Dificuldade em apertar cortas e sair um bom som (canhoto)

    Autor Mensagem
    floresft
    Membro Novato
    # 28/mar/24 17:30


    Boa tarde. Sou iniciante no violão, comprei um GS-11 da Harmonics, mas como sou canhoto mandei logo pra um luthier inverter as cordas... Acontece que estou com muita dificuldade em apertar as cordas pra fazer o som, fica muito sujo o som, já apertei forte, fraco, médio, mudei a posição dos dedos e sinto muita dificuldade em produzir um som legal quando aperto as cordas. A questão é a seguinte: não sei se essa dificuldade é por ser um iniciante tocando com cordas de aço ou se tem algo a ver com o rastilho, pois pesquisei na net algumas coisas e vi muita gente dizendo para inverter também o rastilho, mas no meu caso o luthier inverteu as cordas e o nut, mas o rastilho não, então não sei sinceramente oq pode estar errado. Estou aprendendo pelo Youtube, ainda não fiz aula com professor. Quem puder ajudar agradeço...

    Wanton
    Veterano
    # 28/mar/24 17:53
    · votar


    floresft
    não sei se essa dificuldade é por ser um iniciante

    Provavelmente. Se você conhecer alguém que saiba tocar, poderá tirar isso a limpo.

    ejames
    Membro Novato
    # 29/mar/24 13:12
    · votar


    O luthier apenas inverteu o nut ou fez regulagem também? A sua dificuldade é comum em qualquer iniciante, mas um instrumento bem regulado facilita o aprendizado.

    Agora, opinião pessoal: acho esse negócio de inverter o instrumento uma completa besteira. Suas duas mãos aprendem coisas completamente novas, não vejo vantagem prática nenhuma em inverter (na verdade só limita as opções de instrumentos).

    Buja
    Veterano
    # 01/abr/24 11:12
    · votar


    Eu nao sou canhoto, então nao sei dizer se é mais facil aprender com o violão invertido, ou se tanto faz aprender destro ou cacnhoto pra quem nao sabe tocar.

    Mas dou uma dica simples:

    Faça um acorde de Dó maior, ou Sol maior, ou Mi maior, qualquer acorde desse,
    faça bem feito e apenas toque um vez.

    Se sentir trastejando demais, com muito ruido, OU, tambem, se sentir que tem que pressionar demais pra sair som (cordas muito altas), ai sim tem coisa errada. Tem que voltar no luthier e verificar.

    Mas já digo: uma trastejadinha é normal.

    Tambem: iniciante tem sim dificuldade de pressionar as cordas na força correta, porque falta ainda a "intimidade com o instrumento" (ui).

    Não tem calos na ponta dos dedos ainda, não sabe a força correta de pressionar.

    Se pressionar de menos, sai abafado, se pressionar demais, trasteja ou desafina.

    Com o tempo voce acostuma.
    E nao desanima porque o tempo não é longo nao.
    Quem treina todo dia, em pouco tempo já ta tirando som!

    floresft
    Membro Novato
    # 01/abr/24 14:38
    · votar


    O luthier apenas inverteu o nut ou fez regulagem também? A sua dificuldade é comum em qualquer iniciante, mas um instrumento bem regulado facilita o aprendizado.

    Agora, opinião pessoal: acho esse negócio de inverter o instrumento uma completa besteira. Suas duas mãos aprendem coisas completamente novas, não vejo vantagem prática nenhuma em inverter (na verdade só limita as opções de instrumentos).


    Cara, realmente era eu que estava apertando errado, já consegui melhorar muito...

    Agora, sobre inverter, quem não é canhoto não entende. Não adianta explicar. É muito mais fácil segurar invertido e tocar com a esquerda, apenas isso...

    Buja
    Veterano
    # 01/abr/24 15:32
    · votar


    Eu imaginei que inverter as cordas seria mais facil.

    É so o destro fazer a analogia inversa. Pega um violão, inverte as cordas, e toca do lado canhoto. A dificuldade será extrema.

    Mesmo se a pessoa não toca nada, é anti-natural para o destro fazer as coisas com a canhota.

    Acredito que é o mesmo principio pra quem é canhoto.

    Apesar de que, eu tenho uma impressão de que canhotos tem mais facilidade em aprender coisas "destras" do que o destro aprender a fazer algo "canhoto"...rsrsrs....não sei se soube explicar.

    Eu quero dizer:
    parece ser mais facil alguem canhoto aprender a dirigir um carro brasileiro (cambio na mão direita), do que alguem destro aprender a dirigir um carro europeu (cambio na mão esquerda)

    floresft
    Membro Novato
    # 02/abr/24 00:11
    · votar


    Eu imaginei que inverter as cordas seria mais facil.

    É so o destro fazer a analogia inversa. Pega um violão, inverte as cordas, e toca do lado canhoto. A dificuldade será extrema.

    Mesmo se a pessoa não toca nada, é anti-natural para o destro fazer as coisas com a canhota.

    Acredito que é o mesmo principio pra quem é canhoto.

    Apesar de que, eu tenho uma impressão de que canhotos tem mais facilidade em aprender coisas "destras" do que o destro aprender a fazer algo "canhoto"...rsrsrs....não sei se soube explicar.

    Eu quero dizer:
    parece ser mais facil alguem canhoto aprender a dirigir um carro brasileiro (cambio na mão direita), do que alguem destro aprender a dirigir um carro europeu (cambio na mão esquerda)


    Concordo. Mas é isso aí, cada um se adapta como consegue kkk vamos em frente...

    LeandroP
    Moderador
    # 02/abr/24 11:49
    · votar


    floresft

    Tem que inverter o rastilho. Se o luthier não fez isso, ficou devendo.

    Mas, isso tem a ver com a entonação (afinação) do instrumento e não com a dificuldade em pressionar as cordas.

    A resposta é: você não consegue ainda porque está iniciando. Logo vai encontrar uma maneira confortável de produzir uma nota limpa.

    Dica: Tenha aulas!

    Lelo Mig
    Membro
    # 02/abr/24 13:25
    · votar


    Têm que inverter nut e rastilho também, verifique isso.

    ejames

    "Agora, opinião pessoal: acho esse negócio de inverter o instrumento uma completa besteira."

    Na minha opinião pessoal você esta errado.

    Tiagolafre
    Membro Novato
    # 02/abr/24 15:06
    · votar


    Cuidado para não utilizar cordas muito pesadas. Para iniciantes, acho que de 011 para cima já fica ruim de tocar. Melhor começar com 010.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Dificuldade em apertar cortas e sair um bom som (canhoto)