Novidade - Esa Talk Box II

    Autor Mensagem
    erico.ascencao
    Veterano
    # abr/11 · Editado por: erico.ascencao


    Neste tópico vou mostrar a nova versão do projeto de talk box que eu construi. Antes de mais nada, vou revisar um pouco sobre o que eu já tratei no tópico anterior.

    1. Introdução
    Pra começar, vou tentar dar uma noção geral sobre o que é o talk box, pois muita gente acha este efeito muito misterioso. O talk box é um efeito de modulação, assim como o chorus, o flanger, o phaser, o uni-vibe, etc. Os efeitos de modulação são caracterizados pela adição de um outro sinal ao sinal original da guitarra, sendo que este segundo sinal interage com o sinal original de forma a modificá-lo. No caso do talk box, o sinal adicionado não é gerado por um circuito eletrônico, e sim pela movimentação da boca do guitarrista. Vamos detalhar a construção do talk box, e assim você entenderá mais facilmente como ele funciona.

    A modulação feita pelo talk box é feita com a boca, ou seja, o som da guitarra entra na boca e o guitarrista "molda" o som mexendo a boca, os lábios e a língua. É possível, com muito treino, "fazer a guitarra falar", mas é importante lembrar que o som vem da guitarra, e não das cordas vocais do guitarrista. Para que o som da guitarra venha para a boca, é usada uma mangueira, que é ligada a um amplificador. Para que haja um grande aproveitamento da potência sonora emitida pelo amplificador, o seu falante tem que ser o mais isolado possível (em termos de som), para que não escape som para fora da mangueira. Por isso, no lugar dos falantes tradicionais, são usados drivers de corneta - aqueles usados em som automotivo.

    Bom, com as informações acima, pode-se concluir que o talk box é um simples amplificador com um driver de corneta substituindo o falante. O sinal da guitarra entra pelo input do amplificador e vai para o driver. A mangueira que está encaixada no driver conduz o som da guitarra até a boca do guitarrista, que faz os devidos movimentos com a boca para gerar a modulação.

    Porém, vale ressaltar que o som que vem da mangueira é de baixa intensidade para apresentações ao vivo. Portanto, é necessário usar um microfone, posicionado ao lado da mangueira, para captar o som que sai da boca do guitarrista. Este microfone pode ser plugado num PA, e assim você terá o som do talk box amplificado no nível de volume da guitarra.

    Para aplicações ao vivo, é necessário um chaveamento entre o amplificador do talk box e o amplificador de guitarra comum. Para isto, pode-se utilizar um AB box.

    Para maiores detalhes da ligação, veja a sessão sobre a montagem.

    2. Material Necessário
    Vou fazer aqui uma lista dos materiais usados para fazer esta segunda versão do projeto, batizada de ESA Talk Box II. Vou também listar o custo médio de cada um dos itens e fazer alguns comentários.

    - 1 amplificador de potência Electro-Harmonix 44 Magnum: US$150 (paguei US$18 de frete, e com os impostos e tudo bonitinho deu US$268,80 ou R$456,95)
    A escolha do amplificador é o grande diferencial deste projeto, pois não se trata de um amplificador de guitarra tradicional com pré e power; mas sim de um amplificador de potência (power), que não colore o som. Isso garante que o timbre do talk box seja o mais fiel possível ao timbre característico do pré que você está usando (seja um pré de amplificador, um pedal ou uma pedaleira). Escolhi o 44 Magnum por ter bastante potência (44 W), mas há também a opção do 22 Caliber (com 22 W) - o legal é que ambos entregam a potência prometida com uma impedância de saída entre 8 e 16 ohms, que é a faixa de impedâncias na qual se encontra a maioria dos drivers de corneta.

    - 1 driver de corneta para som automotivo: R$95
    Eu optei pelo Selenium D250-X por ser da Selenium e por ser o mesmo driver utilizado num vídeo do Youtube que ensina fazer um projeto bem semelhante ao que eu fiz. Há um outro modelo da Selenium, o D200 (ou algo assim, é um pretinho) que tem especificações muito próximas, também pode servir. Este item não merece economias, creio que boa parcela da qualidade do talk box vem dele.

    - 1 capacitor de 22uF (22 micro Faradays) para tensão máxima de 100 V: R$1,50
    É indispensável. Deve ser ligado em série, para evitar que frequências graves (abaixo de 500Hz) danifiquem o driver. Passei a atentar para esta tensão máxima pois inicialmente comprei um capacitor para 25 V, o que ficava muito "justo" para usar com o Magnum que é alimentado com 24 V, portanto voltei na loja e peguei o de 100 V.

    - 2,5m de mangueira: R$10
    Aí vai do seu gosto, afinal é você que vai colocar a mangueira na boca, e não eu. Eu sugiro uma de 1/2", mais do que isso fica muito incômodo e induz questionamentos sobre sua sexualidade.

    - 1 AB box: R$80
    Eu peguei um da Snake, que funciona sem fonte (mas os LEDs indicativos não funcionam sem fonte). Caso você queria "ligar e desligar" o talk box, é muito importante ter um AB box para tal. Um adicional interessante pode ser um "A e/ou B box", que possibilite selecionar entre som de guitarra e/ou som de talk box. It's My Life do Bon Jovi é uma música que parece ter guitarra normal e talk box simultaneamente.

    - Acoplamento driver-mangueira: R$15
    Aqui mora a grande "arte" de fazer um talk box. Não existe uma peça que rosqueie perfeitamente na rosca do driver, portanto é necessária uma gambiarra. Eu achei, numa loja de material para construção, uma peça da Tigre chamada adaptador soldável com anel para caixa d'água. Basta encaixar outra peça, a bucha de redução soldável curta (veja o mesmo link anterior), no buraco da primeira e você terá um buraco para encaixar a mangueira. O negócio é procurar a peça já com o driver na mão, para ver o que encaixa no maldito driver.

    - Acessórios e ferramentas: R$5
    Ferro de solda, cordão de solda, alicate, cabinhos, cabo PP 1,0 mm², fita isolante (para gambiarras), termorretrátil (canundinho de borracha usado para isolamento), veda rosca (para auxiliar na vedação), etc.
    _______________________________________________________________________________________________
    TOTAL: R$663,46

    3. Montagem
    Nesta versão a montagem da parte elétrica da coisa fica mais por conta de montar um cabo para ligar a saída do amplificador no driver. Trata-se de um speaker cable com uma ponta P10 e a outra ponta com dois fios (o positivo e o negativo) a serem encaixados nos terminais do driver. Se você quiser comprar um speaker cable pronto, ótimo, aí é só cortar uma das pontas e separar os dois condutores para ligar aos terminais do driver.

    Tendo em mãos o acoplamento que você escolheu, se vire para encaixá-lo no driver, e em seguida encaixe a mangueira no acoplamento. Não se preocupe com a vedação completa do acoplamento, pois isto não interfere tanto no vazamento de som.

    O esquema de ligação é simples:
    - guitarra -> pré-amp (pode ser o do seu próprio amplificador de guitarra através do send do loop de efeitos, pedal ou pedaleira) -> input do AB box
    - saída A do AB box -> power amp do amplificador de guitarra (através do return do loop ou através do próprio input do ampli)
    - saída B do AB box -> input do amplificador do talk box
    - saída do amplificador do talk box -> driver de corneta (usando o speaker cable montado)

    Quanto à ligação, cabem algumas considerações. Lembre-se de que o amplificador do talk box é somente um power amp, ou seja, ele não colore o timbre. Portanto, é legal usá-lo com um pré ligado antes dele para dar aquele "sabor" de guitarra. Como eu disse acima, este pré pode ser um pedal, uma simulação de amp de pedaleira ou o próprio pré do seu amplificador de guitarra. Este último caso presume que o seu amplificador tenha loop de efeitos, deste modo você ligaria o send do amplificador na entrada do talk box. No caso de o seu amplificador não ter loop, restam as opções de pedais e pedaleira.

    Entretanto, se você não tem um amplificador com loop e não tem/usa pedais e pedaleira, aí só resta ligar a guitarra no talk box sem o pré mesmo. Eu cheguei a brincar um pouco só com guitarra e talk box (sem pré), mas não foi um experimento conclusivo. O que serve de consolo é que o som do talk box não tem nada abaixo dos 500 Hz, ou seja, é um troço bem médio e estridente.

    4. Comentários
    Meu medo na montagem do talk box continuou sendo dar merda na ligação - apesar de ser muito simples, sempre pode dar algo errado - mas eu não tive problemas. Creio que este é o efeito mais fácil de se fazer, qualquer um que pegar um ferro de solda já poderá fazer este "pedal".

    O som do ESA Talk Box II é FAN-TÁS-TI-CO. Lendo o review do EHX 44 Magnum do MauricioBahia eu tive a impressão de que este power amp se comportaria como um valvuladinho: timbre gordo, com definição e crunchando em volumes altos. Não cheguei a testá-lo do modo tradicional, mas senti boa parte desta dinâmica de um valvulado no próprio talk box, tanto sentindo a diferença de acordo com o tipo de drive quanto com o tipo de guitarra. Com o volume em ~40% ele fica limpo ao meu gosto e interage bem com drives de pedal/pedaleira/ampli, tendo bastante definição nas notas e bastante corpo. O grande barato é o volume: é muito volume, mesmo, o suficiente pra levar um ensaio de boa sem precisar microfonar a minha boca - melhor dizendo, se microfonasse eu cobriria o resto da banda, mesmo ligando o microfone naqueles amplizinhos multiuso toscos. Cheguei a colocar o volume do power amp mais alto pra experimentar o headroom dele e cheguei em drives bastante encorpados e muito mais altos.

    Trocando em miúdos, gastar nem R$650 num talk box relativamente potente é uma barbada. Um Rocktron Banshee está uns R$900, R$1000. O Talk Box da Dunlop, nem se fala. E se você fizer um AB box handmade, o preço despenca mais um pouco.

    5. Sugetões de Melhoria
    Vou começar este item respondendo às propostas de melhoria da versão anterior. Logo em seguida vou adicionar novas propostas.

    - Alimentação: a alimentação de 110V é um inconveniente, pois acaba gerando um aumento excessivo do circuito em comparação aos circuitos de pedais. E este circuito trombolhudo fica difícil de ser transplantado para uma latinha (no caso, seria uma latona).

    Problema eliminado em partes. O pedal tem alimentação de 24 V e vem com uma fonte 110 V semelhante às de notebook. O pedalboard fica meio poluído (se pensar que no chão tem também a fonte da POD X3L e a dos pedaizinhos que entraram no set...), mas pelo menos não tem o caixotão Meteoro, que aliás agora serve de "hard case" pro talk box.

    - Acoplamento driver-mangueira: este é maior desafio, pois depende da sorte ou da criatividade do handmaker na hora de achar ou improvisar uma peça para esta função.

    Ele continua firme e forte, denunciando o caráter caseiro do projeto. Depois que eu vi o Júlio Ikehara, guitarrista da banda Kashmir, com um talk box igual ao meu, nem ligo mais pra este aspecto visual da coisa.

    - Circuito "genérico": seria legal fazer um circuito de amplificação só com o power, pois deste modo o som não é "recolorido" pelo amplificador do talk box.

    Proposta quase totalmente adotada. A seguir virá uma proposta que é continuação desta.

    - Unificação dos circuitos: agora que o talk box não colore mais o som, o próximo passo seria unir os circuitos do AB box e do power amp num único encapsulamento. Este é um sonho meu que eu gostaria de desenvolver com algum handmaker, porém nenhum dos contatos que eu fiz teve sucesso.

    - Alternativa para mangueira de vinil: a mangueira de vinil adquire memória muito fácil, se tornando um estorvo na hora de montá-la no pedestal de microfone. Estou fazendo contatos para tentar comprar uma mangueira de silicone.

    - Base de apoio para o driver: agora que ele fica direto no chão e não mais dentro do gabinete do Meteoro, o driver está sujeito a ficar "caindo" devido ao esforço causado pela mangueira tentando se desesticar. Estou pensando em construir uma base em madeira para servir tanto de peso morto para o driver quanto para acomodar bornes para uma ligação mais "profissional" do cabo.

    Bom, ta aí. Dúvidas e sugestões, mandem aí!

    LeandroP
    Moderador
    # abr/11
    · votar


    erico.ascencao

    Legal isso aí. Vou estudar melhor.

    Joel_ESP
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    LeandroP
    Legal isso aí. Vou estudar melhor.

    Estudar melhor o quê?????
    Estudar pra ver se está a fim de fechar o tópico alheio...

    Koisa
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    Vim seco pensando que tinha fotos

    LeandroP
    Moderador
    # abr/11
    · votar


    Joel_ESP

    Não entendi o que você quer dizer.

    Eu disse que vou estudar melhor o modelo de Talk Box que o erico.ascencao acabou de postar.

    Quanto ao fechamento de tópicos, eu posso fechar se não estiver de acordo com as regras, o que não é o caso. Se por acaso você se refere a um tópico seu, temos um meio de conversar sobre isso sem ser em tópicos alheios, pra não desvirtuar, belê?!
    http://forum.cifraclub.com.br/?action=ajuda

    erico.ascencao
    Veterano
    # abr/11 · Editado por: erico.ascencao
    · votar


    Koisa
    Porra, fiquei puto que aquele desenho foda que eu fiz no outro tópico foi apagado do Imageshack. Quando tiver um tempo refaço aquele desenho. Estou também na espera de uns vídeos da apresentação que eu fiz domingo, vai ver aparece alguma coisa do talk box.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Novidade - Esa Talk Box II