Diferença entre analógico, digital e valvulado - quero ver quem sabe mesmo!!!

Autor Mensagem
snd
Veterano
# dez/05 · Editado por: snd
· votar


Eu acho que o termo discreto seria melhor empregado do que digital... Usando os mesmos componentes da eletronica analogica se tem a eletronica discreta, o que diferencia a eletronica discreta da analogica é que os valores são representados por numeros finitos na discreta e infinitos na analogica... A vantagem de um equipamento analógico (mesmo que SS ou valvulado) é a maior fidelidade na reprodução do som... A vantagem da eletronica discreta é de que como os microprocessadores e microcontroladores estão muito evoluidos você consegur realizar muitos efeitos com muitas opções de armazenagem de configuração e com baixo custo... a desvantagem é que você perde fidelidade no som.
Uma boa combinação entre analógico e digital são as pedaleiras top da boss, não sei citar modelos, elas fazem processamento analógico do som (mantendo muita fidelidade) e usam uma interface de configuração/armazenamento digital (tendo assim uma enorme versatilidade).

Quanto aos valvulados é outro caso... valvula não significa ser analogico ou digital (ta certo no caso dos amps de guitarra valvula sempre teve papel analógico), porém não esqueçam que os primeiros computadores eram valvulados!

Se você estiver procurando algo valvulado para sua guitarra vá direto a questão (o power do amplificador), a única coisa que importa é o power valvulado, as valvulas se comportam de maneira muita agradável para os guitarristas quando estão com o volume LÁAAAAA encima. Então se você está de olho em prés valvulados, pedais valvulados, não é grande compra, pois você consegue resultados praticamente iguais com equipamentos não-valvulados.

Espero ter ajudado.

lula_molusco
Veterano
# dez/05
· votar


É...esses timbre ai FLAMEJANTES de valvula ahuahuahua

antoniocgb
Veterano
# dez/05
· votar


snz (desculpe o trocadilho...hehehe)

Bravo!!

Midgard

Exatamente, apesar de eu preferir a válvula(gosto pessoal), não estou queimando o transistor não... o que eu falei é sério, valvula ganha em alguns pontos e transistor em outros mas está havendo uma grande confusão neste tópico... válvula e transistor não tem relação com ser analógico ou digital... leia tb a resposta do snd...

snd
Veterano
# dez/05
· votar


snz, sbt, já to acostumado...

Johnny Favorite
Veterano
# dez/05
· votar


antoniocgb
Não entendi muito bem as vantagens e desvantagens do transistor e das valvulas. Vc poderia colocar isso claramente? obrigado.

Midgard
Veterano
# dez/05
· votar


antoniocgb

pois eh o topico ganho otro rumo

antoniocgb
Veterano
# dez/05
· votar


Johnny Favorite

rapidamente pois estou de saida... vantagens do
transistor:
-menor
-mais barato
-tensão de trabalho baixa(as valvulas operam acima de 380V)
-não precisa esquentar pra funcionar adequadamente
-maior resistencia a impactos
-é mais facil e simples de regular e conseguir um timbre rasoavel(isso é minha opinião, não posso provar)

válvula:
-qualidade sonora(timbre)

falando especificamente em relação a amplificadores pra guitarra, a grande desvantagem da válvula(fora o que citei acima) é que é necessário operar acima de 50% da potencia pra válvula(tocando em alto volume) para o timbre ficar legal... o que torna o ampli valvulado um ampli ruim para estudo ou até mesmo ensaio(dependendo o tamanho do ampli)...

OK? eu uso um ampli transistorizado para ensaiar e estudar(se bem que estudo mais sem ampli) e uso um valvulado em shows...

Midgard
Veterano
# dez/05
· votar


po esse topico eh no de pedais vamos discutir isso no otro forum :P

snd
Veterano
# dez/05
· votar


O uso de valvulas em pedais é coisa pra audiofílicos, convenhamos que o timbre que se obtem em pedais valvulados (Dr Drive, V-twin, por exemplo) pode ser alcançado com equipamentos não-valvulados. É bom mencionar os FETs, transistores que apresentam comportamento (não funcionamento) muito parecido com valvulas... No site www.runoffgroove.com o cara faz várias simulações de amps famosos utilizando, na maioria dos casos, distorção de FETs, e não cliping por diodos.

Regnum_irae
Veterano
# dez/05
· votar


antoniocgb
AI cara.....só como informação mesmo , um exemplo de pedal digital é o uber metal da line6.....

beto crazy
Veterano
# dez/05
· votar


lula_molusco
Quanta merda em um tópico só. 2

antoniocgb
Veterano
# dez/05
· votar


Midgard
boa... sobre os pedais, na minha opinião o som dos pedais analógicos é bem mais vivo do que pedais ou pedaleiras digitais... o som do equipamento digital que eu já usei(zoom e digitech) soa meio sintético, frio... e eu acho que é mais facil conseguir um bom timbre com a parelhagem analógica... mas isso não quer dizer digital é ruim não. O equipamento digital, em geral, é muito bom e pratico... muitos musicos profissionais usam em shows... mas eu acho em gravações não deve ser muito usado não....

+Regnum_irae
valeu! cara esses dias eu vi uma guitarra da line6 quem nem captador tinha... interessante...

Johnny Favorite
Veterano
# dez/05
· votar


snd
Vc pode elucidar o que seria distorções FETs? Me interessei agora! Obrigado.

fabio_gravata
Veterano
# dez/05
· votar


a grande desvantagem da válvula(fora o que citei acima) é que é necessário operar acima de 50% da potencia pra válvula(tocando em alto volume) para o timbre ficar legal...

cara, não é bem por ai.
eu tenho um duovox 120G que deve ter uns 100 watts, e só consigo tocar no volume 2,5 e o som já é muito bom. obvio que no volume 5 seria melhor ainda, mas nesse volume acho que nem em show eu conseguiria tocar, e outra, tem amplis valvulados de até 6 watts ou menos, então esse negócio de podetencia não é desculpa nem desvantagem.

snd
Veterano
# dez/05
· votar


Johnny Favorite

snd
Vc pode elucidar o que seria distorções FETs? Me interessei agora! Obrigado.


A distorção das valvulas é feita atravez da saturação delas, amplifica d+ o sinal e chega num certo ponto que ele começa a ser "cortado".
Em pedais como o MXR Dist+ a distorção é feita amplificando o sinal com um CI (um chipzinho, tipo LM741 (velhão), TL072 (mais recente)) e depois de amplificar o sinal, ele é "cortado" com um par (ou mais) de diodos. Isso gera distorção também...

No caso da distorção dos FETs (tipo o BF245) ocorre o "corte" de uma maneira parecida da que ocorre nas valvulas, ou seja, o sinal vai sendo amplificado até que num ponto ele começa a saturar.

Olha esse caso: http://www.runoffgroove.com/eighteen.html
É uma simulação do som de um Marshall 18W ( http://www.18watt.com ), dá pra perceber que no circuito não existe nenhum opamp e nenhum diodo, ou seja, a saturação vem dos transistores (os FETs) que criam um som distorcido semelhante a válvula.

Johnny Favorite
Veterano
# dez/05
· votar


snd
Ok, entendi, valeu ae pela explicação! Só mais uma coisa, vc saberia de algum pedal ou amp que usa esse tipo de transistor?

snd
Veterano
# dez/05
· votar


Não conheço muitos circuitos pra poder falar.

antoniocgb
Veterano
# dez/05
· votar


fabio_gravata
belo ampli!!

obvio que no volume 5 seria melhor ainda isso que eu quis dizer... bom já é mas o ideal é trabalar "judiando" um pouco as válvulas... no meu cristalino eu sinto uma puta difença no volume abaixo de 1, que seria um ensaio pra um volume 3~3,5 de um show...(já mandei mais volume e vai ficando cada vez melhor o timbre)... no transistorizado essa diferença de timbre do ampli em função do volume é quase nula...

desculpem o off topic...

snd
muito interessante, nunca estudei os circuitos de distorção transistorizados... apenas me lembro que os FUZZ mais tradicionais usam transistor de germanio... vou procurar saber sobre FETs... valeu.

bebm
Veterano
# dez/05 · Editado por: bebm
· votar


antoniocgb

Se vc soubesse oq é ponto de clipagem n tinha me dado a resposta que deu!!

E nem tinha dirigido a palavra a vc!! Mas já q vc tocou no assunto n falei hora nenhuma q um dos dois era digital... transistor e valvula são analogicos... digital trabalho com um sistema binario(0 e 1) e converte o sinal, insere algoritimos e converte novamente essa sequencia binaria em som!!

Algumas definiçoes para vc!!

PONTO DE CLIPAGEM -> Onde o sinal começa a saturar:

GERAR HARD CLIP -> Quando o sinal atinge o ponto maximo e satura o transistor gera um tipo de clipagem proveniente do sinal q está amplificando(DEU PRA ENTENDE AGORA?!? OU VC SÓ SE FEZ DE BOBO?) que tem a onda quadrada oq chamamos de HARD CLIP!

GERAR SOFT CLIP -> Mema coisa de cima só q é oq a valvula gera que é a onda é arrendondada em cima ou sinusial!!

LE MEU POST DIREITO E VE SE EU FALEI ALGUMA HORA Q VALVULA OU TRANSISTOR É DIGITAL!!
JÁ CONSTRUI 2 AMPS TRANSISTORIZADOS, 1 VALVULADO E 1 PEDAL VALVULADO!!! SÓ Q EU ME ESQUEÇO Q AQUI NO FORUM TEM UMS CARA Q N SABEM INTERPRETA TEXTO E FICAM PEGANDO MINIMOS DETALHES E AS PALAVRAS Q N FORAM POLITICAMENTE CORRETAS PRA ENCHE O SACO!!!

VO REPETE DIODO GERA HARD CLIP(n falei q gera sinal, até pq pra existir clipagem já tem q ter sinal!!) VALVULA GERA SOFT CLIP(idem), se vc soubesse oq é clip(oq na verdade eu acho q sabe... só quis encher o saco mesmo) saberia q eu me referi ao tipo de distorção q ela gera proveniente do sinal q está passando nela!!

Nego vem fala q to confundindo valvula e transistor com digital... só pode ser brincadeira eu nem sei pq perco meu tempo vindo nesse forum ainda tentar ajudar os outros... mah aki é sempre uma competição de quem sabe mais quem usa os termo mais corretos! To poco me fudeno pra palavras certinhas de acordo com a teoria da eletronica! Pra um leigo q tá perguntando muda nada eu falar q o sinal q é amplificado pelo transistor ou pela valvula quando atinge o ponto de clipagem é saturado de duas formas diferentes ou simplesmente resumir isso tudo em a valvula gera um tipo e clipagem e o transistor outra!

Faz o seguinte lê vc o meu texto!! E trabalhando com conceitos q são validos para a maioria das pessoas q só querem entender oq tá comprando ou como funciona superficialmente!! Junto digital e valvula no MERCADO é chamado de hibrido, transistor + valvula = hibrido tb... mas eles n daum esse nome para digitais transistorizados... vai sabe pq... pq seria hibrido da mesma maneira!! Mah eu respondo a pergunta de acordo com quem pergunto e n pra aparecer e mostrar q sei mais q alguem ou q sei falar complicado... pra atrapalha mais a cabeça do cara q pergunto isso e tá com duvida!!

pelo amor de deus...

raphaeljsh
Veterano
# dez/05
· votar


bebm, to precisando falar com vc cara!!!
Entre em contato comigo pelo email raphaeljsh@hotmail.com.
Por favor cara, é meio urgente!
Abraço

snd
Veterano
# dez/05
· votar


Se não me engano é posível gerar soft-clip com diodo. Vide TS-808/9.

antoniocgb
Veterano
# dez/05
· votar


mais um inimigo virtual....hehehe

bebm

meu caro, como eu escrevi, não quero me defrontar com vc, a idéia de um fórum é que cada um vá colocando seu conhecimeto, corrigindo, sendo corrigido... eu fui lá ler seu post e o meu novamente com medo até de ter lhe ofendido mas acho que não foi o caso não... minha idéia era mandar a informação em linguagem bem simples,que é como eu sei, pra quem criou o tópico... o seu texto, em determinados trexos pode criar confusão em relação a analógico e digital ter algo a ver com válvulas...

quanto a conhecimento, acredito que o seu seja maior que o meu, tanto que eu ainda não conclui meu primeiro amplificador e também não sabia os nomes técnicos de hard clip e soft clip... obrigado por esclarecer... de qualquer forma, achei que seu texto podia gerar confusão...

enfim, se vc se sentiu ofendido com o meu texto, está no seu direito...

Alex guitar man
Veterano
# dez/11
· votar


um amp SS com transistores (nada de tdas) é analógico?

Bog
Veterano
# dez/11
· votar


Alex guitar man

Sim. Digital é quando ele tem conversão AD, processamento com DSP, e conversão DA.

Alex guitar man
Veterano
# dez/11
· votar


é bog, sempre tirando minhas duvidas.... :)

VLW

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Diferença entre analógico, digital e valvulado - quero ver quem sabe mesmo!!!