botão lateral da harmonica cromática

    Autor Mensagem
    aldiba
    Veterano
    # jul/03


    Olá pessoal, gostaria de alguma explicação para que serve o botão lateral de uma gaita que ganhei. É hering Cromática em dó, com 12 furos e botão lateral. Tiro som com ela mas, não sei bem com usar ou o para que serve direito o botão.
    Gracias.

    MKazan
    Veterano
    # jul/03
    · votar


    aldiba
    esse botão que tem nas gaitas cromáticas serve para subir meio tom em todas as notas.
    Neste link tem o esquema da gaita com o botão solto e com o botão apertado.
    http://www.geocities.com/fe_amaral/aulas/cromatica.htm
    quando vc aperta esse botão, é basicamente como se vc tivesse a gaita afinada em C#.
    deste modo, vc tem a sua disposição todas as notas possíveis em 3 oitavas e mais 3 tons

    aldiba
    Veterano
    # jul/03
    · votar


    MKazan
    Valeu!!!! É suficiente a explicação.

    MKazan
    Veterano
    # jul/03
    · votar


    aldiba
    esta é sua primeira gaita? ou vc ja tocava antes?

    aldiba
    Veterano
    # jul/03
    · votar


    MKazan

    Sempre tive contato, desde criança, mas só ganhei a minha primeira em 1993, uma Gloriosa, com furos em cima e em baixo (não sei o tom), que arranho de vez em quando.

    MKazan
    Veterano
    # jul/03
    · votar


    aldiba
    ah ta.
    é q o melhor pra começar é a Diatônica, né. não a cromática.

    aldiba
    Veterano
    # jul/03
    · votar


    MKazan
    A que tem furos em cima e em baixo é diatônica, e a dos botões é cromática? Essa é a diferença?
    Se for só isso, comigo não teve muita diferença, gostei das duas e me adaptei bem, só não faço solos muito complexos com ambas, mas é por falta de treino, e não porque alguma ofereça dificuldade.
    Toco Oh Suzana, Ave Maria, o início de Love me do (Beatles), Aquarela do Brasil, Asa Branca, e arranho o que quiser até tirar. Ora em uma, ora em outra.

    MKazan
    Veterano
    # jul/03
    · votar


    aldiba
    não. a diferença é a posição das notas e a possibilidade de dar bends (se não me engano, na cromática não da para dar bends)
    Diatônica é aquela q agente usa para tocar blues.

    WeS Guitar Hero
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    Ressucitando o tópico:


    eu gostaria de saber se os bends na gaita cromáticas podem ser feitos como na diatônica, ou se para fazer o bend na cromática se utiliza esse "botão" que muda a afinação.

    Valeu,

    Abraço.

    AlexB
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    Usar o botão é como tocar em outra casa pois você não está mudando o tom da palheta e sim usando outra palheta em afinação diferente. Normalmente as gaitas cromáticas tem valvulas que impedem de dobrar as notas, além disso a distãncia da palheta é maior e o tamanho do slot, o que dificulta mais ainda bends.
    Abraço,
    Alex

    olavoluiz
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    CUIDADO AO FAZER BENDS COM A CROMÁTICA POIS PODE QUEBRAR A PALHETA.O BEND TEM DE SER MAIS LEVE.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a botão lateral da harmonica cromática