Pedal de afinação (tuner ou qualquer coisa assim)

    Autor Mensagem
    erico.ascencao
    Veterano
    # set/07


    Pessoal, existem algum pedal que simule outras afinações além da standard, evitando que você precise desafinar a sua guitarra pra tocar músicas com afinação diferente?

    Lak Lak
    Veterano
    # set/07
    · votar


    simular afinação?? nunca vi um pedal desse cara, até onde eu sei, os pedais de afinação só verificam as notas da tua guitarra e te mostram quantos tons distantes da nota desejada vc esta [se estiver desafinado...]

    mas eu entendi o que vc keria, um pedal q ao pisar mudasse a afinação da sua guitarra... ou simulasse isso... mas tenho quase certeza que nao existe nao...

    o que eh comum eh usar o afinador pra trocar a afinação da guitarra com precisão e agilidade, ou até se deixa uma guitarra com a afinação diferente pra tal ou tais músicas de lado, e na hora de tocar tal música se usa a outra guitarra...

    HYBRID PRS
    Veterano
    # set/07
    · votar


    eu acho que o pitch shifter faz isso, mudando o tom... não confirmo isso... espera alguem que sabe mesmo!!!

    Lak Lak
    Veterano
    # set/07
    · votar


    wow num sabia q tinha!! vo dar uma pesquizada no pitch shifter entao e volto a postar aki!!

    emaniox
    Veterano
    # set/07
    · votar


    mas o pitch shifter vai mudar a afinação de TODAS as cordas. Se vc quiser usar uma afinação onde só algumas cordas são alteradas, nao vai funcionar.

    BaNdAiD
    Veterano
    # set/07
    · votar


    erico.ascencao

    Acho q o melhor pra isso são guitarras tipo variax...mas não sei se funcionaria ao vivo!!!

    Tem tb um sistema de afinação automatico, com tarrachas automaticas, onde vc seleciona a afinação em um pot e ela afina sozinha....

    mas assim...isso tudo eh preguissa de afinar a guitarra?? hueheuheuhe

    Ornitorrinco
    Veterano
    # out/07
    · votar


    erico.ascencao

    Vamos supor que vc toque com afinação E padrão e deseje tocar um tom inteiro abaixo (ou seja, D) o que é muito comum. Pelo que eu entendi, vc quer mudar a afinação da guitarra APENAS pisando em um pedal... Muito interessante! Para fazer isso que vc quer, só existe uma maneira: vc vai ter que pegar um Pitch Shifter e ajustá-lo para 1 tom abaixo (recurso que não é muito comum de se encontrar num Pitch Shifter); além disso, vc deverá ajustar o botão MIX (ou "balance", ou qq outro nome equivalente) todo no "máximo", que é o mesmo que "wet". Ou seja, o som do efeito estará no máximo e o som direto da guitarra não passará para a caixa de som, soando somente o som "processado" que vc ajustou um tom abaixo (D). É possível... só não tem como soar bem! O som do Pitch Shifter para acordes, e principalmente "power chords" fica uma MERDA! O Pitch Shifter só é usado para dobrar o som de notas soltas, podendo inclusive ajustar um determinado tom acima e outro abaixo. Eu mesmo toco em D, afino todas as cordas um tom abaixo do padrão, e seria uma maravilha se houvesse um pedal que subisse o tom da minha guitarra para E padrão de vez em quando... existe o Pitch Shifter... mas, na prática, a coisa não funciona dessa forma.

    Soulface
    Veterano
    # out/07
    · votar


    Pitch Shifter, Whammy, mesa digital...
    Opções existem. O problema é q custam caro.

    El Mariachi
    Veterano
    # out/07
    · votar


    Galera... a Fender lançou a VG Stratocaster, que faz tudo isso que o nosso colega erico.ascencao precisa. Dá uma fuçada no site da Fender, amigão!

    Abraço!

    Simonetti
    Veterano
    # out/07
    · votar


    El Mariachi
    Galera... a Fender lançou a VG Stratocaster

    Eu pensei exatamente nela quando li o post original!!!

    Agora a Gibson tem algo parecido, na verdade 2 guitarras que seguem a linha: 1 com efeitos, estilo Variax ou VG e uma em que tem um botão de afinação: tem atuadores elétricos nas tarrachas que mudam a afinação com um clique e uma dedilhada.

    BaNdAiD
    Veterano
    # out/07
    · votar


    Agora a Gibson tem algo parecidoem atuadores elétricos nas tarrachas que mudam a afinação com um clique e uma dedilhada.

    Acho q isso é uma empresa que faz as tarrachas, não é especifico das gibson...mas naum tenho certeza

    erico.ascencao
    Veterano
    # out/07
    · votar


    A idéia é para transpor músicas para afinações mais altas ou mais baixas, só isso. O problema é ficar afinando e desafinando guitaras com floyd...

    Fernando de almeida
    Veterano
    # out/07
    · votar


    erico.ascencao
    Pessoal, existem algum pedal que simule outras afinações além da standard, evitando que você precise desafinar a sua guitarra pra tocar músicas com afinação diferente?

    Vc está querendo dizer um afinador que vc muda algum parâmetro nele para afinar desde o padrão (e B G D A E) passando por várias outras afinações (d A F C G D / c G Eb Bb A C/ etc) .... Ou vc quer um picht shifter que altera o som da guitarra em diferentes afinações?????

    Se for o esquema do pedal, sua guitarra ficaria afinada fixa na afinação escolhida .... (existe afinadores onde alterando um parâmetro, vc afine sua guitar em afinação diferente)
    Se for o esquema do pitch shifter, independente da afinação da guitarra, vc pode alterá-la no pedal ... ( nesse caso vc tem o Wavebox Proteus, Boss Ps3 e ps5, Digitech Whammy, etc)

    Fernando de almeida
    Veterano
    # out/07 · Editado por: Fernando de almeida
    · votar


    erico.ascencao
    A idéia é para transpor músicas para afinações mais altas ou mais baixas, só isso. O problema é ficar afinando e desafinando guitaras com floyd...
    Desafinar a guitarra com floyd????? Não faça isso ...... Compre um pedal picht shifter ....

    Simonetti
    Veterano
    # out/07
    · votar


    BaNdAiD
    Acho q isso é uma empresa que faz as tarrachas, não é especifico das gibson...mas naum tenho certeza

    A tecnologia é de terceiros sim. O que eu quiz dizer é que a Gibson já está fazendo guitarras com esta tecnologia de fábrica. Já vem tudo certinho, instalado.

    hellride96
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    esses dias eu vi um pedal bem interessante, que abaixa a afinação de semi em semi tom, estou atras de um desses kkkkkk, deem uma olhada ae, é um workshop do edu ardanuy, mostrando o pedal, o foda é que custa ums 800 aqui no brasil, vejam ae

    http://www.youtube.com/watch?v=pm3ucll81CQ

    erico.ascencao
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    Que vergonha dos tempos de novato...

    Del-Rei
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    erico.ascencao
    Que vergonha dos tempos de novato...

    Cara, juro que estranhei quando li sua dúvida... Depois que vi a data, entendi... hehe.

    Mas então, achou o pedal...?

    Um aceno de longe!!!

    renatocaster
    Moderador
    # jun/11
    · votar


    erico.ascencao

    Que vergonha dos tempos de novato...

    Hehehe, e vc mesmo teve a coragem de reviver esse tópico?

    Eu tenho tanta vergonha dos meus posts do tempo de novato que a minha vontade era deletá-los, hehehe

    Abraço

    erico.ascencao
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    Del-Rei
    Putz, isto era uma dúvida de begginer, nem lembro se efetivamente era uma GAS. Ao longo destes 4 anos eu já li algumas coisas a respeito do que eu procurava. Inclusive lembro de ter lido sobre o pedal que o hellride96 mencionou, que aliás é a melhor solução para esta aplicação.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Pedal de afinação (tuner ou qualquer coisa assim)