Diferença entre rastilhos

    Autor Mensagem
    André Dacio
    Membro Novato
    # out/18


    PORQUE O RASTILHO DO VIOLÃO DE AÇO É INCLINADO E DO DE NYLON É RETO?

    LeandroP
    Moderador
    # out/18
    · votar


    André Dacio

    Pra compensar a entonação, numa relação entre o diâmetro das cordas e o comprimento da escala. Violão com cordas de náilon não necessitaria desta inclinação do ajuste em razão das diferenças entre os diâmetros das cordas serem sutis. Em teoria, o violão com corda de náilon também deveria ter esta inclinação. Porém, na prática, mostrou-se desnecessário, o que facilita a fabricação do instrumento.

    JJJ
    Veterano
    # out/18
    · votar


    Esse "inclinado" seriam as diferenças entre as distâncias das cordas, particularmente na segunda casa?

    Quando tem isso é pra garantir a afinação mais correta de cada corda.

    Buja
    Veterano
    # out/18
    · votar


    Falando nisso, tem algo que sempre me deu inculcado....lembrei agora.

    Como se ajusta as oitavas de um violão, se tudo nele é fixo?

    JJJ
    Veterano
    # out/18
    · votar


    Buja

    Não tem muito a se fazer. O máximo que dá é subir ou descer o rastilho e raspá-lo um pouco na lateral. Mas o efeito de ajuste de oitavas é mais sensível na guitarra do que em violões de nylon. Os de aço normalmente tem uma compensação fixa na segunda corda (a que mais precisa de ajuste, nesse caso).

    Buja
    Veterano
    # out/18
    · votar


    JJJ

    Imaginei que era isso mesmo. Nao se nota muito a diferença nas oitavas, porque normalmente nao se toca violao solando da casa 12 pra frente.
    Isso se nota muito na guitarra.

    Por isso, sempre ficava pensando naquelas bandas de pop-rock estilo Fiuk pegando um violão folk com cutway e solando la na casa 19 no lual MTV.....bicho, que doidera...será que as oitavas batem? Vai saber....

    LeandroP
    Moderador
    # out/18
    · votar


    Agora, experimente com um violão de aço.

    Eu sou canhoto e não tenho instrumentos à disposição. O que tem por aí é simbólico, que eu costumo brincar chamando de cota pra canhoto.

    Comprei um violão Rozzini, maravilhoso. A pegada do braço é sensacional (não sei se foi sorte). No entanto, era folk e como todo folk, com cordas de aço. Ao inverter as cordas, eu tive o problema de entonação dobrada. Porque em vez de compensar, ele produzia justamente o efeito oposto. Me desfiz dele, mas hoje penso que poderia ter feito eu mesmo um novo cavalete ou feito um X no canal de encaixe do rastilho.

    rodrigo monteiro
    Veterano
    # out/18
    · votar


    Eu sou canhoto e não tenho instrumentos à disposição. O que tem por aí é simbólico, que eu costumo brincar chamando de cota pra canhoto.

    Pois é, somos dois...

    Amigo, a Rozini tem violões próprios para canhoto, ou se não tiverem em estoque, entra em contato com eles que lá eles fazem as adaptações necessárias como essa do cavalete, marcações na lateral do braço e tal.

    Falo porque já tive um Rozini que pedi pra eles como canhoto e fizeram :)

    LeandroP
    Moderador
    # out/18
    · votar


    rodrigo monteiro

    Opa! Eu tenho outro violão, muito bom também. Este é pra corda de náilon, e eu mesmo instalei um captador piezo e um circuito ativo. Quando eu comprar um tipo folk, como o que eu tinha antes, entrarei em contato com eles pra um orçamento.

    rodrigo monteiro
    Veterano
    # nov/18
    · votar


    Legal, a Rozini cresceu muito e a qualidade deles hoje é ótima. São precursores da Giannini e Del Vecchio, salvo engano.

    Inclusive, sobre o tópico, eles ajustam a inclinação do rastilho também.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Diferença entre rastilhos