Doação de instrumentos musicais para projeto com crianças carentes

    Autor Mensagem
    Priscila_Orq_Ace
    Membro Novato
    # 24/jan/24 18:27


    Olá!! Encontrei o fórum como uma luz agora. Estou desde outubro trabalhando em um projeto para tentar recursos via estado, municipal e até mesmo federal para conseguirmos colocar o projeto em prática. Trabalho com alguns instrumentos que tenho, dando aulas gratuitas para crianças que não tem condições financeiras e por vezes psicológicas devido ao estado "familiar" que se encontram. Pensei que poderia atender mais crianças no caso de haver mais instrumentos musicais, porém, esta cada vez mais difícil programas que ajudem neste sentido, por se tratar de instrumentos "permanentes". A ideia do projeto é oportunizar as crianças a saírem de um determinado estado de vulnerabilidade em que se encontram, apresentando para elas a musica e ensinando elas a tocarem um instrumento musical. Eu e meu amigo ensinamos violão, flauta doce, escaleta e percussão: Bumbo, surdo, caixa, triangulo, pandeiro meia lua, saxofone, trombone e clarineta (consegui emprestar em uma escola por um tempo 3 desses citados acima). Alguns instrumentos são meus mesmo e coloquei a disposição. Gostaria de ideias, sugestões de como podemos conseguir doação desses instrumentos para poder aumentar o numero de crianças atendidas e até mesmo, se alguém tiver instrumentos que não esteja usando, encostado em um canto e queira doar, será muito bem utilizado por essas crianças. Desde já, agradeço a ajuda e atenção.

    LeandroP
    Moderador
    # 25/jan/24 06:26
    · votar


    Priscila_Orq_Ace

    Bom dia!
    Parabéns pela iniciativa.
    Seria interessante você informar de qual a cidade/estado você fala.
    Boa sorte!

    Priscila_Orq_Ace
    Membro Novato
    # 25/jan/24 14:36
    · votar


    LeandroP
    Boa tarde!!! Muito Obrigada. Bem lembrado, falo de uma pequena cidade, situada no interior de Santa Catarina.

    LeandroP
    Moderador
    # 25/jan/24 15:56
    · votar


    Priscila_Orq_Ace

    Eu falo da cidade, porque pode haver custos de transporte, dependendo da localidade do doador. Boa sorte ;)

    Delson
    Veterano
    # 25/jan/24 21:11
    · votar


    Priscila_Orq_Ace
    falo de uma pequena cidade, situada no interior de Santa Catarina
    Chamada ... ?

    Fale também o nome do projeto. Esse tipo de ação é sempre muito válida.

    makumbator
    Moderador
    # 25/jan/24 22:02 · Editado por: makumbator
    · votar


    Concordo com o Delson. Além de falar o nome da cidade, seria útil dizer o nome do projeto. Não tem lei de incentivo artístico na sua cidade? Aqui na minha em Minas Gerais tem, e já vi atenderem exatamente esse tipo de iniciativa. Vale a pena checar possibilidades em âmbito estadual também, não apenas municipal.

    Além disso, vc pode estruturar um projeto específico disso para levar para empresas de sua região. Aqui em Juiz de Fora, empresas grandes já fizeram esse tipo de acordo para compra de instrumentos para instituições. Mas vc precisa ter tudo delimitado e comprovado de maneira documental pra tentar esse tipo de patrocínio.

    Priscila_Orq_Ace
    Membro Novato
    # 25/jan/24 22:57
    · votar


    A cidade se chama Mafra, é onde estamos dando continuidade e aperfeiçoamos o projeto. Tentamos âmbito federal, mas claro, é difícil! Estamos tentando em esfera estadual, mas a resposta é sempre a mesma, não pode comprar produtos permanentes (aqui entrou os instrumentos). Somente incentivo cultural para quem já está com essa parte de lugar e produtos estruturado (o que de certa forma me revolta, afinal, quem quer começar um projeto tem bem pouco ou quase nada de incentivo. Então são essas dificuldades que estamos encontrando. Como citei acima, sou eu e meu amigo que iniciamos aulas com o que tínhamos de instrumento. Aulas gratuitas no cpf mesmo. Não temos CNPJ para inscrever o projeto em todos os programas e isso também dificulta. É um inicio e claro, estamos vendo a possibilidade de fazermos inclusive um movimento de "DOE UM INSTRUMENTO OU AJUDE-NOS NA AQUISIÇÃO DE ALGUM, MESMO QUE USADO".

    Priscila_Orq_Ace
    Membro Novato
    # 25/jan/24 22:58
    · votar


    Agradeço imensamente cada ideia de caminho, vai nos ajudar e muito a tornar nosso projeto visível e atender mais e mais crianças e adolescentes.

    Priscila_Orq_Ace
    Membro Novato
    # 25/jan/24 23:01
    · votar


    LEANDROP

    Sim, é claro.. me esqueci completamente da questão do transporte. A cidade é Mafra. Tenho também familiar na cidade de Araucária-PR e Quitandinha-PR, que facilita as vezes a questão de endereço. Mais uma vez, Obrigada :)

    makumbator
    Moderador
    # 25/jan/24 23:02
    · votar


    Priscila_Orq_Ace

    E em nível municipal não tem nada? Algum vereador pra ajudar?

    E realmente, pra apoio de empresas eles pedem um projeto já mais estruturado, com cnpj e tudo mais. Isso dificulta muito.

    Eu já doei instrumentos aqui na minha cidade (flautas doce, violino e baixolão), mas sempre para iniciativas locais, em que eu podia conhecer de perto e entregar sem atravessadores.

    De qualquer maneira, boa sorte na empreitada!

    Priscila_Orq_Ace
    Membro Novato
    # 25/jan/24 23:09
    · votar


    DELSON

    Nomeamos este projeto de "Orquestrando Acessibilidade". Até então estávamos invisíveis, vamos dizer assim. Com aulas nas casas das crianças e até mesmo em instituição religiosa. Foi no ultimo semestre do ano passado que começamos a movimentar e escrever o projeto por completo para apresentar e correr atrás de ajuda porque percebemos a necessidade devido ter pessoas nos procurando querendo aprender também e os benefícios que essas aulas estavam trazendo para os participantes. Porém, demos com a cara na porta quando a resposta foi ver instrumentos para alugar. Infelizmente aqui ainda não tem a cultura de aluguel e até vi alguns sites de outros estados, mas se tornou inviável. Ai começamos a desanimar e veio a ideia de criar um movimento de doação. Estou na luta novamente para levar isso para frente.

    makumbator
    Moderador
    # 25/jan/24 23:13
    · votar


    Priscila_Orq_Ace

    Não tem como obter ajuda através da igreja em que tiveram contato? Com um cnpj por trás fica menos difícil.

    Priscila_Orq_Ace
    Membro Novato
    # 25/jan/24 23:20
    · votar


    Makumbator

    Infelizmente, ainda não recebemos nenhuma resposta nem de um e nem de outro. O que desanima ainda mais. Antes de começar o projeto e perceber a importância disto, eu também comprei e doei algumas flautas para alunos de uma escola pública de outra cidade que tinha aulas de música e nem todos os alunos tinham condições de comprar. É difícil confiar em projetos assim hoje em dia e eu realmente entendo você. Até por entender, é que eu fico meio assim de expor a ideia de doação, porque o julgamento sempre vem e acaba desanimando. O pior ainda é imaginar alguém que não precise, pedindo e sei lá o que fazendo com o instrumento. Enquanto isso, aqueles que realmente precisam, não tem nem sequer assistência e perdem a credibilidade para fazer o pedido. Atualmente, isto é bem complicado.

    Agradeço imensamente por sua resposta. Obrigado!

    Priscila_Orq_Ace
    Membro Novato
    # 25/jan/24 23:22
    · votar


    Sobre a igreja, usei apenas uma sala que eles disponibilizaram. Mas é uma boa ideia, não havia pensado nisto. Obrigada :D

    Tiagolafre
    Membro Novato
    # 02/fev/24 18:21
    · votar


    Parabéns pela iniciativa!
    Já tentou patrocínio com os fabricantes de instrumentos?

    Priscila_Orq_Ace
    Membro Novato
    # 06/fev/24 08:24
    · votar


    TIAGOLAFRE

    Obrigada!! Enviei emails com o projeto para alguns fabricantes, estou na expectativa de resposta. Você tem algum em especifico para indicar?

    Tiagolafre
    Membro Novato
    # 06/fev/24 14:06 · Editado por: Tiagolafre
    · votar


    Infelizmente não tenho nenhuma indicação.
    Boa sorte com as respostas!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Doação de instrumentos musicais para projeto com crianças carentes