Sequência de Pedais (Contrabaixo)

    Autor Mensagem
    FelipeVP
    Veterano
    # jul/12


    Aew galera. Sou novo no fórum, dei umas pesquisadas no assunto mas ainda não foi suficiente para responder a minha dúvida.
    Tenho um setup que caiu no meu colo e agora estou tentando montar numa sequência legal. Já fiz o que a galera diz de ir testando e ouvindo mas gostaria de umas dicas e opiniões.
    O meu set é composto por:

    Equalizer - BEQ-200;
    Limiter - BLM-400;
    Pré Amp - V Tone Bass BDI 21;
    Pedaleira - Boss ME-6B.

    Bem, a ideia principal é deixar o Pré Amp por último para poder utiliza-lo como DI também. Quais as opções que vocês me dão e isso vai alterar muito (pois o Pré Amp teria de vir primeiro).

    Bem galera, aguardo sugestões.

    Valeu!!!

    F.A.F.
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    Hmmm!

    1° Compressor
    2° Equalizer
    3° Pedaleira Boss com o preamp no loop

    A me-6 tem loop não tem?

    Pelo menos é oque eu usaria!

    Abraço!

    F.A.F.
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    Na boa amigo, não compre esses groovin, eles são muito ruins!

    Compre um limiter da Boss que é um bom compressor e ainda tem um exelente buffer que minimiza a perda de sinal pelos cabos.

    Uma dica importante é:
    Compre sempre coisa de qualidade, se não tem dinheiro economize mais um tempo mas compre coisa boa.
    Eu ja joguei muito dinheiro fora com esses equipos baratos.

    Qual seu amp? vc precisa de um eq?

    Abraço!

    FelipeVP
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    não compre esses groovin, eles são muito ruins!
    Amigo, obg pelas dicas mas como e disse esses pedais cairam no meu colo, dessa forma, estou satisfeito com eles de início e depois vou melhorando, trocando o que achar ruim, mas eu vi vários reviews sobre os pedais groovin e, até então, estão aprovados.

    Pedaleira Boss com o preamp no loop
    essa pedaleira não tem loop.

    Mais opções, por favor.

    RibeiroSaints
    Membro Novato
    # abr/15
    · votar


    Pessoal uso alguns pedais para meu baixo, tenho uma certa dúvida sobre a sequencia, se está certa, pois noto um ruído desagradável ao ligar alguns pedais Juntos. (Bass Limiter BLE100 e o Bass Compressor), uso a seguinte sequência: Triefx Bass (Brive, Chorus e Equalizer) > Envelope Filter > Delay > Nickel Octave > Bass Limiter > V-Tone Bass (Pre Amp)

    Ou caso tenha dúvida como segue a imagem: http://goo.gl/NTEH3h

    Ismah
    Veterano
    # abr/15
    · votar


    tenho uma certa dúvida sobre a sequencia, se está certa

    Não existe ordem certa. Existe apenas a que de adequa a teu caso.

    Agora estou em dúvida se tens o compressor ou não. De qualquer forma o compressor vai te trazer ruídos.

    mjcmello
    Veterano
    # abr/15
    · votar


    RibeiroSaints

    Ou você usa o compressor ou usa o limiter. Não vejo necessidade de usar os dois ao mesmo tempo. Aliás não vejo nem necessidade de ter os dois no set.

    Como o Ismah disse acima o compressor já gera ruídos, portanto use de forma moderada.

    Uma observação. Eu trocaria a ordem dos pedais:

    Octave -> Envelope FIlter -> Compressor -> Limiter -> TirEfx -> Delay - > BDI

    Ismah
    Veterano
    # abr/15
    · votar


    Na real, numa segunda olhada, tem um compressor e um limiter... Pra que? Escolha um and "bee" happy!

    RibeiroSaints
    Membro Novato
    # abr/15
    · votar


    Na real, numa segunda olhada, tem um compressor e um limiter... Pra que?

    Valeu pelas dicas pessoal. Caso algum de você já tenham feito o uso do Limiter e do compressor juntos (No mesmo Set, não necessariamente os dois ativos) sabem a diferença que da no timbre. O Compressor uso pra da uma ajustada legal nas frequências e o som não sair estourado e da aquele booster legal, já o limiter regulo de uma forma para acentuar os agudos e médios quando faço Slap ou quando uso o baixo no passivo, sai aquele som bem "Estalado".
    O Envelope Filter por sua vez, quando na cadeia só funciona (pelo menos da forma que quero) antes do Equalizador, desse modo é o segundo após a Triefex.

    Mais uma vez obrigado por compartilhar o conhecimento de vocês, irei testar a sequência que o mjcmello indicou e compartilho o resultado com vocês.

    Ismah
    Veterano
    # abr/15
    · votar


    Na prática, usar um compressor pra ajustar frequências não é o indicado. Ele é um controle de dinâmica, ou seja vai deixar ele mais linear no fator volume.

    já o limiter

    É a mesma coisa do compressor, a diferença está que o limiter é um hard compressor, a taxa de um compressor é 1:1 até 10:1 geralmente, enquanto um limiter está na faixa de 1:1 até ∞:1 (alguns compressores fazem isso também). Usar ele para balancear frequências não é o mais indicado.

    EU usaria ele sempre ligado, ou apenas para slap. O compressor te tira dinâmica - e não tem como dizer que não, ele altera a dinâmica SIM, conforme a regulagem, mais ou menos. Se for o caso de um estilo pop, como sertanejo universitário, pode ser bem vinda essa linearidade, mas se for algo como forró ou samba, a dinâmica é muito bem vinda.

    mjcmello
    Veterano
    # abr/15
    · votar


    RibeiroSaints
    O Envelope Filter por sua vez, quando na cadeia só funciona (pelo menos da forma que quero) antes do Equalizador, desse modo é o segundo após a Triefex.

    Não existe regra. Se vc acha legal assim beleza. O consenso geral é que as modulações (chorus, flanger e delay) fiquem depois do drive. E o compressor/limiter venha antes do drive.

    Como o envelope filter é um auto wah, imaginei que ficaria legal antes da compressão.



    Ismah

    O compressor te tira dinâmica

    Também acho. Por isso que a compressão tem que ser bem leve. Uso muito compressor na guitarra. Mas não a ponto de você perceber que tem compressão. Quando isso acontece significa que já tem demais.

    Para o baixo, usei muito compressor no início, porque deixava o som "estalado". Com o tempo troquei o compressor pelo limiter (apenas pra não deixar a caixa estourar quando passava do pizzicato pro slap).

    BrunoRodrigues
    Veterano
    # abr/15
    · votar


    Nas poucas vezes que toco baixo uso apenas

    Compressor >>> Drive >>> Equalizer

    RibeiroSaints
    Membro Novato
    # abr/15
    · votar


    No caso uso a TriEfx no inicio por ela conter o Equalizer, não estaria certo tbm?
    Mudando a sequencia posso colocar o Limiter no Inicio, já que tbm tem uma função como o compressor e o compressor colocar antes do Pre Amp no fim da cadeia?

    Ismah
    Veterano
    # abr/15
    · votar


    Poder vc pode tudo, e a ordem depende do que quer fazer...

    RibeiroSaints
    Membro Novato
    # abr/15
    · votar


    Quero seguir o consenso geral, de forma que me ajudem.

    A meu ver o Som ja deveria ir "tratado" para o PreAmp, não seria isso?
    Colocando o Compressor, limiter e TriEfx (Já que tem o Equalizer) no Inicio da Cadeia? Vejo que tem algumas pessoas que dão preferencia com o Octave no Inicio e o Delay no fim, porque isso? Gosto? No meu caso que uso o PreAmp devo mante-lo como ultimo mesmo?

    mjcmello
    Veterano
    # abr/15
    · votar


    Eu deixaria o preamp por último mesmo, já que esse ainda tem o DI.

    ejo que tem algumas pessoas que dão preferencia com o Octave no Inicio e o Delay no fim, porque isso?

    Boa pergunta... rsrsrs

    Acredito eu, que o octave fique em primeiro porque ele vai funcionar melhor se o sinal estiver mais puro, sem um monte de outras coisas adicionadas depois que a gente passa por um chorus, delay, drive, etc.

    O delay fica por último por um motivo semelhante. Uma coisa é você processar todo o seu sinal e depois só repetir (no caso o delay). Outra coisa é você repetir o sinal várias vezes e jogar isso pros outros pedais adicionarem os efeitos. Acredito que seja pior dessa forma.

    Mas, sinceramente não tenho certeza disso. Diria que é "um chute na direção do gol". rsrsrsrs

    Ismah
    Veterano
    # abr/15
    · votar


    RibeiroSaints
    A meu ver o Som ja deveria ir "tratado" para o PreAmp, não seria isso?

    Depende... Se vc tiver um técnico de som, 4 geladeiras de periféricos (no melhor estilo do Slayer) ou ao menos uma mesa digital, com efeitos, não necessariamente. Vai do projeto e de sua realidade.

    Por definição comum a maioria dos técnicos mixa tudo igual, hoje em dia, seja sertanejo ou black metal. O baixo é comprimido e re-equalizado. Independente se vc der um boost de 4KHz e o técnico não gostar disso na mix (é muito provável, já que ali está a fundamental do pedal de bumbo), ele vai e corta, fim.

    o Octave no Inicio e o Delay no fim, porque isso?

    Convenção de um resultado final melhor. Distorcer o sinal original e suas repetições gera um som embolado. O Octave geralmente se usa para dar mais peso ao baixo, o que não gera necessidade de separar os dois sinais.

    No meu caso que uso o PreAmp devo mante-lo como ultimo mesmo?

    Sim, pois ele faz papel de DI também. Na minha opinião, melhor ter seu pré que depender de um pré de uma mesa fulera, e acontece muitas vezes na estrada.

    RibeiroSaints
    Membro Novato
    # mai/15
    · votar


    Fala Galera, seguindo dicas de alguns de vocês, escolhi entre o Bass compressor e o Limiter, tirei o Compressor já que o Timbre com o Limiter me agrada.
    A novidade é que coloquei uma Zoom B1x por conta do pedal de expressão nela e por alguns timbres legais que achei, mas a principio criei um Patch "padrão" para usa-lo sempre nela. O que acham de usar pedaleira e pedais juntos? Devo mante-la no inicio, meio ou fim?

    mjcmello
    Veterano
    # mai/15
    · votar


    O que acham de usar pedaleira e pedais juntos? Devo mante-la no inicio, meio ou fim?

    Depende de quais efeitos vc vai usar dela. Segue aquela linha que foi explicada acima.

    BrunoRodrigues
    Veterano
    # mai/15
    · votar


    RibeiroSaints
    "O que acham de usar pedaleira e pedais juntos?"

    No Problem ! ! !

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Sequência de Pedais (Contrabaixo)