Acho que fiz besteira

    Autor Mensagem
    marinhoemery
    Veterano
    # mar/07


    É o seguinte:
    Semana passada eu coloquei as minhas partes de guitarra na nossa gravação. E como eu sou o único guitarrista na banda tenho que ter um som gordo e cheio nas bases e solos, já que não fiz overdubs.

    Quando estava ontem no estúdio gravando as segundas vozes, notei que o som da minha guitarra estava meio magrinho na gravação. Tudo bem, falei com o técnico e ele falou que dava pra dar uma levantada no som na masterização, já que nenhuma sessão foi mexida ainda.

    Mas onde acho que esteve a besteira?

    Passei grande parte do tempo usando o meu equalizador na pedaleira ligado, coisa que não faço normalmente... é a velha mania de inventar moda na hora H!!!

    Meu set de gravação:
    Laney TF 300 120W 1x10" celestion vintage
    Gibson Les Paul Standard

    Guit -> BOSS TU2 ->Wah crybaby -> Jack Hammer-> EQ 700 -> input

    SEND -> Phaser Pepperoni Danelectro-> Tremolo Pastrami Danelectro-> Chorus CE5 Boss-> BF2 Flanger Boss-> DE7 Delay Ibanez-> RETURN

    usei dois microfones na gravação um na boca do falante e outro por trás.

    Dentro o estúdio as válvulas tavam fritando bem, mas achei que na gravação o som ficou muito agudo, parecendo som de pedaleira Digitech... (bem, exagerei um pouco), mas voltando: quem tem experiência em estúdios pode me dar uma dica de como chegar para o produtor e dizer o que fazer agora no som? Tudo isso porque acho que usei muito o EQ700 com as frequências um pouco altas (agudos)... ou seja fui inventar num momento importante e acabei fazendo cocô no meu som...

    Ajudem... valew

    kaus
    Veterano
    # mar/07
    · votar


    Laney TF 300 120W 1x10" ????

    sempre pensei que fossem de 12'' os falantes desse amp

    mas enfim as frequências agudas em amp SS é um saco elas ficam feias irritantes

    marinhoemery

    e cara não tinha outro amp pra gravar lá ???

    nenhum all tube de responsa nada ???

    laney tf 300 é amp legal mas pra fazer show, pra gravar acho tosco algo profissa exige um amp valvulado dos bons pra brincar melhor

    Bog
    Veterano
    # mar/07
    · votar


    marinhoemery

    Não tenho experiência com nenhum estúdio profissional, mas acho que tudo o que o cara pode fazer com relação à equalização é tentar ajustar de novo na hora de mixar. Mas isso é prática comum, um bom produtor vai saber na hora o que fazer.

    marinhoemery
    Veterano
    # mar/07
    · votar


    É... foi mal, é de 12" heheh

    Tem porra nenhuma pra gravar lá... tem um CRATE vagabundo e uns Marshall de pobre...
    E o laney é meu, né... É de onde eu tiro o meu som. Ainda por cima gravei com um volume maior do que normalmente, já pra dar uma fritada nas válvulas do pré...

    Mas acho que o cara resolve

    kaus
    Veterano
    # mar/07
    · votar


    marinhoemery

    então

    olha só a valvula do teu laney é de pré o que aconteçe quando vc abrir o volume do laney certamente os trsnsistores ou Ci's do laney vão saturar depois do pré valvulado

    e isso estraga o timbre hein

    mas como não é gravação simples não vejo problema nenhum

    só grave com menos volume e equalize com mais ênfase nos médios e graves pra dar aquela encorpada no som

    ah mais um detalhe microfona o amp um pouco mais pro lado no falante não faça microfonação center no falante pois os agudos pentelhos vem bem dessa região do falante, prefira algo mais grave no cone mesmo
    boa sorte na próxima abraços

    snd
    Veterano
    # mar/07
    · votar


    não usa um microfone na frente e outro atrás não, eles vao ficar com fase invertida e vao matar teu som. 1 microfone na frente já é suficiente

    marinhoemery
    Veterano
    # mar/07
    · votar


    Pois é... outra coisa que me lembre agora!!!

    Eu sempre microfonei na borda do alto falante e quando vc me falou agora Kaus, é que eu me toquei que o cara lá colocou bem center mesmo...

    E como o snd falou: vou fazer com um mic só na frente.


    É isso! Ou seja, vou fazer do jeito que eu sempre fiz e fui acostumado. Inventar na hora H é fria!


    Abraços, valew galera.
    Hoje a noite tem mais sessão. Amanhã eu posto alguma coisa

    kaus
    Veterano
    # mar/07
    · votar


    marinhoemery

    \o

    depois taca a gravação aqui pra noi ouvir \m/

    LuizLaiho
    Veterano
    # mar/07
    · votar


    cara, arrisco dizer q tem q ter overdub . . . base pesada de distorção etm q ter 2 sinais . . . sei lá, não consigo me imaginar gravando uns power chords uma vez só sem overdub... sempre fica magro...

    mas nada q uma equalização bem feita (por vc, já q é seu som, o cara do estudio não vai querer saber de consertar isso) não melhore muito

    marinhoemery
    Veterano
    # mar/07
    · votar


    Cheguei do estúdio agora...

    Pô, agora sim eu to feliz!!!!!!

    Repassei alguma coisa microfonando na lateral do alto falante e com um mic só. Fiz poucos overdubs nos solos... mas o resultado melhorou 300%!!! Não usei equalização nem pré. Ficou um som mais gordão e cheio.

    Agora eu falei pro produtor: esse é o meu som cacete!!!

    Depois eu posto por aqui pra voces ouvirem... valew galera!

    BaNdAiD
    Veterano
    # mar/07
    · votar


    marinhoemery

    esse é o meu som cacete!!!

    hehehehehehehe!!!
    Mostra o resultado pra gente!!

    Wesley R
    Veterano
    # mar/07 · Editado por: Wesley R
    · votar


    puts, tinha postado a dica, mais não tinha visto que ele já tinha resolvido...

    CaioPrimo
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    poxa cara, procura 1 estudio melhoriznhu, ou na hora da MIxagem da pra arrumar sim, eu particularmente nao gosto de som agudo, irrita meus ouvidos rsrs

    x)

    Edimar
    Veterano
    # abr/07 · Editado por: Edimar
    · votar


    po cara aconteceu algo parecido comigo, eu usava um VS 65 com um GE7 no loop, se eu fechava no ge7 perdia peso, se eu abria+ agudo demais conclusão: peguei o tapetinho da sala de espera do estúdio e cubri o amp, maravilhoso !!! um colega até batizou o efeito de Distorção Cremosa hahuha mas é sério ficou monstruoso

    marinhoemery
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    Ser guitarrista acima de tudo é ter um pouco de MacGiver dentro de si... ahaha... laboratório acima de tudo!!!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Acho que fiz besteira