Violão Giannini 12 cordas.

    Autor Mensagem
    AurélioB.
    Veterano
    # ago/10


    Olá pessoas do fórum, apesar de ser meu primeiro tópico, acompanho o fórum desde 2005, então já estou ciente de como tudo acontece por aqui.

    Enfim, eu resolvi comprar um violão de 12 cordas e de acordo com umas pesquisas de campo a na internet, optei pelo Hofma, que é um modelo novo da marca e tem bastantes comentários à seu favor, justamente por ser um ótimo custo x benefício, de R$500 á R$600.
    Pois bem, ontem vasculhando as lojas de Curitiba, eu encontrei um violão Giannini 12 cordas, o dono da loja me garantiu ser do começo dos anos 80, embora nos catálogos da Giannini ele aparece nos anos de 73/77 e 78/79. Um violão lindo de Jacarandá da Bahia e Pinho Sueco, tudo maciço e com um timbre que não se vê por ai ah uns 30 anos.
    O preço está muito bom, R$400, mas depois de uma boa conversa consegui fechar por R$350.
    Porém, ele tem umas marcas de uso meio aparentes, realmente tem cara de ter 30 anos, o braço está levemente empenado, mas nada que seus 2 tensores não resolvam, o único problema, cujo qual não me deixou comprar na hora, foi seu tampo abaulado, não é nada que comprometa seu som, apenas deixa as cordas pouco altas, coisa que em violão de 12 cordas é estúpido, o antigo dono deve ter guardado afinado por anos.
    Minha pergunta é, tem como arrumar isso? Pois nunca me deparei com nenhum caso de luthier que tenha feito esse serviço, eu como tenho boas noções de luthieria, sei deixar ele perfeito, menos esse tampo, que por sinal é maciço e não valeria a pena troca-lo, se alguem souber quem faça este trabalho em Curitiba, sinta-se à vontade pra me dizer hahaha.
    Sei que o melhor seria perguntar direto para um luthier, mas estou sem tempo e precisaria levar o violão para uma avaliação, o que fica inviável.

    Desculpem o texto exagerado, mas se não for bem específico não adianta nem perguntar.
    A pergunta final seria, um violão novo com madeiras praticamente de "papelão" por $600 ou um violão que mereça uma restaurada com mdeiras de "verdade" por $350?

    Segue ai uma foto do senhor: http://www.giannini.com.br/painelgiannini/imgs/produto_ant/364_img.jpg

    Abraço à todos!

    AurélioB.
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    Não se acanhem, falem á vontade hahaha

    Demolisher
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    AurélioB.
    Aí, Cara, belo achado esse seu...
    Vamos por partes:
    ele tem umas marcas de uso meio aparentes

    Isso é o que faz um instrumento "vintage", hehehehehe... Não se preocupe nem tente arrumar, é o charme do violão....
    o braço está levemente empenado, mas nada que seus 2 tensores não resolvam
    Se não é nada que deixe o braço como um parafuso, hehehehehe, é só regular e boas...
    foi seu tampo abaulado, não é nada que comprometa seu som, apenas deixa as cordas pouco altas, coisa que em violão de 12 cordas é estúpido
    Se o abaulado é só a ação das cordas levantando o tampo, um bom luthier pode resolver seu problema.
    Eu comprei um violão de 12 da Eagle or ter gostado das madeiras e do timbre do instrumento. Como eu já esperava algo parecido acontecer, assim que começou a levantar, mandei no luthier que cuida dos meus instrumentos para dar uma regulada e instalar um tensor no tampo.
    Assim, a tensão das cordas é compensada pelo tensor, a ação das cordas pode ser regulada baixa e o violão ficou uma manteiga pra tocar....
    Quanto ao luthier aí perto de vc, não posso falar, pois estou longe pacas... em BH/MG....
    Um abraço e boa sorte com seu instrumento....

    Gus dz
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    Um violão lindo de Jacarandá da Bahia e Pinho Sueco, tudo maciço

    Porra, por 350 reais!

    Hansen
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    AurélioB.

    Ainda não comprou? Que mané Hofma!

    AurélioB.
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    Demolisher
    Sim, sim... essas marcas são a parte legal, dá um ar totalmente "velho", o que eu acho ótimo.
    Agora me explica uma coisa, tensor no tampo? Porque é bem o que você falou, o tampo está bem alto na parte do cavalete, já ví isso em vários violões, mas nenhum que valeria a pena arrumar. O que evitaria isso é um cordal, mas depois que abaulou não sabia que tinha volta.

    Gus dz
    É, achado mesmo, tem um igual em outra loja, mas está novinho, o cara tá pedindo 1500 mangos, até vale, mas é grana de mais pra um violão que eu pretendo usar em todo lugar, no bar e etc...

    Hansen
    Tá guardadinho lá, só me bateu um medo de levar na hora, não consegui lembrar se aquilo tinha conserto.
    Pois é, Hofma o c***lho, só tinha pensado pelo preço, se comprasse ia arrancar aquela captação toda, som de violão é no microfone! hahaha

    Valeu ai, vou ver se consIgo passar em algum luthier daqui pra ver se é viável mesmo, abrass!

    Demolisher
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    AurélioB.
    Não, nada de cordal, sai fora, hehehehehe... acho aquilo muito feio...
    Ele colocou sim, um tensor no tampo, dentro da caixa de ressonância... com ajuste do tensor...
    Ele descolou o cavalete, que estava começando a levantar, instalou o tensor e recolou o cavalete...
    Já tem mais de um ano...
    Só voltou lá pra regular...
    O violão virou outro, muito macio e leve pra tocar, mesmo porque, antes do serviço parecia um berimbau, hehehehehehehehe....
    Depois vou ver se tiro umas fotos pra vc ver....

    AurélioB.
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    Demolisher
    Bacana essa idéia! Quando der coloca umas fotos mesmo, não deu pra entender claramente só imaginando hahaha
    Abraço!

    henrique87
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    AurélioB.

    amigo, meu gianini de 12 cordas depois que empenou, nunca mais foi o mesmo...
    tinha de ser levado ao luthier constantemente... e ele dizia que 12 cordas depois que empena é triste...

    e ele foi vivendo assim, até o dia em que o braço dele quebrou com uma queda (não sei se posso chamar de queda) de uns 20cm dentro do case...

    levei novamente ao luthier depois dessa e ele disse que unica solução depois disso era colocando uma base de algum metal dentro do braço. O que o tornaria ainda mais pesado e o investimento seria semelhante a um violão novo... +/- 600 reais...

    essa é minha historia...

    na minha opnião, é furada...

    Demolisher
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    AurélioB.
    Vou ver se tiro fotos nesse fds e posto aqui pra vc ver...

    henrique87
    Cara, sua história é muito estranha... ou seu violão era ruim pacas ou essa qualidade era do seu luthier, hehehehehehe...

    henrique87
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    infelizmente faz tempo...
    e o luthier realmente não era muito santo, mas o violão era bom...
    não sei mais dizer o modelo, mas tinha tampo maciço e o braço (em sua melhor epoca) era maçio pakas! acordes com pestanas soavam todas as cordas sem fazer força...

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Violão Giannini 12 cordas.