Troquei uma RP100 por uma G7 e ta uma M****

Autor Mensagem
MMonks
Veterano
# mai/12
· votar


*os timbres

MMonks
Veterano
# mai/12
· votar


Alesx
Outra coisa. Não existe uma receita pra se fazer timbres. Não tem essa de "coloque o drive no 10, o delay no 50 e o reverb no 254" e tenha o timbre do Van Halen. Não existe isso. Até pq cada pedal difere de outro na sensibilidade dos seus controles.
Primeiro tu tem que conhecer o que cada efeito faz. Depois de se familiarizar, ouça a música e tente "sentir". Música é sentimento.
Se o timbre tem delay, procura tentar perceber a velocidade das repetições, a quantidade delas, o volume delas, etc. Tenta sentir a quantidade de drive, etc. "Fazer" um timbre é meio transcedental, meu, hehehe. Só o tempo vai te ensinar a sentir tudo isso. E não depende tanto da tua pedaleira. Depende mais da tua guitarra e do teu amp. Efeitos só servem pra temperar o timbre que a tua guitarra e amp te dão. Pedais/pedaleiras são só o orégano em cima da pizza.
Bom, já falei bobagem demais, hehe. Abraço e bons estudos!

GuitarristaDoNickEstranho
Veterano
# mai/12
· votar


MMonks

Exatamente isso...

MauricioBahia
Moderador
# mai/12 · Editado por: MauricioBahia
· votar


MMonks

+1

Cara, você vai escrever o mesmo discurso (correto na minha ótica) a vida inteira aqui no FCC e muitos não lerão pois lhes falta entendimento, experiência e discernimento sobre o assunto. Isso ocorre geralmente com iniciantes que querem pular etapas. Aí, acabam achando, muitas vezes, que equipo são a solução. É por isso que eu SEMPRE que tenho saco falo que o equipo é a menor parte da coisa. Chego a ser chato!!!!!!! Neste mesmo tópico foi sugerido a compra de um Roland GR-55 pra solucionar o "problema". Neste mesmo, eu disse que tiro o som que o autor do tópico quer com uma G2, hehe! Não á pra sacanear ou dizer que sou melhor, mas é pq eu sei usar o equipo. Li o manual, entendo como funciona uma equalização, uma ligação em linha, TPB, compressores, etc. É simples assim. Pra quem sabe, fica fácil (ou menos difícil, hehe), mas tem que estudar caraio! hehe

Eu cansei de falar que não há "receita de bolo", que "depende do guitarrista", etc. Eu confesso que há tópicos que eu nem entro mais com a resposta, só peço que faça uma busca. Pelo menos, assim força o cara a aprender e a tirar suas próprias conclusões. :)

Abs

MMonks
Veterano
# mai/12
· votar


MauricioBahia
É verdade, cara.
Outra coisa que esqueci de mencionar Alesx, é que grande parte do timbre está nas mãos do guitarrista, na força empregada na palhetada, na posição da palheta, na espessura da palheta, ou pra quem não usa palheta, nos dedos, nas unhas, etc. A pegada influencia muito no timbre e cada guitarrista tem sua própria pegada. Ela é a identidade do guitarrista!!! É muito complexo. O problema MauricioBahia, é que essa gurizada que tá aprendendo a tocar, não tem paciência e quer fórmulas pra tudo. Timbre não é uma equação matemática.

MMonks
Veterano
# mai/12
· votar


MauricioBahia
Tu conhece o equipamento, tu é experiente, tu gosta do que faz, tu sabe o que tá fazendo, tu teve paciência pra ler o manual, tu estudou a coisa, véio!! A gurizada aí toca há alguns meses, ainda não desenvolveu a pegada, ainda não tem conhecimento suficiente e fica culpando o equipamento, pô!! Huauauhaua!!! Aí complica.

MauricioBahia
Moderador
# mai/12
· votar


MMonks

Aí o cara compra um equipo da porra, de U$15.000,00 e não sabe afinar a guitarra e sequer dedilhar. A palhetada é péssima, nunca deu "oi" pra um metrônomo (ou similar) então atravessa tudo. Vaz uma apresentação na escola e já acha que é guitarrista pois tocou pra uma galerinha. Claro que estou escrevendo isso de uma forma jocosa até, mas é bem parecido com o que ocorre lendo posts aqui no FCC.

Alguns se acham tão bons que começam a ensinar. Tudo bem, mas ensinam ERRADO!!!!

Então, a minha modesta dica é: pessoal, estudem. Que conhecer sobre efeitos? Baixa um Amplitube Free ou Guitar Rig Free e espeta no micro. É de graça! Tem o Youtube que dá pra ouvir também. Há um mundo de possibilidades pra que tem sabedoria de como usá-las.

:)

MMonks
Veterano
# mai/12
· votar


MauricioBahia
Falou e disse!! É isso aí.

MMonks
Veterano
# mai/12
· votar


"Mas na G7 nao consigo deixar o som nen perto disso , mechi em tudo ele nao fica assim "meio virtual"

Na g7 o som fica muito seco , tipo realista,

Troquei a pedaleira pensando q iria melhorar , mas ficou pior
"

Até agora não entendi essa parte... O cara tá achando ruim porque o som está "tipo realista" e ele quer "meio virtual"????

Andras
Veterano
# mai/12
· votar


MMonks

Parece estranho, mas é porque as músicas que ele quer tocar são "industriais", que tem essa caracteristica de "virtual".

MauricioBahia
Moderador
# mai/12
· votar


Andras: Parece estranho, mas é porque as músicas que ele quer tocar são "industriais", que tem essa caracteristica de "virtual".

Foi sarcasmo isso né?

MMonks
Veterano
# mai/12
· votar


Foi sarcasmo isso né?²
Andras
Quem sabe não seja melhor ele vender a guitarra, amp e pedais e passar a jogar Guitar Hero?

Andras
Veterano
# mai/12
· votar


MauricioBahia
MMonks

Olha, entendo porque vocês estranham, mas é o som que o cara quer fazer. Naquela época do New Metal era moda.

Provavelmente ele também toca usando alguma afinação "dropped" pra trocar power usando pestana e esses outros clichês do gênero.

MMonks
Veterano
# mai/12
· votar


Andras
Tudo bem, eu sei que o rock industrial tem seus clichês, tais como afinações baixas e tal, mas eu não entendi o que ele quis dizer com "som virtual" e "som realista". Ele pode tocar com um timbre bastante processado, com alto ganho e cheio de modulações e efeitos de ambiência, etc., mas as expressões "virtual" e "realista", pra mim não disseram nada.
Se ao menos ele soubesse se expressar, ficaria mais fácil pra gente entender.
A gente não tá querendo caçoar com ninguém, só descontrair.

Andras
Veterano
# mai/12
· votar


MMonks

Eu entendi interpretando que ele quiz dizer que estava acostumado com a distorção "virtual" de uma 505 e agora tá tocando com um distorção "realista" a nível de valvulado. Acho que vai além dos efeitos, vai na questão da qualidade do timbre também. O que deixa mais estranho, porque quem trocaria um timbre de qualidade por um timbre ruim? Só que era o que ele tinha, gostava, e achou que ia ter sempre. Mas, só ele pra confirmar.

l.m.g
Veterano
# mai/12
· votar


Embora ele tenha se expressado mal, eu entendi o que ele quis dizer.
Essas bandas usam distorções bem sujas, granuladas, até um pouco abelhudas mesmo, mas nada de "virtual" ou digital.
Escutem "Rock is Dead" do Marilyn Manson. É uma distorção bem característica. Só não faço ideia como tirar um som assim, será que gravam em linha sem simular caixa?

MMonks
Veterano
# mai/12
· votar


l.m.g
Tipo Revolution, dos Beatles?
John Lennon gravou a guitarra dessa música assim.
E bota abelha nisso, heehhe. Mas o resultado ficou bom. Não ficou fora de contexto.

l.m.g
Veterano
# mai/12
· votar


MMonks
Sei la cara, acho que nem deve ser essa a técnica...
Tem uma musica do Ozzy, acho que é "I Just Want You" que tem uma distorção assim, bem granulada. Não creio que seja assim, até porque fica uma abelhice do cão mesmo.

thmenezes_RJ
Veterano
# mai/12
· votar


Guittarrist
Cara, não recomende a um cara recém iniciado na guitarra (três meses) uma Roland GR-55... vai dar nó na cabeça dele. Ele ainda nem sabe o que é ligar no amp, em linha, usar simuladores... tudo a seu tempo.

Imagina ele tentando usar o GK-3 ?

Alesx
Sério, escute o conselho da galera. Se em seis meses a um ano vc ainda não conseguir tirar os sons que vc quer, aí sim, venda. Mas sinceramente, as regulagens que uma G7.1u pode oferecer são muito variadas, portanto tenha paciência. Vá no que o MauricioBahia e o Ramsay escreveram.

Alesx
Veterano
# jun/12 · Editado por: Alesx
· votar


Estou conseguindo entender a G7 de uns tempos pra ca


Essa é da sweet Dreams que fiz ontem
Consegui fazer aquele efeito no video 1:42


GuitarristaDoNickEstranho
Veterano
# jun/12
· votar


É um wah automático, meio talk wah, lembra o som de um talk box.

afonso727
Veterano
# jun/12
· votar


Alesx
aquele som desse tipo UA UA UA UA

quando eu segure e puxe pra cima ela ,nao sei o efeito q é esse

*facepalm*

[OVER 8000]


Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Troquei uma RP100 por uma G7 e ta uma M****