Minha gaita estragou?

    Autor Mensagem
    Venal
    Veterano
    # fev/09


    Comprei uma Horner Bluesband em C faz uns 4 meses.
    Ultimamente tava treinando umas embocaduras usando a língua e tentando fazer uns bends.

    A questão é:
    - Parece que ta mais difícil tirar som dos orifícios, parece que tem que forçar mais do que quando era nova. Ja ouvi dizerem que a baba entope...
    - Tem dado uns estalos nas palhetas quando eu forço mais.

    Estragou minha gaita?

    ghostbastard
    Veterano
    # fev/09 · Editado por: ghostbastard
    · votar


    Venal

    1 - A bluesband não tem a mesma qualidade das hohners alemas, ess aai é produzida na china, portanto é muito inferior.

    2 - Como vc é iniciante, seu sopro ainda não esta "regulado", e de forma geral, iniciantes tendes a estragar mais as gaitas, mais ou menos com esse tempo que a sua está.

    3- Vc não deve forçar. Forçar demais só vai fazer com que sua gaita "estale" e se deteriore rapidamente. Se ela já não esta mais funcioanndo é melhor comprar uma nova, porque não é forçando ela que vc vai conseguir melhorar o desempenho.

    Provavelmente vc precisará comprar outra, mas explique melhor, como assim está mais dificil? algum furo esta desafinado?

    foi muito subjetivo isso que vc escreveu...

    NFA_METAL
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    Venal..

    vc deve estar forçando muito o sopro. Isso com o passar do tempo pode trincar ou até quebrar a bsae por ondes as palhetas internas fikan presas

    leva no luthier e veja se precisa de trocar as palhetas

    fuiiiiiiiiiiii

    P.S: SE vc for trocar de gaita, olha laguns modelos da Hering.Axo essa marca boa.

    NFA_METAL
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    Erros de ortografia:

    ...trincar ou até quebrar a base por...
    ...olha alguns modelos da Hering...

    De vez em quando acontece kkkkkkk ; )

    flw gente!!!!!!!!!

    ghostbastard
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    NFA_METAL

    é só clicar no link "editar" em cima do post e arrumar. =)

    NFA_METAL
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    Vlw pela dica ghostbastard!!!
    Eh que eu sou novato e num conheço o forum direito

    Mto obrigado!!

    Fui!!!!!!!!!!

    Venal
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    ghostbastard
    A bluesband não tem a mesma qualidade das hohners alemas
    É, ela é produzida na China, por isso suspeitava ter baixa qualidade e ter estragado já.

    como assim está mais dificil? algum furo esta desafinado?
    A afinação ta boa, o problema é que antes, quando nova, o som saia mais facilmente, agora parece que ta mais difícil tirar som, to tendo que aspirar mais forte nos orifícios pra ter o som.

    NFA_METAL
    Eu comprei essa em Dó justamente pra estragar aprendendo, pois lí uns artigos comentando que iniciantes geralmente estragam a gaita aprendendo.
    Acho que vou comprar uma em Lá agora. As Herings são feitas no Brasil?

    ghostbastard
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    Venal

    essa é sua primeira gaita?

    então indicaria a segunda, e a terceira em C tbm. Todos os exercícios que vc encontrar serão em C, além vários outros motivos que eu to com preguiça de escrever agora mas que ja escrevi aqui

    as herings são de Santa Catarina, blumenau. Existe uma outra marca brasileira tbm, chamada Bends, com fábrica em SP.

    DvD Jhá
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    Venal

    Cara se for comprar da Hering a Free Blues é boa para iniciante mais é um pouco dura para tocar e fraca estraga rápido
    Agora a Master Blues é um pouco mais suave
    Como vc ja toca se Quizer e Poder investir um pouquinho mais
    Compra uma Black Blues que o som dela é muito mais suave e parece que ela é mais facil de tirar os bends por ser mais leve

    E compra em Dó ou em Sol que são as melhores para se aprender

    NFA_METAL
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    Venal

    Axo essas gaitas boas:

    Golden Blues
    Hering blues - timbre eh + brilhante

    Caso vc queira gastar um poko + :

    Black Blues (Como DvD Jhá já havia dito)
    Hering Blues Custom (essa eu axo mto boa)

    Venal
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    ghostbastard
    Eu vi seus posts no outro forum, bem esclarecedor.
    Eu tava afim de comprar uma em lá porque toco violão também e a maioria dos blues legais são em Mí, tipo Roadhouse Blues.
    Andei vendo essas Bends, pelo menos de acabamento são muito bonitas.

    DvD Jhá
    NFA_METAL
    Então, eu acho as gaitas relativamente baratas, pois R$70,00 eu mal compro um cabo de guitarra. O que me da dó é que to muito fraco ainda na gaita pra pegar uma boa.
    Acho que vou surrar mais um pouco minha bluesband pra próxima já pegar uma de uns R$70,00.

    Agradeço a boa vontade de vocês pra esclarecer minhas dúvidas.
    Obrigado.

    ghostbastard
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    a Free Blues é boa para iniciante mais é um pouco dura para tocar e fraca estraga rápido
    Agora a Master Blues é um pouco mais suave



    a free é uma ótima gaita que pode ser usada por iniciantes ou profissionais.

    O que vc deve levar em conta é que todas os modelos de gaitas de todas as marcas conceituadas tem uma qualidade similar, o que vai fazer com que o preço dela seja mais alto ou mais baixo é o estatus e algumas pequenas caracteristicas do modelo. Mas independente de tudo isso, quem faz a gaita, é o gaitista.

    Vc sabe qual a diferença entre uma free e uma master? o corpo de madeira e os dois parafusos a mais. Particularmente a master é minha gaita preferida por causa do corpo de madeira, mas ainda assim tenho varias free que são tão boas quanto.

    vc está começando, ate um ano ou mais vc ainda estará estragando suas gaitas, então porque gastar 69 reais em uma gaita que vai durar a mesma coisa, e fazer a mesma coisa que uma de 40?


    a não ser que vc realmente queira gastar o dinheiro por uma realização pessoal de tocar em um modelo considerado top, que tem o preço equivalente ao marketing trabalhado sobre ele.

    Bandiera
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    Venal

    Parece que ta mais difícil tirar som dos orifícios, parece que tem que forçar mais do que quando era nova. Ja ouvi dizerem que a baba entope...


    Sempre que acontece isso com as minhas eu desmonto e limpo
    Az vezes mergulho na agua quente com vinagre
    E apos limpo com alcool o mais forte que vc achar
    Daquele que nem molha e ja evapora saca?
    Ai fica boazinha uns dois dias e faço denovo
    Pra não precisar comprar um monte logo de inicio

    Espero que a dica sirva
    T+

    Venal
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    eu desmonto e limpo
    Não estraga abrir a gaita não?
    Eu as vezes limpo a minha com alcool mas só externamente...

    Spike good
    Veterano
    # fev/09 · Editado por: Spike good
    · votar


    Venal

    O interessante seria, sempre que terminar de tocar, dar umas
    leves batidinhas na gaita para tirar o excesso de fluidos...
    isso evita consideravelmente que a gaita intupa com o
    decorrer do tempo. Esses procedimentos evitam que você tenha
    de abrir a gaita apenas para fazer a limpeza, por um longo tempo.

    Dessa forma na hora da limpeza, utilize apenas água corrente e detergente desengordurante para tirar o excesso de olesidade que as nossas mãos produzem naturalmente.

    ghostbastard
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    eu lavo a cada alguns meses, com uma mistura de 50/50 de agua morna com vinagre e umas gotas de detergente. Deixo as placas de voz nessa mistura uns cinco minutos, esfrego com cuidado com uma escola de dentes. As placas de proteção e o corpo, se for de plastico, lavo na torneira, com agua e sabão mesmo, usando a escovinha de dentes.

    depois é só secar com um pano, deixar o resto da umidade evaporar por um tempo e montar.

    Mas bater a gaita na mão, como o Spike good falou, é bom fazer sempre.

    Bandiera
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    Segue essas dicas quem sabe nem vai precisar comprar outra gaita agora

    T+

    Gabril
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    Moçada

    Eu tenho uma Hering DeltaBlues em C... com o corpo marmorizado. Ela estraga facilmente também?
    To començando a aprender agora.

    valeu

    ghostbastard
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    com o corpo marmorizado


    como assim? o que é isso?

    As dicas de limpeza e conservação que demos ali em cima servem para todas as diatônicas. Toda gaita estraga facilmente, aliás, todo instrumento musical. Mas se vc quer saber se existe diferença de qualidade entre a Bluesband e a Delta, aí sim posso te dizer que sim.

    A bluesband é da Hohner, mas é fabricada na china, portanto a qualidade dela não chega nem aos pés da qualidade das gaitas fabricadas na alemanha.

    Já a Delta segue o mesmo padrão de qualidade Hering.

    Gabril
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    acom o corpo marmorizado


    como assim? o que é isso?


    O corpo (onde ficam os buraquinhos) da minha gaita ao invés de madeira ou plástico, ela é de mármore. E atrás escrito HERING....
    Modéstia parte, ela é linda demais.

    ghostbastard
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    Gabril


    nossa, nunca vi isso.

    vc tem fotos? onde vc comprou?

    aliás, ja vi sim, mas de customizadores estrangeiros apenas, e em golden melodys.

    Gabril
    Veterano
    # fev/09 · Editado por: Gabril
    · votar


    vc tem fotos? onde vc comprou?


    tem como postar foto aqui no forum?
    Quem comprou foi minha esposa, realizou meu sonho com um presente de natal. Comprou na nossa cidade mesmo, Juiz de Fora MG em uma loja especializada em instrumentos.

    Desprogramador
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    Venal
    Também tenho uma dessas e estou com um problema similar. Agora os furos 6 e 8 não estão como quando eu comprei. Estou tendo que fazer uma força danada pra fazê-las soar direito. De vez em quando dá uma desafinada.
    Agradeço ao pessoal pelas dicas. Vou ver se resolve o problema da minha

    ghostbastard
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    Desprogramador


    o problema é o que eu disse ali em cima: a gaita.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Minha gaita estragou?