Meras dúvidas de iniciante

    Autor Mensagem
    Jokerman
    Veterano
    # dez/07


    Estive lendo alguns tópicos por aqui, e já entendi que as melhores gaitas pra iniciante são com afinação em Dó e tal...
    E que o modelo mais indicado é o Free Blues da Hering.

    Eu nunca toquei gaita na vida. Toco violão há um bom tempo, mas sei nada de notas, escalas e etc. Sei apenas o básico.

    Ouço bastante Bob Dylan e queria tocar algo nesse estilo.
    Estou disposto a gastar mais ou menos 70 reais numa gaita. Queria saber se dá pra pegar algo um pouco melhor que a Free Blues, e qual seria o modelo.

    Jokerman
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    Queria também uma indicação de apostila ou vídeo-aula, sei lá.

    Seria essencial ter que aprender a ler partituras?


    Valeu!

    Spike good
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    Vai de freeblues mesmo..... depois que voce estiver mais familiarizado com o instrumento e modelos disponíveis no mercado voce pode pensar em adquirir outro modelo. Por enquanto a freeblues é a melhor opção, tranquilo!

    AlexB
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    Te garanto que a free blues é a melhor opção, não se deixe enganar pelo preço, ela não é inferior a qualquer gaita mais cara. O preço não vai determinar a qualidade da gaita.
    Abraço,
    Alex

    ghostbastard
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    isso msm. Free Blues é a melhor pedida por enquanto.

    entra lá no portal mvhp e procura pela aula on line do Jefferson Gonçalves, pra início ela é legal.

    partitura não é essecial, eu acho, pra diatônica. Se vc quiser partir pra cromática aí sim será necessário.

    lukharp
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    ghostbastard
    Olá,passe no meu blog e deixe um comentário www.lukharp2.nafoto.net tenho ainda protótipos de mics bem legais!

    aluadohpr
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    Sobre a gaita axo q o pessoal ja te esclareceu a sua duvida..
    Agora sobre as aulas.. eu tnho um DVD mto bacana para iniciantes e intermediarios.
    se qzr me add.: aluadohpr@hotmail.com

    Jokerman
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    Valeu pela ajuda, pessoal... mas até agora não consegui comprar a Free Blues.
    Tô tentando achar um site pra comprar online. Na Americanas ela tá esgotada há um bom tempo. Achei em outros, mas o frete sai mais caro... tá foda.

    Jokerman
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    Comprei a Free Blues!

    E agora?

    Estou em busca de alguma apostila, ou vídeo-aula. Se alguém puder me sugerir algo legal, que já tenha usado, agradeço!

    Spike good
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    Jokerman
    Procura pela net que você acha vários métodos básicos para iniciante. Não conheço muito bem, pois só possuo os avançados... esses voce encontra em lojas especializadas.
    falou

    ghostbastard
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    Spike good


    spike, eu andei procurando mas não encontrei, vc pode me indicar alguns manuais?

    Jokerman


    a apostila do Jefferson é bem legal, ta lá no portal MVHP

    http://www.mvhp.com.br/

    comprei uma vez o dvd dele tbm, faz dois anos já, então não sei qnto ta agora, saiu 50ao na época, mas valeu a pena.

    nesse forum vc encontra bastante coisa tbm:

    http://www.forum.clickgratis.com.br/rodrigobrasilei/f-2.html

    flw

    Jokerman
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    ghostbastard
    Tô começando a ler essa apostila

    vou entrar no fórum

    valeu!

    Spike good
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    ghostbastard
    Manual mesmo vai ser difícil...voce mesmo já indicou um sites legal para começar. Conhecia sites que eram bem legais quando ainda estava começando mas já fecharam faz tempo.
    Uma vez encontrei um livro para baixar em um dos sites....demorou pra kct...50MB e ainda por cima acho que era em francês...se voce não tiver esse e se interessou posso passar ele.... se já não joguei na lixeira, hehehehehe...
    Material de qualidade mesmo é difícil encontrar por aí dando bobeira.
    falou

    ghostbastard
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    e ainda por cima acho que era em francês.


    não é o método do JJ Milteau? Que tem tablatura e audio de 10 músicas, The House of Rising Sun, Easy Rider, The Hook, entre outras..... Esse eu tenho.

    vc não lembra nenhum de cabeça, aí eu procuro no emula, no ares, sei lá....

    ah, no forum lá que eu indiquei tem um sourcebook do Sonny Terry, muito bom, dá uma olhada lá se te agrada.

    Spike good
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    ghostbastard
    Esse mesmo, mas acho que são mais músicas inclusive pra Cromática não? Vasculhei o meu PC e achei o Book do Paul Galiger com audio, bem básico também acho que voce deve conhecer esse...tem na net. Outro metodo bem legal é o do Tom Ball - Blues Harmonica, se vc não achar para baixar por ai, acho que vale o investimento, ele é bem requisitado.
    Paul Butterfield é outro bem safo em seu método.
    Tem também o do Benevides Chireia Jr - Blues Harp, é brasieliro...

    ghostbastard
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    acho que não, pelo menos eu não sabia que o Milteau tocava cromática tbm. Eu tinha esse ate ano passado, ate que emprestei pra um cara e ele não me devolveu mais. Do Paul eu tbm ja tenho, vou procurar esse do Tom Ball, vou procurar, do Bene eu vi esses dias.


    o problema é que eu tava procurando algo intermediário avançado, com quase dois anos tocando já Oh Suzzana não tem mta serventia hehe

    valeu, vou dar uma olhada por aí.

    Spike good
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    ghostbastard
    Tem sim o método para cromática nesse book do Milteau e tem a participação do Greg e Thierry, acho que o book que vc possuia é diferente do meu...Bom com relação ao book do Tom Ball ele é bem avançado explora bem o Bluegrass, mas já vou avisando que não é Songbook, é Método mesmo....

    Você tem o book do Buttefield? o que achou dele? Gosto muito do estilo que ele possui.

    Falou ae.

    ghostbastard
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    o que eu tenho é outro mesmo, é com outro cara, tocando violão, não lembro do nome.....

    ah, não, o Paul que eu tenho é o Paul Galleger, sei lá como escreve, esse é legal ateque.

    eu encontrei um do tom ball que era pra iniciante, deve ter mais então, vou fazer uma pesquisa mais aprofundada.

    Spike good
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    Ah tá, hehehehe, mas acho que esse vai ser difícil mesmo de achar na por aí, mas o Butterfield toca pra kct...boa sorte...

    ghostbastard
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    valeu, se eu encontrar posto o link aqui pro povo tbm...

    pablohmota
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    olah pessoal....comprei minha gaita anteontem...jah to ateh fazendo um barulhinho!!

    eu gostaria de algumas dicas....eu to lendo a apostila do jeferson..e ela eh mt boa...to gostando...

    jah peguei a embocadura e talz...soh a respiração q to batendo a cabeça??alguma ajuda??

    abração a todos!!

    Djsarkis
    Veterano
    # out/08
    · votar


    ghostbastard
    Fala veio... blz?
    Eu to chegando agora no Forum de gaita do cifraclub.com e, ao ler os tópicos, percebi k vc saca do assunto.
    É o seguinte... to meio preocupado com essa parada de número de vozes.
    Eu kero começar a tocar gaita. Dei uma olhada na Hering Free Blues de 20 vozes. 20 vozes é o ideal pra começar msm?
    Brigado!!!

    ghostbastard
    Veterano
    # out/08 · Editado por: ghostbastard
    · votar


    Djsarkis


    o ideal é vc começar com uma gaita em do, geralmente o povo prefere free blues.

    uma gaita diatônica padrão tem 10 furos, com notas sopradas e aspiradas em cada furo, ou seja 20 notas, ou vozes...

    quando vc começar a aprender bends, vc vai notar que vc não faz apenas 20, mas sim 32 vozes.

    aqui tem bastante coisa sobre gaita:

    http://www.forum.clickgratis.com.br/rodrigobrasilei

    não é desmerecer o cifraclub, mas a sessão de gaita aqui é muito parada, nesse forum que eu passei o povo posta com mais frequencia.

    AlexB
    Veterano
    # out/08
    · votar


    Djsarkis
    Fala veio... blz?
    Eu to chegando agora no Forum de gaita do cifraclub.com e, ao ler os tópicos, percebi k vc saca do assunto.
    É o seguinte... to meio preocupado com essa parada de número de vozes.
    Eu kero começar a tocar gaita. Dei uma olhada na Hering Free Blues de 20 vozes. 20 vozes é o ideal pra começar msm?
    Brigado!!!


    Apesar da gaita de blues ter apenas 20 vozes ela tem um range de 3 oitavas. As palhetas são afinadas apenas nas notas da escala maior da nota de afinação da gaita, assim na gaita em C não vai existir os acidentes. Uma cromática de 3 oitavas irá ter 48 vozes. Existem técnicas que permitem reganhar notas ao mudar a vibração das palhetas na diatônica. Três oitavas é muito, se pensar que muitos instrumentos e a voz humana não passam de duas a duas e meia.
    O mais importante é definir que música vai tocar e que tipo de gaita é usado para o estilo.
    Por favor, evite de postar em PVT questões do fórum, deixe o pvt para questões paralelas.
    Abraço,
    Alex

    Djsarkis
    Veterano
    # out/08
    · votar


    ghostbastard

    Brigadão pela resposta, me ajudou mtooo!!!
    Abração

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Meras dúvidas de iniciante