USB da Zoom G2.1u e relacionados

    Autor Mensagem
    Atomic
    Veterano
    # dez/07


    Provavelmente eh repetida a pergunta mas nao consegui achar na busca nem no site da zoom:

    o usb da g2.1u serve so pra gravar ou pode usar pra salvar presets no pc/programar o preset no pc e passar pra pedaleira?

    na v-amp 2 da pra salvar usando midi, certo? eu to mais pra comprar a g2 por causa do usb (nao tenho placa de som off-board). sera que compensa mais um v-amp 2 + cabo midi-usb?

    so pra gravacao (sem guitar rig nem nada) fica ruim ligando em linha a pedaleira na placa on-board?

    Bog
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    Atomic

    A USB das pedaleiras da Zoom só serve para gravações mesmo. Já MIDI da V-amp não serve para gravações, em hipótese alguma. Com o cabo MIDI-USB, vc só consegue mexer nos patches.

    A qualidade da gravação ligando em linha numa placa onboard é no geral pior do que se você usar a USB da G2.1u. Em especial, há perdas decorrentes de 2 conversões extras (1 digital-analógico na saída da pedaleira e outra analógico-digital na entrada da placa). Como os conversores dessas placas não são muito bons, você vai ter perdas sim, e um nível bem maior de ruído.

    Claro, de nada adianta uma gravação cristalina se você não gostar da qualidade do som original que vai ser gravado, então o melhor é você dar uma ouvida boa em sons gravados com a G2 ou G2.1u (é o mesmo som), testar bem a pedaleira e ver se é isso o que você está procurando mesmo.

    Atomic
    Veterano
    # dez/07 · Editado por: Atomic
    · votar


    Bog
    A USB das pedaleiras da Zoom só serve para gravações mesmo. Já MIDI da V-amp não serve para gravações, em hipótese alguma. Com o cabo MIDI-USB, vc só consegue mexer nos patches.

    A qualidade da gravação ligando em linha numa placa onboard é no geral pior do que se você usar a USB da G2.1u. Em especial, há perdas decorrentes de 2 conversões extras (1 digital-analógico na saída da pedaleira e outra analógico-digital na entrada da placa). Como os conversores dessas placas não são muito bons, você vai ter perdas sim, e um nível bem maior de ruído.

    Claro, de nada adianta uma gravação cristalina se você não gostar da qualidade do som original que vai ser gravado, então o melhor é você dar uma ouvida boa em sons gravados com a G2 ou G2.1u (é o mesmo som), testar bem a pedaleira e ver se é isso o que você está procurando mesmo.


    vlw cara, ja dei uma ouvida em gravacoes de ambas as pedaleiras (v-amp 2 e g2) e gostei de ambas, mas vou tirar um dia desses e ir nas lojas dar uma testada. o foda eh que la nao tem como eu saber como vai ficar aqui (tenho um meteoro nitrous ruinzinho que nao pretendo trocar tao cedo, mas tava pensando mais pra ligar no pc mesmo).

    outra coisa: a zoom nao tem como eu salvar os presets entao? se der algum pau ou acabar a pilha ja era?

    pensando agora, sera que nao seria uma alternativa boa comprar uma placa de som razoavel ao inves da pedaleira e usar guitar rig? pra mim seria mais pratico, mas sera que fica tao bom quanto o som dessas pedaleiras? (guitar rig na minha placa on-board nem da pra usar de tanto lag e ruido)

    qualquer sujestao que alguem tiver pro meu caso pode postar ai :)


    Edit:
    acrescentando que o intuito eh tocar em casa mesmo, desde rock classico a thrash metal

    GuitarRockMan
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    cara isso vai depender muito de qual placa vc vai pegar e tembem tem o fator mesa de som.... se vc for fazer a gravação usando a sua futura placa seria aconcelhavel uma mese de som serviundo de ponte entre a guitarra e o placa assim vc tem mair controle so som e se futuramente quizer gravar microfonando o amp euacho q vai ficar bem melhor q liga o mic em linha como se fosse mic de pc saca ????

    outra coisa ñ sde precupa com os present da zoom diferende do v amp q da pau a toda ora e apaga tudo a zoom é muuuuuuito dificil deisso acontecer sem falar q em todo caso vc ainda tem a boa e velha caneta e papel ao seu lado pra anotar o present q tu editou se derr pau (o q acho quase impossivel) vc reconfigura

    Bog
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    Atomic
    a zoom nao tem como eu salvar os presets entao? se der algum pau ou acabar a pilha ja era?

    É. Mas sinceramente, é tão simples anotar os presets num arquivo .txt no teu PC que acho uma preocupação bem dispensável.

    pensando agora, sera que nao seria uma alternativa boa comprar uma placa de som razoavel ao inves da pedaleira e usar guitar rig?

    Talvez. As simulações do Guitar Rig são no geral mais simples que as desse tipo de equipamento dedicado, mas não são ruins, e podem até soar melhores para algumas pessoas. Não é uma alternativa que eu partiularmente adotaria, mas cada um é cada um...

    desde rock classico a thrash metal

    Então se prepare para passar horas configurando e variando parâmetros. O pessoal em geral não consegue ficar feliz com as simulações high gain de cara, tem que fazer vários malabarismos até elas soarem a contento. Não digo no meu caso, já que eu nunca uso distorçãozona mesmo.

    Atomic
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    Bog

    É. Mas sinceramente, é tão simples anotar os presets num arquivo .txt no teu PC que acho uma preocupação bem dispensável.

    verdade, acho que isso seria mais problema pra uma pedaleira complicada.. pra g2 deve dar tranquilo


    Então se prepare para passar horas configurando e variando parâmetros. O pessoal em geral não consegue ficar feliz com as simulações high gain de cara, tem que fazer vários malabarismos até elas soarem a contento. Não digo no meu caso, já que eu nunca uso distorçãozona mesmo.

    faz parte ;) mas a vantagem de pedaleira eh que depois que eu configurar os presets nao vou precisar confiurar tudo na mao cada vez que for trocar


    ja descartei a v-amp 2 pela falta do usb, agora estou entre pegar a g2.1u ou uma placa de som razoavel.. vlw pela ajuda, qualquer coisa eu posto

    Ric Selva
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    É o seguinte: eu tenho uma pedaleira Zoom G2.1u. Pra que quer fazer gravações ela é muito boa, principalmente porque funciona como uma placa de som também e de excelente qualidade. Então eu não gravo só a guitarra com ela. Tudo o que eu gravo passa pela pedaleira.

    É só ligar a pedaleira ao computador utilizando a saída USB que ela tem. O Windows XP já reconhece ela. Aí é só gravar utilizando o seu programa preferido. Todo o som reproduzido que entra na pedaleira vai para o computador pela entrada USB, ou seja, qualidade digital, sem ruído nenhum, a não ser que o som já entre com ruído na pedaleira por má qualidade no cabo que liga a guitarra à pedaleira, etc.

    Eu posso gravar qualquer outro instrumento ou até mesmo voz. Pra isso eu já deixei um patche zerado, sem efeito nenhum.

    Eu tenho uma mesa Beringer, 8 canais, com efeito e com placa de som USB pra ligar ela no computador. Mas a placa de som da pedaleira Zoom G2.1u tem uma qualidade muito maior que a placa de som da mesa. Por isso eu ligo os instrumentos na mesa e depois a mesa na pedaleira e a pedaleira no computador utilizando a saída USB da pedaleira. Eu nem utilizo a saída USB da mesa.

    Quando estou gravando, a saída "output" da pedaleira vira um retorno pra ouvirmos tudo o que estamos gravando. Se estamos uilizando um programa que grave em vários canais, por exemplo, na saída "output" da pedaleira sai o som do instrumento que estou tocando mais o som que já está gravado no computador. Tudo em tempo real.

    Então eu ligo esse retorno (saída "output" da pedaleira) de volta na mesa e da mesa vai tudão (o que já está gravado e o que estou gravando) para o amplificador de potência e dele para as caixas.

    Mas se você não tiver mesa, nem aplificador de potência e caixas, é só ligar um fone de ouvido na saída "output" da pedaleira que funciona do mesmo jeito.

    A qualidade de gravação fica muito boa. Podemos dizer que grava em qualidade digital, porquê vai tudo para o computador pela entrada USB. Ou seja, o seu computador nem precisa ter placa de som. E mais uma coisa, tanto o "input" como o "output" da pedaleira funcionam stéreo também. Isso é um dado importante para que gosta de fazer gravações e utilizar efeitos estéreos.

    Se tiver mais alguma dúvida é só falar.

    Atomic
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    Ric Selva

    valeu mesmo!!!!!

    muito massa isso de usar a pedaleira pra ligar outras coisas, nao sabia dessa

    qual sua opiniao sobre os efeitos (principalmente as distorcoes) dela?
    ja comparou com os do guitar rig?

    voce sabe se ligando a pedaleira pelo usb e usando o guitar rig o som fica sem os chiados de placa on-board? (acredito que sim, pois os chiados devem ser da conversao ruim, mas nao tenho certeza..)

    pr0view
    Veterano
    # jan/08 · Editado por: pr0view
    · votar


    Atomic
    Gravação de um cara ai, Zoom G2.1u Direto na USB
    http://www.acidplanet.com/artist.asp?PID=1017664&t=959

    CaioPrimo
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    pr0view
    excelente timbre =) curti bastante

    pr0view
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    CaioPrimo
    não é meu não, eu achei esse som acho que no orkut

    Atomic
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    pr0view

    muito boa a gravacao! to cada vez mais pensando em pegar a zoom g2.1u mesmo

    foda que aqui em bh essas coisas sao bem mais caras (ta mais de 700 pratas) entao mesmo testando aqui acho que vou ter que arriscar um mercado livre :(

    pr0view
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    Atomic
    cara no mercado livre esta tranquilo para comprar uma g2, voce procura por g2 e vai aparecer umas 5 de lojas, com qualificações boas e títulos do mercado livre, quanto a isso esta beleza.

    CaioPrimo
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    Atomic
    nao tem erro vai nas lojas de qualificaçoes boas, =) foge da V-amp amigo

    Ric Selva
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    Atomic

    A qualidade dos efeitos e as distorções da G2.1u são muito boas, é só vc saber regular ela.

    Quando vc liga ela no PC, vc habilita uma nova placa de som que fica como "USB ÁUDIO CODEC" , e desabilita a sua placa on-board, por isso vai ficar sem os chiados dela.

    stenyosullivan
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    ha, eu tenho uma duvida, uma vez eu gravei com a g2.1u uma base, depois eu criei uma nova trilha e fui fazer uns improvisos, mas so que o improviso ficou tudo fora do tempo, eu acho que ta dando uma latency, so nao sei se é o pc ou a pedaleira, o problema ta em ql das 2?

    Atomic
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    pr0view
    CaioPrimo

    acabei de procurar la a g2.1u e nao achei nenhuma.. so tem a g2 comum (pra mim nao serve, ja que o ponto principal eh o usb)

    AnDerSon_BoLLo
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    Atomic

    naum procurou direito... ehehe

    http://lista.mercadolivre.com.br/_CategID_3009

    procure pela marca ao inves do modelo, fica mais facil...

    Atomic
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    AnDerSon_BoLLo

    opa valeu, eu tinhaso digitado o nome la na busca :/
    da proxima vez que for buscar la vo lembrar de olhar por marca


    galera, to com mais uma duvida sobre o usb:
    usando ele pra gravar "monopoliza" o audio do pc igual o guitar rig usando asio (nao da pra por exemplo usar guitar rig + guitar pro..) ou vai aparecer uma opcao sem ser asio la no guitar rig que nao monopoliza?

    valeu pela ajuda galera!

    Ric Selva
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    É o seguinte meu caro stenyosullivan, a placa apresentou uma certa taxa de latência no seu computador, mas acho que isso foi no computador e não na placa, até porque a placa de som da Zoom G2.1u tem uma taxa de tranferência Analógica/Digital de 24 Bit. Maior que até a placa de som da minha mesa Behringer que é de 16 bit.

    Experimente gravar com a sua placa on-board, acho que com certeza vai apresentar uma taxa de latência. Então acho que é na configuração do seu computador. Procure diminur o buffer, aí talvez não apresente latência ou ela seja imperceptível.

    O link abaixo é do site oficial da Zoom com as características da G2.1u, pode ver que lá fala as especificações técnicas dela e compare com outras placas de som.

    http://www.zoom.co.jp/english/products/g21u/index.php

    Ultra.Fuzz
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    stenyosullivan
    Provavelmente o problema seja o driver (tem que configurar como vai ficar a latência).

    Tem que monitorar pela saída da G2.1u também, se não vai dar latência de um jeito ou outro.

    Ric Selva
    A G2.1u grava a 16 bits com sampling rate variável (vai de 41 - ? - até 48 se bem lembro)

    Atomic
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    Atomic
    galera, to com mais uma duvida sobre o usb:
    usando ele pra gravar "monopoliza" o audio do pc igual o guitar rig usando asio (nao da pra por exemplo usar guitar rig + guitar pro..) ou vai aparecer uma opcao sem ser asio la no guitar rig que nao monopoliza?


    ninguem sabe?

    AnDerSon_BoLLo
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    Galera queria uma informação... o cabo usb da zoom g2.1u eh esse aki eh???

    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-67063074-cabo-usb-a-x-b-20-impr essoras-e-perifericos-5-metros-1linh-_JM

    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-67420328-cabo-usb-axb-5mts-pret oimpressoras-scaners--_JM


    *Agora uma coisa... serah que ele pode ter 5 metros mesmo??? porque 5m perde velocidade e tal em alguns equipos... qual serah o minimo indicado??? tem de 3m e 1.80m...

    *e essa onda de plug macho/ femea eh tudo o msm cabo neh?? hehe

    *quem jah viu um desses em lojas quanto custa???

    valeu ai... fikem na paz

    Ultra.Fuzz
    Veterano
    # jan/08 · Editado por: Ultra.Fuzz
    · votar


    AnDerSon_BoLLo
    O cabo pra G2.1u é o mesmo que se usa normalmente em impressoras. No FAQ da Zoom falam em tipo A/B.

    Uma ponta - que conecta na entrada do computador - é chata/retangular e a outra - que conecta na saída da G2.1u - é "quadrada" (ou melhor dizendo, quase, já que tem seis lados).

    O cabo ser maior ou menor vai influenciar sim é em poder ou não usar a USB como fonte (cita isto no manual/FAQ).

    [É este mesmo dos anúncios.]

    Atomic
    Até o tanto que sei: sim.

    AnDerSon_BoLLo
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    Ultra.Fuzz

    valeu a resposta cara...
    mas serah que dar pra usar 3m ou tem q ser 1.80m???
    pra usar como fonte tambem e tal...

    AnDerSon_BoLLo
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    up

    renanozzy
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    Eu to interessado nessa G2.1u, ouvi falar que ela fica como placa de som do pc qdo ligada na usb... mas minha dúvida eh a seguinte: o resto dos sons do windows tb serão processados por ela?? A placa onboard vai deixar de funcionar, entao eu ligo minha caixa de som na saída da zoom que todo o áudio do pc vai passar por ela junto da guitarra???

    holla
    Veterano
    # out/11
    · votar


    Ric Selva

    Eu comprei uma pedaleira g2nu e eu não consigo gravar o som da minha guitarra. Eu conectei a USB no pc e a guitarra na pedaleira e o som fica sem som. Tem de fazer mais alguma configuração na pedaleira pra poder gravar? Ela não grava nada =/

    Bog
    Veterano
    # out/11
    · votar


    holla
    o som fica sem som

    Hahah...

    Lembre-se: se você fez tudo certo, a pedaleira "toma o lugar" da tua placa de som. Isso quer dizer que, com todas as configurações padrão, o som sai pelo output da pedaleira. As tuas caixinhas de som estavam ligadas na placa de som do computador? Você tentou ouvir o que estava saindo pelo output da pedaleira?

    Além disso, a pedaleira não grava nada. Quem grava é o computador. A pedaleira fica ali apenas disponível como um dispositivo de áudio. Você pode conferir qual dispositivo de áudio está sendo usado nas configurações do programa que estiver sendo usado para gravar.

    MauricioBahia
    Moderador
    # out/11 · Editado por: MauricioBahia
    · votar


    Bog: Você tentou ouvir o que estava saindo pelo output da pedaleira?

    Chuto que em 90% dos casos seja esse o problema.

    Abs

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a USB da Zoom G2.1u e relacionados