Jam Virtual Gaita

    Autor Mensagem
    AlexB
    Veterano
    # abr/08


    Para quem quiser fazer uma jam virtual, eu coloquei uma música para acompanhamento de gaita no Myspace. É uma track de blues tradicional, é só colocar a gaita no meio do Pan. A track está com pouca compressão para quem quiser masterizar depois de colocar a gaita.

    Lets jam Acompanhamento
    Abraço,
    Alex

    leocad
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    Fala AlexB, blz?
    Sou novato na gaita mas achei seu som muito bom, vc pode me dar algumas dicas de como fazer uma base dessas pra eu poder improvisar alguma coisa? Dicas como: algum software, qual é o bpm ideal para o blues?
    Não sou musico, mas com um pouco de bom senso acho que consigo aprender e fazer algo "escutável", hehehe

    Abraços e parabéns pela jam virtual

    AlexB
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    Para fazer a base você tem que conhecer como todos os instrumentos se comportam, depois arrumar um jeito de gravar todos, mixar e talvez masterizar. Como a idéia desta track é deixar a pessoa colocar a gaita eu não masterizei apenas deixei o mix aberto no centro para colocar a gaita.
    Não existe andamento ideal (BPM), vai depender da levada da música. O bom senso diz que é melhor aprender um pouco de música, em vez de ficar dando chute no escuro. Acredite quando eu digo que o caminho mais curto passa por aprender música. Softwares existem de monte, se não quiser gastar muito o audacity é gratuito e tem tudo que é necessário para gravar no computador.
    Abraço,
    Alex

    has4
    Veterano
    # jun/08 · Editado por: has4
    · votar


    AlexB
    Gostei damúsica para acompanhamento de gaita, ela é produção sua?

    Olha, eu não sou assim "um gaitista", digamos, sou metido a fazer barulhos com alguns instrumentos, dentre eles, a gaita.

    Aqui, no FCC, tenho ouvido muitas JAMs virtuais, e não vi outras senão de guitarra. Fiquei surpreso com esta, porém, não sei se foi este realmente o seu propósito, o de fazer uma JAM apenas com GAITAS, mas se for esta a sua intenção, desde então a aplaudo e digo que, gostaria de participar tentando fazer algum 'auê' sobre esta interessantíssima BT.

    Bom, eu tenho aqui uma 'GAITA CROMÁTICA', e penso que se eu treinar, talvez consiga improvisar algumas coisas, embora eu não tenha realmente técnica apurada em gaita, mas penso que, transferindo o que tenho APRENDIDO com SAX e GUITARRA, usando algumas escalas, talvez eu possa desenvolvê-las na gaita e fazer algumas melodias que caibam na BT, quiçá, fazer uma gravação razoável para impulsionarmos este propósito.

    Você gravou algumas melodias, improvisos de gaita sobre esta mesma BT? Caso, sim, seria interessante postá-la aqui.

    *EDIT:
    SUGESTÃO: Esta BT poderia ficar acessível aqui, através de um link do RAPIDSHARE, pois através do MYSPACE, pra baixá-la, é necessário que os interessados estejam cadastradas no myspace para download; e nem sempre é pretensão cadastrar-se lá para este propósito.

    AlexB
    Veterano
    # jun/08 · Editado por: AlexB
    · votar


    Gostei damúsica para acompanhamento de gaita, ela é produção sua?
    Sim.
    Você gravou algumas melodias, improvisos de gaita sobre esta mesma BT? Caso, sim, seria interessante postá-la aqui.
    Desde quando terminei a track, tenho vários takes de solo sobre a mesma, mas não coloquei nada para não influenciar nem intimidar os novatos. A idéia é que cada um coloque sua própria expressão musical sobre a base para ver toda a diversidade que o improviso permite. Infelizmente até agora ninguém foi bravo bastante para colocar online seus improvisos.
    SUGESTÃO: Esta BT poderia ficar acessível aqui, através de um link do RAPIDSHARE, pois através do MYSPACE, pra baixá-la, é necessário que os interessados estejam cadastradas no myspace para download; e nem sempre é pretensão cadastrar-se lá para este propósito.
    Eu sempre tenho problemas com o rapidshare e eles sempre tentam me vender uma premiun account, achei que o my space seria mais simples e honesto, mas se quiser não tenho a mínima restrição de que coloques a trilha em qualquer outro lugar. É de minha autoria assim sou o detentor de todos os direitos e não tenho qualquer restrição. Foi feita para ajudar iniciantes e divertir os avançados.
    A trilha está aí para qualquer brincadeira com sax gaita cromática etc... A música foi feita em E. A melhor escala para brincar é E Blues.
    Abraço,
    Alex

    has4
    Veterano
    # jun/08 · Editado por: has4
    · votar


    AlexB
    Vou tentar baixá-la, assim, tentarei ser o bravo bastante para colocar online meus improvisos., sem influências! rsrsrs

    Obrigado, AlexB, espero retornar logo com a sua track e os meus 'auês' gravados sobre! rsrsrs Parabéns pela sua iniciativa, man! Não será muito, mas tentarei rsrsrs!

    Gaita é um belíssimo e rico instrumento... como gostaria de aprender a tocá-lo de verdade!

    _BLACKMORE_
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    AlexB

    Eu sempre tenho problemas com o rapidshare e eles sempre tentam me vender uma premiun acco

    bixo .. jah tentou o 4shared?
    me passa a BT por e-mail (stomp_handmade no hotmail ponto com) que eu upo e disponibilizo o link aqui pra galera ..
    e qto a BT ... puts ... velho .. ficou muuuuito boa mesmo !!
    estou impressionado com a musicalidade!!

    abrax!!

    has4

    bixo ... se tu baixar ela upa naquele endereço lah do 4shared .. lembra ainda?

    abrax!

    has4
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    _BLACKMORE_, tive que me cadastrar sem querer... rsrsrs, mas baixei sim, ela. Agora, o que eu realmente queria ter dito era 4SHARED, e disse RAPIDSHARE... rsrsrs Shares da vida, enfim.

    Pô, BLACK, não tenho mais aquele endereço lá, pelo ao menos não recordo dele! Acredito que o AlexB deva realmente fazer isto, usando o 4SHARED para facilitar as coisas por aqui para todos. Espero!

    À PROPÓSITO: E aquela nossa JAM de teclado, hein? rsrrs Agora que vc está sem tempo mesmo!

    Abrax, man!

    has4
    Veterano
    # jun/08 · Editado por: has4
    · votar


    O presente fim de semana foi-me proporcionado com esta maravilhosa 'brincadeira musical', em que pude estudar um pouco mais de Gaita Cromática 64 vozes (Hering) e Sax Alto (Weril Master), tentando aproximar-me da altura e beleza da BT composta e disponibilizada por AlexB para esta JAM VIRTUAL GAITA. Embora notas estranhas e desafinadas em escalas perdidas tenham surgido durante a minha performance e execução, pude encorajar-me deixando a preguiça de lado para estudar um pouco de música e improviso, e isto, é o que de fato muito positivamente valerá pra mim.

    Incrivelmente, participar de JAMs motivam cada vez mais o aprendizado e estimulam o desenvolvimento musical na perca do medo de ERRAR e de dar notas falsas fora do tom... poderíamos refazer e regravar tudo ou alguns trechos novamente pra tentar perfeição, mas acho que não imprimiria o espírito do propósito que é 'brincar, estudar, errar, tentar improvisar, aprender, exercitar, errando, acertando...', afinal, não estamos fazendo uma gravação definitiva, tampouco participando de um concurso. Este é o verdadeiro espírito das JAMs, pelo menos para mim.

    Gaita é um instrumento que pretendo estudar mais, tenho muito o que aprender e aperfeiçoar eliminando as minhas dificuldades com aspiração e respiração, bem como Escalas, agilidade, manuseio de chave, sopro, técnicas, etc. Optei por gaitas CROMÁTICAS (64 vozes) para não ficar trocando de gaitas toda hora e porque as acho completíssimas, mas é óbvio que o fato de não ser gaita DIATÔNICA armada em tons determinados, faz o aprendizado ser mais difícil sim, devido ao manuseio da CHAVE. Aliás, só tenho esta cromática mesmo... um dia quem sabe obterei o kit de gaitas em diversos tons, talvez até facilite muitas coisas!

    A Gaita que eu possuo é exatamente umaIGUAL A ESTA; já o saxofone Weril Master é exatamente similar a ESTE, ambos fabricados no BRASIL.


    A gravação:

    Utilizei os softwares SONAR 4 + SOUNDFORGE 6. Para o UPLOAD utilizei o 4SHAREd, por ser mais acessível e instantâneio para os interessados ouvintes.

    Jam Gaita BT keyboard by AlexB, and has4 with his Eb weril Saxophone and his hering chromatic harmonic 64 voices - FCC 2008

    _BLACKMORE_
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    has4

    bixo .. as tracks da jam de teclado eu nem sei mais se tenho!! mas cara .. lembra da Hoje (aqula tua música?) .. estou querendo trocar umas idéias contigo q to precisando de uns papos ..se tu puder me ajudar ... fico agradecido ... me procura no msn ...

    abrax!

    has4
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    _BLACKMORE_
    ok

    Pombo
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    has4

    Cara achei mto legal sua gravação, apesar de alguns "errinhos" e tb teve uma parte q eu achei q vc saiu tocando qualquer nota hehe, mas isso n foi nada em comparação a musica toda. ficou mto manero.

    O solo no sax tb foi mto bom. Melhor q o da gaita, claro, como vc disse, vc nao é gaitista hehe tem q aperfeicoar mais as tecnicas. mas ta indo bem.

    Po eu tenho vontade de aprender a tocar gaita tb, e isso me deixou mais motivado ainda. Pena q falta um pokim de tempo e uma gaita legalzinha pra isso (eu tenho uma gaita aki de camelo, parece ate de brinquedo, mas sai som hehe)

    has4
    Veterano
    # jun/08 · Editado por: has4
    · votar


    Pombo
    alguns "errinhos"
    teve uma parte q eu achei q vc saiu tocando qualquer nota

    Queria muito que fossem propositais, mas foram ERROS mesmo! rsrsrsrs

    Como disse, o bacana das JAMs em geral é que, a gente estuda e treina tudo, ouvido, riffs, técnica, sopro, uso da língua, improviso, concentração, etc, e vamos adiante, né? Sempre tentando aprender mais rsrs Sobre a CONCENTRAÇÃO, fator importantíssimo, n'alguns trechos aí eu perdi a concentração, daí, as notas vagando de qualquer jeito em orifícios incertos. Pombo, OBRIGADO por comentar, man!

    Eu gostaria que outros colegas do FCC, que realmente tocam GAITA, participassem colocando os seus próprios 'auês' sobre esta mesma BT para eu conhecer outras técnicas e até estudá-las e tentar executá-las na minha cromática.

    AlexB
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    has4
    Esta é a idéia, vá improvisando até pegar o jeito e desenvolver seu estilo. Com relação à gaita, tente não soprar com tanta força para não distorcer o som da palheta. As gaitas cromáticas tem valvulas que impedem técnicas como o bend, além disso as palhetas estão mais distantes da boca, o que dificulta o controle. Tente assoprar para obter um som limpo e cristalino.
    Abraço,
    Alex

    has4
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    AlexB
    Agradeço pela maravilhosa BT disponibilizada, como disse, espero que verdadeiros gatigistas venham participar! O agradeço também pelas valiosíssimas dicas sobre melhorar o sopro obtendo som limpo sem forçar a barra. A sua BT tem me ajudado bastante; até empolguei-me para estudar gaita e sax! Obrigado!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Jam Virtual Gaita