Autor |
Mensagem |
coprofago Veterano |
# terça às 20:13
Fala pessoal, comecei recentemente a dar aula de bateria, peguei um aluno abençoado que as vezes ele acelera o andamento ou diminui a velocidade, isso acontece mais na hora de fazer virada, na hora da virada ele acelera o andamento, ou dependendo da virada ele diminui a velocidade. Não sei o que fazer pra ele melhorar isso, queria umas dicas de vocês kk. Obrigado desde já.
|
JJJ Veterano
 |
# terça às 20:24
· votar
Durante a virada, ele pode manter a contagem dos beats com o pé, no bumbo ou no contratempo. Talvez ajude a manter o tempo...
|
Lelo Mig Membro
 |
# ontem às 03:05
· votar
O nome dele é Lars Ulrich?
|
Buja Veterano |
# ontem às 14:57
· votar
Ta aprendendo ainda. Mas tenta acostumar ele a usar metronomo.
|
Wanton Veterano |
# ontem às 16:20 · Editado por: Wanton
· votar
Recomendo quebrar a virada em partes menores, que possam ser repetidas fora do contexto da música, apoiadas por metrônomo, como o Buja falou.
Lelo Mig O nome dele é Lars Ulrich?
Lars é um dos meus! Tive um professor de bateria que dizia que um baterista profissional tem que treinar 8 horas por dia, como se fosse um emprego. Aí quebra com aquela imagem do rock como um estilo de vida livre. Na prática, o musico que ensaia 8 horas por dia não é diferente de um analista contábil em uma baia de escritório.
|
Buja Veterano |
# ontem às 18:01
· votar
Wanton
Eu duvido realmente que alguem consiga ficar 8 horas por dia praticando. Apos uns 50 min de treino, a gente já nao concentra mais, erra muito, fica cansado, machuca os dedos, tensões, musculatura. Tocar um instrumento é um exercicio fisico e mental.
Ainda mais quem diz que treina ficar subindo e descendo escala pentatonica e cromática. Eu quando ouço isso, acho conversa pra boi dormir.
Claro que, sem treino, não se consegue chegar em um alto nivel. Eu mesmo fico treinando trechos específicos de slap durante algum tempo todos os dias, até ficar bem fluido. Mas nao passa de 15-20 de treino. No maximo. As vezes, 5-7 minutos e ja largo o baixo de lado.
Se alguem me diz que fica slapando baixo 8 horas por dia, acho que eu vou pedir pra ficar sentado observando esse tal treino de 8 horas.
|
Lelo Mig Membro
 |
# há 23 horas · Editado por: Lelo Mig
· votar
Wanton
Eu falo essas coisas prá zoar...
... pelo contrário, ou sou daqueles que acha que depois que músicos começaram a tocar com click e afinar com afinador eletrônico a música morreu.
Nada como instrumentos (micro desafinados) porque foram afinados de ouvido à partir do Lá de um piano velho ou do Lá de um telefone de linha. E nada como tocar cada compasso com um BPM diferente...
|
coprofago Veterano |
# há 4 horas
· votar
Obrigado pelas sujestões, vou testar cada uma com ele kk. Quanto ao metrônomo, foi uma das coisas que jâ passei pra ele, treinar seguindo o metrônomo, espero que ele esteja fazendo isso na hora de praticar na casa dele.
|
mateus54321 Membro Novato |
# há 3 horas
· votar
Lembro de ter lido uma vez uma matéria da Ultimate Guitar sobre técnicas diferentes que alguns professores já tinham usado para ensinar um caso parecido com o seu.
O que o professor relatava era um aluno que não conseguia compreender o conceito de tempo nem com o metrônomo ligado e com os exemplos dele. Daí pra resolver a questão levou o aluno numa aula pra dar uma volta no bairro.
Ele ligou o metrônomo e dava 1 passo a cada batida, a cada volta no quarteirão aumentava um pouco a velocidade. A aula foi só isso, mas na aula seguinte o aluno não errou mais o tempo.
|
JJJ Veterano
 |
# há 44 minutos
· votar
Lelo Mig nada como tocar cada compasso com um BPM diferente
Concordo plenamente!
Às vezes, as diferenças de andamento são gritantes. O cover mais recente que eu gravei (Sweet Lorraine, do Uriah Heep) é um exemplo. Eu resolvi usar a música original como track "guia", pra gravar minhas partes por cima (e depois remover a guia, claro). Cara... O bagulho é louco, vai sambando de 140 a 170 bpm o tempo todo. E o mais engraçado é que a gente mal percebe! Porque, na verdade, é uma dinâmica natural, deixando a música muito mais orgânica e prazerosa de ouvir.
|