digital e analógico: tenha os 2!

    Autor Mensagem
    superdrive
    Veterano
    # jul/07


    Estou cansado de ver comparações entre digitais e analógicos..... já encheu o saco.

    Os caras só sabem discutir isso..... e mesmo que não entendam merda nenhuma saem "proclamando como verdade absoluta que analógico é melhor!!!!"

    O tópico não é para discutirmos o que é melhor.

    Mas sim, para ver se chegamos em um consenso que o ideal é termos 2 sets um analógico e outro digital, e sabermos quando e onde cada um fica melhor.

    Eu tenho alguns pedais e uma pedaleira zoom g2.1u

    Vamos lá. A maioria, como eu, não é profissional, então, nas poucas vezes que sobe no palco, não encontra o seu amp valvulado lá o esperando.

    Vcs sabem aqueles "festivais" de bandas amadoras, que rolam em cidades pequenas, e o amp disponível, quando muito é um meteoro de 100 w, e a regulagem é feita pela equipe de som e a mesma para todos que forem tocar.

    Nessas circunstâncias, acho q o meu timbre fica muito melhor com pedaleira do que com pedais.

    Aí sobe o cara com o seu drive/distortion e um chorus, e liga num amp q muitas vezes nem reverb tem... o som fica uma "beleza"......

    Além de ser muito mais prático. É só levar meu pequeno case com a zoom e o cry baby e pronto!!!!!

    Mas nem por isso vou deixar de querer ter os meus pedais, pois quando ensaio com banda, e com o meu amp e minha regulagem, ficar melhor que pedaleiras. O mesmo acontece em shows quando o amp disponível é muito bom.

    Então para que ficar discutindo qual set é melhor. O ideal é ter pelo menos 2 e saber quando é melhor utilizar cada um deles.

    As 2 situações acim são apenas exemplos, pois há ínumeras outras em que, dependendo das circusntâncias, ora um ora outro set se apresentam melhor.

    Aí alguns vão dizer que é difícil $$$$ para um set, quanto mais dois..... por isso escolhi uma pedaleira barata......... e convenhamos, um timbre legal não costuma custar barato.

    Valeu!!!

    OBS: NÃO É UM TÓPICO COMPARATIVO ENTRE DIGITAIS E ANALÓGICOS, MAS SIM "CONCILIATÓRIO"!!!!

    kaus
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    superdrive

    isso vai da cada um eu vivo os 2 mundos gigital e analógico

    na real o pedal mais importante pra levar pra show é o equalizer os técnicos de som na maioria fodem com o timbre do cara o eq pelo menos vai te dar alguma opção de mudar algo no palco cortando ou aumentando frequências

    e uma coisa eu aprendi pra show eu levo meu amp mesmo é garantia de timbre bom e evito de usar pedaleira na maioria das vezes

    Valmick
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    Ah, velho... eu já tive que me virar com o amp do palco no local.... nesse caso eu pego o meu GDi no clean e o uso como preamp do amp local (geralmente staner)....
    Aí quem vai processar meu som (incluindo distorção) nesse caso é minha pedaleira zoom 3030... Sabe, fica decente pq o GDi fica simulando clean de Mesa Boogie.....
    Agora regra gera, quando levo o meu amp pro local, aí eu uso a distorção do GDi e o clean do meu amp mesmo... é meteoro, eucurto... na boa..
    resumindo, meu setup tem os dois..... Quando toco com meu equipamento próprio, utilizo efeito digitais e distorções analógicas...

    Bog
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    superdrive

    Hahhaah, conciliatório coisa nenhuma. O teu tópico VAI descambar para a comparação - e isso se não trancarem ele.

    O que realmente me incomoda quando o assunto é colocado aqui é que muita gente só sabe mesmo papagaiar opiniões. Ou então usa o poder da ultra-generalização: o cara tem uma Zoom 505 (que mal sabe configurar, às vezes), pega uma distorção analógica qualquer, e dá o veredicto: "TODO pedal analógico é MUITO MELHOR que TODO efeito digital".

    Alguns também não conseguem enxergar as vantagens e desvantagens de cada coisa. A discussão quase sempre acaba seguindo o padrão:

    A. Analógico é bem melhor.
    B. Mas com digital você pode ter muito mais variedade por bem menos $.
    A. Vale muito mais a pena ter um timbre bom do que 1000 timbres horríveis.
    B. Mas os timbres de pedaleiras digitais não são todos "horríveis".
    A. São sim, uma porcaria, eu tinha uma Zoom 505...
    B. Calma lá, existe muito mais coisa além da 505, que por sinal é um troço com tecnologia de 10 anos atrás.
    A. Mas ainda assim, um JCM 800 é bem melhor que um Pod XTL.
    B. Mas um Pod XTL custa uma fração do preço de um JCM 800, e faz pelo menos 1500 outras coisas além de simular JCM 800.
    A. Mas mais vale um timbre fodão que 1500 timbres horríveis.
    B. Mas e quem disse que timbre de digital é horrível?
    A. Fulano de tal, guitarrista fodão só usa efeitos analógicos...

    E por aí vai. Existe também a variante da praticidade:

    A. Analógico é muito melhor.
    B. Mas digital é bem mais prático, você tem menos ruído, menos cabos para ligar, pode mudar de efeitos sem sapatear...
    A. É só ter poucos efeitos.
    B. Mas e se eu tocar coisas com vários efeitos?
    A. EU não preciso de tantos efeitos.
    B. Mas EU quero. E também é bem mais prático para gravar...
    A. Nada se compara a um valvulado microfonado.
    B. Mas uma pedaleira custa uma fração de um valvulado, e faz 1500 outras coisas...
    A. Mais vale um timbre fodão que 1500 timbres horríveis.
    (e aqui a conversa fica igual à anterior)

    Hahahha, o pior é que muitas vezes os defensores do analógico nem sabem direito o que estão defendendo. Olham um pedal digital da Boss disfarçado de analógico (OD-20, aqueles simuladores de Fender Deluxe e Bassman, qualquer delay, até mesmo afinadores com ponteiro) e acham ótimo. Aí quando alguém fala que é digital, o som misteriosamente fica ruim no mesmo instante. :)

    Bog
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    Ah claro, e aparentemente muita gente deixa passar a coisa mais óbvia do universo: as pessoas têm gostos, preferências e necessidades distintas. Mas ainda acho que tem MUITA piazada que nem sabe a diferença entre um amp valvulado grandão e um amp digital (ex: os Valvetronix da Vox) e já sai por aí papagaiando que valvulado é "beeem melhor". Ok, se você conseguir pagar, carregar, manter e tocar em alto volume, a dinâmica realmente é bem melhor. Mas aí os caras chegam a conclusões estranhas, como pensar que aquele valvuladinho vagabundo de 10w da Epiphone é melhor que QUALQUER amp digital, ou que aquele setzinho mixuruca com 2 pedais da Behringer e 1 Danelectro dá um pau em qualquer GT-8 ou Pod XTL, em toda e qualqeur situação.

    Bog
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    Heheh, vou dar como exemplo de discussão sem pé nem cabeça esse tópico aqui:

    http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/62757/

    Um cara vem, diz que afinador analógico é MUUUUUUUITO melhor que afinadores digitais. Aï ele cita como exemplo de afinador analógico... um afinador digital!!! Hhehehe, ou seja, se é tão melhor, como ele não conseguiu perceber a diferença?! O cara sumiu do fórum depois disso, mas tenho para mim que ele até hoje sai por aí dizendo que "analógico é muito melhor" - nem que o "analógico" dele seja um trocinho digital com aparência de analógico.

    Casper
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    Caro Bog:

    Adorei sua resposta!
    Se uma pessoa, entrasse em um forum uma vez
    na vida, e só fosse permitido ler uma resposta,
    seria a sua. Vc condensa 823 posts em 30 linhas,
    adorei.

    Parabéns.

    Igor Fediczko
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    o analógico é melhor

    mazellan
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    Igor Fediczko
    mas...com o digital eu tenho mais praticidade e mais efeitos

    hauahuahuhauhua

    kaus
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    se tratando de modulação eu prefiro efeitos digitais mesmo

    agora drive tem que vir do amp ou pedal analógico não tem jeito

    * experiência própria

    Sgt_Peppers2
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    superdrive

    Concordo com vc...

    Tb acho q pra nós, meros "mortais" em muitas situações é mais conveniente usar digital.

    BaNdAiD
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    Bog

    Falou tudo!!
    Eu tenho pedais analógicos e (!) distorções digitais(OD-20) e to muuuito feliz!!
    Ruido zero!!

    Casper
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    Olha, vou dizer uma coisa.

    Eu sou meio draconiano quanto a isso e
    tenho somente pedais analógicos, mas
    não dá para dizer que uma, digamos, Boss GT-8
    é uma bosta.

    Eu eu já cheguei em uma idade que não tenho
    mais vontade de discutir se Linux é melhor que Windows,
    analógico é melhor que digital, merda de cavalo é melhor
    que merda de vaca para plantar Violetas, etc...

    CaioPrimo
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    superdrive
    excelente colocação, aehaehaeh, digital se adapta mais facilmente a qualker amp, passo por isso tbm, uso pedais temcasas ke tem amps ruins bixados, e meu som saipessimo compedais =x, jah do outro guita ke usa pedaleira o som sai legal em todos lugares, mais pra ensaios em amps foodas, o pedalvalemais,eehe

    superdrive
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    É como eu digo, na dúvida, tente montar 2 sets, 1 digital e outro analógico, e saiba quando usar cada um deles diante das variadas situações, ou até mesmo combiná-los.

    DotCom
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    Se o cara tem dinheiro pra gastar, monta um set fodão e leva ele pra todo canto (inclusive aquele valvuladão massa, que vc pagou uns 4 mil reais, e pesa uns 50 kg... ah, carregue sozinho, pois seus amigos nessas horas desaparecem misteriosamente), e seu som vai ser muito foda.

    Caso a grana não seja tãaaaaaaaaao abundante assim, uma pedaleira pode suprir muito bem sua necessidade (principalmente quando te dão um Staner como amplificador), mesmo que se complemente a pedaleira com as "latinhas". Tenho amigos que timbram o show todo em fones de ouvido, e quando vão tocar, tem sempre o som desejado, ao passo que vejo outras pessoas se batendo pra regular o equipamento toda vez que pegam um ampli diferente. Então, não vejo porque crucificar as pedaleiras...

    Bog, seus posts sintetizaram tudo. A discussão não acaba nunca, e normalmente, lá no fundo, o que se quer dizer é "o meu é melhor e ponto". (Alguém já ouviu a frase "po, comprei baratinha, mas dá pau em muita guitarra mais cara..."?)

    JoeCruzGuitar
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    Não tenho preconceito algum em relacao ao mundo digital.

    Aliás, acho o maior barato. É impressionante ver como as coisas evoluem de ano em ano.

    Tenho no meu set os dois tipos de equipamentos.

    Prefiro o digital pra gravar em casa.

    Prefiro o analogico pra tocar ao vivo.

    Fernando de almeida
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    digital e analógico: tenha os 2!
    Opa ... Sou totalmente a favor ... Mas tenha o melhor (isso não quer dizer o mais caro), seja de um ou de outro ... Ou melhor ainda, tenha o melhor dos dois mundos ...

    Shakal
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    Analógico é analógico. Digital é digital.

    E vice-versa.

    Ficar comparando não tem sentido. O analógico tem um timbre e o digital tem outro. Uns dizem que o som do analógico é de melhor qualidade, outros dizem que podem atingir essa qualidade com um digital. Mas nada a ver...

    Os cara acham que é igual comparar Fusca com Porsche... Eu acho que é mais Avião com Helicóptero... :P

    kaus
    Veterano
    # jul/07 · Editado por: kaus
    · votar


    DotCom

    Se o cara tem dinheiro pra gastar, monta um set fodão e leva ele pra todo canto (inclusive aquele valvuladão massa, que vc pagou uns 4 mil reais, e pesa uns 50 kg... ah, carregue sozinho, pois seus amigos nessas horas desaparecem misteriosamente), e seu som vai ser muito foda.

    e complementando se o cara realmente tem grana ele certamente não anda de pé, depois do show ele taca o amp no case e bota ele no porta malas do seu carango e vai embora

    a única ajuda que vai precisar é no caso se o cara tiver um 4x12, e se for 2x12 dá de fazer tudo isso sozinho "eu mesmo já fiz tem que ser muito viado pra não aguentar um head"

    rafaelbretas
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    Fora das discussões de preço e praticidade e etc....

    ...acho que ultimamente já tá entrando a discussão sobre digital ser MELHOR. Principalmente com o advento de novas configurações que não são cópias de analógicos, mas sim criações independentes com o intuito de buscar um 'som perfeito' através de modulação digital, que é MUITO mais flexível que a analógica.

    Igor Fediczko
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    mazellan
    mas...com o digital eu tenho mais praticidade e mais efeitos

    mais vale um timbre bom do que vários ruins.

    Dartaian
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    Cheguei à uma conclusão um tanto quanto bagaceira, mas tem um fundo de verdade:

    Analógico é igual a peitão natural, digital é igual a peitão siliconado.


    - Tem gente que é purista até os ossos e não abre mão de um peitão sem silicone. (cambada analógica xiita)
    - Tem gente que não se importa, afinal, peitão é peitão. (cambada que acha que timbre bom é timbre bom)
    - De blusa e com sutiã, 99% não diferencia o peitão natural do peitão siliconado. Nem ao menos sabem se aquela atriz gostosa tem silicone ou não, só vão saber o dia que perguntarem ou seja, é bem difícil. (cambada que escuta e não sabe a diferença)
    - 99%, ao verem um peitão desnudo, nem perguntam se é de verdade ou não e já caem de boca. (cambada que acha que timbre bom é timbre bom)
    - Claro que tem suas excessões, que deixam a peituda na cama só na vontade, porque não gostam de coisas artificiais. (cambada analógica xiita)
    - Tem gente que quer uma mulher com 2l de teta de cada lado, mas onde diabos vai achar um peito natural assim? (set analógico de 3m² x Boss Gt-8)
    - Claro que temos aquelas cirurgias mal-sucedidas, aí saí aquelas peitoras fora do esquadro (Zoom 505 hehe)
    - Também tem gente que diz peito tem que ser natural, não importa o tamanho (Behringer x Fulltone)

    Shakal
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    /\
    ||___ Tb acho, quantidade de efeitos e versatilidade não adiantam de nada se o som for uma caquinha. Claro que não estou dizendo que é, mas se for...

    Casper
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    Caro Dartaian:

    (Behringer x Fulltone) - Ai já está comparando coisas diferentes.


    Behringer é o peito da boneca inflável da sex-shop no Paraguai.
    Fulltone é o peito da Barbara Nedeljakova, no filme Hostel(2005).

    Fábio Goll
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    JoeCruzGuitar
    Prefiro o digital pra gravar em casa.

    Prefiro o analogico pra tocar ao vivo. (2)


    E olha q eu já usei muito digital e analógico ao vivo!!!!

    WeslleyGuilber
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    bem nessa guerra ae nao tem jeito, analogico vai ficar um patamar sempre acima na preferecia musical

    Agora, por exemplo, digital é bom pra tocar em igrejas que nao disponibilizam de bons recursos (algumas).

    Imagine ter um GT2 uma guitarra e plugar isso numa mesa de som..é a morte

    Agora pegue um V-amp II uma guitarra, plugue nessa mesma mesa de som e blz, faça uma simulacao de caixa legal lá e pronto... se tenha um timbre legal


    * experiencia propria

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a digital e analógico: tenha os 2!