com/articles/4_Pedal_Mods_for_the_Masses?page =5

    Ismah
    Veterano
    # nov/14 · Editado por: Ismah
    · votar


    MASBY GUITAR

    Se percebeu que quando ligar o pedal de loop, vai ligar ao menos mais um metro de cabo (pedal -> amp) a cadeia de sinal, logo tens ali a perda de agudos?

    Quanto a chave, a menos que queira adicionar um LED, uma DPDT.

    Lelo Mig

    De fato o true by pass, é um quase um fetiche... Não é tão influente quanto se imagina, mas descobri isso a pouco tempo, quando li esse artigo.

    Aproveitando o embalo, saberia me dizer se compensa trocar componentes em pedais medianos, pelos de alta qualidade?

    MASBY GUITAR
    Veterano
    # nov/14
    · votar


    Ismah

    Na verdade a perda de agudos é bem perceptível quando o sinal esta passando direto, isto é, apenas pela chave. Tanto que nem estou usando este pedal de loop.
    O que eu faço é ligar o wha wha nas músicas que preciso e nas que não preciso, ligo a guitarra direto no amp.
    Como eu tenho um rack da mesa boogie e um alesis para efeito em paralelo, fico com o sinal bem integro, pois utilizo todos os timbres e efeitos do rack, em 15 anos de guitarra foi o melhor som que consegui tirar até agora e se eu coloco qualquer coisa entre amp e guitarra a diferença é perceptível, por isso, só quero usar o wha entre eles, e apenas em algumas músicas, porém, mesmo nessas músicas preciso de mais qualidade quando desativo o wha wha, pois ele suga o tom da guitarra, kkk.

    Para quem é audiófilo, se ligar a guitarra direto no amp vai ficar impressionado com a riqueza de detalhes e frequencias que voltam a existir, inclusive até a dinâmica fica melhorada, o som fica muito mais musical.

    De todos os pedais que testei até o hoje, os que absurdamente roubam sinal são os da boss e a maioria dos pedais de wha wha que testei.

    Por isso, acho que para um som mais profi, é importante se preocupar, e bastante, com a cadeia de sinal, e portanto o "true bypass" se mostra com uma questão crível de estudo.

    O sinal do wha ligado não deve ser alterado, acredito, com a chave 3dtp.

    Lelo Mig

    Cara muito bom o artigo.

    Ismah
    Veterano
    # nov/14
    · votar


    MASBY GUITAR
    Cara, vc não entendeu absolutamente nada do que falei.

    Quando vc liga um pedal entre a guitarra e o amp, inevitavelmente aumenta o comprimento do cabo. E inevitávelmente as perdas de sinal.

    Alguns famosos usam uma combinação curiosa, colocando um direct box no início da cadeia de sinal, para diminuir esse problema.

    MASBY GUITAR
    Veterano
    # nov/14
    · votar


    E chave true bypass, tem alguma que se destaca no mercado? tem algumas pra vender no ML, mas a maioria são azul de 09 pinos e da mesma marca.
    Tem algum site mais especializado?

    Abraços!

    Ismah
    Veterano
    # nov/14
    · votar


    MASBY GUITAR

    Minha opinião tá no meu primeiro post...

    MASBY GUITAR
    Veterano
    # nov/14
    · votar


    Obrigado, mas não estou encontrando nem as chaves margirius, nem as fulltone, apenas uma azul no mercado livre, de 09 pinos, que parece ser produzida em Taiwan.

    Lelo Mig
    Membro
    # nov/14 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    MASBY GUITAR

    "não estou encontrando nem as chaves margirius, nem as fulltone..."


    Sinceridade amigo?

    Desencana desse preciosismo senão tu vai enfartar. Nem em sites gringos respeitáveis de componentes eletrônicos, você acha uma chave destas com "marca de fabricante"!

    Então, a chance de você adquirir uma chave made in china, made in taiwan, made in kipariu, é muito grande e não significa certeza de ser ruim ou boa.

    Nestes tempos de mercado, onde economizar 0,0001 real faz diferença na cadeia de produção, duvido muito que alguém fora da Asia perca seu tempo fabricando isso. No máximo, colocam seu logotipo.

    MASBY GUITAR
    Veterano
    # nov/14
    · votar


    Lelo Mig
    Kkkkk, então amigo, não custa tentar, queria comprar uma chave boa, mas, já percebi que vai ser bem difícil encontrar então, provavelmente, acabarei comprando uma das azuisinhas do mercado livre kkkk.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Wha Wha - VOX v845 - Chave True Bypass de 9 pinos - Esquema e dicas de ligação.