Problemas com a respiração

    Autor Mensagem
    Pedaum
    Veterano
    # jun/08


    Olá galera sou novo no fórum!
    antes de postar isso aqui procurei se alguem tinha uma duvida igual a minha e não achei, então vai:
    Tinha uma gaita em D, que ja desafinou, então comprei uma em G (free blues). Só que estou tendo uns probleminhas com os orificios 3 e 4, poncipalmente o 3:
    - Quando eu aspiro somente pela boca (respirando atravez da gaita, respiração abdominal, o correto, suponho), o som simplesmente não sai! O som só sai quando eu abro minhas vias nasais! Só que desta forma é inevitável que o ar entre pelo nariz, só se eu tampa-lo!
    - No orifio 4 é a mesma coisa, só que sem abrir as vias nasais o som sai, mas sai bem mais fraco.
    - O orificio 3 soprado também é a mesma coisa, mas eu não consigo de jeito nenhum adquirir o mesmo som de quando eu tapo meu nariz sem fazê-lo.
    Sei que o problema está com o controle da respiração, e não com a gaita. Queria apenas saber se alguem ja passou ou está passando por um problema parecido, e se alguem sabe técnicas ou exercícios que possam me ajudar nisso! Pois peder o fôlego é a pior coisa quando se toca gaita!

    Abraços e valeu!!

    AlexB
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    Primeiro, gaita não é força é jeito. Quando você sopra ou aspira pela boca o nariz é usado como uma válvula para controlar a pressão do ar sobre a palheta. Se você está começando a gaita em C é melhor pois não é muito dura nem muito mole. A gaita em G é o extremo.
    Em vez de aumentar a força tente mudar a velocidade da coluna de ar.
    Abraço
    Alex

    Pedaum
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    Olá AlexB. Antes de tudo muito obrigado pela ajuda!
    Mas queria saber, como assim o extremo? gaita em G é muito dura? Bem, eu entendi o que vc quis dizer, e realmente nao tento ganhar da gaita na força...estou lutando contra mim mesmo aqui em casa tentando criar formas de perder menos o fôlego nos orificios mais graves...Mas essa questão do nariz ainda nao consegui resolver!

    Abraço!

    Pedro

    ghostbastard
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    Mas queria saber, como assim o extremo? gaita em G é muito dura?


    a gaita em G é a mais grave de todas. F# a mais aguda. Portanto, na gaita em G vc vai precisar de muito mais ar para movimentar as palhetas, ocasionando perda do folego. Uma gaita em C está no meio do espectro, não muito grave, não mto aguda.

    Mas não se preocupe muito tbm pq o teu folego vai se desenvolvendo com o passar do tempo. Exercícios de respiração, como inspirar ao maximo, prender, expirar o máximo, ajudam.

    Quando comecei eu não conseguia tocar nem o boogie woogie inteiro hehe...

    AlexB
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    Pedaum
    Como a gaita é o único instrumento onde você produz som soprando e aspirando, você pode respirar normalmente quando toca. O nariz funciona como uma espécie de válvula para normalizar a respiração. O que você tem que treinar no começo é a respiração diafragmática, todo o ritmo vem da respiração diafragmática. Como o tempo você irá tocar tão naturalmente quanto respira.
    Abraço,
    Alex

    Bluesruno
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    Olha só achei esse texto que um cara traduziu e postou:

    Guia de respiração na gaita.
    Outra coisa traduzida de algum outro lugar.


    Informações Gerais

    • Respiração correta para a harmônica quer dizer NÃO sugar e NÃO assoprar na harmônica – Aspirar e assoprar ocorre com os lábios e na face da boca. Este é o método mais instintivo de fazer o ar passar pela gaita, mas não é correto.

    • Coloque a gaita o mais para dentro possível dentro de sua boca enquanto mantém notas únicas. O meio mais fácil de respirar corretamente com a gaita é tocar com ela o mais para dentro possível da boca. Quanto mais para dentro você colocar a gaita dentro da boca sem perder a nota única, melhor. Isto vai lhe permitir que ultrapasse o "mecanismo de sugamento", a frente de sua boca e lábios, e forçar você a respirar corretamente pelo seu diafragma. Tente fazer um som de "há" para cada expiração e cada nota aspirada. Isto se aplica aos métodos de "assobio" e "bloqueio de língua" para se tocar notas únicas.

    • Bom tom, volume e poder - O melhor tom, volume e poder são derivados quase exclusivamente da correta técnica de respiração na gaita.

    • "Respiração de sobrevivência" (para iniciantes) – Deve-se notar que uma respiração correta na gaita não deve ser confundida com o que nos referimos à "respiração de sobrevivência". "Respiração de sobrevivência" na gaita irá se desenvolver naturalmente quanto mais você tocar sua gaita. Todos gaitistas iniciantes ficam muito cansados e sem ar quando tocar por mais do que alguns minutos. Tempo e condicionamento através da repetição irá resolver este problema. Lembre-se de ficar relaxado e tentar respirar com, através e em volta da gaita. Não force.

    • Seu estômago sempre se move primeiro – Quando respirando corretamente na gaita, a primeira coisa, fisicamente, que deverá acontecer, é que seu estômago (diafragma), se mova. Este movimento cria a corrente de ar que definitivamente irá fazer o som sair da harmônica. 24/03/08 André
    • Diferentes nomes para técnica de respiração – A correta respiração e algo que é referido algumas vezes como "respiração diafragmática" ,"respiração zen", "respiração estomacal", "respiração profunda" ou "respiração de ioga".

    • Respiração ensinada em outras disciplinas – Você pode já estar familiarizado com técnicas corretas de respiração através de outras disciplinas (como artes marciais, levantamento de peso, corrida, ou algum outro esporte), neste caso, você pode poupar um pouco de tempo comparado a alguém não tenha trabalhado conscientemente esta técnica anteriormente.

    • Respiração na gaita é similar, porém diferente – A correta respiração para gaita é similar à respiração ensinada em cursos de canto ou quando se toca qualquer outra corneta ou instrumento de "sopro", entretanto é um pouco mais complexo. A maioria dos esportes, artes marciais, canto envolvem somente o controle da respiração para a porção de exalação de sua respiração.

    • Respiração para gaita pode ser mais difícil – A gaita não somente envolve os aspectos de exalar e inalar da respiração, mas tocar gaita enfatiza a porção de inalar (para 2º posição) que é muito menos natural para a maioria de nós. Sempre conversamos e cantamos quando estamos exalando. Nós não usamos a inspiração para muita coisa exceto a respiração em si. Por causa disso, muitas pessoas pensam que a respiração correta para a harmônica é mais difícil e complexo que elas poderiam esperar. Não deixe isto lhe assustar, pode levar algum tempo para adquirir o alto e bom som que gaitistas profissionais têm na gaita, mas com estas dicas e alguma prática, você será capaz de fazê-lo também.

    Com isso acho que da pra ter uma noção.

    Bluesruno
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    Olha só achei esse texto que um cara traduziu e postou:

    Guia de respiração na gaita.
    Outra coisa traduzida de algum outro lugar.


    Informações Gerais

    • Respiração correta para a harmônica quer dizer NÃO sugar e NÃO assoprar na harmônica – Aspirar e assoprar ocorre com os lábios e na face da boca. Este é o método mais instintivo de fazer o ar passar pela gaita, mas não é correto.

    • Coloque a gaita o mais para dentro possível dentro de sua boca enquanto mantém notas únicas. O meio mais fácil de respirar corretamente com a gaita é tocar com ela o mais para dentro possível da boca. Quanto mais para dentro você colocar a gaita dentro da boca sem perder a nota única, melhor. Isto vai lhe permitir que ultrapasse o "mecanismo de sugamento", a frente de sua boca e lábios, e forçar você a respirar corretamente pelo seu diafragma. Tente fazer um som de "há" para cada expiração e cada nota aspirada. Isto se aplica aos métodos de "assobio" e "bloqueio de língua" para se tocar notas únicas.

    • Bom tom, volume e poder - O melhor tom, volume e poder são derivados quase exclusivamente da correta técnica de respiração na gaita.

    • "Respiração de sobrevivência" (para iniciantes) – Deve-se notar que uma respiração correta na gaita não deve ser confundida com o que nos referimos à "respiração de sobrevivência". "Respiração de sobrevivência" na gaita irá se desenvolver naturalmente quanto mais você tocar sua gaita. Todos gaitistas iniciantes ficam muito cansados e sem ar quando tocar por mais do que alguns minutos. Tempo e condicionamento através da repetição irá resolver este problema. Lembre-se de ficar relaxado e tentar respirar com, através e em volta da gaita. Não force.

    • Seu estômago sempre se move primeiro – Quando respirando corretamente na gaita, a primeira coisa, fisicamente, que deverá acontecer, é que seu estômago (diafragma), se mova. Este movimento cria a corrente de ar que definitivamente irá fazer o som sair da harmônica. 24/03/08 André
    • Diferentes nomes para técnica de respiração – A correta respiração e algo que é referido algumas vezes como "respiração diafragmática" ,"respiração zen", "respiração estomacal", "respiração profunda" ou "respiração de ioga".

    • Respiração ensinada em outras disciplinas – Você pode já estar familiarizado com técnicas corretas de respiração através de outras disciplinas (como artes marciais, levantamento de peso, corrida, ou algum outro esporte), neste caso, você pode poupar um pouco de tempo comparado a alguém não tenha trabalhado conscientemente esta técnica anteriormente.

    • Respiração na gaita é similar, porém diferente – A correta respiração para gaita é similar à respiração ensinada em cursos de canto ou quando se toca qualquer outra corneta ou instrumento de "sopro", entretanto é um pouco mais complexo. A maioria dos esportes, artes marciais, canto envolvem somente o controle da respiração para a porção de exalação de sua respiração.

    • Respiração para gaita pode ser mais difícil – A gaita não somente envolve os aspectos de exalar e inalar da respiração, mas tocar gaita enfatiza a porção de inalar (para 2º posição) que é muito menos natural para a maioria de nós. Sempre conversamos e cantamos quando estamos exalando. Nós não usamos a inspiração para muita coisa exceto a respiração em si. Por causa disso, muitas pessoas pensam que a respiração correta para a harmônica é mais difícil e complexo que elas poderiam esperar. Não deixe isto lhe assustar, pode levar algum tempo para adquirir o alto e bom som que gaitistas profissionais têm na gaita, mas com estas dicas e alguma prática, você será capaz de fazê-lo também.

    Com isso acho que da pra ter uma noção.

    Venal
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    Bluesruno
    Todos gaitistas iniciantes ficam muito cansados e sem ar quando tocar por mais do que alguns minutos.
    Eu que o diga...
    Valeu pelas informações.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Problemas com a respiração