Solução para a tal sinuca de bico?

    Autor Mensagem
    Ferro_Velho
    Veterano
    # abr/10 · Editado por: Ferro_Velho


    Pessoal,

    Eu postei a uns tempos atrás um tópico (erradamente na parte de guitarras ) chamado "sinuca de bico como sair dessa?" onde eu perguntava se existia algum pedal em que eu pudesse ligar o meu set de pedais e deste "pedal" sair para headphone ou ligar direto num som de casa (em estéreo, ou nos dois canais ) sem usar um amplificador.
    Como um GDI 21 ou Sansamp GT2 com entrada e saida de dois canais ("estéreo"), saida pra headphone e saida em nível de linha para ligar num som de casa... (mais ou menos...)
    Bem, no tópico eu aprendi que não existia algo assim.
    Porém, eu estou vendo uma possibilidade de resolver este problema da seguinte maneira:

    Guitarra -> Compressor -> Distorsion -> EQ -> Sansamp GT2 -> MIXER COM LOOP DE EFEITOS ( no loop colocaria o flanger, o delay e o reverb ).

    O Sansamp GT2 ficaria no Fender (Tweed) e sem drive. Só simulando um amp valvulado, o gabinete e o microfone.

    Com o mixer eu teria saida pra headphones, saida de linha para ligar num som de casa e o som nos dois canais para gravar "em estéreo". E ainda colocaria os pedais de modulação no loop, tirando eles da cadeia que mais uso (que é a distorção).

    As dúvidas são:

    Será que com o ganho dos pedais (especialmente o GT2) daria pra ligar diretamente no mixer ou teria que usar uma DI box.

    E se o uso da DI box for obrigatório para ter um som legal na entrada do mixer, como será que ficam os pedais de modulação no loop?


    Eu sei que o GDI 21 tem saída balanceada XLR e o Sansamp GT2 não. Mas eu simplesmente não compro mais nada da Behringer !
    A explicação esta aqui ó :
    http://forum.cifraclub.com.br/forum/7/229887/p1
    no último post.

    De qualquer forma, se esta maneira de conectar tudo der jeito, seria uma boa opção para se ter um set móvel, sem precisar carregar o ampli pra todo lado e nem depender do computador.

    Em tempo, estou pensando no mixer Yamaha MG102c.

    Abraços a todos e desde já muito obrigado pelas respostas.

    Ferro_Velho
    Veterano
    # abr/10 · Editado por: Ferro_Velho
    · votar


    Continuação:

    Além do mais, o mixer permite conectar um microfone pra cantar, um CD/MP3 player pra acompanhar (back track), outra guitarra ou baixo (amigo ou professor), tem saida pra caixas amplificadas (monitor), PA system (main out) e ainda tem um compressor e um equalizador nele mesmo.

    MauricioBahia
    Moderador
    # abr/10 · Editado por: MauricioBahia
    · votar


    Ferro_Velho: Eu postei a uns tempos atrás um tópico (erradamente na parte de guitarras ) chamado "sinuca de bico como sair dessa?" onde eu perguntava se existia algum pedal em que eu pudesse ligar o meu set de pedais e deste "pedal" sair para headphone ou ligar direto num som de casa (em estéreo, ou nos dois canais ) sem usar um amplificador.

    Bem, no tópico eu aprendi que não existia algo assim.

    Cara, os Zoom H4 (fora de linha) ou H4n, por exemplo, fazem isso. Tem pré amp, simulação de pedais e caixas, redutor de ruídos, efeitos e os diabos.

    Como não entendo muito de mixers, passo...

    Abs

    Bog
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    Duas coisinhas, cara:

    1. O GT2 e seus clones não têm compensação de frequências para soar em linha como um falante de guitarra. Eu tenho um clone aqui, e já liguei direto no mixer. Não tem problemas de volume, mas tem de abelhice total. Segundo a própria Tech21, o GT2 foi feito mais para ser ligado em um amp de guitarra.

    2. Se você quer deixar o GT2 em uma configuração única e limpa fazendo o papel de amp, uma opção bem superior (para os meus ouvidos) é o SansAmp Blonde. Esse tem simulação de falantes embutida, é feito para ser usado em linha, e faz o meu clone de GT2 parecer um brinquedo.

    Eu sei bem como é o teu dilema, porque eu também brinco com um set portátil plugado direto no PA - incluindo microfone e acompanhamento em MP3. Já testei montes de opções: simuladores digitais (POD, Digitech, Boss, Zoom, Tonelab...), simuladores analógicos (clone de GT2, SansAmp Blonde e Liverpool, AMT...), e uns preamps valvulados (H&K Tubeman, Blackstar HT-Dual, Mesa V-Twin...). Todos funcionaram ligados em linha. Posso dizer que esse tipo de set é MUITO flexível e portátil, mas infelizmente nenhuma opção consegue dar aquela dinâmica e maciez de um valvulado - nem mesmo dos mais simples.

    Ferro_Velho
    Veterano
    # abr/10 · Editado por: Ferro_Velho
    · votar


    MauricioBahia

    Dei uma olhada na sua sugestão Mauricio (H4n), embora não penso que venha a ser o que estou procurando.

    Obrigado mesmo assim.

    Bog

    Pois é cara, eu sei que não vou conseguir um resultado top com esta configuração, mas até um tempo atras eu estava usando as caixinhas do computador, e agora eu uso um plugin da Mokafix chamado Noamp, que é uma simulação do Sansamp GT2 (ainda não comprei o GT2), e ligo a guita com os pedais no computador usando um guitar link (USB) da Behringer.
    A saida do guitar link eu ligo num receiver, e ouço o resultado num par de caixas acústicas de 90w que tenho (som de casa antigo da marca Polivox). Portanto, acho que de qualquer forma será uma melhora na qualidade.
    Ainda não comprei o amplificador pois não tenho grana para um valvulado descente. Meu sonho é um Marshall (bem rasgadão he he he), mas vai demmooooooooooorarrrrrrr muito ainda...
    De qualquer forma, eu andei procurando na net e até mandei um email para a yamaha dos estados unidos perguntando se dava para fazer esta configuração com o mixer deles, mas acho que terei que usar uma DI box na entrada do mixer.
    Minha dúvida é quanto a colocar os pedais de modulação no loop de efeitos. Lí que teria que usar um tal de re-amp antes destes pedais.
    Ta ficando complicado demais.
    Vou terminar comprando um ampli pequenininho e um microfone mesmo...

    Obrigado pela resposta.

    Bog
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    Ferro_Velho

    A única coisa que realmente complica tudo na tua idéia é a insistência em usar os efeitos em stereo, porque a imensa maioria das coisas feitas para guitarra - incluindo simuladores de amps - são feitas para trabalhar com entradas mono.

    Mas tirando isso, um simulador realmente bom ligado em um PA decente fica bem mais legal que um ampzinho transistorado. A maior vantagem desse tipo de setup é que você consegue ter um som bem parecido em qualquer lugar, sem se preocupar com microfonar amp (que é menos fácil do que parece - dependendo do ambiente e da posição do mic, o som muda bastante). Além disso, dá para reorganizar e remontar tudo constantemente, porque é moduldar. E claro, é portátil! A maior desvantagem é o trabalho que dá montar tudo, que às vezes desanima. Fora que não chega a soar como um valvulado (mas pode soar bem melhor que um transistorado).

    Por isso, eu mantenho aqui 2 linhas diferentes de tralhas musicais: uma para os dias que quero virar uma banda-de-um-só, com guitarra/violão, microfone e MP3 no PA, e outra para os dias que quero simplicidade, com no máximo um pedal e um valvuladinho pequeno.

    Aliás, acho que você me deu uma idéia... Vou fazer um tópico contando as minhas aventuras e desventuras tentando carregar o "meu som" numa mochila, hehehe.

    Ferro_Velho
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    Bog

    Pois é, eu estava meio fissurado na idéia de ter o som nos dois canais porque eu tenho um flanger BF-3 e um delay DD-7 que tem entrada e saida de dois canais e os efeitos são legais.
    Tambem o fato de começar a tocar numa caixinha de computador e só ouvir num canal, me deixou nesta de querer os dois canais.
    Mas o mixer resolve isto, pois a entrada (compress-distort-eq-GT2) é mono mas tambem panorâmica (abre pros dois canais) e o loop de efeitos tem um send mono, mas um return "estéreo".
    Então este problema ficaria resolvido.
    Acho que o problema é que os fabricantes de equipamentos ainda não se deram conta desta possibilidade e ainda não fizeram um equipamento com estas caracteristicas.

    MauricioBahia
    Moderador
    # abr/10
    · votar


    Ferro_Velho: Acho que o problema é que os fabricantes de equipamentos ainda não se deram conta desta possibilidade e ainda não fizeram um equipamento com estas caracteristicas.

    Desculpe velho, mas não estou entendendo, apesar de ter lido os tópicos. Quais características seriam essas?

    Abs

    Ferro_Velho
    Veterano
    # abr/10 · Editado por: Ferro_Velho
    · votar


    MauricioBahia

    Desculpe velho, mas não estou entendendo, apesar de ter lido os tópicos. Quais características seriam essas?

    Seria um pedal que simulasse um amp em quase sua totalidade (sem a parte de potência e sem os falantes, claro.
    Que pudesse ser usado com um headphone (saindo o som nos dois canais, claro), que pudesse ser ligado em linha para gravar diretamente num computador ou noutro equipamento de gravação, que tivesse um loop de efeitos que aceitasse os pedais com saidas "estéreo", enfim um pedal que estivesse em sintonia com o que esta rolando hoje. Pois ligar uma guitarra num amp apenas (embora seja a maneira que melhor soe) já não é o suficiente.
    A facilidade para conectar num computador ou os "novos" pedais com efeitos nos dois canais, as simulações de amp-gabinetes-microfones que se consegue com os guitar rig, amplitube, GTR, etc. já deveriam estar disponiveis em um pedal.
    Eu sei que já existem as V-amps e similares, mas não tem todas estas facilidades que eu citei e o som não é tão bom quanto os pedais.

    ogaitnas
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    Pega algum pedal da digitech, todos tem um saída com simulação de falantes... simples...

    Ferro_Velho
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    Deixa eu me explicar melhor.

    Imagine que voce tenha um mini studio em casa.
    Voce teria a sua guitarra, os seus pedais analógicos ou digitais preferidos, o seu amplificador com loop de efeitos e neste loop voce poderia ter um rack ou alguns pedais de modulação.
    Voce teria tambem um microfone, um mixer para ligar este microfone e o computador para gravar tudo isto, certo?
    Bem, hoje já poderia existir um pedal que eliminasse toda esta tranqueira e reduzisse tudo a : sua guitarra, seus pedais preferidos e este pedal faz-tudo.
    O problema das pedaleiras tipo v-amp é que voce tem que ficar com os efeitos deles e não os seus amados pedais, escolhidos a dedo.
    Ou então, pagar caro para usar-las apenas como interface, e usar os seus pedais para os efeitos.

    Ferro_Velho
    Veterano
    # abr/10 · Editado por: Ferro_Velho
    · votar


    A Boss esta lançando estes pedais com saida para dois canais já a algum tempo, penso que logo logo as outras empresas farão o mesmo.
    As simulações de amp-gabinetes-microfones estão cada vêz melhores.
    Estão vendo a tendência?
    Existem pedais com algumas destas caracteristicas, mas não com todas.
    Faltam loop de efeitos em uns, saida para headphones noutros, saida balanceada e em nível de linha, etc.

    MauricioBahia
    Moderador
    # abr/10 · Editado por: MauricioBahia
    · votar


    Ferro_Velho

    Acho que entendi.

    Então:

    - Entrada estéreo pra fones
    - Saída estéreo, em linha para, gravar no micro ou uotro equipo que aceite estéreo.
    - Loop de efeitos estéreo

    Cara, se for isso, a Nova System tem essas propriedades, se não me engano.

    Abs

    ps. outras multiFX também...

    Ferro_Velho
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    MauricioBahia

    Dei uma olhada na Nova System (baixei o manual dela) e não, ela não tem loop, nem saida para headphones.
    Ela pode ser ligada no loop de um amp, mas não tem loop.
    É uma pedaleira, tem algumas coisas como a saida SPDIF para ligar no micro e tal, os efeitos que, principalmente agora que eu já comprei os pedais e gosto muito deles, não me interessam...
    Mas me parece muito boa a bicha.

    ogaitnas
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    O que vc quer, sinceramente acho que só vai conseguir com mixer no pc...

    Talvez algum daqueles gravadores grandes da boss (br-600 e afins), aquele jamvox da vox (mais simples mas é algo no estilo), acho que o pod x3 live tem tb um monte de ins e outs que inclusive contemplam microfone, not sure...

    Ferro_Velho
    Veterano
    # abr/10 · Editado por: Ferro_Velho
    · votar


    Sabe, voces ja ouviram a sua guitarra "em estéreo"?

    Eu me lembro de um livro que eu baixei (esqueci o nome e não estou no meu micro agora para ver), era mais ou menos chamado: Como conseguir o melhor som da sua guitarra.
    O autor fala de todos os pequenos detalhes como a acústica da guitarra e por aí vai.
    E la pras tantas ele escreve em negrito: Atenção! se voce ouvir a sua guitarra em estéreo, voce não vai querer voltar para mono!

    Eu concordo, como uso headphones para praticar, e com os tais pedais boss de dois canais, a diferença é grande.
    Quando ligo o flanger por exemplo ( e que eu uso com os pots no mínimo, so pra dar um zuimzinho na distorção) o som se expande pacas nos fones.
    Quando desligo, sinto a perda...

    Ferro_Velho
    Veterano
    # abr/10 · Editado por: Ferro_Velho
    · votar


    ogaitnas

    Pois é cara, o mixer parece a solução, mas talvez tenha que usar uma DI box na entrada do sinal e um tal de re-amp no send do loop para compatibilizar a impedância com os pedais.
    Taí outra peça que falta, um mixer de uso só para instrumentos Hi-Z.

    MauricioBahia
    Moderador
    # abr/10 · Editado por: MauricioBahia
    · votar


    Ferro_Velho

    Cara, se um pedal de distorção não "manda" em estéreo, o que vc vai ouvir é o som mono duplicado na esquerda e na direita, certo? Não vejo vantagem.

    Pra mim a único vantagem de ter o estéreo é quando o pedal realmente produz um estéreo verdadeiro. A Modfactor tem isso (alguns efeitos da G2 e RP's também) e o que faço pra captar em "TRUE" estéreo é ligá-la com o Left r Right nas entradas Left e Right do H4. Aí eu tenho true estéreo e fica maravilhoso.

    Mas na vida "real", hehe. Eu não vejo vantagem, a não ser que tenha 2 amps e mesmo assim tem que ser uma mestre em acústica pra que não fique algo "capenga".

    Abs e boa sorte.

    Ferro_Velho
    Veterano
    # abr/10 · Editado por: Ferro_Velho
    · votar


    MauricioBahia

    Quando ligo o flanger por exemplo ( e que eu uso com os pots no mínimo, so pra dar um zuimzinho na distorção) o som se expande pacas nos fones.
    Quando desligo, sinto a perda...


    Eu não sei se isto é true stereo, mas que fica bom ah isso fica...
    Embora, de todas as caracteristicas que eu quero, o estéreo é a menos importante.
    A portabilidade, a possibilidade de usar headphones, de ligar em nível de linha (num PC ou som de casa), o loop de efeitos (para tirar os pedais de modulação da cadeia que mais uso que é a distorção), uma boa simulação de amp/gabinete/microfone, etc. são mais importantes.

    MauricioBahia
    Moderador
    # abr/10
    · votar


    Ferro_Velho

    Fica bom pacas, tanto que quando gravo com algumas modulações, eu as uso em estéreo. Fica incrível!

    Abs

    Bog
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    Ferro_Velho

    Fico com a opinião do MauricioBahia: eu abuso (mesmo) do stereo quando gravo coisinhas aqui, mas ligando no amp, não acho isso tão importante. Nessas situações, gosto de "ouvir a sala" - até o reverb eu deixo em níveis bem mais modestos.

    Quanto à pedaleira com loop de efeitos, que eu me lembre a GT-10 tem loop de efeitos, só não é USB. E a X3Live tem loop com send mono e return stereo. E ambas têm como ligar em linha, como usar com fones, e as simulações são boas - ligando em um bom PA, podem soar tão bem ou melhor que qualquer transistorado. Na verdade, não soam tão diferentes de um valvulado também - a diferença é bem mais para quem está tocando do que para quem está ouvindo (i.e. a maior diferença é na forma como o negócio responde, na dinâmica).

    E se você resolver tirar o requisito do loop, o número de opções fica ainda maior... Tem coisa muito mais sofisticada que V-Amp por aí, não dá para usar ela como medida de comparação!

    Ferro_Velho
    Veterano
    # abr/10 · Editado por: Ferro_Velho
    · votar


    Bog

    Cara!!!!!!
    APAIXONEI.....
    A X3 Live é o que eu sonhava e não sabia que existia.
    Eu nunca olhava pras pedaleiras. Preconceito.
    E achava que elas eram muito mais caras.

    Vi no mercado livre por R$1.850,00 no Distrito Federal.

    Não tenho essa grana, e agora penso que não deveria ter gasto tanto com os pedais...

    Tenho :
    Boss CS-3
    Boss OD-3r
    Boss MT-2
    Behringer EQ-700
    Boss BF-3
    Boss DD-7

    Gastei neles R$ 1.760,00 mais duas fontes R$ 60,00 mais os cabinhos curtos pra ligar-los R$ 35,00...
    Total: R$ 1.855,00
    E ainda falta comprar um Boss RV-5 R$ 450,00.

    Ou seja, daria pra comprar uma monstra daquela...
    Meu... agora já era...
    Vou continuar descendo no poço...
    Quando terminar de comprar os pedais, vou juntar uma grana e comprar um ampli valvulado... um combo de uns 40 watts...
    Marshall... se der.

    Obrigado a todos pelas respostas, vou praticar mais e pensar em equipamento menos.

    Abraços.

    Morva
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    Ferro_Velho

    nao sei se é o caso, mais realmente um amp de guitarra e uns pedais/pedaleira seria na minha opinião mto melhor e talvez ate mais barato do q esses mixers e todas as coisas q vc quer, em termos de timbre vai ficar otimo na minha opinião.

    Bog
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    Ferro_Velho

    Hahaha, pois é cara, o tempo das V-Ams2 já passou...

    Practus
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    Bog
    Quanto à pedaleira com loop de efeitos, que eu me lembre a GT-10 tem loop de efeitos, só não é USB

    Acertou em parte. Ela tem loop de efeitos sim, e também é USB...

    Practus
    Veterano
    # abr/10 · Editado por: Practus
    · votar


    Ferro_Velho
    "sinuca de bico como sair dessa?"

    Cara... é um pouco complicado, mas dá para fazer...

    Em resumo, você precisa inclincar o taco uns 70 graus, mais ou menos, e dar a tacada acertando o quadrante inferior adjacente ao do bico da caçapa. Cuidado com a força da tacada, para não rasgar o tecido da mesa. Se fizer tudo certo, a bola deverá fazer uma curva e finalmente sair da sinuca de bico....

    Rssss.....

    PS: Um pouco de humor, já que acredito que a informação que ele procurava já foi dada em outras respostas...

    Abraços...

    Bog
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    Practus

    Ops, me confundi! Eu queria dizer que ela tem loop de efeitos, só não é STEREO, hehehe.

    Obrigado pelo toque.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Solução para a tal sinuca de bico?