duvidas sobre que gaita comprar.

    Autor Mensagem
    feker
    Veterano
    # mai/05


    olá
    eu tenho uma gaita daquelas de R$5,00 e toco bastante coisas de ouvido.. só que ela é toda "desafinada" e o som é horrivel.. quero comprar uma mas tenho algumas dúvidas:


    sobre o tom da gaita:
    tem um reggae da banda chimarruts (aqui do sul) que é em "A" (lá), para tocar ela eu preciso de uma gaita em A??
    e se a música for em C preciso de uma em C?


    sobre o tipo:
    sei que existem aquelas gaitas menores e as maiores.. agora não lembro os nomes.. mas não importa.. quero saber qual a diferença entre elas.. e para que cada uma é mais utilizada.. o que eu toco na menor posso tocar na maior e vice-versa??

    bom.. essas são minhas dúvidas.. se alguem souber eu agradeço
    abraços
    Fernando

    harofloww
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    sobre o tom da gaita:
    tem um reggae da banda chimarruts (aqui do sul) que é em "A" (lá), para tocar ela eu preciso de uma gaita em A??
    e se a música for em C preciso de uma em C?


    não necessariamente.... você pode tocar uma musica em A com uma gaita em C.... soh que você soh vai conseguir tocar algumas notas...... por exemplo.. a escala de B tem um monte de sustenidos... numa gaita em C você vai ficar sem fazer algumas notinhas...... por isso é melhor compra um kitzinho que vem todas as afinações... pra não ter esse problema...

    sobre o tipo:
    sei que existem aquelas gaitas menores e as maiores.. agora não lembro os nomes.. mas não importa.. quero saber qual a diferença entre elas.. e para que cada uma é mais utilizada.. o que eu toco na menor posso tocar na maior e vice-versa??


    as diatônicas, cromáticas e oitavadas...... as diatônicas possuem 10 orificios, saum menorzinhas e tem varias afinações pra vc tocar qualquer musica (em termos de escala e tal), mais usada no blues por ter um somzinho mais legal, o kit tá mais ou menos 200 reais e cada uma tá uns 30... as cromáticas tem um botaozinho do lado que serve para aumentar meio tom... entaum vc consegue todas as notas, dai só precisa comprar uma dessas pra poder tocar qualquer coisa, mas cada uma tah em torno de 200 reais, para blues um amigo meu disse que fica meio esquisita mas eh legal, serve mais para mpb e talz, eu acho que compensa compra um kitzinho de diatônicas do que uma cromática... e a oitavada tem uns 16 orificios... com 2 colunas, uma em cima e uma em baixo, é esquisita, pareçe mais dificil de tocar mas eh mais facil assopra nos buraquinho certo do que a diatônica.. só que tem um som esquisito, e é mais dificil fazer bends.. e o negócio é o seguinte... tu soh precisa de 4 coisas pra tocar gaita: dedicação, gaita, sabe em que orificio fica tal nota e uma noção basica de musica.... esse ultimo não é tão necessario mas é bom, dai você não precisa ficar correndo atras de tablaturas e tal...

    enfim, recomendo a vc comprar uma Free Blues diatônica em C da hering, porque não compensa compra uma gaita boa no inicio, dependendo como tu assopra a gaita, tu acaba com ela em uns 3 meses...

    hehe mal pelo textinho ae...

    flw
    harofloww

    feker
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    harofloww
    aih kara..
    valeu mesmo!!
    tiro todas as minhas duvidas!!!

    intao.. a ke eu tenho vagabunda de 5 pila deve c uma cromatica.. realmente u som eh estranho.. mas eh bem facil pra tokah..

    noção d musika eu tenhu um poko.. toco guitarra.. jah fiz aula d teoria i tal.. isso ajuda

    vo compra uma diatonica pra mim intao

    issu ae

    valeuu
    faloo

    haniel cedraz
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    de quanto eu compro uma gaita boa?
    quero aprender a tocar...

    Spike good
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    haniel cedraz

    para iniciante eu aconselho comprar uma gaita nacional, como a Hering, por ser barata e mesmo assim não fica atras de muitas marcas conhecidas e reconhecidas como a Horner, pelo menos essa é minha opinião. Comecei com uma master blues, a Hering blues também é boa.

    Dave Grohl
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    muito legal, quanto tempo se demora pra aprender a tocar gaita maneirinho ??

    Lycaeon
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    Depende do seu empenho e dedicação, eu to treinando uma media de uma hora por dia, ja faz uns 2 meses, tenho uma hohner bluesband em C, e ta aguentando até agora, o lance é ter um amigo que ja toca, sempre ajuda pra de ensinar algo, ou dar um macete :D

    Lord Kbello
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    Ola galera !! So novo no fórum e com gaitas tambem...tenho uma duvida que gostaria que você respondida : eu possuo uma free blues diatonica afinada em "B" e gostaria de saber se essa gaita é boa para iniciantes? se tem lojas que mudam a afinação dela? e qual seria a mehlor afinaçao para tocar uns blues legais?

    Abraços
    obrigado

    anonymous4
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    Tem as gaitas cromaticas...
    Aí qualquer tom sussegado...

    Mas eu não entendo muito de gaita, conheço um pouco pq tem um gaitista na minha banda.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a duvidas sobre que gaita comprar.