Luthier não devolveu as cordas do meu violão Giannini

    Autor Mensagem
    FridaAyasee
    Membro Novato
    # 14/dez/23 19:55


    Primeira vez que preciso dos serviços de um Luthier
    Fechei por 200 reais a colagem de cavalete e troca de cordas (que ele forneceu) acontece que no dia combinado, ele veio com meu violão com novas cordas, e não me trouxe as que estavam nele sendo que eram novíssimas e não tinham defeito nenhum. Ainda nao paguei ele porque achei estranho ele ter falado que “descartou” elas. Mas eu estou insistindo pra recebê-las. E agora? Há alguma providência que eu possa tomar? Que tipo de Luthier nao devolve cordas novinhas que foram com o violão?

    makumbator
    Moderador
    # 14/dez/23 20:11 · Editado por: makumbator
    · votar


    FridaAyasee

    Em geral eles descartam mesmo as cordas. Talvez por vc não ter costume de lidar com luthier, acabou não avisando que queria as cordas de volta. A maioria dos luthiers até corta as cordas para poder retirar mais facilmente sem risco de danificar a pintura/verniz.

    É até comum a pessoa levar o instrumento e junto entregar um jogo de cordas novo (de sua preferência).

    ejames
    Membro Novato
    # 14/dez/23 20:37
    · votar


    Uma vez que se retira as cordas não é comum reutilizar elas, a não ser em casos mais emergenciais onde não haja outra opção ou seja realmente preferência da pessoa. Mesmo que tenham pouco uso, após serem instaladas as cordas criam vincos, dobras que podem prejudicar a durabilidade. Antes de cogitar má fé, creio ter sido uma mera questão de falta de comunicação.

    Que tipo de Luthier nao devolve cordas

    Na minha experiência, nenhum faz isso a não ser que o cliente fale especificamente sobre. É padrão optar por cordas novas após um reparo ou num serviço de regulagem e definitivamente não é nada comum que se devolva o encordoamento antigo.

    FridaAyasee
    Membro Novato
    # 14/dez/23 20:45 · Editado por: FridaAyasee
    · votar


    Eu entendo, mas o meu cavalete descolou, entende? Ele tava soltinho no pagode, não tinha porque cortar. As cordas não estavam danificadas, eram novas e eu tinha avisado que era novinho o violão. Achei que a pessoa ia ter o bom tom de trazer as cordas. E eu não levei novas porque ele mesmo disse que poderia me fornecer com a tensão que eu queria. Mas obrigada por informar, não tenho mesmo costume de lidar com Luthier, tive umas experiências ruins com Luthier e quem resolvia pra mim era outra pessoa. Mas e agora então fica por isso mesmo, então? Ele me deu um prazo pra resolver… enfim. Eu tô meio chateada porque paguei caro no violão e um bom valor no conserto também. Aiai :(

    ejames
    Membro Novato
    # 14/dez/23 21:13
    · votar


    FridaAyasee

    Olha, entendo a frustração por esperar uma coisa e acontecer outra, mas vamos lá:

    Ele tava soltinho no pagode, não tinha porque cortar

    Colar novamente o cavalete exige que a peça seja lixada, toda a cola acabamento residual removido, para nova aplicação de cola e depois o uso de uma prensa que entra pela boca do violão geralmente. Não dá para fazer isso sem remover as cordas.

    eram novas e eu tinha avisado que era novinho o violão

    O violão estava com as cordas de fábrica? Caso sim, são cordas longe de serem "novas". O instrumento passa meses, não raramente anos com o encordoamento original após sair da fábrica, ser transportado, ficar em estoque até ser comprado.

    Eu tô meio chateada porque paguei caro no violão e um bom valor no conserto também. Aiai :(

    É complicado discutir preço pois existem muitas variantes, mas achei o preço super razoável se o serviço foi bem executado.

    makumbator
    Moderador
    # 14/dez/23 21:17
    · votar


    FridaAyasee

    Entendo sua frustração, pois vc achou que ele entenderia que as cordas por serem novas deveriam ser retiradas intactas e devolvidas a vc. Mas deveria ter avisado diretamente. Nesses casos (ainda mais por vc não ter costume) é bom não concluir nada de antemão e perguntar/ reiterar tudo que deseja. O luthier agiu de acordo com o padrão. Ele realmente não esperava que vc queria as cordas de volta.

    Os luthiers costumam cordas as cordas já no automático. Justamente pra não danificar a pintura de nada e não perder tempo desenrolando cuidadosamente do poste por conta do risco de dano.

    makumbator
    Moderador
    # 14/dez/23 21:20
    · votar


    FridaAyasee

    R$ 200 reais tudo incluindo as cordas? Se ficou bom então está barato.

    FridaAyasee
    Membro Novato
    # 14/dez/23 21:49
    · votar


    É, me faltou experiência nesse ramo. Mas nas próximas eu já sei como agir melhor.

    Agora que eu entendi como funciona, me sinto menos contrariada e mais segura do trabalho dele.

    Agradeço pelas respostas!

    FridaAyasee
    Membro Novato
    # 14/dez/23 21:50
    · votar


    Não, eu paguei 35 pelas cordas. Mas é o preço delas pra venda mesmo, isso sem duvidas.

    makumbator
    Moderador
    # 14/dez/23 22:50
    · votar


    FridaAyasee

    É isso aí.

    Lelo Mig
    Membro
    # 20/dez/23 18:11 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    FridaAyasee

    "... não tinha porque cortar."

    Frida, relaxa, o cara não foi desonesto. Por praticidade eles descartam as cordas velhas.

    O cortar não é por necessidade, é que é mais rápido, mais fácil e mais seguro cortar as cordas invés de ficar desenrolando. Como por hábito as cordas vão pro lixo, o cara já corta prá facilitar.

    E no seu caso, se descolou cavalete, ele lixou, limpou, preparou, colou as peças e fixou. Seu violão ficou sem cordas até a secagem.

    Entendeu?

    Espero que tenha ficado bom. Boa sorte.


    Obs: 200 a mão de obra + 35 um encordoamento, tá dentro do preço médio (justo).

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Luthier não devolveu as cordas do meu violão Giannini