Efeitos de mola! Explicação?

    Autor Mensagem
    Alfa polar
    Veterano
    # jan/08


    Desculpem se a pergunta é ignorante mas eu sou meio novato no mundo dos pedais e gostaria de saber qual a diferença, realmente, técnicamente falando entre um reverb de mola e um digital por exemplo..

    porque o nome mola? qual é a explicação para isso?

    e efeito analógico? é a mesma coisa?


    obrigado desde já!

    Alfa polar
    Veterano
    # jan/08
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    ninguém??

    Fernando de almeida
    Veterano
    # jan/08
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    Alfa polar
    técnicamente falando entre um reverb de mola e um digital por exemplo..
    Cara ... a diferença é grande ... mais tarde eu posto pq agora tô indo pra aula .... Falow

    Alfa polar
    Veterano
    # jan/08
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    Fernando de almeida


    por favor! e obrigado

    Fernando de almeida
    Veterano
    # jan/08 · Editado por: Fernando de almeida
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    Alfa polar
    Oi cara, blz??

    Seguinte, vc perguntou sobre reverb de mola, digital e eu vou incluir o analógico.

    O efeito Reverb é formado por um grande número de ecos distintos chamados reflexões. Antigamente o reverb era obtido com câmaras de reverberação naturais (recintos com propriedades acústicas específicas - especialistas em acústica projetavam essas salas (para concertos ou para gravação) para que produzissem determinada característica sonora e reverberação ambiente). Devido ao grande trabalho, nas décadas de 1950/60 inventaram dois métodos de se obter reverb artificialmente, eram os reverbs de mola e de placa. Com o desenvolvimento da tecnologia, surgiram os processadores digitais de reverb, que tenta oferecer uma simulação do fenômeno real da reverberação (e em alguns casos, uma reverberação surrealista), utilizando para isso algoritmos computacionais.

    Reverb analógico - Em um ambiente natural a amplitude e o brilho de cada uma dessas reflexões decaem independentemente ao longo do tempo, sendo influenciados, no timbre com perdas de frequências principalmente agudas - e isso não é ruim pois é o reverb natural-, pelo tamanho e geometria do local, pelos materiais (diferentes materiais absorvem diferentes tipos de frequências e isso influencia muito no reverb) que o constituem e pelos objetos que nele se encontram. Bom o reverb analógico é o natural, como se estivesse em um ambiente ... Os pedais de reverbs "analógicos", simulam essas "imperfeições" do reverb natural

    Reverb Digital - Funciona como o analógico, porém, ao decair as reflexões não perde nenhum tipo de frequência ... funciona como se os materiais/objetos presentes em um ambiente não absorvessem nenhum tipo de frequencia e as reflexões só vão se atenuando sem alterações timbristicas ...

    Reverb de mola - Em termos de som, eu incluo o reverb de mola no grupo dos analógicos, pois eles tem alterações em seu timbre conforme as reflexões decaem, assim como no analógico ... O termo reverb de mola tem esse nome porque o reverb é obtido exatamente de molas ... O dispositivo onde fica essas molas se chama tanque de reverb ... Nesse tanque de reverb vc tem dois pequenos falantes (um atua como falante mesmo e o outro atua como microfone - como microfone mesmo) posicionados um de frente para o outro com molas ligando um ao outro (isso mesmo cada lado das molas são presas uma em um falante e outro no outro) e quando vc toca sua guitar o seu som vai para um desses falantes que ao soar, há uma vibração que é passada mecanicamente para as molas que passa para o outro falante, que atua como microfone, que faz o som ir para o falante do ampli ... mas espera aí, a mola não passa só uma vibração, pois fisicamente, ela continua vibrando até parar ... aí está exatamente essa vibração posterior continua sendo captada pelo falante que atua como microfone, tendo o efeito reverb ... e devido as molas, reverb de molas.

    Todos esses tipo de reverbs, em pedais para guitars, são excelente e dependem exclusivamente do gosto do músico escolhar qual tipo prefere usar. No caso do de molas, a maioria do amplis tem ou simulam eletrônicamente ... Tem quem diga que o reverb de molas tem características vintage, mas isso não é regra ... Para quem gosta de reverb, eu recomendo um pedal digital que tenha simulação analógica ...

    Leia o tópico abaixo que fala de reverb e outros efeitos:
    http://forum.cifraclub.com.br/forum/7/154222/

    Lak Lak
    Veterano
    # jan/08
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    Fernando de almeida
    Veterano

    ioaushiuohuiea linda explicação, pontuado!

    abraços

    Fernando de almeida
    Veterano
    # jan/08
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    Lak Lak
    Que isso ... ainda sou um aprendiz ...

    DotCom
    Veterano
    # jan/08
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    Fernando de almeida
    Excelente explanação sobre os efeitos de reverb, só gostaria de fazer um apontamento sobre o reverb digital:
    No seu texto, você diz que nele, os decaimentos são iguais para todas as frequências. Isso é verdade para um delay digital (que não esteja simulando algum delay analógico ou algo do tipo), mas nem tanto para os reverbs.
    Basta notar que a depender do modo que você selecione (hall, room, etc...) você tem diferentes "timbres" de reverb.
    Abraços

    Fernando de almeida
    Veterano
    # jan/08
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    DotCom
    Isso é verdade para um delay digital (que não esteja simulando algum delay analógico ou algo do tipo), mas nem tanto para os reverbs.
    Então fera, se o reverb for digital mesmo (sem simulação analógica, etc) é pra funcionar como o delay digital, sem alterações de timbres conforme o decay.

    Basta notar que a depender do modo que você selecione (hall, room, etc...) você tem diferentes "timbres" de reverb.
    Na verdade os parâmetros room, hall, plate e outros se referem ao tamanho da sala que simula, ou seja qto maior a sala, maior o reverb, logo é uma simulação do ambiente real onde estaria sendo executada a musica, por isso é possível a alteração timbrística.
    Os reverbs que os pedais geralmente simulam são:
    - Plate (sala pequena com superfícies muito reflexivas)
    - Room (sala de porte médio – tem a intenção de soar um ambiente caseiro comum)
    - Hall ou Cathedral (sala de grande porte, ambientes amplos – som de Catedral)
    - Chamber Hall (câmaras de concerto)
    - Spring (reverb de mola dos amplis de guitarra)

    kiki
    Moderador
    # jan/08
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    Fernando de almeida
    Cara, como sempre ótimas explicações. muito obrigado.
    o lance da mola eu não sabia tambem, muito interessante!

    queria só acrescentar uma coisa:
    Reverb Digital - Funciona como o analógico, porém, ao decair as reflexões não perde nenhum tipo de frequência ... funciona como se os materiais/objetos presentes em um ambiente não absorvessem nenhum tipo de frequencia e as reflexões só vão se atenuando sem alterações timbristicas ...

    a princípio o reverb digital não corta nenhuma frequencia, mas é possivel adicionar filtros a ele. geralmente se aplica um passa-baixa, pra cortar um pouco os agudos. a cada reflexão simulada, corta-se um pouco de agudos, deixando o reverb um pouco mais parecido com o real.
    como esse filtro é independente das reflexões, diferente dos outros tipos de reverb, voce tem um controle grande, desde sem o filtro até cortando muito as frequencias, obtendo sons menos naturais aos ouvidos.

    é isso, espero ter contribuido um pouquinho mais.

    tibuca
    Veterano
    # jan/08
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    Fernando de almeida

    Vc disse que já teve um RV-3. Eu tenho um DD-3 e tô pensando em trocá-lo por um RV-3, mas sinceramente estou meio que com o pé atrás e meio desconfiado quanto a qualidade do delay do RV-3 comparado ao DD-3.
    Sei que no RV-3 o tempo de Delay é maior, mas será que vai soar mais digitalizado? E o Reverb é muito artificial no RV-3?

    Obrigado!

    Fernando de almeida
    Veterano
    # jan/08
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    tibuca
    estou meio que com o pé atrás e meio desconfiado quanto a qualidade do delay do RV-3 comparado ao DD-3
    Brow, os delays são idênticos ... ambos são digitais ...

    Sei que no RV-3 o tempo de Delay é maior, mas será que vai soar mais digitalizado? E o Reverb é muito artificial no RV-3?
    O delay do RV-3 vai soar idêntico ao do DD-3 ... O Reverb é muito bom ... tanto que é um dos reverb mais usados por guitarristas no mundo.
    (veja esse tópico > http://forum.cifraclub.com.br/forum/7/154222/ < no fim, tem uma pesquisa feita dos pedais mais usados no mundo, separados por efeito ... em reverb, o RV-3 encabeça a lista.)

    Fernando de almeida
    Veterano
    # jan/08
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    Só para deixar completo ...

    Reverb de placa - Um reverb de placa consiste de uma placa fina de aço ou outro metal resistente coberto com liga de ouro, que é posto a vibrar pelo sinal a ser processado (reverberado). Em outro ponto da placa o sinal é captado por um transdutor e então adicionado ao sinal original. O reverb de placa possui uma característica bastante natural porque as vibrações na placa são similares às vibrações do ar numa câmara de reverberação, sendo espalhadas em todas as direções da placa e refletidas quando atingem suas bordas, podendo-se distinguir bem as reflexões primárias das posteriores. O resultado é uma ambiência natural, mas o tempo de decaimento não pode ser modificado (assim como o de mola tb não pode).

    Fernando de almeida
    Veterano
    # jan/08
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    Galera, quem tiver mais informações a acrescentar pode postar ... Não sei de tudo, alguém pode saber mais alguma coisa a mais sobre reverbs ...

    tibuca
    Veterano
    # jan/08
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    Fernando de almeida

    Cara acabei de comprar um RV-3 novinho no Mercado Livre, na caixa com os manuais. Vai chegar prá mim na terça-feira.

    Tenho um DD-3 e vou substituir ele pelo RV-3, estou ancioso para comparar lado-a-lado e é claro a intenção depois é vender o DD-3 e ficar com o RV-3. Com isso vou ganhar um Delay com mais tempo(2000ms) e os efeitos de reverb também.

    Depois posto aqui prá dizer o que achei do RV-3.

    Valeu pelas dicas!

    kiki
    Moderador
    # jan/08
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    Fernando de almeida
    Não sei de tudo
    ah, mas sabe mais que a maioria aqui, e tem as manhas de estudar antes de sair falando besteira. grandes contribuições, valeu.

    Fernando de almeida
    Veterano
    # fev/08
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    kiki
    ah, mas sabe mais que a maioria aqui, e tem as manhas de estudar antes de sair falando besteira.
    É ... tem uns caras que pisam na bola ...

    Fernando de almeida
    Veterano
    # fev/08
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    tibuca
    Depois posto aqui prá dizer o que achei do RV-3.
    E aí cara ... gostou do RV-3????

    tibuca
    Veterano
    # fev/08
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    Fernando de almeida


    O meu RV-3 chegou!!! Novinho, sem nenhum arranhãozinho sequer(parece até que veio da loja de tão novo), na caixa com os manuais e toda papelada!

    Conforme prometido, vou dizer o que achei.

    Comparei lado-a-lado com meu DD-3 e o que percebi foi que o timbre de Delay é idêntico, procurei regular o DD-3 numa determinada regulagem e depois tentei colocar o RV-3 na mesma repetição que o DD-3 e sinceramente fica igualzinho sem tirar nem pôr.

    Fiz isso várias vezes tentando explorar bastante as regulagens do DD-3 e tudo que fazia no DD-3 tentava conseguir o mesmo com o RV-3 e digo com certeza: FICA IGUALZINHO!

    Quanto a isso digo que o RV-3 substitui o DD-3 perfeitamente e ainda vc ganha nisso: o DD-3 vai de 50ms a 800ms, o RV-3 vai de 32ms a 2000ms, veja que se tratando só do efeito Delay o RV-3 ganha disparado do DD-3 em opção de regulagem.

    Agora o RV-3 ainda tem 4 modos de Reverb + Delay juntos e ainda tem 4 tipos de Reverb(Room1, Room2, Hall e Plate), todos utilizáveis, é só regular direitinho tomando cuidado prá não exagerar e deixar o mais natural possível e pronto, é pura diversão!!!

    Foi uma excelente aquisição, vou já já colocar à venda meu DD-3 e espero ter contribuído para sanar alguma dúvida de alguém.

    E prá quem pensa em adquirir um RV-3 digo: vai fundo que vale à pena! No meu caso valeu, e muito!!!

    Fernando de almeida
    Veterano
    # fev/08
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    tibuca
    Foi uma excelente aquisição, vou já já colocar à venda meu DD-3 e espero ter contribuído para sanar alguma dúvida de alguém.

    E prá quem pensa em adquirir um RV-3 digo: vai fundo que vale à pena! No meu caso valeu, e muito!!!


    Entre DD3 e RV3, com certeza a melhor escolha é RV-3 ....

    Fernando de almeida
    Veterano
    # out/08
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    O autor do tópico viu o tópico só no dia em que criou e parece que nem viu as respostas ...


    Mas voltando ao tópico, estava estudando sobre surround ...
    Devido suas características, o surround pode ser considerado um efeito de ambiência, sim ou não???? Tipo um reverb????

    Fernando de almeida
    Veterano
    # jan/09
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    Fernando de almeida

    GAlera, estou estudando um pouco sobre SURROUND ...

    Alguém teria uns esquemas de surround para passar?????

    rsf
    Veterano
    # jan/09 · Editado por: rsf
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    Fernando de almeida


    o surround pode ser considerado um efeito de ambiência, sim ou não????

    acho que não....o surround, até onde sei, apenas distribui o som dentro de um determinado ambiente, dando a sensação de envolvimento, mas ele preserva o som original íntegro, sem inclusão de efeitos... já o reverb, por exemplo, altera o som original, agregando algo que até então não existia.......

    a grosso modo, acho que o surround é uma das tantas maneiras de se reproduzir um som...acho que está mais para modo de reproduçao (assim como o stereo, mono, 5.1 etc..)do que dos efeitos de ambiência...

    Fernando de almeida
    Veterano
    # fev/09
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    rsf
    acho que não....o surround, até onde sei, apenas distribui o som dentro de um determinado ambiente, dando a sensação de envolvimento, mas ele preserva o som original íntegro, sem inclusão de efeitos... já o reverb, por exemplo, altera o som original, agregando algo que até então não existia.......
    a grosso modo, acho que o surround é uma das tantas maneiras de se reproduzir um som...acho que está mais para modo de reproduçao (assim como o stereo, mono, 5.1 etc..)do que dos efeitos de ambiência...

    Sim mas o resultado final, o som que se é ouvido no fim das contas, não seria um tipo de ambiência????

    rsf
    Veterano
    # fev/09 · Editado por: rsf
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    Fernando de almeida

    diria que é ambiencia no sentido "latu sensu"...nesse caso, o stereo tambem seria ambiencia..acho que seria forçar uma interpretação a ponto de transformar qualquer tipo de propagação sonora em efeito de ambiencia.. Sob essa perspectiva, uma reprodução em mono tambem seria ambiência..
    Acho que "efeitos de ambiencia" tem um significado mais restrito e especifico, direcionado àqueles efeitos resultantes dos obstáculos encontrados em um determinado ambiente durante o curso da propagação sonora.... ou conforme suas próprias palavras:

    Os aspectos sonicamente reconhecíveis de um ambiente na reprodução podem ser resumidos como "ambiência" e correspondem principalmente à reverberação e eco presentes.

    DELAY:
    Delay em inglês é atraso. Nos pedais esse atraso é gerado eletronicamente ou digitalmente para dar o efeito de ambiência conhecido como eco.

    REVERB:
    Efeito irmão do delay, a diferença está que ao invés de se ter uma única reflexão "indo e voltando" da origem sonora ao obstáculo, agora o reverb apresenta várias reflexões com vários tempos de atrasos diferentes, pois temos que imaginar vários obstáculos, uma mais perto outro mais longe e a reflexão do obstáculo mais próximo é mais rápido do que o que está mais longe..


    como se pode ver, os efeitos de ambiencia estão relacionados à simulação das interferencias advindas das caracteristicas fisicas de um determinado ambiente no curso da propagação sonora... o surround não simula essas interferencias, apenas se limita a distribuir o som de uma maneira mais envolvente....
    Numa dessas tô falando merda, mas, por ora, é assim que vejo..hehehehe

    Ismah
    Veterano
    # ago/13 · Editado por: Ismah
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    Essa resposta eu tenho asuhasuasuhasuh

    O surround, junto com o biaural/biauricular, stereo, SWP (stereo with pan), 2.1, 5.1, Dolby 5.1, 7.1, 7.2, 9.2... - e sim existem tantas "porcarias" para reproduzir uma música, fico pensando o que o cara que só conheceu gramofone diria... - distribui os "instrumentos" (as frequências) de uma forma como se o ouvinte estivesse em um ponto X, pode ser na posição do baterista (como no caso do biauricular e SWP), como um ouvinte como vocalista... dentro de um recinto.

    Eu colocaria ele na categoria do compressor, equalizador PASSIVO, simulador de falantes/amp's/rádio - fogem um pouco a regra de que não acrescentam nada ao sinal, o rádio é um passa alta + passa baixa, achei um pedal de boutique que tinha um gramofone desenhado, ele é tão simples que acho que não é fabricado...

    Edit: SIMULADORES DE LESLIE, PHASER, VIBRATO/TREMULO, RING MODULATOR, etc. também não acrescentam nada, e sim manipulam o som

    Ardinal
    Veterano
    # ago/13
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    Desenterrou legal hein ....

    Ismah
    Veterano
    # ago/13
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    O Fernando de almeida me indicou em outro tópico, como a pergunta estava aberta, decidi respondê-la ;)

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