O que é True Bypass e Bypass ?

Autor Mensagem
EmilioEiji
Veterano
# out/16
· votar


MauricioBahia
Pelo que eu lembro estavam desligados quando fiz o teste, eu percebi isso pois o black bug veio com bateria e ela acabou, assim o sinal não chegava no amp, mesmo com ele desligado.

Ismah
Se eu entendi direito, quer dizer que o TBP pode ainda ser conectado a transistores e relés mesmo desligado assim não passando sinal?

Ismah
Veterano
# out/16
· votar


EmilioEiji

O contrário... Quando polarizados, eles "abrem"... É famoso esse esquema para ligar o LED em sistemas TBP, com chaves 2PDT/DPDT, chamam de Millenium by pass...

Nem um dos três viáveis é melhor. A chave mecânica é a mais cara e normalmente pode dar um estralo quando menos se espera (o clack é famoso)...

MauricioBahia
Moderador
# out/16 · Editado por: MauricioBahia
· votar


EmilioEiji Pelo que eu lembro estavam desligados quando fiz o teste, eu percebi isso pois o black bug veio com bateria e ela acabou, assim o sinal não chegava no amp, mesmo com ele desligado.

Eu disse em relação ao footswith. No TBP verdadeiro o footswitch tem que estar numa posição "desarmado" ou em off, independente se há energia de bateria ou de qualquer fonte. Se apertando o footswitch 2x pra verificar, o sinal não passa sem efeito ou corta o som, provavelmente não é um pedal TBP verdadeiro.

Pq não testa novamente?

Abs

Ismah
Veterano
# out/16
· votar


MauricioBahia
TBP verdadeiro

E existe TBP falso? rs

Se não passa sinal só pode ser duas coisas:

- Buffered, é onde faço minha aposta
- By pass, como disse, em desuso

EmilioEiji
Veterano
# out/16
· votar


Fiz o teste e não passa sinal mesmo, se não tiver bateria ou a fonte o sinal corta, mesmo pressionando o foot pra ligar e desligar o pedal.

Ismah
Acho que o MauricioBahia quis dizer é, falsa propaganda de true by pass.

EmilioEiji
Veterano
# out/16
· votar


[img]https://http2.mlstatic.com/pedal-silver-chorus-tsc-black-bug-D_NQ _NP_21626-MLB20213925143_122014-O.webp[/img]

Ismah
Veterano
# out/16
· votar


EmilioEiji

Foi ironia !

MauricioBahia
Moderador
# out/16 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Ismah E existe TBP falso? rs

Kkk. Não deveria, até pelo nome. Mas se no nome tem "True" é pq o "False" deve existir! Kkk

EmilioEiji Fiz o teste e não passa sinal mesmo, se não tiver bateria ou a fonte o sinal corta, mesmo pressionando o foot pra ligar e desligar o pedal.

Acabamos de achar, aparentemente, um False True bypass!!

Oh loko!!!

MauricioBahia
Moderador
# out/16 · Editado por: MauricioBahia
· votar


MauricioBahia

Vou até testar meus Fuhrmann Classic Fuzz e Hot Rod (os dois que citou são dessa marca, né?) pra dar uma sacada. Caso não passe o sinal, vou dar uma olhada no ciircuito e aviso.

Mas hoje, to nem aí pra TBP e Buffered Bypass. Se soar bem, tá valendo. Sim, desisti há tempo da busca pelo timbre prefeito.

:) Abs

MauricioBahia
Moderador
# out/16
· votar


EmilioEiji

Testei os dois pedais supracitados e ambos não bloquearam o sinal. TBP ok!

;-)

Ismah
Veterano
# out/16
· votar


MauricioBahia

Ambos usam chave 3PDT...

1 PDT controla o acoplamento na entrada do circuito
1 PDT controal o acoplamento na saída do circuito
1 PDT liga/desliga o LED

to nem aí pra TBP e Buffered Bypass

Existem motivos suficientes para não usar TBP... Mas o grandes vilões da dita coloração, são pedais com erros de projeto...
Fuzz é um dos que mais causa esses problemas, por ser projetado numa época em que não existiam outros efeitos, já por gente digamos... "não muito" capacitada, tecnicamente rs

Um texto legal, de um pé de chinelo, um tal inglês chamado Pete Cornish, traduzido e adaptado...

http://jrmod.com.br/pedals/true-bypass-e-lenda/

EmilioEiji
Veterano
# out/16
· votar


MauricioBahia e Ismah

O Punch Box da Furhmann passou o sinal, aquando fiz o teste fiz alguma cagada hehehehehehe mas o Black Bug que se diz True By Pass realmente não passou o sinal.

Ismah
Veterano
# out/16
· votar


Se puder mandar fotos internas do pedal ficaria mais fácil te ajudar.

MauricioBahia
Moderador
# out/16 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Ismah Um texto legal, de um pé de chinelo, um tal inglês chamado Pete Cornish

Boa!!! Já ouvi falar! Kkk

Ambos usam chave 3PDT...

Não cheguei a abrir não mas imaginei. Eu cheguei a montar alguns pedais do zero, então suspeitava. Aliás tenho uma saco cheio de 3PDTs aqui e ate uma 4PDT. :)

Thanks

Abs

MauricioBahia
Moderador
# out/16
· votar


Ismah

Comprei muita coisa na época do dólar barato e da fiscalização da RF menos eficaz. Essas plaquinhas aqui então... Kkk

https://www.mammothelectronics.com/collections/switch-connector-boards /products/large-3pdt-wiring-board

:-)

MauricioBahia
Moderador
# out/16 · Editado por: MauricioBahia
· votar


EmilioEiji

A "cagada" deve ter sido falta de atenção. Normal. É bom pra gente ficar mais alerta! Hehehe

É cara, TBP deveria passar o sinal, mas pode ser que tenha algum jogada aí nesse modelo de bypass. Manda email pra Furhmann e pergunta. Eles são bem atenciosos. :)

Boa sorte!!!

Ismah
Veterano
# out/16
· votar


MauricioBahia

Eu sou da corrente que não vale a pena essas plaquinhas, é mais um ponto pra dar problema. Se tiver interesse em vender essas chaves, me chama no face to necessitado, e loja não manda por carta registrada. :/


pode ser que tenha algum jogada aí nesse modelo de bypass

Entendi que Furhmann ele descobriu ser TBP... O BlackBug que ele ainda tá em dúvida...

MauricioBahia
Moderador
# out/16 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Ismah Eu sou da corrente que não vale a pena essas plaquinhas, é mais um ponto pra dar problema.

Qual jeito vale a pena, pra você?

Abs

Ramsay
Veterano
# out/16
· votar


EmilioEiji
Qualquer pedal, se quando tira a fonte o sinal não passa é buffered.
Já se o sinal passa então é ou true bypass ou semi bypass (os antigos).
Na minha opinião, os pedais buffereds são muito melhores que os true bypass pq preservam muito mais o som original da guitarra.

Ismah
Veterano
# out/16
· votar


MauricioBahia

Soldar direto na chave...

Ramsay

Buffer poderia existir também nos TBP, ao menos na saída do circuito.

EmilioEiji
Veterano
# out/16
· votar


Olá Emílio

Os pedais são construidos com True By Pass eletrônico ( precisam de alimentação para funcionar) (bateria ou fonte de alimentação),
O true by pass eletrônico desliga e liga o input e output do som do efeito e do som normal
para que não haja nenhuma interferência no som do instrumento, o que o true by pass comum não faz,
deixando sempre conectada a entrada ou saída interferindo no som do instrumento.

Obrigado

Dave
Dept. Técnico
Black Bug

Ismah
Veterano
# out/16
· votar


Manda de volta que ele está errado... TBP usa chaves 3PDT, onde uma liga desliga a entrada, outra a saída, e outra o LED...

MauricioBahia
Moderador
# out/16 · Editado por: MauricioBahia
· votar


EmilioEiji: Os pedais são construidos com True By Pass eletrônico

Isso explica bem. Por isso falei de True Bypass VERDADEIRO, lembra Ismah?! Eu sei que fabricantes nomeam TBP sem levar em contra que o "T" é de "True" ou "Verdadeiro", em português. Esse termo True implica em manter o sinal da guitarra passando pelo pedal com seus jacks e chave (footswitch), sem passar pelo circuito, mas há controvérsias.

No final das contas foi um mal entendido. Esse dito TBP eletrônico é oq eu entendo por Bypass Eletrônico ou Bypass Bufferizado que, sem energia, corta o sinal.

O negócio é simples, no meu entender: se soa bem, que mal tem? TODOS os Ibanez Tube Screamer, idolatrados por milhares não são TBP.

Agora, se o seu objetivo foi comprar um pedal TBP, que passa o sinal mesmo sem energia, então não foi isso que te entregaram.

Abs

MauricioBahia
Moderador
# out/16
· votar


Ismah . Se tiver interesse em vender essas chaves, me chama no face to necessitado, e loja não manda por carta registrada. :/

Valeu. Se um dia resolver vender, faço isso. Mas eu queria mesmo era voltar a montar umas latinhas!

Abs!!

EmilioEiji
Veterano
# out/16
· votar


MauricioBahia

Pra mim tanto faz ser True ou não, o importante é o som, que por sinal odo black bug é bem bacana.

Apenas fiquei na dúvida por ser vendido como True e sem fonte ele não funcionava hehehehhehehehehhe

Eu "ganhei" um TS7 e uso como o primeiro pedal e soa muito bem tbm.

Ismah
Veterano
# out/16 · Editado por: Ismah
· votar


MauricioBahia
Esse dito TBP eletrônico é oq eu entendo por Bypass Eletrônico ou Bypass Bufferizado que, sem energia, corta o sinal.

Buffer é uma coisa. Não tem nada a ver com chaveamento, tem a ver com acoplar sinais, e isso precisa ficar claro.
Poderia ter buffer no circuito, sem ter chaveamento eletrônico (flip flop ou relé), tendo uma chave mecânica como no TBP.

E só mesmo se o autor do projeto, for muito amador e iniciante, ele vai deixar o normal injetando sinal no pedal. Logo, o TBP eletrônico não depende necessariamente de energia.

Acima eu falei erroneamente que TBP usa chaves 3PDT, posso usar diversas formas para isso acontecer, inclusive chaveamentos eletrônicos.

O único caso onde se precisa de energia para conduzir, é no uso de buffer, que não passa de um pré-amp com função de acoplar um circuito/estágio com impedância de saída maior que a de entrada do próximo circuito/estágio. Tem os lances de estabilidade etc, que é mais complexo, nem eu entendi ainda.

Sobre quem é melhor, pela ótica da eletrônica, o buffer vence, mas como é chaveado tanto faz.

EmilioEiji
Veterano
# out/16
· votar


Ontem fui fazer alguns testes no loop de efeitos e colocando o chorus da black bug no mesmo notei que o sinal cai muito, se deixar no input isso não acontece. Coloquei outros pedais no loop e o sinal não caiu, apenas com o black bug.

Será que tem alguma coisa relacionado com esse "true by pass eletrônico"?

MauricioBahia
Moderador
# out/16
· votar


Ismah

Se o sistema de bypass usa buffers, tem que haver energia pra que funcione. Por isso é, inclusive, eletrônico. Não tem mistério algum. Estamos falando a mesma coisa, com termos diferentes, talvez. :-) Talvez eu esteja explicando mal... Desculpe.


EmilioEiji: Será que tem alguma coisa relacionado com esse "true by pass eletrônico"?

Pode sim. É o famoso "casamento de impedâncias". Tem um monte de tópicos sobre isso aqui. o/*

Abs

EmilioEiji
Veterano
# out/16
· votar


MauricioBahia

Pode sim. É o famoso "casamento de impedâncias". Tem um monte de tópicos sobre isso aqui. o/*

Vlw, vou dar uma pesquisada aqui...

Ismah
Veterano
# out/16 · Editado por: Ismah
· votar


MauricioBahia

Tudo bem Bahia, mas não é necessário que tenha buffer para ser eletrônico, esse é o ponto que estou martelando.

True by pass eletrônico que o cara cita, provavelmente usa um circuito flip flop com dois transistores, formando cada chave. Lá fora se chamam de jfet switching.

Mesmo com chaveamente eletrônico, o sinal passa caso o pedal pare de receber energia, mas nada acontece se pisar no switch - é um dos motivos de se usar isso, principalmente pedais que são focados em uso com baterias (Boss, Ibanez...): se ela acaba, o efeito para, mas o som continua.
____________

Seguem alguns circuitos e esquemáticos, já que tu falou que quer voltar
a fabricar latinhas, suponho que tu entenda da parada. :D

Artigo da PremierGuitar sobre chaveamento eletrônico

http://www.premierguitar.com/articles/jfet-switching-1

Esquemático de um buffer (by eu mesmo)

Basicamente é um pré amplificador como impedância de saída = 0, assim tanto faz o valor da impedância de entrada do próximo estágio, ela será sempre maior que a de saída.

Zout é determinado pela associação de R4 e R5, que estão em paralelo.

O valor de Zout determina a impedância mínima de saída, pois se deixar em 0, a corrente consumida seria infinita, coisa que não é viável. Assim Zout será sempre > 560 k, e isso serve para evitar distorção*, e diminuir o gasto do pedal, já que não tem porque esse circuito dissipar uma grande potência (aqui estamos falando de mixaria, coisa de menos de 1mW.

*Se ela ocorrer distorção, isto é, existir um fluxo maior de corrente, do que a fonte entrega, temos quase um fuzz! Basicamente o fuzz é um buffer, sobrecarregando um segundo buffer. Onde o valor mínimo de Zout, determina o valor da distorção, então se adiciona um resistor ;)
Compare o circuito acima, com o circuito do miniFuzz do Bertola.

Repare que R4 e R5 são trocados por P1. Pode ver que na sequência, já são dois pots inependentes, onde R4 seria o ganho, e R5 o volume.

EDIT: para criar um fuzz desse circuito, basta adicionar um booster na entrada (a outra metade do TL talvez!), ou reduzir a tensão sobre o pino 8 do TL.

Olha que bonitinho shape da onda (em azul fuzz, amarelo original) quando alimento com 1kHz @ 2Vrms, e tem 4VDC sobre o pino 8.

Filtros de HPF (para aumentar definição, e LPF (vulgo TONE, para limar harmônicos) são bem vindos.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a O que é True Bypass e Bypass ?