Iniciante, duvidas. :]

    Autor Mensagem
    Jr.Redivo
    Veterano
    # jun/09


    i gente :]

    entao, olhei alguns topicos de iniciantes no forum, me tiraram algumas duvidas, e claro, surgiram mais. Mas todos eles me ajudaram a ter certeza de que quero realmente aprender a tocar gaita.

    Bom, o que pretendo tocar é um rock alternativo (Coldplay, Keane, radiohead talvez, e algo nesse estilo).


    Os topicos que li, sugerem comecar com uma Diatonica afinada em C.
    A pergunta é, para o estilo que pretendo tocar, essa realmente a mais indicada?
    Mas tambem nao sei ainda exatamente a diferenca entre Diatomica e Cromatica.


    Qual marca (ou especificaçao) eu devo escolher?

    Estou pensando em aprender sozinho, pelo menos começar sozinho.


    por enquanto é só, desde já agradeço
    =D

    vajman
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    Jr.Redivo

    Cara, a gaita utilizada com mais frequência no rock é o modelo diatônico 20 vozes, chamada também "e erroneamente" de gaita blues. Erroneamente porque ela não foi desenvolvida para tocar o blues, mas apropriada pelo bluesman para o seu gênero musical. Ela tem 10 orifícios e mede cerca de 10 cm. O modelo cromático vem munido de uma chave em sua lateral que, acionada, acresce semitom à nota. Ele é bem maior, tanto no comprimento como na largura, e pode ter de 12 à 16 orifícios. Bom, quando falamos em diatônico, estamos nos referindo apenas às notas especificamente pertecentes ao tom em questão. No caso de uma gaita no tom de dó, por exemplo, você teria apenas as seguintes notas: dó, ré, mi, fá, sol, lá e si, ou seja, correspondentes às teclas brancas do piano. Agora, quanto ao modelo cromático, você tem essas mesmas notas da diatônica, conhecidas como naturais e, acionando a chave, outras 5 notas, conhecidas como acidentadas e correspondendo às teclas pretas do piano, os sustenidos (#) e bemóis (b). No modelo diatônico você obtém também algumas dessas - ou até todas, dependendo do seu nível técnico - notas acidentadas. Você às produz com uma técnica chamada bend ou overbend. Essa técnica, entre outras, é obtida com a articulação do organismo, e é aí que eu recomendo que você faça aula! Eu leciono há quase 20 anos, e nesse péríodo todo eu apanhei muito mais corrigindo alunos que iniciaram por conta própria e tiveram seus organismos condicionados de forma errada (vício) do que ensinando alunos leigos no instrumento. Existem detalhes mínimos na "pronúncia" do organismo que evidenciam muito a sua técnica e o seu timbre. Veja bem! Não estou me ofercendo como seu professor. Nem poderia fazer isso aqui. Apenas recomendando a você que procure um professor competente para evitar problemas posteriores. Quanto ao tom da gaita, é recomendado o tom de dó (C) por dois motivos: Em primeiro lugar, por ser uma gaita sem notas acidentadas, facilitando a sua compreensão musical e, em segundo, por ser um tom central dentre as harmônicas. A diatônica mais grave é a de tom em sol (G) e a mais aguda no tom de fá (F). Existem exceções, que não vêm ao caso, que são as gaitas low e high. Enfim, numa gaita em G você dominaria bem o agudo, mas no grave "sambaria" um pouco por ser muito grave. Já numa gaita em F, você poderia se dar bem na região grave, mas no agudo teria problemas por ser muito agudo. Numa gaita em C, que é um tom central, você pode praticar com média facilidade toda a extensão do instrumento. Finalmente, as marcas. Eu não posso citar marcas e modelos aqui por dois motivos, ambos de origem ética. Primeiro por ser eu endorse de uma marca e, segundo, pela própria moderação do site. Agora, você pode se orientar pelo preço. Uma gaita diatônica custando menos que a média de R$ 40,00 é com certeza um barato que vai sair caro. É isso! Espero ter lhe ajudado. De qualquer forma, precisando tirar outras dúvidas, passo por aqui uma vez ou outra. É só perguntar! Grande abraço

    ghostbastard
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    vajman


    ah cara. Vc podia ter dado metade da resposta. Agora não vou ter o que escrever...


    Jr.Redivo


    não se deixe levar pelo preço e glamour. Gaitas mais caras não significam quem vc vai aprender melhor.

    Jr.Redivo
    Veterano
    # jun/09 · Editado por: Jr.Redivo
    · votar


    Obrigado, valeu mesmo!

    vou dar uma olha nas gaitas, e vejo oque encontro ;]

    vou procurar alguma na faixa entra 40 e 60 reais ;]

    obrigado abraco ;]

    vajman
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    ghostbastard

    ah cara. Vc podia ter dado metade da resposta. Agora não vou ter o que escrever...

    Hahahaha... É verdade, né? Eu nunca escrevo, mas quando o faço é pra valer! Rs...


    Grande abraço, brother!

    Jr.Redivo
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    Oi Oi :]

    Comprei minha gaita hoje
    estou em Blumenau, e como li que as Gaitas daqui sao as melhores
    aproveitei pra comprar.

    Comprei uma Hering, Free Blues
    afinada em C :]


    fiz uma boa compra?


    Qual eh o proximo passo agora?

    :]

    abraco

    obrigado pelas respostas anteriores ajudou bastante

    vajman
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    Jr.Redivo


    Qual eh o proximo passo agora?


    Cara, vou postar aqui as primeiras dicas pra você, mas gostaria de me manifestar novamente contrário às aulas a distância. Reitero: A persistente prática incorreta na harmônica pode condicionar o seu organismo e provocar alguns vícios, muito comuns em gaitistas autodidatas e/ou mal instruídos. De qualquer forma, aí vai:

    Primeiro, a embocadura. Existem basicamente 2 formas de embocadura, a de bico e a de língua (tongue blockin). Comecemos pela de bico.

    1- Faça uma forma com os seus lábios como se pronunciasse a vogal "o" e sopre o orifício 4. Veja bem, apenas o 4. Certifique-se de que você não está concomitantemente soprando demais notas, como o 3 ou o 5.

    Cuidados: Use a parte mais úmida dos lábios, ou seja, emboque bem a gaita. A região externa dos lábios é mais seca e dificulta o deslize no instrumento. Evite também o vasamento de ar entre seus lábios e a gaita e, importante, use sopro bem suave no início desses seus estudos.

    2- Já dominada essa embocadura, sopre novamente o orifício 4 e vire a cabeça para o orifício 5 sem afastar os lábios do instrumento e sem romper o sopro. Da mesma forma volte para o orifício 4. Repita várias vezes a sequência 4 - 5 - 4 sem afastar os lábios do instrumento e sem romper o sopro.

    Cuidados: Ao passar de um orifício para o outro, procure virar a cabeça de forma não muito demorada, evitando ficar parado entre um orifício e outro. Detalhe importante, não deixe que vaze ar pelo nariz enquanto você sopra.

    3- A mesma coisa do exercício anterior, embora acrescentando mais um orifício, o 6. 4 - 5 - 6 - 5 - 4. Os mesmos cuidados, sem afastar os lábios e sem romper o sopro.

    4- Agora com o 7 também. 4 - 5 - 6 - 7 - 6 - 5 - 4.

    Cuidados: Não corra! Vá devagar e use sempre um pulso constante, quero dizer, o mesmo tempo para cada nota. Quando você estiver "craque" pode acelerar um pouco.

    5- Repita a mesma coisa dos exercícios anteriores, desde o primeiro, contudo, aspirando. Lembrando, use aspiro suave e não force caso alguma nota saia com dificuldade. Procure manter seu organismo relaxado.

    6- Enfim, a escala de dó maior. Vou usar a seguinte codificação: "s" para notas sopradas e "a" para notas aspiradas, ok? A sequência é 4s - 4a - 5s - 5a - 6s - 6a - 7a - 7s, respectivamente, dó, ré, mi fa, sol, lá, si e dó.

    Cuidados: Repare que o sopro e o aspiro invertem de posição no orifício 7. Faça essa escala no sentido ascendente e descentente. Se você "brincar" nessa região da gaita, conhecida como oitava central, irá descobrir alguns temas bem populares.

    Na próxima a gente vai para a primeira oitava da gaita, do orifício 1 ao 4. Você vai ter alguma dificuldade nessa região e eu vou falar da desobstrução da glote. Você vai sentir como a gaita e o organismo estão intimamente ligados e o por quê das minhas adverências quanto à falta de um monitoramento.


    Grande abraço & divirta-se!

    Jr.Redivo
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    A, desculpa a demora, fiquei gripado e tava ruim de praticar,
    mas oque voce disse eu fiz

    E fiz algumas coisas a mais

    alguma dica do que fazer agora?

    vajman
    Veterano
    # jul/09 · Editado por: vajman
    · votar


    Jr.Redivo


    alguma dica do que fazer agora?


    Bom, se você realmente já superou todas as dificuldades relacionadas à embocadura, é o momento de descobrir se você possui alguma obstrução na glote. Glote é o nome que se dá à entrada da laringe. Neste local existe uma espécie de válvula, a epiglote, que precisa ser posicionada de maneiras variadas de nota para nota.

    Sopre o orifício 2 da sua gaita procurando uma melhor embocadura e, feito isso, aspire.

    Você teve alguma dificuldade?

    A maior incidência de problemas com a glote está neste orifício aspirado, e é justamente aí onde se encontra a tônica quando tocamos na segunda posição, também chamada de crossharp. Falaremos sobre isso em outra ocasião.

    Você tem a mesma nota do 2 aspirado, nota sol da sua gaita em dó, no 3 soprado. Use esse sol soprado com referência.

    Se houver alguma diferença (afinação) entre as 2 notas, você está bloqueando a passagem do ar.

    Experimente erguer a cabeça, como se olhasse para o alto, e repita esse exercício. A nota do 2 aspirado saiu mais facilmente? Provavelmente sim!

    Quando você ergue a cabeça e tenta engolir você não encontra uma grande dificuldade? Ou até mesmo uma certa dor? Eis a epiglote.

    Bom, para desobstruir a glote sem ter que erguer a cabeça - Já pensou, sempre que você for aspirar o 2 tiver que olhar para o teto? - você tem que posicioná-la mais à frente.

    Como?

    Colocando sua língua mais à frente talvez já seja o suficiente. Apoie a ponta dela sobre os dentes inferiores, aproximando-a da gaita. Alguns dos meus alunos precisaram, ainda, dar uma pequena envergada nela como solução para empurrá-la mais à frente e abrir a garganta.

    Essas coisas variam de organismo para organismo, então, em alguns casos, apenas o reposicionamento da língua ainda não basta para desobstruir a glote. Existe um outro recurso. Projete a mandíbula (queixo, popularmente falando) para a frente. Quando fazemos isso projetamos também praticamente todo o trato oral.

    Com o tempo você vai se conscientizar mais do seu organismo e notas como essa deixarão de ser tão complicadas.

    Pratique as sequencias 2s - 2a, 1a - 2a e 3a - 2a sempre atento à sua sonoridade. O 2 deve responder imediatamente ao aspiro e sem desafinar.

    Cuidado: O vazamento de ar pelo nariz compensa o estreitamento da glote e pode facilitar a emissão dessa nota, mas não é recomendado por, entre outros motivos, acabar com o seu fôlego rapidamente e tirar a pressão da nota.


    Grande abraço!

    Jokerman
    Veterano
    # jul/09 · Editado por: Jokerman
    · votar


    tópico errado

    Jr.Redivo
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    errado?

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Iniciante, duvidas. :]