Notificações Amigos pendentes

      Fórum Cifra Club - maior fórum de m&uacite;sica do Brasil

      Extensao Vocal para achar o tom?

      Autor Mensagem
      ForumClub
      Membro Novato
      # 11/set/17 15:05 · Editado por: ForumClub


      Bom antes de tudo, passei os ultimos minutos usando a busca e nao achei nada que me ajude, achei apenas como achar o tom, e como funciona a extensao vocal.

      Mas quero usar o conhecimento de extensao vocal(tenor, baixo, contralto, soprano, etc) para achar o tom de uma musica

      Um cara da igreja acha o tom bem rapido(cerca de 3 a 5 segundos), e ele me disse que ele tem dois metodos, um é que quando alguma pessoa, que ele ja conhece a voz, vai cantar, como ja conhece a voz dessa pessoa..entao ele ja sabe mais ou menos qual o tom que ela poderar cantar, uma pessoa pode cantar entre D e F, outras cantam entre E e G, e por ai vai..


      E o outro metodo é parecido com esse, ele ve que a pessoa(mulher por exemplo) é uma soprano(aguda), entao ele procura o tom na 5 corda do violao(corda A) provavelmente vai cantar entre C e E. E se for homem com voz baritono ou baixo(voz grave), ele procura na sexta corda(Corda E) e o tom esta entre F e A.

      Isso realmente é sempre certo? Quase sempre?
      Obrigado

      Nycolas
      Veterano
      # 11/set/17 16:06
      · votar


      Nunca ouvi falar sobre esse método. Inclusive eu canto em diversos tons diferentes, dependendo da música, e convenhamos que 5 segundos é pouco tempo pra se "testar" entre F - F# - G - G# e A, por exemplo. Sem contar que é necessário considerar as variáveis: A música pode não começar no tom, a pessoa pode não começar no início da música (começar no refrão por exemplo).

      Eu utilizo o ouvido mesmo e pronto. Vou por aproximação, na maioria das vezes vou solando uma pentatonica até achar a escala certa.... Pra mim funciona bem.

      ForumClub
      Membro Novato
      # 11/set/17 17:03
      · votar


      Ele ja sabe tocar todas as musicas, ou quase todas, entao ele sabe em qual grau do campo harmonico a pessoa esta cantando, ele acha a tonica do acorde atual usando esse metodo, se no refrao a musica esta no 5 grau do campo harmonico e ele acha no violao a tonica A, entao a musica esta em D.
      Mesmo nao sabendo tocar a musica, da pra saber o grau dela usando harmonia funcional ou tendo um bom ouvido :)

      Esse metodo q vc usa, é ir tocando q melodia ate ver qual escala está?

      Ismah
      Veterano
      # 11/set/17 17:15
      · votar


      Eu acho que tu entendeu errado. Se ele sabe a música, ele não acha nada, apenas aplica o que sabe da progressão a tonalidade... Música de gospel é pop rock ainda em sua maioria, a progressão é manjada... Nas bandas de baile, os mais velhos (do tempo que banda era marcial, o resto era conjunto), é o que se chama de 1, 2, 3... Geralmente tônica, quinta e quarta.

      Mas eu to com impressão que essa pergunta já pintou por aqui... e.e

      ForumClub
      Membro Novato
      # 11/set/17 17:26 · Editado por: ForumClub
      · votar


      Obrgd pela resposta.. O que ele acha é o tom, é tipo assim.. ele sabe tocar uma musica em D por exemplo, na hr que uma pessoa for cantar, ela puxa em outro tom, ai ele procura o tom que a pessoa puxou, e ele usa esses 2 metodos que falei na primeira postagem

      mas queria saber algumas dicas de como fazer o que ele faz(ver se a voz da pessoa é aguda, media, ou grave..e usar isso pra ter uma noçao de qual pode ser o tom, se esta entre C e E, ou entre E e G, ou G e B) ..mais ou menos isso, ele foi claro comigo quando ele disse que ele usa a voz da pessoa pra ter uma noçao de qual pode ser o tom

      sim, ja perguntei sobre algo parecido uma ..mas foi sobre como saber se a voz eh tonica, terça ou quinta

      :3

      Ismah
      Veterano
      # 11/set/17 18:35
      · votar


      Se a música é em C, em G a estrutura é a mesma

      C vira G
      D vira A
      E vira B
      F vira C
      G vira D
      A vira E
      B vira F#

      Então se for C F G, em G será G C D. O nome disso é progressão, que no caso é I IV V, mas pode ser qualquer outra.

      Como saber o tom pelo que alguém canta? Ouvido relativo.
      Como conseguir ouvido relativo? Treino, muito treino, a ponto de memorizar referências de acordes. Não existe a fórmula mágica pra isso.

      se esta entre C e E, ou entre E e G, ou G e B

      Isso não existe, porque tanto uma música em C, como uma em F, como uma em Am, como em Bb, e uma infinidade de outras podem começar em pela nota C... Se o cara disse isso, ele te mentiu.

      ForumClub
      Membro Novato
      # 11/set/17 19:01 · Editado por: ForumClub
      · votar


      Opa obrigado pela resposta <3

      Ele nao mentiu, como eu disse..ele sabe tocar todos os hinos ou quase todos que cantam na igreja, se a musica começa no 5 grau, ele sabe, pois ele ja sabe tocar, sabe em qual grau esta a musica em cada trecho.

      Eu uso esse metodo(procurar nota no braço do violao) .....mas ele usa a voz da pessoa pra pegar o tom mais rapido.

      Pessoal..reparem nesse video..o cara pega o tom em 1 seg. mais ou menos, ele so bateu 3 notas...a ultima foi a nota E(eu conferi no meu violao e vi que foi a nota E) essa nota E é o tom da musica(toquei a musica e vi que tava mesmo em E)



      Esse eh apenas um video qualquer que achei no youtube

      Ismah
      Veterano
      # 11/set/17 20:17
      · votar


      Com o perdão da palavra, eu fujo do lugar se cantar assim... Pô, põe quem saiba cantar

      Fora isso, não tem nada demais... O vivente deduziu o tom por ouvido... Ele estava em C, viu que o vocal estava (bem) fora, e foi subindo o tom. Quando bateu com E, o resto foi lógico...

      ForumClub
      Membro Novato
      # 11/set/17 21:17
      · votar


      Kkkkkkkk bem infelismente eh bem comum isso nas igrejas kk instrumentistas sofrem com situaçoes assim mas eh algo natural :)

      Exatamente, esse jeito que ele usou pra pegar o tom é mais facil..porem as vezes pode ser demorado dependendo da pessoa que canta ou da musica

      Quando um instrumentista ouve muito uma certa pessoa cantar, se acostuma com a voz da pessoa e como ela puxa os hinos, e usa isso pra ter uma noçao em qual tom poderia estar as musicas dessa pessoa, quero aprender isso, espero que alguem que usa esse metodo responde aqui, ou alguem que sabe como fazer isso

      Ismah
      Veterano
      # 11/set/17 21:25
      · votar


      Cara, eu to te dizendo durante o dia todo que NÃO EXISTE O QUE TU QUER, não sou o dono da razão, mas que diabos de teimosia...

      Isso não é técnica, é prática...

      Pode ser demorado? Claro que pode, mas com o tempo o ouvido decora as 12 notas e se acha mais fácil a tonalidade...

      Realmente, conhecendo a pessoa que vai cantar, já se sabe que comumente canta em tons específicos. Mas há uma lógica bem simples: se a música Y, é cantada em uma tonalidade e chega ao seu limite vocal, com certeza a música Z que tem frases inteiras 2 tons acima, a pessoa não vai cantar na tonalidade original...

      ForumClub
      Membro Novato
      # 11/set/17 21:36
      · votar


      Poxa..quinta vejo com ele na igreja pra ele me explicar melhor como ele faz, realmente parece que nao existe..deve ta faltando algum detalhe que ele nao me explicou :)

      Aah obrigado ..mais uma coisa que aprendo :)
      nao sabia que indo decorando as 12 notas iria me ajudando a pegar o tom mais rapido, mas como isso funciona na pratica? Quando a pessoa canta e solfeja uma das notas que eu tenho decorado..eu vou perceber?

      Ou quando a pessoa canta eu iria reconhecer o tom ou a tonica do acorde que encaixa na hora?

      Desculpe tantas perguntas..fico feliz que alguem esteja respondendo minhas duvidas ♡♡

      Ismah
      Veterano
      # 11/set/17 22:06
      · votar


      Com honestidade, tu precisa de um professor, é ele que vai te instruir por esse caminhos tortuosos, e te dar os nortes...

      Decorando as 12 notas tu não vai pegar o tom mais rápido, mas se eu fizer uma vocalização, e tu souber as alturas das 12 notas, terá um começo.

      A prática, é tirar música de ouvido... Tirar tudo de ouvido, quanto mais melhor.
      Eu recebi um exercício interessante, que era aprender a cantar uma música e tentar tirar ela com base no que eu mesmo cantava.

      fow7gpx7
      Membro Novato
      # 11/set/17 23:22
      · votar


      Cara disso eu entendo um pouco a anos vivo isso dentro da igreja, o melhor conselho que eu te dou, treina seu ouvido musical, hoje com o advento da internet muita gente se entrega às facilidades, já que você não possui o ouvido absoluto (poucos tem), treina o ouvido relativo, você vai perceber que com o passar do tempo você meio que vai decorando o som das notas, sua memória musical vai ficar mais desenvolvida e você muitas vezes vai conseguir associar a voz do cantor com algo que você já tocou ou ouviu. Na maioria das vezes hoje quando alguém canta ou ouço uma música eu reconheço o tom e os acordes que estão rolando, resumindo têm que treinar percepção diariamente!!!

      LeandroP
      Moderador
      # 12/set/17 00:39
      · votar


      ForumClub

      Como já foi dito, você precisa de um bom professor, que lhe ensine as técnicas do instrumento que você escolher, e que também lhe ensine teoria e harmonia.

      Você pode sair feito doido pesquisando um monte de assunto na internet, mas se não tiver ciência do que está sendo tocado, além de perder muito tempo no processo de aprendizado, inclusive desistindo, você pode estar deixando de preencher algumas lacunas que são fundamentais no desenvolvimento.

      De um modo geral, a sua dúvida se relaciona à transposição dos tons. Pesquise a respeito disso, mas dê atenção a um professor ou a uma escola. Pode ser professor online, não vejo problema algum nesse sentido, desde que ele tenha métodos e conhecimento do assunto.

      zlo zebry
      Membro Novato
      # 30/set/17 14:53
      · votar


      Uma coisa curiosa é que se ele fizer isso com outras pessoas não vai funcionar. Porque a pessoa vai tentar cantar no tom que ele tá puxando a música no violão.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Extensao Vocal para achar o tom?

      303.749 tópicos 7.860.267 posts
      Fórum Cifra Club © 2001-2017 Studio Sol Comunicação Digital