Primeiro Set de Pedais, Duvidas

    Autor Mensagem
    pharvey
    Veterano
    # jul/14


    Galera, eu tenho uma banda e atualmente nos shows ao vivo eu sempre levo e uso meu combo Fender Frontman 212R, uso a distorção da caixa mesmo e o clean. Mas estou querendo dar uma encorpada no som e após pesquisa cheguei nos seguintes pedais.

    Distorção: Jackhammer - Marshall
    Compressor: CS3 - Boss
    Chorus: CH1 - Boss
    Reverb: FDR1 - Boss

    Ainda possuo uma ZOOM G2NU, daria pra ligar ela com algum efeito tipo octave ou delay e combinar com os outros pedais ou melhor não? Qual seria a ordem mais indicada desses pedais?

    Para eu começar e tirar um som um pouquinho mais encorpado ao vivo está bom? Tenho intenção de continuar levando meu amp mas a idéia é ir deixando ele de lado e levar só o set pra facilitar o tranasporte.

    Nosso tipo de som é esse: soundcloud.com/relize

    Fico no aguardo

    BrotherCrow
    Membro Novato
    # jul/14
    · votar


    pharvey
    Você sabe que o FDR1 não é um pedal de reverb, né? É um simulador de amp que tem um reverb "de brinde". Sendo assim, acaba sendo mais caro e com menos regulagens específicas pra reverb do que um pedal de reverb normal. No reverb dele você só controla intensidade, o que pode ser pouco, dependendo do que você procura.

    Fora isso, é difícil errar com pedais da Boss. Pensa bem se vc precisa mesmo de um compressor ou se seria melhor um equalizador ou delay... mas esses pedais que vc falou são todos bons.

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # jul/14
    · votar


    pharvey
    Cara, amplificador é fundamental para uma boa sonoridade, e NÃO levá-lo é temerário.
    Usar distorção de amp SS também não é lá muito profissional...
    A alternativa (DI, speaker simulator, amp simulator, retorno "in ear", etc), é caro...
    Compre um amp menor (1X12), embora esse seu não seja tão pesado assim.
    Um "set" básico de pedais incluiría um Wah-wah, um overdrive, uma distorção mais pesada ou fuzz, um booster (para solos), um chorus e um delay.
    Reverb o amp já tem e compressor é dispensável (e. dependendo da qualidade, da regulagem e de onde vc liga na cadeia de pedais; é fonte de ruídos).
    Abç

    erico.ascencao
    Veterano
    # jul/14
    · votar


    pharvey
    Ainda possuo uma ZOOM G2NU, daria pra ligar ela com algum efeito tipo octave ou delay e combinar com os outros pedais ou melhor não? Qual seria a ordem mais indicada desses pedais?
    Pra usar um oitavador, eu acho que o ideal seria o sinal passar primeiro por ele e depois pela distorção ou overdrive. Fazendo uma ligação guitarra -> Zoom -> distorções/drives, aí os delays da Zoom ficariam ruins pois até as repetições seriam distorcidas. Portanto, ou você usa a sua Zoom no final da cadeia de efeitos para aproveitar os delays e modulações dela ou você pega uma pedaleira com loop de efeitos pra usar recursos como oitavador e pitch shifter.

    Para eu começar e tirar um som um pouquinho mais encorpado ao vivo está bom? Tenho intenção de continuar levando meu amp mas a ideia é ir deixando ele de lado e levar só o set pra facilitar o transporte.
    Um set com bons overdrives podem te atender bem tanto em termos sonoros quanto em praticidade. Eu venho ensaiando com um Meteoro Nitrous GS100 no estúdio e tenho bons resultados com meu set de pedais. Quanto ao pedal de reverb, existem opções mais baratas e eficientes, como um da Landscape (já tive e gostei bastante).

    Maycão
    Veterano
    # jul/14
    · votar


    pharvey

    Eu continuaria com seu amp e investiria num set básico e bom de pedais.
    Para usar o octave faça como o erico.ascencao indicou.

    Tiraria também o compressor da lista e colocaria um overdrive mais, como todos já indicaram. Mas como é você quem vai tocar e é você que sabe seu estilo, quem sou eu para dizer o que você tem tirar do set ou não. Vai de gosto mesmo.

    Child of Sin
    Veterano
    # jul/14 · Editado por: Child of Sin
    · votar


    Eu manteria o ampli também, nunca gostei da idéia de simuladores de ampli ligados direto no PA ou coisa do tipo. E como já citaram, você iria precisar de um retorno In Ear com isso.

    No mais, você pode perfeitamente usar a Zoom G2 somente para efeitos, montar patchs com Chorus, Delay, etc e adquirir bons pedais de Wah, Overdrive e Distorção a seu gosto.

    Não sei ao certo se a Zoom trabalha bem com pedais ligados diretamente no Input dela, mas é questão de você fazer uns testes e ver se o resultado te agrada.

    Adair Neto
    Veterano
    # jul/14
    · votar


    Já vi gente usando o Fender Frontman 212r com um par de pedais e tirando um som bem massa. Não deixa ele de lado não. Nas distorções, dá uma olhada nos pedais da Fire (Overdrive + Ultimate Distortion seriam ótimos). Como teu amp tem loop de efeitos, há mais possibilidades ainda. Usa o reverb dele e compra um pedal de modulação (pode ser o chorus que tu falou) e um delay. O CS-3, Jackhammer, e o FDR-1 deixa de lado. E não se preocupe em ser tudo Boss, ela não é nenhuma maravilha.
    Tu já considerou comprar uma pedaleira melhor, como a ME-80?

    pharvey
    Veterano
    # jul/14
    · votar


    Então na verdade eu to montando esse set só para parecer mais profissional como o Mauricio Luiz Bertola citou. Eu to bem satisfeito com a distorção e clean do Frontman e tals, tem vezes que faz falta um pouco mais de peso, mas nosso som não é pesadão então...tranquilo.

    Seria também mais para ter um som definido, porque teve lugares que não consegui levar meu frontman ai fiquei dependendo da distorção da caixa disponivel ai já viu né.

    O Jackhammer eu já comprei, to esperando chegar, os demais ainda não, mas seguindo os conselhos eu vou usar então

    Distorção - Jackhammer
    Overdrive - Fire Overdrive
    Chorus - Boss CH1
    Reverb - Uso o do Frontman
    Octaver - Uso o da Zoom

    Tiro fora por enquanto o Delay (que nunca fui mto fã) e o Compressor, Wah Wah nenhuma musica nossa pede ele.

    erico.ascencao
    Veterano
    # jul/14
    · votar


    pharvey
    Distorção - Jackhammer
    Overdrive - Fire Overdrive
    Chorus - Boss CH1
    Reverb - Uso o do Frontman
    Octaver - Uso o da Zoom

    Como eu já te falei, ligue da seguinte forma: guitarra -> Zoom -> Fire -> Jackhammer -> CH-1 -> input do Fender

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # jul/14 · Editado por: Mauricio Luiz Bertola
    · votar


    pharvey
    Cara, cuidado com o uso da Zoom.
    Se vc for usar apenas o oitavador dela, será necessário ligá-la ANTES das distorções, o que NÃO é uma boa idéia em se tratando da mistura de equipos digitais e analógicos.
    Acho mais "jôgo" vc comprar um driver bem leve (como um Blues driver ou TubeScreamer), para compor com o seu (bom) Jackhammer e usar DEPOIS as modulações (programadas) da Zoom. Se vc programar com cuidado e parcimônia (2 efeitos por "patch", no máximo), vc obterá uma boa sonoridade.
    Sugiro a compra de um oitavador legal.
    Não esqueça que vc vai precisar de uma boa fonte (não economize!) e de um "pedalboard" para fixar e organizar tudo. Isso é muito importante!
    Abç

    FBlues_rock
    Veterano
    # jul/14 · Editado por: FBlues_rock
    · votar


    pharvey
    Vai usar Oitavador para quê?
    Eu uso muito, mas o uso é bem específico; geralmente é a 28ª prioridade de quem monta uma board... :)

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # jul/14
    · votar


    FBlues_rock
    Pódiscrê!
    Abç

    pharvey
    Veterano
    # jul/14 · Editado por: pharvey
    · votar


    Estou ficando preocupado com a Zoom...esquecendo o lance do oitavador, onde na cadeia e com quais efeitos ela ficaria legal sem atrapalhar ou zuar o som?

    Eu queria ele pois da a sensação de duas guitarras tocando, como somos um trio eu sinto falta de uma guitarra a mais (sim, ja tentei colocar mais um guita mas me vencem por maioria rsrs)

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # jul/14
    · votar


    pharvey
    Leia o que escrevi acima...
    Abç

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # jul/14
    · votar


    pharvey
    Eu queria ele pois da a sensação de duas guitarras tocando, como somos um trio eu sinto falta de uma guitarra a mais (sim, ja tentei colocar mais um guita mas me vencem por maioria rsrs)
    Para isso vc pode combinar (na Zoom) chorus e um delay curto e bem leve nas bases (com ou sem o overdrive).
    Abç

    erico.ascencao
    Veterano
    # jul/14
    · votar


    pharvey
    Estou ficando preocupado com a Zoom...esquecendo o lance do oitavador, onde na cadeia e com quais efeitos ela ficaria legal sem atrapalhar ou zuar o som?
    Use guitarra -> drives -> Zoom -> input do amplfcador. Eu uso uma ligação semelhante e consigo timbres legais.

    Eu queria ele pois da a sensação de duas guitarras tocando, como somos um trio eu sinto falta de uma guitarra a mais (sim, ja tentei colocar mais um guita mas me vencem por maioria rsrs)
    Não há oitavador, delay, reverb ou chorus que substituam uma segunda guitarra. Todos estes efeitos são recursos pra você incrementar o som, mas pra ter aquela sensação de preenchimento vai muito de como você e a sua banda montam os arranjos pra tocar ao vivo. Pra preencher mais os arranjos, procure focar mais em acordes e power chords e, na hora dos solos, conte com a contribuição do baixista para fazer a linha de baixo de forma a completar bem a base.

    Child of Sin
    Veterano
    # jul/14
    · votar


    Exato, melhor jeito de preencher os "buracos" nas composições é com arranjos diferentes, e nos solos, um delay bem programado fica muito legal e "tampa" bem a falta de uma segunda guitarra base.

    FBlues_rock
    Veterano
    # jul/14
    · votar


    pharvey
    Acho que entendi sua intenção.
    Como o Bertola disse, usam muito chorus para isso (aliás, a concepção do efeito tem a ver com isso) e delay também.
    Se aproxima mais do que deseja que o Octave; este pedal não dá essa impressão que imagina, nem o digital nem o analógico (são bem diferentes entre si, já tive ambos)

    Voidness
    Membro Novato
    # ago/14
    · votar


    Aproveitando que o tópico ta movimentado...

    Que fuzz tem um bom custo/beneficio e um timbre legal para ser o primeiro Fuzz de um set? O único pedal que tenho hoje é um BD-2, e sinto falta de algo mais pesado para brincar as vezes.

    erico.ascencao
    Veterano
    # ago/14
    · votar


    Voidness
    Dá uma olhada nos da EFX, tem mais de um tipo e são inspirados em fuzzes famosos.

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # ago/14
    · votar


    Voidness
    Giannini Axcess Fuzz.
    Ou vc pode construir o famoso Bertola's MiniFuzz... Kkkkk...
    Abç

      Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
       

      Tópicos relacionados a Primeiro Set de Pedais, Duvidas