Problemas com o RAT

    Autor Mensagem
    Guilherme Rauber
    Veterano
    # jan/09


    Pessoal, eu sei que existe a busca, mas não encontrei nada que pudesse resolver o meu problema.

    Meu pedal simplesmente não funciona, já troquei o ci e alguns caps que eu poderia ter queimado, mas mesmo assim não adiante.

    O transistor BF256C serve para ele?? Se serve, tem q ser invertido né??

    Eu fiz millenium e tudo mais, só que o led só acendia com o pot de volume no máximo, achei que esse fosse o problema e tirei a millenium. Nada, continua não funcionando.

    Que puder me ajudar, eu naum tenhu conhecimento em eletrônica, só fiz esse pedal e um pré-amp do Handmades (que funcionou legal). Usei o layout do Tonepad, e usei o ci TL071, sem o cap de 30pf, pois não encontrei e não precisa. Só tem um detalhe, não sei se os pinos 1 e 8 precisam ficar ligados um ao outro, mesmo sem o cap.

    Agradeço a todos que puderem me dar uma força!

    Abraço

    MauricioBahia
    Moderador
    # jan/09 · Editado por: MauricioBahia
    · votar


    Guilherme Rauber
    Eu estou prestes a montar o Rat, como kit que comprei da TcTech.

    Meu pedal simplesmente não funciona
    Sem vida, nada... ? Pulsação zero?

    Ja viu esse tutorial?
    http://www.pisotones.com/RAT/mbello/ProCo_RAT.htm

    Abs

    Henrique S.
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    Guilherme Rauber

    cara esse transistor é um amplificador UHF, o RAT pede um transistor do tipo JFet

    no caso 2N5458, BF245A que eu lembro agora

    Guilherme Rauber
    Veterano
    # jan/09 · Editado por: Guilherme Rauber
    · votar


    Bah pessoal! Valeeu mesmoO!!
    Eu vou tentar usar o transistor da minha milenium, vou ver se funciona.
    Mas a pinagem dele é a mesma do layut ou é invertida??


    MauricioBahia

    Vou olhar o tutorial agora. Valeeu!

    Henrique S.

    Se não me engano, o transistor que eu tenhu aki é um MPF102.
    Serve esse??

    Abração!!

    Guilherme Rauber
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    MauricioBahia

    A propósito, tah sem vida sim. Isso que eu ja troquei os dois caps de 1 uF (q eu tinha tirado de um MXR+), pq eu pensei q tinha queimado eles. E troquei o ci tbm, pq achava q ele tinha queimado quando tirei ele pra botar soquete. Mesmo assim nada.

    MauricioBahia
    Moderador
    # jan/09 · Editado por: MauricioBahia
    · votar


    Guilherme Rauber
    Cara, sou indexperiente.... Nem tenho com te ajudar mais. Eu montei o Minifuzz, o Ts-808 e só. O Henrique S. entende disso e o Macaco Veio também. Quem sabe passando um MP (mensagem privada) eles não te respondem logo?
    Abs

    Guilherme Rauber
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    Eu sei que isso naum tah no tópico, mas como sou novo por aki, ainda naum aprendi nada a não ser enviar mensagens nos topicos. Portanto, não sei manda mensagem privada ;P


    Me ajuda aee!!

    Vlww

    MauricioBahia
    Moderador
    # jan/09
    · votar


    Guilherme Rauber
    Basta clicar, abaixo do nome, na categoria (Veterano, Membro Novato,...). Vai ter uma aba chamada "Recados". Clica lá.
    Abs

    Guilherme Rauber
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    Valeeu Mauricio!

    To refazendo a placa dele, segunda vo comprar alguns (senão todos) os compontentes q preciso. A única coisa q eu tenhu certeza q não queimo são os diodos, os resistores, e alguns caps, talvez todos.
    Melhor dizer o q eu queimei (lol), q foram o transistores (nenhum funciona, ja tentei com o fet q eu tenhu aki, o MPF102, e não deu certo), e os pots, que eu acabei sondando errado alguns fios ( coloquei o 2 com o 3 quando era para ligar o 2 com o 1), quando quis economizar fios soldando um fio para dois pinos do pot q vão para a mesma trilha. Vou comprar 2 pots de 100k e um de 150k, q nem diz no Pisotones.

    Valeu pela ajuda, vou tirar fotos e postar aki quando eu conseguir!!
    Valeeu mesmoO!!

    Henrique S.
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    Guilherme Rauber

    cara, nao lembro se esse MPF funciona, provavelmente nao queimou, (no caso da millenium) mas pode ser que há curto em alguma ligaçao

    etnte com o 2N5458 ou Bf245 que funcionam...

    Guilherme Rauber
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    Cara, voltei de viajem ontem, nem mexi no pedal. Acho que pode ter sido alguma solda ruim, até pq eu acabei criando muita bola de solda nas trilhas, e como não tenhu sugador, nem vou tentar consertar, é mais facil reaproveitar os componentes e fazer em outra placa, com mais cuidado.

    Eu fiz um pré-amp transistorizado, cuidei bem as soldas, ele funciona perfeitamente, inclusive até recomendo, tá no handmades, o pré-amp transistorizado. Da um puta brilho no som, eu tenhu uma strato, q ja tem som brilhoso por si própria, fico uma maravilha. Só q como to sem distorção, não tenhu como saber se vai fica bom ou não.

    Valeu pela ajuda ae

    MauricioBahia
    Moderador
    # jan/09
    · votar


    Mmeu Rat tá com algum problema de volume desde que montei. Já verifiquei e parece que os componentes estão corretos e as soldas ok.

    Alguém saberia dizer qual (quais) componente são responsáveis pelo volume, além do pot?

    O esquema do bicho: http://www.4shared.com/file/79860275/911b0f54/proCoRat.html

    Obrigado!

    Abs

    pasb2006
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    Guilherme Rauber

    Amigão, no esquema da Tonepad, o transistor(2n5458) dele tá ao contrário. Quebrei a cabeça um tempão pq o meu tbm não funcionava. No final depois de muita matemática, era só inverter o transistor.

    pasb2006
    Veterano
    # jan/09 · Editado por: pasb2006
    · votar


    MauricioBahia

    Acho que seu caso é o mesmo... Tenta inverter o transistor.

    Edit, quem comprou o kit da Tctech, como eu, vai ter esse problema, pois o esuqema é o da Tonepad.

    MauricioBahia
    Moderador
    # jan/09
    · votar


    pasb2006
    Estou lá no Handmades é tem uma galera com o mesmo problema...

    Edit, quem comprou o kit da Tctech, como eu, vai ter esse problema, pois o esuqema é o da Tonepad.
    Mas o kit da Tctech é o da Tonepad! Ou não???
    http://www.4shared.com/file/79860275/911b0f54/proCoRat.html

    Abs

    pasb2006
    Veterano
    # jan/09 · Editado por: pasb2006
    · votar


    MauricioBahia


    Exatamente, é o da Tonepad está com o transistor invertido... Isso é um puta descuido, a Tctech vender o esquema sem perceber isso.

    MauricioBahia
    Moderador
    # jan/09 · Editado por: MauricioBahia
    · votar


    pasb2006
    Isso, isso!!! Eu vi agora lá no handmades um cara falando isso!!!

    "O problema era mesmo o transistor. E nem era na qualidade, mas sim a pinagem!!! Eu tava usando um BF245 e não notei que a pinagem dele era diferente da do 2N5458. O Barci até cita algo a respeito no tutorial dele, mas achei que isso se aplicava a outro"


    Obrigado!!!!

    Abs

    pasb2006
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    É, esqueci de falar isso, só vai ter problema quem estiver usando o BF245... Pois a pinagem dele é diferente do 2n5458. Quem estiver usando o 2n5458, vai funcionar normalmente.

    MauricioBahia
    Moderador
    # jan/09 · Editado por: MauricioBahia
    · votar


    pasb2006
    Estou vendo aqui na placa, que o transistor que veio é o: BF245C!!!
    Por isso então que tinha o problema de volume baixo no ProcoRat. (frase moldada para busca, heheh) Problema resolvido!
    Aff...
    Valeu!

    MauricioBahia
    Moderador
    # jan/09
    · votar


    pasb2006
    Última pergunta, prometo!!!
    Vc saberia dizer onde eu poderia achar o 2n5458, pois tenho uns ferros velhos aqui!
    Abs

    pasb2006
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    MauricioBahia

    Hum... Não manjo muuuito de eletrônica mas... Achei um aqui num monitor velho, o que eu acabei usando no Rat. Tem um gravador de fita aqui que tinha ele também. Acho que qualquer aparelho antiguinho que precise de amplificação, vc pode achar transistores e até válvulas úteis. Transistores são bem duráveis até, então não tive problemas usando uns mais velhinhos pros meus projetos.

    Cara eu poderia, se não for pedir demias mandar um recado pra vc me dar umas dicas de acabamento pros pedais? Eu vi seu Rat e achei bem bonito.

    MauricioBahia
    Moderador
    # jan/09
    · votar


    pasb2006
    Cara eu poderia, se não for pedir demias mandar um recado pra vc me dar umas dicas de acabamento pros pedais? Eu vi seu Rat e achei bem bonito.
    Claro! Eu falo um pouco sobre isso na página 1, mas estou disponível sim.

    Muito obrigado, vou desmontar algo. hehehe

    Abs

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Problemas com o RAT