ajuda sobre partituras?

    Autor Mensagem
    Reni
    Veterano
    # nov/10


    olhem,eu estava estudando sobre partituras e tudo mais,mas nao saquei algo e fui dexando e aprendendo outras coisas...agora fui tocar algo e nao me dei muito bem....olhem onde tenho dificuldade:

    Existem ainda outras fórmulas de compasso (aquelas que no inicio tem um numero em cima do outro), indicando outros tipos de unidade de compasso e de tempo. Lembre-se: O número de cima indica quantos tempos terá o compasso, e o número de baixo indica qual nota valerá um tempo. No caso da primeira fórmula ao lado, o compasso terá 2 tempos, e a nota que valerá 1 tempo será a mínima (veja o nº de referência no quadro das figuras musicais).


    essa parte "denominador 4" significa oq?
    como vou saber qual é o tempo da semiminima,se eu nao souber esse ao exato na saberei as outras....
    ou isso nao tem importancia,apenas qualquer nota que eu fazer que seja a normal de um ritmo é dividida....

    eu queria saber como uso aqueles numeros que ficam no inicio da partitura,onde fica um emcima do outro....


    por favoooor! me ajudem ae,acho que aprendendo isso vou evoluir e poder executar corretamente ums ritmos aki...

    abraço!

    DSoM
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    Isso se chama fórmula de compasso. Uma fórmula de compasso determina a natureza do tempo de um compasso e que figuras rítmicas podem ser usadas dentro dele.

    X/Y - O numerador, o X, representa a quantidade de tempos em que o compasso de divide. O denominador, o Y, indica qual é a subdivisão, ou seja, em quantas unidades cada um dos tempos se divide.

    Exemplos:
    3/4 - Compasso de três tempos de semínima (1/4 de semibreve);
    7/8 - Compasso de sete tempos de colcheia (1/8 de semibreve);
    2/2 - Compasso de dois tempos de mínima (1/2 de semibreve);
    14/16 - Compasso de quatorze tempos de semicolcheia (1/16 de semibreve);

    Espero que esta resposta lhe sirva pra algo.

    Reni
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    Valeu ai! Ajudo bastante!¡

    Abraco!

    Reni
    Veterano
    # nov/10 · Editado por: Reni
    · votar


    eeeeeeeeee!conssegui......
    fiquei quebrando a cuca mas acho que entendi.... exemplo:
    2/4
    uma nota:x

    Xxxx,Xxxx/X X ,

    1xxx,2xxx/1xxx,2xxx/.......

    significa que há duas seminimas e se dividoirmos cabe quatro colcheias "dentro" do tempo,ou seja,dá pra adicionar 3 notas ao lado de cada nota


    estou correto?

    abracos!!!

    Reni
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    ah!
    me pintou outra duvida!
    no caso 14/16,se minha conclusao for correta do post anterior,quer dizer que cabe 15 semibreves ao lado de cada uma das 14 seminimas?

    entao ai seria bem devagar,pra poder faser né?ou existe algum kra que fez um pacto com o "satanas" e conssegue faser isso rapido?

    num saquei... (que burro!)

    tô a espera!!!!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a ajuda sobre partituras?