Qual a diferença entre C e C/B; F/Fa?

    Autor Mensagem
    slvr
    Veterano
    # out/11


    Em algumas cifras no http://tabs.ultimate-guitar.com/ aparece p/ fazer um C e mais adiante um C/B, por exemplo, só que vendo o desenho dos 2 acordes são exatamente iguais. Então qual a diferença entre eles? O que eu teria que fazer num C/B de diferente do C?

    Valeu!

    PigO
    Veterano
    # out/11 · Editado por: PigO
    · votar


    C/B é uma inversão

    o acorde de C é formado por 3 notas, que sao respectivamente a T (tonica), 3(terceiro grau) e 5(quinto grau) da escala

    o C ficaria assim:
    T (C) 3(E) 5(G)

    quando vc faz o C normal o baixo do acorde é a nota mais grave (olha) onde ta o dedo 3 é a nota C

    ---------

    agora, quando vc encontra C/B vc inverte a T(Tonica) pela 7(setima), fazendo com que fique assim. se reparar o dedo 3 representado na figura foi 1 casa para tras, mudando o baixo de C para B.

    quando se usa o B que é o 7grau da escala de C chamamos de terceira inversao...

    terceira porque?porque ja existe 2 anteriores, quando inverte e usa o E no baixo ou quando usa o G no baixo...resumindo:

    T, 3ª e 5ª = tríade no estado fundamental (C normal)
    3ª, 5ª e T = primeira inversão - quando a 3ª vai pro baixo
    5ª, 1ª, e 3ª = segunda inversão - quando a 5ª vai pro baixo
    7ª, T, 3ª e 5ª = terceira inversão - quando a 7ª vai pro baixo

    espero ter ajudado, qualquer coisa pergunta!

    Zenicola
    Veterano
    # out/11
    · votar


    PigO
    o C ficaria assim:
    T (C) 3(E) 5(B)


    Nao seria 5(G) ?
    Abçs

    PigO
    Veterano
    # out/11 · Editado por: PigO
    · votar


    Zenicola

    poise, essa passo despercebido, pequeno erra de grande estrago...rsrs

    editei...

    R. Marcone
    Veterano
    # out/11
    · votar


    Posição fundamental: C - E - G
    Primeira inversão: E - G - C
    Segunda inversão: G - C - E

    C/B= Dó com baixo em B. O acorde de C continua o mesmo pois possui as mesmas notas de composição do acorde I C -III E - V G. Mas acrescenta mais uma nota B nas cordas "grossas" do violão.

    Outros exemplos: C/G - D/F# e etc...

    R. Marcone
    Veterano
    # out/11 · Editado por: R. Marcone
    · votar


    http://forum.cifraclub.com.br/forum/4/216232/

    Kikobittencourt
    Veterano
    # out/11
    · votar


    Eu teria o maior prazer em responder e tirar as duvidas, mas tudo que era preciso já foi dito.

    Só que eu acho que não adiantou muito pois o carinha ai parece ser iniciante, tem que pegar aulas bem basicas mesmo, de teoria, intervalos, formação de acorde...

    Jonas F. L.
    Veterano
    # out/11
    · votar


    Eu tenho uma dúvida sobre esse assunto também.
    Quando você vai tocar uma música onde são usadas estas inversões como C/B, poderia-se trocar este acorde por um C7 sem prejudicar a harmornia?

    Eu sei que a sonoridade mudaria um pouco, principalmente no caso de dedilhados e arpejos, mas supondo-se que seja uma base batida no violão, realmente faria diferença?

    Kikobittencourt
    Veterano
    # out/11
    · votar


    Jonas F. L.

    Não, não teria importancia.

    Alias em lugares que você ver acordes tetrades e inversões você pode troca-lo pela formação basica do acorde, respeitando claro a formação triade do acorde. Por exemplo: Se a musica está no tom de C e você ve lá um Dm7/9, você pode deixar só o Dm, pois está na tonalidade e vai te servir, assim como onde tem um Dm somente, você pode acrescentar uma 7 uma 9, respeitando sempre a triade basica.. Claro que em algumas situações isso não fica muito legal, mas as tetrades servem basicamente para sofisticar a harmonia, deixala mais bonita, não é obrigatorio.

    R. Marcone
    Veterano
    # out/11
    · votar


    Jonas F. L.
    poderia-se trocar este acorde por um C7 sem prejudicar a harmornia?

    Pode não. A sétima de C é Bb.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Qual a diferença entre C e C/B; F/Fa?