Boss VE-20 - como ligá-la direto num amplificador?

    Autor Mensagem
    Kleber Blacklock
    Veterano
    # dez/13


    Bom dia, amigos.

    Adquiri uma Boss VE-20 e estou batendo cabeça tentando descobrir como ligá-la num amplificador.

    No manual é explicado que você pode ligá-la numa mesa de som ou num gravador digital usando as saídas balanceadas. Há uma saída para fone de ouvido que serve também para conectar a pedaleira com algum dispositivo via cabo P10 (o que acabaria com meu problema), porém, em todo o manual, todas as vezes que se toca nesse assunto, é colocado que devo utilizar um cabo P10 em Y (um P10 de um lado e dois P10 do outro)!

    Qual seria o problema de eu usar um P10 x P10 normal? E se eu precisar realmente usar o tal do cabo em Y, como ligo isso no amplificador?

    Agradeço a ajuda de todos!


    Kleber Blacklock

    Kleber Blacklock
    Veterano
    # dez/13
    · votar


    No one?


    Kleber Blacklock

    Iversonfr
    Veterano
    # dez/13
    · votar


    Kleber Blacklock
    Adquiri uma Boss VE-20 e estou batendo cabeça tentando descobrir como ligá-la num amplificador.

    A saída dele realmente deve ser pra mesa. Eu acho que voce conseguiria ligar num amplificador usando um direct box passivo ao contrário. Para ligar mono use apenas um cabo XLR ligado no L. Aí no DI, seu "input" vai virar o output e coloca o P10 no ampli. Lembrando que o DI tem que ser passivo pra fazer isso pois pode funcionar para os dois lados.

    Qual seria o problema de eu usar um P10 x P10 normal? E se eu precisar realmente usar o tal do cabo em Y, como ligo isso no amplificador?

    Usar a saída P10 Line dele e jogar direto pro ampli provavelmente vai ficar terrível. O melhor creio que seja do jeito que falei.

    amilanezi
    Veterano
    # dez/13
    · votar


    Kleber Blacklock
    Se for ligar num aplificador de guitarra (vc nem especificou qual tipo de amplificador), acho que não fica bom de jeito nenhum, a não ser pra brincar em casa mesmo. Eu ligava o meu num staner GS150 pela saída line dele.

    Como comprei uma Voicelive 2 da TC helicon, o meu BOSS VE-20 to passando pra frente.

    o/

    Kleber Blacklock
    Veterano
    # dez/13
    · votar


    Iversonfr
    Vixi, processo complicadinho, heim?

    amilanezi
    Cara, ligaria num multiuso Moug da Meteoro.

    Enfim, parece brincadeira, porém, acabei de trocar o Boss por um Voicelive 4 da Digitech e meu problema em ligar num amplificador foi resolvido, porém agora, meu problema é outro: a entrada para microfone é XLR, porém, meus dois microfones são P10. Alguém poderia me dar dicas de como ligar microfone P10 nesse pedal? Ele possui uma entrada "line" que, conforme o manual, é para ligar um pré amp, uma mesa ou algo do tipo. Se eu ligar o microfone direto nessa entrada dá certo?

    Valeu, amigos!


    Kleber Blacklock

    Iversonfr
    Veterano
    # dez/13
    · votar


    Kleber Blacklock
    Vixi, processo complicadinho, heim?

    Na verdade acho bem simples, só precisa de um direct box passivo que custa em torno de R$100 um básico. Sem ser desse jeito ficaria uma porcaria.

    acabei de trocar o Boss por um Voicelive 4 da Digitech e meu problema em ligar num amplificador foi resolvido

    Acho difícil seu problema ter sido resolvido, pois as impedâncias continuam não casadas. Voce continua precisando de um DI para ligar no input de um amplificador pra ficar bom.

    Alguém poderia me dar dicas de como ligar microfone P10 nesse pedal?

    Caso voce passe por um pré, voce pode ligar no Line In. Pra ligar o microfone direto, é só voce fazer um cabo P10/XLR. Se voce tem um cabo P10/P10, compra uma ponta XLR e solda voce mesmo, ou vai em alguma loja de áudio que monte cabos pra voce. Recomendo usar plugs amphenol ou neutrik, qualquer outra coisa geralmente não presta.

    Kleber Blacklock
    Veterano
    # dez/13
    · votar


    Iversonfr

    Velho,

    Quando digo que é complicadinho, de forma alguma estou menosprezando sua aula, muito pelo contrário, agradeço imensamente por sua ajuda, é que pensei que fosse algo que não exigisse mais acessórios.

    Em relação a diferença de impedância, não entendi muito bem. A Voicelive não é para ser usada ao vivo? Inclusive no manual é explicado que, caso eu queira plugar diretamente num amplificador, basta usar determinada saída P10 mono detrás da pedaleira. Como estou usando um multiuso com sua entrada específica para microfones, não seria só ligar a pedaleira no "in" para microfones?

    Sobre o cabo, basta então trocar o plug? Pensei que fossem cabos diferentes.

    Valeu, parceiro!


    Kleber Blacklock

    Iversonfr
    Veterano
    # dez/13
    · votar


    Kleber Blacklock
    Como estou usando um multiuso com sua entrada específica para microfones, não seria só ligar a pedaleira no "in" para microfones?

    Não sabia que tinha entrada específica pra microfone na tua caixa, então tá blz!

    A Voicelive não é para ser usada ao vivo?

    Sim, é que a saída dela é feita para entrar na mesa de som, que tem uma impedância mais baixa e níveis de sinais altos, diferente de um ampli que tem impedância alta e nível de sinal baixo. No caso se fosse entrar num ampli que não tem entrada específica pra microfone, ficaria ruim entrar com o pedal direto nele, e é aí que entra o DI para casar tudo.

    Sobre o cabo, basta então trocar o plug?

    Então, voce só não vai ficar com um cabo balanceado. Dá uma procurada no youtube que tem vídeo mostrando como fazer ligar um cabo P10/XLR.

    Kleber Blacklock
    Veterano
    # dez/13
    · votar


    Iversonfr

    Opa, beleza?

    Seguindo seus conselhos, fui procurar o tal do plug. Não encontrei, porém, encontrei outra solução: um cabo XLRxXLR. A pergunta é: como comprei um cabo pronto, ele é balanceado?

    Valeu, amigo!


    Kleber Blacklock

    Lelo Mig
    Membro
    # dez/13
    · votar


    Kleber Blacklock

    Kleber....acho bom você saber de algumas coisas...(se já sabe desculpe, mas não pareceu...rs)

    1- O VE 20 foi desenhado para vocal, portanto objetiva mesas de som, direto num ampli nunca obterá os melhores resultados, ok? (mas dá prá brincar).

    2- "como comprei um cabo pronto, ele é balanceado?"
    O que é um cabo balanceado?

    Uma fonte emissora, como o mixer, separa o sinal de áudio enviado em duas vias, invertendo a fase de uma delas, o que cancelaria o sinal se assim fosse utilizado. Nesse momento, qualquer ruído que se apresente estará com polaridade igual nas duas vias.

    Ao receber o sinal, a unidade receptora, por exemplo uma interface de áudio, inverte novamente a fase de uma das vias fazendo com que o sinal volte ao sua polarização correta e fazendo com que o ruído que estava de carona fique com uma das vias em polaridade invertida, cancelando-o completamente.

    Essa é a grande vantagem de utilizar cabeamento balanceado, quando os dois equipamentos permitirem.

    Por isso microfones usam plugs XLR (3 pinos, blindados com malha e 2 núcleos e de baixa impedância ).

    Sim, um cabo XLR > XLR é balanceado.

    Kleber Blacklock
    Veterano
    # dez/13
    · votar


    Lelo Mig

    Grande Lelo, que aula! Já me ajudou muito nesse fórum, cada dia aprendo um pouco mais!

    Então, a alguns posts acima eu coloquei que já fiz rolo na Boss com uma Voicelive 4 da Digitech, acredito que me atenderá melhor. O problema com o Voicelive é que a entrada para mic é XLR, e não P10, já o cabo de meus mics são p10. Enfim, comprei o cabo certo e acredito que o problema tenha acabado.

    Valeu pela aula, mestre!

    Obs.: em tempo, como não tenho mais tempo e muito menos condições (espaço e possibilidade de tocar com som alto como eu gostaria) para tocar guitarra do jeito que me agradaria, resolvi migrar para o violão e voz. Não sei tocar violão e menos ainda cantar, mas com um pouco de força de vontade, creio que conseguirei transformar uma antiga vontade de me profissionalizar na guitarra em um novo hobby descompromissado que será o violão e voz. Deixarei de me cobrar como fazia com a guitarra e curtirei essa nova fase despreocupadamente. Assim que eu conseguir resultados satisfatórios, posto algum vídeo.

    Abraço!


    Kleber Blacklock

    Dinho7
    Membro Novato
    # mar/19
    · votar


    Olá pessoal alguém saberia me informar se tem como configurar o VE 20 bosspara sair somente a voz dos backings?

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Boss VE-20 - como ligá-la direto num amplificador?