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      para q serve um pedal compressor?

      Autor Mensagem
      kayo mariano
      Veterano
      # jul/03


      para q serve um pedal compressor?
      Comprimir o som ???Como assim o q é comprimir o som?
      Ele fica melhor em patchs mais pesados ou patchs com som limpo?

      Max
      Veterano
      # jul/03
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      kayo mariano
      Dar mais sustain...Igualar os volumes..Bom pra tapping...Melhora o som limpo do instrumento...E é legal com ou sem distorcao...

      Ronin
      Veterano
      # jul/03
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      O pessoal discutiu isto a pouco tempo no fórum de baixo... aconselho dar um pulo lá...

      http://www.cifraclub.com.br/forum/index.php?action=vthread&forum=2&t opic=9947

      MKazan
      Veterano
      # jul/03
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      kayo mariano
      use a busca. isso já foi explicado várias vezes.

      BJAofficial
      Veterano
      # dez/11
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      vou desenterraro tópico pra não abrir outro..

      to pensando em comprar um compressor, queria saber qual comprar ...
      toco bastante metal, e eu tenho a mania de usar mto pull off e hammer on, envez de palhetar, acho que fica mais bonito em algumas partes do solo..
      só que de vez enquando fica mto diferente o volume, acho que o compressor estabilizaria isso..
      e tbm pra dar mais sustain, mesmo que eu saiba que não é grandes coisa oq da de sustain...
      oq vcs acham? qual é o melhor? cs-3 mesmo?


      e outra... comprei um ht-20, e to esperando chegar.. mas vou comprar os pedais antes dele chegar... então, por eu tocar metal, que usa mta dist, e ainda mais com compressor...
      eu vou precisar de noise reduction, ou nem tanto?

      Nilo Dantas
      Veterano
      # dez/11
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      Vou dar a dica de ouro, o Bongo, cara que mais tem/teve compressores que já vi, tem uma página com MUITOS reviews somente de compressores: http://ovnilab.com/

      Adianto que tem muita coisa boa, fora. Você quer comprar no Brasil ou importando? Se for no Brasil, um CS-3 com mod é fácil de achar, até usado.

      jpdiman
      Veterano
      # dez/11
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      Compra um Dynacomp handmade, da EFX tá ótimo.

      BJAofficial
      Veterano
      # dez/11
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      Nilo Dantas

      vou trazer de fora.. e não pretendo comprar usado..

      jpdiman

      nada de handmande, não curto.. e tbm, vou trazer de fora, então não compensa comprar aqui..

      BJAofficial
      Veterano
      # dez/11
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      Nilo Dantas

      esse cara do link, usa o compressor no baixo.. imagino que seja diferente a resposta.. :/

      Nilo Dantas
      Veterano
      # dez/11
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      Hm, realmente são voltados para baixo, mas você pode considerar coisas como: ruído, transparência, coloração do som etc.

      BJAofficial
      Veterano
      # dez/11 · Editado por: BJAofficial
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      Nilo Dantas

      blz, vou dar uma olhada nos reviews do cs3 e do dyna comp

      Luiz_RibeiroSP
      Veterano
      # ago/15 · Editado por: Luiz_RibeiroSP
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      Montei um Orange squeezer e analisei ele com um osciloscópio para entender melhor seu funcionamento.

      Na foto 1, temos no gráfico amarelo o sinal de entrada, com frequência próxima de 1KHz e Tensão de pico a pico (Vpp) de 500mV(500 milivolts = 0,5 Volts )
      O sinal de saída é o gráfico verde, com mesma frequência mas amplificado, tendo seu valor de tensão pico a pico igual a 1,28Vpp.
      Neste caso o compressor esta trabalhando como amplificador, aumentando o valor de saída do sinal.


      Foto 1


      Na foto 2, temos o sinal de entrada em amarelo, com 1,74 Vpp e a mesma frequência anterior. O sinal de saída, em verde, manteve o valor de frequência e amplitude(valor pico a pico) próximo a foto anterior, onde o valor de entrada era bem menor. Neste caso o compressor esta trabalhando como atenuador, diminuindo o sinal.

      Foto 2

      Conclusão: a amplitude do sinal de saída(tensão pico a pico) é mantida num valor constante, mesmo variando o valor de amplitude de entrada.
      Isso explica porque o compressor tira um pouco da dinâmica.

      mjcmello
      Veterano
      # ago/15
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      A grosso modo, o compressor é um "controlador automático de ganho", tentando manter o volume de saída constante.

      Porém, outros controles geram efeitos interessantes, por exemplo o controle de "ataque"deixa quele som estalado das stratos que eu me amarro.

      Ismah
      Veterano
      # ago/15 · Editado por: Ismah
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      por exemplo o controle de "ataque"deixa quele som estalado das stratos que eu me amarro.

      Ou não... Depende a velocidade, se for antes ou depois de existir o ataque da nota. Em outras palavras, depende a partir de que momento o compressor começará a atuar.

      Isso é determinado pela velocidade de carga de um capacitor, e controlado por um pot, que aumenta ou diminui a tensão aplicada ao capacitor, regulando assim a velocidade de carregamento do mesmo.

      No caso ali, temos um compressor "bonzinho", se pegar alguns fuzzs (que é um compressor extremo), e tem ataque bem lento, a senoidal deforma e fica num formado de "|\---/|" bem louco rsrsrs

      Luiz_RibeiroSP
      Veterano
      # ago/15
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      Ismah
      É, esse compressor esta bonzinho, regulei para ter máxima compressão sem distorcer o sinal, através deste pot que mencionou. Regulei assim para testar e foi só um ponto de partida. Vou tentar outras configurações.
      Em algumas regulagens ele fica mais distorcido. Percebi que se tocar com muita força os agudos diminuem um pouco. Uso ele no baixo também, nem fiz a modificação recomendada pelo tonepad.

      Ismah
      Veterano
      # ago/15
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      Eu tenho vontade de ter um compressor, mas ando meio chato com isso, acho que só se fosse um em rack, onde poderia ajustar tudo...

      Seria interessante uma pedaleira com esse recursos a nível rack...

      Ramsay
      Veterano
      # ago/15 · Editado por: Ramsay
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      Luiz_RibeiroSP
      Até que enfim postaram algo interessante nesse fórum hoje!!
      Mas, a verdade dos fatos é que, na prática, os ditos compressores com circuito integrado dedicado como os Boss CS-3, o Marshall Ed-1 e outros pedais similares não comprimem porra nenhuma.
      Ainda mais um pedal com um circuito simples como o Orange Squeezer.

      Tudo o que esses pedais ditos "Compressores" fazem é equalizar o sinal de modo a responder de forma igual a uma palhetada forte e uma fraca e o som manter a mesma amplitude, porque comprimir o som que é bom, eles não comprimem nada.
      Por isso, o melhor nome para esses pedais seria o de sustainer e não de compressores.

      Luiz_RibeiroSP
      Veterano
      # ago/15
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      Ramsay
      Obrigado. Esses compressores de verdade, caros, eu nunca mexi. Vejo muitos elogios a respeito e pelo que pesquisei possuem muitos parâmetros de regulagem. A um tempo atrás fui pesquisar a respeito de um que escutei falar, não me lembro do nome mas, o preço era 7.000R$!

      Ismah
      Veterano
      # ago/15 · Editado por: Ismah
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      Ramsay

      Pois aí entramos na questão que me aflige a uns meses já: o que é compressão?

      Realmente esse esquema aí apenas torna a saída linear, variando a R de um transistor (pensemos nele como um divisor variável de tensão*. Basicamente, um transistor modula (via emissor) o outro, que modula uma DC.

      Podemos entender então, que são um gain reduction variável em função da dinâmica. Muito útil onde a dinâmica não é tão desejada, como um bumbo de bateria.

      Curiosamente, eu estou para aplicar esse esquema num regulador de tensão. A ideia é elevar a tensão da rede para um valor alto (apenas para o transistor poder operar em baixa corrente), cerca de 800~1000VAC, retificar a tensão, e modular ela em 60Hz. Então volta para um trafo que vai gerar 220V, 127V, 110V.

      * existem formas que se altera a corrente também, mas para áudio o que importa é tensão, isto é, amplitude

      Luiz_RibeiroSP

      Não pense que é mais caro o aparato, apenas ele tem um funcionamento diferente. Ele pode ser tão ou mais simples que o outro!

      Veja

      Veja² Observe que o mais próximo que se chega da compressão propriamente dita (começada com os valvulados) é usando diodos. Assim, quando temos um limiter atuando MUITO FORTE, o sinal é distorcido, ou seja, fuzz :)

      Curioso que pouca gente se liga que lâmpadas incandescentes são diodos !



      Ramsay
      Veterano
      # ago/15
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      Ismah

      Somente os compressores de studio, como esse de 7 Mil a que o Luiz Ribeiro se referiu é que comprimem de fato o som.

      E lâmpadas incandescentes não tem nada a ver com diodos, ou seja, enquanto o diodo é um semicondutor, a lâmpada incandescente é um resistor na forma de um filamento de tungstênio.

      Ismah
      Veterano
      # ago/15
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      Verdade, eu viajei nessa coisa toda e entendi bem errado o que se passa no vídeo.

      NATAN P.D.S.
      Membro Novato
      # set/15
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      compressor fica mais legal com guitarra semi acústica,
      de uma molhada na musica da Xuxa - Tão grande.

      Iversonfr
      Veterano
      # set/15
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      NATAN P.D.S.
      de uma molhada na musica da Xuxa - Tão grande.

      Prefiro ficar sem saber o que é um compressor... =p

      Ismah
      Veterano
      # set/15
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      NATAN P.D.S.

      Não sei não ein... Ali não pareceu ter compressor nenhum...

      Luiz_RibeiroSP
      Veterano
      # 20/jul/17 21:40
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      .....aproveitando o tópico, comprei um compressor chines e vou falar minhas impressões.
      O pedal é o caline CP-10, pensei que fosse uma cópia do DOD 280, mas quando abri o pedal constatei que se trata de outro projeto, talvez autentico da marca.
      O pedal tem caixa de aluminio e até ache com bons componentes, o que pecou foi a montagem da placa, muitos componentes estavam altos na placa e com terminais grandes, refiz algumas soldas e reinstalei no circuito dois deles.
      O pedal faz muito ruído quando acionado alem de abaixar o som após a primeira palhetada. Comprei ele com a intenção de usar no baixo, mas não gostei. O orange squeezer que montei em uma caixa de plastico funcionou melhor que ele.
      Paguei 90R$ o que não achei caro, por esse preço talvez até valha a pena pra quem não tem nada. Eu particularmente não compraria se tivesse testado.
      Segue foto da placa:

      foto 1

      foto 2

      Ismah
      Veterano
      # 20/jul/17 23:02
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      Tem coisa errada aí...

      Precisei interferir no palco estes dias por causa de volumes, e uma das decisões que tomei pra tentar ajudar o baixista foi comprimir bastante...
      Aconteceu que o release do compressor estava muito rápido, aí ele tocava a nota, o compressor matava o ataque, e liberava... Aí ele tocava, mas ouvia algo como um slap back...
      Ele ficou muito puto por isso (e com razão), mas foi uma decisão que eu precisei tomar, não esperava que o compressor agisse assim, mas infelizmente aconteceu... Enfim, bola pra frente!

      Seu caso pode ser o oposto, um release muito lento, que não dá tempo para rearmar. Tu não é bobo, experimenta jogar isso num Proteus da vida e simular a variação do capacitor... Se é que tu mesmo não soldou algum trocado! hehe

      Luiz_RibeiroSP
      Veterano
      # 20/jul/17 23:10
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      Ismah
      Não tenho o esquema na mão, vou ver se faço uma engenharia reversa quando acabar as ferias, não é nada demais, um operacional ca3080 e alguns transistores. Só recoloquei dois componentes que estavam com os terminais absurdamente altos, um capacitor e um resistor.
      Não estudei muito sobre compressão, sei o básico e me atrapalho com os nomes, mas baseado neste grafico julgo que o ration esta muito forte. percebo que a primeira palhetada o volume esta alto e depois abaixa de forma bem perceptível e se mantem. Preciso ver como o circuito controla o ganho e ver se da pra melhorar.
      Proteus é ruinzinho pra simular, faz placa, simulaçao de microcontrolador, etc mas tudo meia boca. pra simulação gosto do PSpice.

      Ismah
      Veterano
      # 20/jul/17 23:48
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      Não creio que seja isso, o ratio forte demais daria um LEVÍSSIMO overdrive, semelhante ao que os diodos fazem... Quando o caso ali é que o compressor reduz volume e não volta ao ponto de 0 atenuação.

      Essa volta se chama release. Attack e release é sempre determinado pela tensão sobre um capacitor - que só conduz a partir de quando estiver com carga plena, logo o tempo de carga é o tempo de... Saca? :D

      O jeito mais fácil de mudar isso é variar (aumentar no teu caso) a tensão sobre o capacitor... Por isso que sugeri algum erro na manutenção, pode haver uma solda encostando noutra ou semelhante, causando uma queda de tensão sobre o capacitor... E voi la!

      Mas... Isso nos leva a outra hipótese também: tua fonte / bateria está mandando 9VDC mesmo?

      macaco veio
      Veterano
      # 21/jul/17 19:09
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      Compressor com 3080 e nada é a mesma coisa, é um CI muito antigo, dai vem a conclusão de muitos guitarristas que compressor não serve pra nada e acabam usando só pra aumentar o volume pra solo ( um simples booster que qualquer operacional pode fazer ate melhor).
      Um compressor bom pra guitarra não pode apenas diminuir o volume pra ir fazendo ele voltar ao normal a medida que nota vai sumindo, tem que amplificar mesmo com vontade a medida que nota vai sumindo, pra sentir mesmo que tá aumentando o volume (e o ruido vai junto). Ai sim, guitarrista vai falar pô to sentido compressão mesmo. O único que tive que fazia isso era uma antiga versão da boss do CS1 (tem uma versão que usa a merda do 3080), que usava duas LDR/led, Uma no ganho e outra no volume, mas dava uma ruideira feia quando num tocava nada com o pedal ligado.

      Ramsay
      Veterano
      # 21/jul/17 21:51
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      macaco veio
      O CA3080 é um VCA (Voltage Controled Amplifier) que funciona amplificando mais uma palhetada leve e amplificando menos uma palhetada forte, de modo a nivelar o som numa intensidade constante.
      Sendo que os pedais de compressor atuais utilizam o mesmo princípio, mas, utilizando circuitos integrados diferentes e mais modernos.

      Então, esses pedais deveriam ser chamados de niveladores de som e nunca de compressores, uma vez que, sejam novos ou antigos, não comprimem nada.

      E, conforme eu disse antes nesse mesmo tópico, os únicos compressores de som reais, ou seja, aqueles que comprimem de fato o som, só existem em estúdios de gravação e são complexos demais para caber numa caixa de pedal.

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