Como usar o Método Bonna

    Autor Mensagem
    Luckiest
    Veterano
    # nov/04


    Olá, sou novo aqui no fórum de violão, mas já frequento o de canto há alguns dias.
    Se alguém puder me ajudar com a seguinte questão, eu agradeço:

    Tenho o método Bonna, para aprender a ler partituras no tempo, mas não sei como usá-lo. Quando comprei, estava com um professor, e já havia estudado intervalos, compassos, tipos de compassos (binário, ternário, etc.), e fórmulas de compasso (4/4, 12/8, etc.). Com o Bonna, pretendo aperfeiçoar a leitura e compreensão do tempo na partitura, porém o Bonna não tem explicações muito importantes a respeito de como fazer os exercícios. Então, se alguém puder dar uma breve, mas eficaz, explicação, eu agradeceria. Tem que solfejar as notas, no tempo, é isso ? Como funciona o aprendizado através do método Bonna ?

    Valeu

    anonimo_83
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    Primeiro !!! o Bona nao vai te ajudar no q vc quer! o metodo já está ultrapassado! veja o q ja discutimos aqui sobre ele! http://forum.cifraclub.com.br/forum/4/62617/

    Se vc tem e quer usa-lo, vamos lá! so nao vai te ajudar no seu principal intuito, q é ler melhor no tempo!
    O bona funciona como uma grande decoreba! vc vai "batendo" a mao pra marcar os tempos! tipo! (no bona funciona assim) bata a mao pra baixo pra marcar o primeiro tempo! depois para os lados esquerdo (para o segundo tempo) e para o lado direito (para o terceiro tempo) e para cima para o quarto tempo! Se vc ja estudou compassos sabera a partir dai seguir a marcação da metrica do compasso!
    O bona nao funciona como solfejo, pq ninguém acho q é capaz de cantar as melodias lá escritas (a nao ser q seja um cantor ou cantora lirico!) Entao o bona so serve pra vc ler as notas! como simples exercicio de identificação das notas serve, mas para ler já na divisão em q está escrita nao funciona! vc acaba decorando o exercicio e quando acontecer isso numa musica vc continuará tendo dificuldades!

    para marcar o andamento utilize metronomo, se nao suas maos vao bater cada hora num andamento diferente!

    Qualquer duvida escreve ai!

    Abraços!

    Luckiest
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    Obrigado pela resposta. Li o tópico e fiquei meio confuso.
    O Bonna é ruim porque está ultrapassado, ou é ruim porque sempre foi ruim ?
    E os livros indicados (RITMICA, Autor: Gramani e EXERCÍCIOS DE TEORIA MUSICAL - Uma Abordagem Prática 6ª edição com cd, Autor(a) Marisa Ramirez)
    são melhores para aprender a tocar as notas no tempo certo ? Porque o meu problema é basicamente esse: eu sei as notas e seus lugares na partitura, sei as claves, conheço as pausas, tenho um pouco de dificuldade com ligaduras e pontos de aumento e sei os valores conforme a fórmula de compasso. Mas quando eu vou tocar olhando para a partitura, ou tentar escrever uma música na partitura, eu não sei usar isso tudo de uma maneira legal. Vai entender uma coisa dessas... Eu leio devagar, porque tenho que tentar entender o tempo; escrever, então, eu tô pra partitura como uma criança do pré tá pra Os Lusíadas, de Camões. Resumindo: o que eu preciso é de um método auto-explanatório (na medida do possível) porque não tenho como pagar professor agora, e este método tem que me ajudar a ler com mais rapidez (identificar o valor das notas e pausas mais rapidamente) e me ajudar a transcrever pro papel a música que eu quiser.

    Ajudem aí, fazendo o favor...

    Valeu

    anonimo_83
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    Luckiest

    Cara é o seguinte! O Bona sempre foi ruim, era diretamente direcionado a cantores quando surgiu! sempre foi fraco e pouco se melhorava nele, mas enfim, antigamente nao existia outro!

    Sobre o seu problema é normal isso! E os dois livros mencionados irao te ajudar muito mais do q o bona, o custo é mais alto, mas sao muito melhores. O da Marisa é muito divertido de estudar, é pra iniciante mesmo, ele trabalha um pouco de cada coisa, ritmica, solfejo, ditados melodicos, intervalos, modos e etc, sempre de uma forma pratica qual vc vai estudando e ao mesmo tempo se divertindo! mesmo eu q ja manjo um pouquinho comprei, fiz ele inteiro, achei excelente, E hj dou aulas através dele! vale a pena estudar, quem ta começando e quem já toca!

    O Ritmica do Gramani tem um problema! Se vc é iniciante no assunto (leitura ritimica) vai ser foda estudar por esse livro, é bem complexo, muito inovador! vale muito a pena estudar, mas primeiro aconselharia procurar pelo método q foi criado pelo autor (gramani) para uso da fundação das artes de sao caetano do sul. (é mais facil, mais divertido e irá te dar base para estudar o Ritmica! So q este (exclusivo da fundação, nao existe para comprar, tem q copiar mesmo, é um metodo criado para uso didático sem fins lucrativos se nao me engano! Ai depois com a pratica vc pode estudar o Ritmica q de cara achei pesado pra quem vai começar no assunto!

    Sobre seu problema é mais ritimico pelo q me consta! Ou seja vc le a nota, sabe compasso mas quando entra certas celulas ritmicas na divisao o bixo pega ! To certo!? Nao se desespere, todo mundo passa por isso, mas so melhora quem adimite a falha e corre atras, quem finge q nao ta nem ai nunca irá melhorar! Esses q leem partitura mas precisam ouvir a musica pra tirar estao com sérios problemas e ainda nao perceberam!

    Luc
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    Valeu, Seu Balbino. Meus problemas são exatamente esses que você mencionou. Estava com sérios problemas, mas Seu Balbino mostrou a Luz. Vou com a Marisa, que o Bonna tá caído. E vou ver o site da Fundação, porque quem quer começar de cima não sabe que o cara lá, Newton, descobriu a Lei da gravidade.

    Valeu ae

    anonimo_83
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    Luc

    Nao entendi muito sua colocação sobre começar de cima! Mas blz! fico Feliz em ter ajudado!

    Abraços!

    Luc
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    Nao entendi muito sua colocação sobre começar de cima!

    Essa colocação é uma referência a esta sua colocação:
    Se vc é iniciante no assunto (leitura ritimica) vai ser foda estudar por esse livro, é bem complexo, muito inovador! vale muito a pena estudar, mas primeiro aconselharia procurar pelo método q foi criado pelo autor (gramani) para uso da fundação das artes de sao caetano do sul. (é mais facil, mais divertido e irá te dar base para estudar o Ritmica!

    unida ao fato de que é melhor estudar começando pelo começo, do que já ir comprando um violão e querer ser o Rafael Rabello.

    Não é uma colocação contra você, mas sim uma afirmação proveniente da constatação de que muitas pessoas compram materiais desnecessários, conduzidas pelas promessas de vendedores e professores mal-qualificados de que tal método é o melhor, ou "compre isso e, em 14 semanas, você estará tocando como o Yamandú ou o seu dinheiro de volta. Ligue agora pro Polishop.", etc.
    Resumindo: não é uma colocação contra você, mas sim a favor de que as pessoas se informem e não tenham pressa; que estudem e se dediquem.

    Ainda bem que há pessoas bem-intencionadas, que dividem seus conhecimentos, como o sr., Seu Balbino.

    Fique feliz, sim, pois o senhor me ajudou.

    Outro Abraço,

    Luc

    anonimo_83
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    Luc
    Blz! agora entendi!!!

    hehehehe! é q gato escaldado tem medo de agua fria! hehehehe!

    abraços!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Como usar o Método Bonna