Tô querendo montar uns pedais em casa, mas

Autor Mensagem
diego gr
Veterano
# dez/07
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Eu vou montar o seu Mini Fuzz, mas quais as melhores marcas de resistores, diodos, capacitores, ferro de solda, etc?
Resistores eu posso comprar do mais barato?

Tiruk
Veterano
# dez/07
· votar


diego gr
no brasil não existe "marcas" de resistores, capacitores ou diodos.
você compra o que eles possuem na loja, e ponto.

Mas se for pra recomendaar (se vc for importar ou algo assim)

Capacitores : Importantes até certo ponto. JJ, Xicon.
Resistores: Sem importância, prefira metal-film se o dinheiro permitir (tipo)
Diodos: Sem importância.
Jacks: Aqui no Brasil só tem vagabundos, ou com muita sorte, algum menos ruimzinho. Jacks bons mesmo são da Cliff ou Amphenol.
Potenciometros: Alpha é o mínimo se vc quer algo de qualidade. Nego fala que montar pedal é barato, mas usa componentes sem marca (totalmente vagabundos). Recomendo: CTS com haste de nylon. Só importando, claro.
Dpdts, 3pdts: Claro, se vc for fazer um pedal com o mini-fuzz, não vai tá nem aí pros componentes que vai usar. Vai ser os do kit de 15 reais e tá ótimo. Mas pra algo mais trabalhado, procure pelas marcas Carling (excelente), fulltone (3pdt) e garrett audio (laranjinhas, 3pdts e dpdts) sem dúvidas nenhuma, só importando.

Média de preços:
Pot CTS: 8 dolares
3pdt fulltone, garrett audio - 15 dolares
jack: cliff, amphenol - 4 dolares
dpdt carling : 12-15 dolares.


aí vc decide
o mais barato (o que vai deixar seu pedal com custo final de 40 reais) ou do melhor (que vai deixar seu pedal custando no mínimo 150)

de custo, claro

diego gr
Veterano
# dez/07
· votar


Tiruk
putaquepariu, brigadão velho! tu é o cara!

esse minifuzz eu vou montar com os componentes mais vagabundos possível :p

Tiruk
Veterano
# dez/07
· votar


diego gr
parabens por entrar nesse ramo, mas vou te dizer:

dá muitas alegrias, assim como muitas tristezas.
um mini fuzz tem 3 ou 4 componentes, dificilmente não funciona de primeira (não tem como errar, é praticamente receita de bolo), mas quanto maior o circuito, maior a chance de fuder tudo por causa de 1 solda fria, 1 componente errado ou algo assim

se perder grana com isso, não desista, continue
se ganhar, não digo nada hehe
se quer ganhar experiencia, procure fazer para seus amigos por preço de custo.
eu fazia, parei por um tempo e agora to voltando, e to fazendo justamente isso pra pegar prática, pra depois quando eu usar tudo top (um lance meu que vai rolar aí) não perder nada por estar enferrujado com soldas e etc.
Se vc gosta de eletrônica, é um prato cheio.
Vc não sabe a alegria que eu fiquei quando chegaram uns ci's de chorus/flanger (os chamados bbds, raros atualmente) do japão. Vc fica feliz por coisa boba! hahaha

diego gr
Veterano
# dez/07
· votar


e me diz uma coisa: eu estou desempregado agora, mas em pouco tempo vou estar tranalhando o dia inteiro e fazendo facul 3 dias por semana
Nesse meu poko tempo livre dá pra fazer um pedal de complexidade média em quanto tempo?

Tiruk
Veterano
# dez/07
· votar


diego gr
a placa vc faz em 1 dia, deixa ela pronta (soldada) em 1 ou 2 e termina de montar na caixa em mais 1, isso se funcionar de primeira.
considerando 1-2 h por dia

diego gr
Veterano
# dez/07
· votar


é mais rápido do que pensei

diego gr
Veterano
# dez/07 · Editado por: diego gr
· votar


um poko de off: falando em emprego e tal, putz cara, fiz cagada...eu tava estagiando numa empresa grande e tal, daí fui estagiar numa empresa tri pequena mas só por causa que eu preciso pegar o meu diploma de eletrotécnico, daí depois de um mês da troca de emprego eu vi que tinha feito merda e pedi pra sair, pra tirar "umas férias", agora tô em busca de outro, cagadas da vida....mas nessa época enche de vaga de estágio nas empresas

Smithóvski
Veterano
# dez/07
· votar


E um AB/BOX? É complicado montar?

Smithóvski
Veterano
# dez/07
· votar


E um AB/BOX? É complicado montar?

diego gr
Veterano
# dez/07
· votar


Smithóvski
não entendi porra nenhuma XD
AB o que??

Tetanossauro Rex
Veterano
# dez/07
· votar


Smithóvski
Não monto pedais,tenho acompanhado o tópico pois tenho vontade,mas creio que um AB box seja fácil,pois acredito que a maior parte é mecânica apenas,se fosse um ABY aí muda.Abraços.

diego gr
Veterano
# dez/07
· votar


que diabos é abbox?

Tiruk
Veterano
# dez/07
· votar


ab/box é só ligações de fios e jacks.

Tetanossauro Rex
Veterano
# dez/07
· votar


diego gr
É um pedal em que entram 2 cabos,daí cada vez que você liga você escolhe qual cabo funcionará,A,ou B.

Já se for um ABY box,você pode escolher entre A,B ou Y,que são os dois juntos.Abraços.

kiki
Moderador
# dez/07
· votar


Tiruk
cara, to lendo suas dicas aqui, muito legal! valeu mesmo!

diego gr
eu to iniciando nesse mundo tambem...

o meu mini fuzz funciona bem, só não funciona a bateria de 9v...

os meus outros projetos tão chiando ou não funcionam, e não tive tempo de rever... mas espero retoma-los, e seu topico esta me reanimando pra isso!

confeccionar é rapido sim, ainda mais se pegar a pratica. o dificil é preparar tudo, e executar bem, pra garantir que vai funcionar.

Diino
Veterano
# dez/07
· votar


Alguem manja a formula de filtros ativos?

diego gr
Veterano
# dez/07
· votar


Tetanossauro Rex
acho que entendi agora huahuahahuaew

kiki
eu não sabia que essa parada de fazer pedais em casa era tão fácil, descobri sem querer na busca e até agora estou de queixo caído com a diferença de um MXR Dist+ na loja e feito em casa...

meu deus, eu não tinha percebido isso antes, mas com o curso de eletrotécnica, mecânica e engenharia elétrica que tô fazendo, no futuro vou poder fazer muuuuita coisa em casa, talvez até um soldano, só agora caiu a ficha

kiki
Moderador
# dez/07
· votar


diego gr
pois é, eu tambem fiquei assim quando descobri.

eu andei pensando nisso do custo. tem as questões de componentes que o tiruk falou.
e tem o acabamento, quetem uma parte só estética, que é dispensável, e tem uma parte da resistencia e funcionalidade, que é importante.
meu minifuzz ta numa caixa de plastico, não deve aguentar muitas pisadas.
http://www.kiyoto.xpg.com.br/minifuzz1.JPG
http://www.kiyoto.xpg.com.br/minifuzz2.JPG
além do custo dos materias, tem a qualidade da execução, que pode ser boa se voce for cuidadoso.

mas acho que o principal é a propriedade intelectual. cada circuito inventado resultou numa sonoridade diferente, e isso é a marca do efeito. o que a gente faz é utilizar a ideia concebida por alguem.

por isso eu acho que o minifuzz tem que ser porta de entrada pros handmades eletronicos. por que o bertola desenvolveu um projeto para distribuir livremente. ele pesquisou e desenvolveu para pessoas comuns como nós aprender, e não para criar um produto e vender.

Tetanossauro Rex
Veterano
# dez/07
· votar


diego gr
Só num vai se meter à besta de montar um rectifier hein?

kiki
Achei interessante a idéia de fazer um pedal numa capa de fita vhs,pelo menos se der problema você abre facilmente conserta,o único problema realmente é a resistência.Abraços.

kiki
Moderador
# dez/07
· votar


Tetanossauro Rex
não é de vhs, é de nintendo japones!
mas é pratico sim. só não está aterrada, preciso melhorar ainda...

diego gr
Veterano
# dez/07
· votar


o minifuzz precisa de bateria 9v?
essa bateria dura quanto tempo em média tocando 1 hora por dia?

diego gr
Veterano
# dez/07
· votar


que tipo de solda eu devo usar? 40w? de ponta tipo lápis? qual marca?

Simonetti
Veterano
# dez/07
· votar


diego gr

30W é suficiente. Uma marca boa e barata é a Hikari, ponta fina.

Tem algumas muito baratas que são porcarias.

Tem que ter um cuidado especial com a ponta do seu ferro de solda. Ela é a parte mais importante. Faça assim:

Toda vez que o ferro estiver aquecendo, derreta solda sobre toda a parte cônica da ponta. Ela vai ficar brilhante. Isto é bom! Limpe uma vez na esponja própria, umidificada e passe de novo.

Durante a soldagem, limpre sempre a ponta do ferro. Se ela começar a ficar escura, limpe bem e repita o procedimento anterior, retirando o excesso de solda na esponja.

Ao desligar o ferro, limpe-o bem. Quando ele estiver quase frio, mas ainda capaz de derreter a solda, passe solda em todo o cone da ponta e deixe esfriar assim. O ferro de solda deve ser sempre guardado com a ponta estanhada. Isto aumenta a vida útil da ponta e evita oxidação da mesma.

Lmbre-se que um ferro novo tem que ser preparado. Não se pode ligá-loe ir usando. Tem-se que "estanhá-lo" algumas vezes antes de começar a soldar.

Algumas dicas:

http://www.kpsec.freeuk.com/solder.htm

http://www.bscra.fsnet.co.uk/Soldering.html

http://br.geocities.com/teixeiramg/artigos.html

diego gr
Veterano
# dez/07
· votar


muito obrigado cara!

gucrispim
Veterano
# dez/07
· votar


Simonetti
isso explica muita coisa!!! O_o
eh verdade, pode causar muitos problemas se nao fizer isso **experiencia propria**

diego gr
Veterano
# dez/07
· votar


se não fosse esse fórum eu com certeza teria comprado uma ibanez GRGLixo e ainda por cima pagando uma nota preta em pedais
Muito obrigado a todos vocês!

gucrispim
Veterano
# dez/07
· votar


diego gr
é o mundo wiki né amigo

diego gr
Veterano
# dez/07
· votar


gucrispim
huahuahauhauhauhauhaa
Se não fosse a wikipedia tava ferrado na facul cara

Tregan65
Membro Novato
# fev/18
· votar


pros 2
nullEu não penso assim)

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Tô querendo montar uns pedais em casa, mas