Qual a ordem de colocação dos pedais? qual a vant

Autor Mensagem
SirW
Veterano
# set/04
· votar


Uma coisa muito me intriga: as verdades absolutas!! A ordem dos depende muito do som q se quer tirar, embora eu tb concorde e use as modulações sempre no final dos meus sets. Mas já usei pedal stereo (com direct out) no inicio para ter sempre um canal "limpo" em outro amp, isso no tempo em q não se tinha as box com várias saídas/return/patch box/dual loop/ tri box, da vida!! Essa história do Wha ser SEMPRE o primeiro é q não dá para concordar mesmo! Vejam só existem pedais de Wha (Dunlop e Boss) q contam com distorções junto, eu tive um Dunlop onde escolhia o fuzz antes, junto ou depois do efeito Wha, ou seja , vale pesquisar o som q se quer obter. Hendrix "costumava" usar o fuzz antes do Wha..vejam na jimdunlop.com.
Acredito q um bom músico deve estar sempre pesquisando novos timbres e sonoridades.
Putz ficou grande prá cacete!!! Foi mal!!! Abraços

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/04
· votar


SirW
Concordo sobre a pesquisa de sons e timbres e com a questão do wah depois do fuzz, embora o Negão usasse um FuzzFace, que é um pedal de alta impedância, e que OBRIGATÓRIAMENTE tinha (antes de colocarem buffers nele) que vir antes do wah.
Alguns músicos que eu conheço de fato preferem o fuzz ou distorção antes do wah.
Abç

bebm
Veterano
# set/04
· votar


Cara quando a gente fala assim é pq ao se fazer uma redação geralmente se coloca a sua opinião como verdade absoluta! :) Mais eu sou o maior defensor de cada um com seu timbre só falei oq EU acho para o som ficar legal! Mais tem umas coisas que são mei que regras mesmo... por exemplo a dist. antes do Wha-Wha tira todo o impacto do som do wha-wha quando vc usar os dois juntos... inversamente o wha-wha sobresai! :)

Velvet Monkey
Veterano
# out/04
· votar


Desculpe a ignorância, mas...
Em que ordem eu encaixaria um Blue Box da MXR?
Como uma distorção?

Valeu

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/04
· votar


Velvet Monkey
Sim

Izen Troya
Veterano
# out/04
· votar


Tenho uma duvida: Se eu por exemplo tivesse um pedal de distorção e um de equalizer, qual seria a ordem pra dexar o som melhor?

Pq se eu ligar primeiro a dist e depois o eq o som da guita ia primeiro ficar distorcido e depois pegar uma equalização, e se eu ligar primeiro o eq e depois a dist o som da guita ia primeiro equalizar pra depois colocar a distorção né? Qual ficaria melhor? e nesse caso, o som sairia o mesmo?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/04
· votar


Izen Troya
Para que vc vai usar o equalizador? Como equalizador mesmo (regulagem de tonalidade) ou como booster para a hora do solo?

Izen Troya
Veterano
# out/04
· votar


Mauricio Luiz Bertola
booster

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/04
· votar


Izen Troya
Então liga depois da distorção, ok!
Abç

Izen Troya
Veterano
# out/04
· votar


Vlw... mas eu num tenho esses pedais... só dist.. más é pq eq é um pedal q com certeza eu vou ter e vc já me esclareceu uma duvida minha... Brigado!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/04
· votar


Izen Troya
Participo destes fórums para isto, ok!
Abç

Izen Troya
Veterano
# out/04
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Hehe.. vlw

Caique_Vita
Veterano
# mar/05
· votar


uma dúvida: o q vcs acham melhor? colocar o booster depois do wahwah ou colocar ele no loop de efeitos antes dos efeitos de modelação? (eu não uso o wahwah no loop)

mclasta
Veterano
# mar/05
· votar


Cara, seguinte, o que um pedal faz é alterar um sinal, por exemplo, um overdrive, ou distorcion, pega um sinal de entrada x e joga ele pra 2x ou mais, isto é, satura o sinal de entrada e joga pro alto, distorcendo o som, e assim faz cada pedal um tratamento de sinal....
mentalize o som que você quer e tente uimaginar o que acontece com o sinal que sai da guitarra cada vez que ele passa pelo determinado pedal.....
Po exemplo, pense no sinal da guitarra entrando num compressor e depois no equalizador....., você teóricamente tá perdendo performance ou amplitude de som, pois vc tá primeiro normalizando o som, "cortando as pontas de pico do sinal agudo ou grave", pra que ele seja mais uniforme, aí depois voc?^Çe vai graduar as frequências do médio graves e agudos..., segundo um profissional que não me recordo nome, se faz ligar o som limpo no equalizador, indo para um compressor, depois disso você trabalha este som com o resto...
aí o resto é só usar a lógica, se você ligar o chorus, depois a distorção, você terá um som mais chiado e menos pesado, pois você não vai dar o efeito Hall ou ROOM no som distorcido, mais sim distorcer o som que já está deste jeito, então pense, você neste caso estará distorcendo TUDO, o som da guita com o efeito, oque dará num zumbido só....
pense no delay, se você ligar o delay antes do chorus, você estará dando efeito de chorus depois de multiplicado o sinal, o que parece que dará na mesma coisa sew fizer o contrário neste caso destas duas distorções....
o pedal de volume deve vir antes do quÊ?
Isso aqui é interssante:
se você colocar um pedal de volume antes de um overdrive por exemplo, você terá a possibilidade de controlar a saturação deste som....., isto é, voc]ê terá o grau de distorção controlável por você em tempo real, só que pra isso você não poderá fazer uma ligação normal em série, como normalmente se ligam os pedais, você vai precisar fazer isso em paralelo com o overdrive, é trabalhos mais não é difícil, e é legal pra tocar Tender surrender.......
é isso, espero que você aprovweite isso.....

o_silverchair_
Veterano
# mai/05
· votar


oi alguem poderia me ajudar!

Vi que os comentarios aqui são bastantes esclarecedores, bem o outro guitarrista d minha banda tem 4 pedais que naum sei os nomes, comprados a pouco tempo, mas eu reparei que ele naum ta sabendo aproveitar bem o som dos pedalzinhos; ele tem um distorção que vem um booter junto, tem um overdrive, um equalizador e um compressor

em que ordem usa-los??
e ele fez besterira em comprar um equalizador e compressor, pra um set tão pequeno?

vamos gravar próxima semana e gostaria de uma resposta urgente!
brigadão

Penta_Blues
Moderador
# mai/05
· votar


Bom dia!!!!

Mauricio Bertola
Permita-me discordar da sua sugestão de conectar o equalizador depois da distorção, pois neste caso ela vai ajustar as frequencias distorcidas do sinal. Para a função de booster o equalizador deve ser colocado antes do pedal de distorção.

o_silverchair_
Na minha opinião eu faria o seguinte:
Primeiro o compressor, em seguida o overdrive (que neste caso pode muito bem ser usado como booster para o pedal seguinte), depois o distorcedor e por último o equalizador (pra domar o sinal sujo que vem dos pedais anteriores).
Se desejar, você pode experimentar usar o equalizador antes das distorções. Neste caso você controlaria quais as frequências seriam distorcidas...
Vale a pena experimentar, variar e até deixar de usar algum pedal, pois, não é necessário, só porque vc tem, usar todos de uma vez.
Valeu!!!

o_silverchair_
Veterano
# mai/05
· votar


valeu sim!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/05
· votar


Penta_Blues
Mas o objetivo, em se usando um eq como booster é esse mesmo, modificar TAMBÉM o som da dsitorção, ou não, aí é só deixar a regulagem "flat" e só mexer no volume. Ademais, não há como "...controlar as frequencias que seriam distorcidas..." pois vc está trabalhando com um sinal (e mono ainda por cima) apenas, todas as frequencias saem do pedal de distorção distorcidas (e mais algumas - harmônicos pares e ímpares), se vc for "...domar..." o sinal com um equalizador vc precisaría de ligá-lo ao mesmo tempo que liga a distorção (ou não), resultando em um "sapateado" complicado.
Claro que esse assunto "dá pano pra manga" e não existem verdades absolutas, assim, opto sempre pelo mais simples (que aliás quase sempre dá certo).
Abç

Penta_Blues
Moderador
# mai/05
· votar


Boa noite!!!

Mauricio Bertola.
É isso aí! O assunto dá pano pra manga sim e concordo com vc que não existem verdades absolutas e é justamente isso que me fascina na guitarra e seus efeitos, pois, é um universo imenso de possibilidades que pode e deve ser explorado.
Experimentar é a palavra!!!!
Discordo que não haja como controlar as frequencias a serem distorcidas pois o Eq estando antes do Dist vai regular o sinal recebido da guitarra e entregá-lo "controlado" sim, de acordo com a regulagem dos faders que este Eq possui. "todas as frequencias saem do pedal de distorção distorcidas" desde que vc entregue a este pedal todas as frequências...
Com relação ao "sapateado", já vi cada coisa....rs. Deixa eu só fazer uma comparação: Já ficou acelerando um carro com o mesmo pé no freio?
Muito bom poder argumentar contigo meu amigo!!!! Me engrandece bastante, pois sempre aprendo muito com suas dicas, e eleva demais o nível do Fórum, que, afinal, serve justamente pra isso: expor idéias e trocar informações...
Valeu!!!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/05
· votar


Penta_Blues
Obrigado cara, mas os elogios devem ser creditados à todos os que participam daqui com seriedade; esse é o meu objetivo, pois quando eu era moleque (já faz muito tempo isso), ter QUALQUER equipamento, receber QUALQUER incentivo ou aprender QUALQUER coisa sobre música e equipamentos era muito difícil.
Abç

Johnny_Trapaceiro
Veterano
# mai/05
· votar


Galera estou vendendo meu set. temum topico sobre isso ai "Pedais BOSS" quemm quiser me manda email fccoan@globo.com

falow

monk
Veterano
# mai/05
· votar


Já ficou acelerando um carro com o mesmo pé no freio?

puntataco hehe

mr_freak
Veterano
# jun/05
· votar


eu no meu caso?
eu tenho um shred master, um ts808, um proco rat ( que costumo usar no talo), um tremolo, um digital delay sampler, um analog delay, um small stone russo, um bass synth (que uso com guitarra), um guitar synth, um wah, um noise supressor, um chorus, um line 6 de modulação com expressão...
costumo usar o wah-compressor-distorçoes-modulaçoes+delays+sinal limpo / sujo...
alguem ja experimentou alguma variação que ficou legal?
que sugere algo diferente?

thecreamofclapton
Veterano
# ago/05
· votar


Costumo ligar:
Wah > TS9 > Jackhammer > Bluesbreaker II > Equalizer > Amplificador. Ligo o delay e o tremolo no loop.
Detalhe: uso aí dois pedais de truebypass, sendo um para isolar o TS9 e o Wah, quando eu quiser, e o segundo truebypass para isolar todos os pedais e poder ter assim a guitarra ligada direto no amp, quando eu quiser.
Tenho um pedal afinador e sempre tive a dúvida de qual posição seria a melhor para ele nesse set.
Estou fazendo o certo?....Cara, se há uma coisa coma qual nunca deixei de ser inseguro foi com essa ordem de pedais...é foda!

Penta_Blues
Moderador
# ago/05
· votar


Boa noite!!!!

thecreamofclapton
Tudo bem cara? Seguinte: Não entendi o que vc quis dizer com isolar pedais com truebypass... Dá uma explicada nisso e qual modelo de pedal vc usa pra isolar pedais...
Valeu!!!

thecreamofclapton
Veterano
# ago/05
· votar


É o seguinte...
Existem pedais no mercado, os chamados pedais de true bypass, cuja função é apenas bypassar determinado trecho da sua sequencia de pedais. É um circuito bem simples...veja o link abaixo:

http://www.mercadolivre.com.br/jm/item?site=MLB&id=31513643

Utilizo dois desses. A sequencia dos meus pedais é exatamente aquela que eu citei. Mas utilizo também dois pedais de true bypass para isloar os pedais que citei quando desejar, bastando apenas acionar o foot.
Nos solos aciono o equalizer para dar mais volume e improvement nos graves. O Bluesbreaker utilizo no modo "Boost" e utilizo ele apenas para dar uma conpensada na perda de sinal, ficando a maior parte do tempo ligado como boost apenas paracompensar a perda de sinal, como disse.

thecreamofclapton
Veterano
# ago/05
· votar


Na verdade houve um erro na postagem lá em cima...minha sequência é:

Guitarra > Afinador > 1º TRUEBYPASS > 2º TRUEBYPASS > Amplificador.

Um pedal de TRUEBYPASS (o primeiro) uso para bypassar o TS9 e o Wah quando quero. E o outro (o segundo) para bypassar todo o set de pedais restante (Jackhammer > Equalizer GE7 > Bluesbreaker II no modo BOOST) , quando eu quero também.

Na realidade quando os dois pedais de TRUEBYPASS estão desligados funciona como se a sequência fosse:

Guitarra > Afinador > Wah > TS9 > Jackhammer > Equalizer GE7 > Bluesbreaker II (boost) > Amplificador

Guitarra > 1º TRUEBYPASS > 2º TRUEBYPASS > Amplificador.

thecreamofclapton
Veterano
# ago/05
· votar


Dessa forma posso optar por deixar apenas o afinador no meio do caminho quando desejar ter um som sem grandes perdas (creio que apenas o afinador não cause tanto prejuízo de sinal), bastando apenas acionar os dois pedais de TRUEBYPASS, entende?
Quando toco blues desligo apenas o 1º TRUEBYPASS, mantendo o 2º ligado. Dessa forma quando toco blues só utilizo o afinador o wah e o TS9 nessa ordem.

thecreamofclapton
Veterano
# ago/05
· votar


ajuda aí, pessoal!!!

Mr RichieSambora
Veterano
# ago/05
· votar


O pedal de Phaser Wah dos efeitos do filtro estes efeitos varre um pico (wah) ou entalhes (phaser)
na resposta de freqüência. Colocando estes antes dos efeitos da distorção, variam a intensidade
da distorção das freqüências afetadas ao mesmo tempo. Os pedais do wah original do vox e do cry-Baby
não usaram um desvio verdadeiro quando fora, e podem carregar seu sinal da guitarra. Se este fosse
um problema para você, você pôde querer ter o interruptor substituído com um desvio verdadeiro. Uma
outra maneira em torno do problema deve usar do "um preamp amortecedor" antes do wah, que pode ser
todo o efeito com switching eletrônico, desligado. Se você usar um phaser também, o plugue que dentro
primeiramente, e dirigirão feliz o pedal do wah. Compressor Mesmo que muitos jogadores sugiram a
compressão deve ser primeira, lá é benefício em colocá-lo após efeitos do filtro. Os efeitos do
filtro podem reduzir o volume em alguns ajustes (por exemplo salto para baixo no pedal do wah, em
entalhes nas freqüências médias de um phaser, etc.), assim que em colocar um compressor depois que
estes efeitos podem nivelar para fora das mudanças de volume. Overdrive/Distortion efeitos da Stomp-caixa
ou suas canaletas da movimentação do pré-amplificador que colocam a ultrapassagem depois que os filtros
lhes dão um som mais natural, como colocar seu pedal do wah antes de um amplificador pesadamente ultrapassagem.
Usando os efeitos do filtro depois que a ultrapassagem lhes dá um muito mais forte, mais synth-como o som.
Você não necessitaria normalmente usar junto a compressão pesada e a ultrapassagem pesada. Pode haver um
mérito em usar a luz EQ antes que ultrapasse (usado somente quando a ultrapassagem é sobre); isto dá-lhe a
abilidade de mudar o caráter da ultrapassagem. Para o exemplo, impulsionar as elevações antes da ultrapassagem,
mas elevações do corte após a ultrapassagem (com o controle do tom da ultrapassagem), balançará as elevações
globalmente, mas faz com que ultrapassagem mais pesadamente do que as cordas mais baixas.
A ultrapassagem podia ser o pré-amplificador em você ampère. Você pode usar este se seu amplificador
tiver efeitos para emitir e retornar, permitir que você use os efeitos restantes abaixo.
Você pode necessitar verificar os níveis emitidos e esperados pelo laço de send/return; são projetados
frequentemente para a linha nível somente (por exemplo equipamento de cremalheira) e não as caixas do stomp de um nível mais baixo. Os laços de algum send/return permitem que você misture o retorno em uma mistura igual com o sinal não afetado. Isto é grande para não afetar seu sinal original, que pode se tornar completamente unnatural se feito exame do ampère, processado por um ou mais conversão análogo-à-digital-à-análoga, então re-entrada. Isto aumenta a complexidade though, quando você quer remix o chorus, flangeia, atrasa e o reverb, tudo sem nenhum componente original. Também, você pode querer alguns destes efeitos ser alimentado com entradas de uma mistura do original e dos outros efeitos. Estas potencialidades não são fornecidas frequentemente em produtos da cremalheira. Equalizadores Os simuladores paramétricos gráficos do altofalante estes efeitos podem ser usados no seus próprios, costurar o solo ou o ritmo soa, ou com ultrapassa para dar mais controle do que você tem geralmente com o controle do tom da ultrapassagem. Para o exemplo, você poderia usar a distorção pesada, e usa a igualação aqui cortar o meio para um som pesado, ou costura as elevações para um som creamy, contudo do "bitey" de Santana, etc.. Antes de usar um pedal do volume controlar meu volume do em-estágio, eu usei um stompbox gráfico do equalizador ajustar um tom agradável do ritmo, com nível reduzido. Eu ajustei meu ampère para o som que da ligação eu quis, e (embora soa estranho) desligue o equalizador para jogar um solo. Os simuladores do altofalante são pré-ajustados na maior parte, e equalizadores altamente costurados para emular resonances da caixa do altofalante, e técnicas do microfone. Alguns incluem outros efeitos subtle, tais como o short atrasam, também. A colocação não é tão crucial como você pôde pensar. Para o exemplo, a maioria de sons gravados usam um microfone na frente de uma caixa do altofalante, então efeitos do estúdio, tais como a igualação, chorus, atrasam, etc. aplicado mais tarde. Na outra mão, quando você joga vivo, e estão usando uma variedade dos efeitos com um poder ampère do estágio e caixa do altofalante, você pôde querer usar aqui o simulador somente com a finalidade de alimentar a mesa misturando (quem aplicam seu próprio atrasam e reverb para a mistura dianteira). Você poderia contornear o simulador no estágio, e aplica apenas bastante delay/reverb para dar um som natural do em-estágio. Os dobradores Harmonisers do passo do vibrato de Harmoniser dos efeitos do passo no detalhe devem ser colocados após a ultrapassagem. Na ordem oposta, emitir diversas notas à entrada da ultrapassagem causa a distorção forte do inter-modulation onde adicional, geralmente baixo, notas é adicionada. Estas notas extra não podem não ter nenhum relacionamento à harmonia que você pretende. O chorus do flanger dos efeitos da modulação estes é filtro eficazmente combinado, atrasa e efeitos do passo. Porque cada um destes efeitos é subtle (a menos que você ajusta o resonance elevado), muitos jogadores preferem-nos após a distorção, e antes dos efeitos do eco. O panning da vibração do pedal do volume do limitador da porta do ruído dos controladores nivelados que coloca efeitos nivelados antes dos efeitos do eco permite um som natural do eco. Para o exemplo se você jogar uma corda alta, mas desvanece-se para fora rapidamente com um pedal do volume, você quer ainda ouvir o eco em o que você jogou. A outra maneira redonda, com eco primeiramente então um pedal do volume, você ouviria uma corda alta com eco momentaneamente, com o souund principal e o eco cortada rapidamente para silenciar. Isto soa aproximadamente tão natural quanto girando o poder fora em seu ampère! O eco efetua atrasa Reverb que estes efeitos são colocados geralmente por último para permitir que você emule o efeito de usar um amplificador em um quarto "vívido".

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a Qual a ordem de colocação dos pedais? qual a vant