Solução para problema no Fat Boy I Onerr com problema.

    Autor Mensagem
    Guitar_Guiga
    Veterano
    # mai/11


    Boa Tarde,

    Tentarei ser breve

    Meu primeiro wha wha foi o fat Boy I da Onerr, que me apresentou um problema com 3 meses no pino central da entrada da energia, simplesmente ele saiu no momento em que retirei a fonte (a própria fonte da Onerr). Coloquei na assitência, ainda estava na garantia, e não é que após 4 meses de assistência aconteceu novamente, porém nesse segundo momento eu já não tinha mais assistência, logo ele mofou um pouco no armário. Mas graças a repetência do problema eu achei a solução, que foi muito simples apesar de um pouco salgada......comprei um Dunlop Cry Baby, e viiiiiiiva meus problemas com wha wha acabaram.

    marcosshrp
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    Guitar_Guiga
    é isso que me deixa triste, um produto nacional com qualidade inferior custar quase 300 reais.. pedais nacionais pelo que são deveriam custar 50 reais no máximo!

    Guitar_Guiga
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    Continuando...

    Hoje, depois de muito tempo resolvi abrir a porra do fat Boy, e em 20 minutos, por minha conta resolvi o problema, soldei o pino de volta....... lembro que haviam me cobrado 100 reais por esse serviço. Se eu tivesse pago não teria comprado o cry baby.

    Não que o timbre do fat Boy seja ruim, ele timbra bem na verdade, mas esse problema de defeitos ridiculos é que mata o nome da marca.

    Até gosto da idéia de ter os dois wha wha, já que eles podem se complementar a depender da ocasião, por exemplo, aquela chavinha de posição de timbragem do Fat Boy é realmente útil, permite deixar um wha wha mais marcada no solo e o outro para ser usado de forma mais universal.

    Enfim, moral da história, as vezes o que parece um problema é na verdade a própria solução, questão de ponto de vista.

    Guitar_Guiga
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    marcosshrp
    Por ironia foi justamente o preço que paguei no meu cry baby (usado é claro) mas muito mais confiavel do que qualquer Fat Boy novinha lacrado e brilhando.

    Guitar_Guiga
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    Inclusive quando a chavinha de posição está em HIGH, o wha wha fica tão marcado no solo que fica excelente para aquele momento do show que vc já bebeu um pouco mais do que devia (quando isso acontece) e vc sabe que COM CERTEZA vai catar algumas notas no solo e mesmo assim vc o faz..............ai ele esconde bem o erro!!

    rsrsrs, qualquer coisa depois coloca a culpa na passagem de som, diz q n teve muito tempo e estava mal timbrado!! rsrs...sacanagem!!

    Tycoon
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    Guitar_Guiga
    Que coisa hein.
    Tenho um Fat Boy I (o cromado) desde 2003 e ele nunca deu problema.
    Só o potenciometro começou a "raspar", mas com o tempo de uso é normal isso acontecer.

    Abraço

    LeandroP
    Moderador
    # mai/11
    · votar


    Eu tive um Fat Boy I que tinha um som "raspado". Como havia comprado de segunda mão, acreditei que o problema estava no potenciômetro. Substituí e o problema continuou.

    Detectei que o problema era mecânico, ou seja, o eixo que sustenta o pedal estava torto e raspava na placa de circuíto. Duas arruelas resolveram o problema.

    Depois de um tempo comprei um Fat Boy II, também de segunda mão. O pedal passou apresentar um problema muito esquisito.

    Joguei a placa fora e pedi pro Eugenio (EFX Pedais) fazer um wha-wha pra mim... Uma cópia do Cry Baby.

    Ele fez pela primeira vez, cobrou um preço que achei barato e justo e tô com o pedal até hoje... Funcionando que é uma beleza. Um Cry Baby com a chave de 3 posições do Fat Boy II e com um led que indica se está ligado e uma chave liga/desliga (sem o acionamento automático original que é uma porcaria).

    Tycoon
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    LeandroP
    Já pensei também em montar um CryBaby e colocá-lo na carcaça do FatBoy, mas ainda não me dispus a isso. Na verdade, o timbre do FatBoy me agradam bastante.
    Vou analisar o esquema do CryBaby pra ver como dá pra colocar a chave de filtro de frequencia.

    Abraço!

    Guitar_Guiga
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    Tycoon
    .
    O Meu é o cromado também,

    O timbre me agrada tb, tanto é que não vou vender, ficarei com os dois.
    Fico feliz que o seu não tenha dado problema, e o que me chateia é justamente isso, a instabilidade no padrão de qualidade, ao mesmo tempo que vc tem produtos que são duradouros exitem outros que dão problemas até certo ponto ridiculos.

    A Chave seletora é uma mão na roda, inicialmente achei que ficaria no MID 100% do tempo, mas é legal fazer um solos beeeem marcados com wha wha sometimes!


    LeandroP
    Chave de liga/desliga automático é muito "paia".....rsrs




    Abraços

    LeandroP
    Moderador
    # out/19
    · votar


    Tô com outro pedal Onerr Wah-Wah Fat Boy.

    O pedal é legal, mas não é true bypass.

    Gostaria de substituir a chave original por uma chave do tipo true bypass, e acrescentar um led pra indicar que o pedal está ou não ligado.

    Eu mesmo farei a substituição. No entanto, só sei fazer as soldas e não sei o esquemático.

    Alguém poderia me indicar um esquemático pra fazer esta substituição.

    Vi alguma coisa na Internet, mas não batem com o que eu vejo dentro do pedal.

    Deixo antecipado os meus agradecimentos.

    (tenho a chave e o led de outro pedal que não uso mais - quebrado)

    Velvete
    Veterano
    # out/19
    · votar


    LeandroP
    A chave deve receber a entrada e saída da placa do circuito, a entrada e saída do pedal(jacks), um terra e um terminal pro led.

    A alimentação do led deve vir do lugar na placa que recebe a alimentação 9V (bateria e/ou fonte).

    Tem uma foto bacana pra encontrarmos essa galera toda ?

    LeandroP
    Moderador
    # out/19
    · votar


    Velvete

    Cara, assim que eu chegar em casa (hoje à tarde pra noite), vou fotografar o pedal como está (sem alterações) e a chave (com o led) que tenho à disposição. Daí deve ficar mais fácil pra me ajudarem. De toda forma, agradeço o seu interesse. Abraço!

    acabaramosnicks
    Membro Novato
    # out/19
    · votar


    LeandroP
    A nova chave precisa ser 3PDT, aquela com 9 terminais. É dessa que vc tem do doador de órgãos?

    sandroguiraldo
    Veterano
    # out/19
    · votar


    Eu tive um desse cromado, ele tem um erro de projeto. O circuito impresso "toca" na carcaça do pedal, causando vários chiados etc... eu envolvi o interior do pedal com fita isolante e resolveu rsrsrs

    LeandroP
    Moderador
    # out/19
    · votar


    acabaramosnicks

    Cara, eu acho que é essa mesmo, com 9 terminais.

    A que tem no wah-wah é aquelas com 6 terminais, parecendo um X.

    sandroguiraldo

    Eu tive esse pedal. Muito bom, e tinha este defeito também.

    Solucionei colocando arruelas pra aumentar o espaçamento.
    (descrevi isso há muito tempo neste tópico mesmo rs)

    LeandroP
    Moderador
    # out/19
    · votar


    Imagem interna do pedal:

    https://screenshot.net/pt/33odnc5

    Me enganei quanto a chave.
    Vou ter que comprar uma mesmo.

    Velvete
    Veterano
    # out/19
    · votar


    Lembra a fiação do cry baby...

    Não consegui ver, mas é possível identificar o fio do jack de entrada e o fio do jack de saída?

    Esses três que vem do potenciometro vão pra chave.

    O led liga no resistor que liga na chave (polo negativo) no terra. O positivo liga na parte do circuito que recebe os 9V.

    O esquema de ligação da chave é meio padrão, mas já vi umas duas ou três diferentes... rs vc achou alguma na internet ?

    LeandroP
    Moderador
    # out/19
    · votar


    Velvete

    Procurei, mas não entendi bem. Na realidade eu preciso entender melhor o meu pedal, pra ligar corretamente. Pensei em pegar um esquema desta chave e comparar com a outra. Penso que é apenas uma chave com duas vias diferentes (uma pro circuito e outra pro jack de saída), certo? Eu vi que o led deve ser ligado direto na entrada de 9v pra chave, em série com um resistor (que eu não sei pra que serve).

    Velvete
    Veterano
    # out/19 · Editado por: Velvete
    · votar


    LeandroP

    O resistor é pra atenuar o brilho do led.

    Eu tenho umas fotos aqui. Vou procurar e te mando a que usei...

    Edit: o esquema foi baseado neste site:
    http://stinkfoot.se/archives/tag/crybaby


    Aqui, direto a parte do led e da chave: http://stinkfoot.se/archives/553

    LeandroP
    Moderador
    # out/19
    · votar


    Velvete

    Então baseado neste esquema:
    http://media.stinkfoot.se/2010/11/wah3pdtwiring.jpg

    Eu terei que identificar no Fat Boy quais são os fios da entrada e saída do circuíto (circuit input e circuit output), entrada e saída dos cabos (main in e main out), alimentação (+ e -) e o aterramento na carcaça do pedal (ground).

    Se não me engano também tem um jump entre a entrada do cabo (main in) e um terminal do meio da chave. O que seria isso?

    O valor do resistor deve ser de acordo com a cor do led?

    Obrigado pelo link. Me ajudou muito. Contudo, despertou outras dúvidas rs

    Velvete
    Veterano
    # out/19 · Editado por: Velvete
    · votar


    LeandroP

    O jump faz o sinal passar de um jack pro outro quando desligado. Quando ligado, jack in, circuito, jack out. (Ou o contrário? Só checar o caminho da ligação na chave...). Já vi outros esquemas de jump com a mesma finalidade, mas segui essa do site e deu certo. No Fuzz face uso outra ligação. No cry baby, os três fios do potenciometro vão pra chave. Após a mod TBP, você puxa um fio da entrada do circuito e um terra do circuito e liga na chave.

    Leds de alto brilho precisam de resistores maiores. Uso o 6k7 no meu cry baby num led mais moderado. O brilho fica bem fraquinho, mas sem pop quando liga.

    Tenho um led branco de alto brilho num Fuzz com resistor de 1k5. Não faça isso ! Rs não faz barulho, mas tá muito forte... preciso trocar o resistor :(

    Ideal é vc testar até achar uma combinação boa.

    LeandroP
    Moderador
    # out/19
    · votar


    Velvete
    O jump faz o sinal passar de um jack pro outro quando desligado.

    Esse seria o true bypass rs

    LeandroP
    Moderador
    # out/19
    · votar


    Velvete

    Com o led eu não me importo tanto assim.
    Como tem muitas nuances envolvidas eu até prefiro não me arriscar rs

    A não ser se fosse com esta aparência:
    http://www.growl.com.br/wp-content/uploads/2012/11/wah_tunado2.jpg

    Ficou maior legal rs

    Velvete
    Veterano
    # out/19
    · votar


    LeandroP
    Eu lembro de ter visto um kit desse no eBay. Pode tentar adaptar um acrílico embaixo também \o/

    LeandroP
    Moderador
    # out/19
    · votar


    Velvete

    Alguém precisa brilhar no palco rs

    Vou comprar a chave e fazer a modificação. Vou analisar o led também.

    Valeu pela ajuda!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Solução para problema no Fat Boy I Onerr com problema.