Gaita um instrumento de solo?

    Autor Mensagem
    Pianist
    Veterano
    # mar/07


    Olá gente...
    Eu comecei aprender a tocar gaita para solar as músicas, mas estou percebendo que não tá ficando legal, uma ou outra música é possivel se solar a letra, percebi também que fica mais legal apenas fazer alguns solos de "Chamado e Resposta" e não ficar tocando o tempo todo...

    O que vocês têm a dizer a respeito disso?
    Concordam?

    Quais são as melhores músicas pra se tocar na gaita? Tanto em solo tanto como "cantada"...

    Falou,
    Pianist.

    Ch4p0L1N
    Veterano
    # mar/07
    · votar


    eu acho q as 2 coisas, é preciso treinar bastante pro solo ficar bom

    Pianist
    Veterano
    # mar/07
    · votar


    Ch4p0L1N
    Mas o lance é justamente esse...
    Em que eu vou tirar minhas idéias?
    Me indique aí algum gaitista que toque músicas solando apenas a melodia.
    Ex: Caio Mesquita faz isso só que com o Sax, Richard Claydman faz isso no Piano...

    Sabe algum na gaita?

    Falou,
    Caio César.

    Spike good
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    Pianist

    Realmente, também não faz muito o meu gosto solar a letra da música...acho meio sem graça, prefiro solar de preferencia de forma espontânea no improviso mesmo é bem mais interessante mas precisa de um certo domínio do instrumento, na minha opinião.

    Com relação a gaitista solo, já procurou por Lee Oskar...ele é só instrumental, é uma das referências para gaita diatônica, apesar de eu não gostar muito do estilo dele....não é Blues harmonica.
    Dá uma procurada na música "True love", não sei se é isso que você procura...mas tá aí a dica!

    Falou!

    luis alexandre
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    Uma música boa que tem gaita no solo e na base é a Roadhouse Blues do THE DOORS...Uma música com mta base é The Wizard do BLACK SABBATH e só com solo é Bring It on Home do LED ZEPPELIN....Para solar é legal pegar uns blues,mas tb é sempre bom treinar uma base para melhorar a sua habilidade...

    Treine que vc desenvolve seu solo e suas bases

    \o/

    Bruno2000
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    Tire melodias de ouvido,mesmo nao tendo gaita na musica...vc toca cromatica ou diatonica?
    Eu gosto de copiar melodias em alguns dos meus solos e misturo com frases proprias minhas, dependendo da musica eu toco a melodia todinha do principio ao fim qdo tocando cromatica sem cantor, ex:garota de ipanema, she(elvis costello),musicas celtas,irlandesas,hinos,temas de filme(o poderoso chefao por exemplo)..etc...qq musica q vc achar q tem uma melodia legal procure descobrir o tom da musica e pegar a gaita certa pra tentar copiar a melodia dela na gaita...!

    Boa prática,

    Bruno.

    Pianist
    Veterano
    # set/07
    · votar


    Bruno2000
    Toco diatônica.

    AlexB
    Veterano
    # set/07
    · votar


    A gaita diatônica é basicamente um instrumento solo, as possibilidades harmônicas são limitadas no acorde IM e V7. É uma progressão de acordes bem limitada, que pode ganhar alguma cor com variações do padrão rítmico.
    Já no solo é preciso conhecer a harmônia da música para saber quais notas usar, com bends e overblows é possível conseguir todas as notas da escala cromática. Por outro lado o blues que tem uma harmônia bem definida com poucos acordes, pode ser tocado com facilidade na gaita. Um solo e uma melodia básica tem componetes diferentes. Existem melodias essencialmente vocais ou instrumentais. Tente cantar a 9 do Beethoven, e verá que também não fica bom.
    Abraço,
    Alex

    spook
    Veterano
    # set/07
    · votar


    Com ctza vc pod fazer um som bem legal solando em algumas musicas de estilo Jazz ... Blues ... e Rock também

    Porém existe um detalhe ... você tem que saber tocar... claro que a musica vai ficar horrivel se você for lá e tocar algo totalmente fora do tom, e da harmonia da musica...

    Minha dica é ouvir a musica que você vai solar varias vezes... e ter algumas frases prontas p/ fazer no meio...

    o meu estilo, particularmente, é improvisar...porém se você gosta de solar sempre com o msm solo eu te digo que é melhor vc estudar bem ele, p/ poder repeti-lo e executa-lo em outros toms também... porém se durante o solo algo der errado ...é sempre bom você saber improvisar algo que fique legal ;)

    espero ter sido utíl

    diplickers
    Veterano
    # out/07
    · votar


    Mano tem muita coisa boa... eu aconselho alguns caras:

    Sugar blues é um bom exemplo...tem tb o brasileirissimo blues etilicos..MUITO BOM: da uma conferida ai...


    tem uns caras no youtube ce vc procurar que dao umas dicas...procura la por exemplo:

    how t play harmonica:


    ou ainda tem algo mais simples, mas bem estilo rock'n'roll, tipo velhas virgens... minha banda fez um cover...confere ai tb:

    http://br.youtube.com/watch?v=HwbiCqOFAF4

    abrx

    Tuliomus
    Membro Novato
    # nov/18
    · votar


    Olá pessoal,

    Tenho tocado algumas músicas para gaita solo nos shows que tenho feito. Vejam o que acham.

    Abração!!





      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Gaita um instrumento de solo?