Violão de papel de pão! E aí, o que acham?

    Autor Mensagem
    Felipe Stathopoulos
    Membro Novato
    # mai/17


    Achei muito legal essa matéria, daquelas de dar faniquito nos mais puristas, hehehe...

    Que acham? Será que dá certo?

    sandroguiraldo
    Veterano
    # mai/17
    · votar


    Felipe Stathopoulos
    Se fosse há alguns anos atrás, teríamos pérolas como:

    "só presta se for valvulado"
    "eu prefiro papel analógico"
    "o papel dá mais sustain"
    "será que seu colocar sulfite na minha Condor o som fica melhor?"
    "qual será a gramatura do papel que o Slash usa?"

    kkkkkkkkkkkkkkk

    JJJ
    Veterano
    # mai/17
    · votar


    Acho que a mistura de papel com cola gerou algo parecido com MDF. Funciona... mas acho que o som (é um violão, não uma guitarra, ok, pessoal?) pode ficar ruim e, principalmente, a resistência física dele deve ser bem limitada.

    Lelo Mig
    Membro
    # mai/17
    · votar


    Felipe Stathopoulos

    Aguardemos o Exército Fundamentalista Xiita da Influência da Madeira no Som...os caras virão ferozes com suas AK 47 matando todo mundo!

    Vazei.........

    Buja
    Veterano
    # mai/17
    · votar


    Aguardemos o Exército Fundamentalista Xiita da Influência da Madeira no Som...

    http://www.criarmeme.com.br/meme/meme-12233-alguem-me-chamou-.jpg

    JJJ
    Veterano
    # mai/17
    · votar


    Pô, gente... mas num instrumento acústico, a coisa deixa de ser "firula"...
    Não tem nem conversa.

    Buja
    Veterano
    # mai/17
    · votar


    Sobre as influencia da madeira no timbre ja discutimos demais.

    Mas....eu acho que nesse caso o papel couchê da um timbre mais gordo do que o papel oficio!

    Ningen
    Veterano
    # mai/17
    · votar


    Fala-se como se fosse "revolucionário" mas papel não é feito de madeira?

    É uma madeira mastigada, mas é madeira ora.

    Adler3x3
    Veterano
    # mai/17 · Editado por: Adler3x3
    · votar


    A madeira tem celulose, o papel também.

    No processo todo as camadas de papel e outros aditivos como cola de certa forma voltou a ser madeira ou algo parecido.

    E o timbre acredito que deva ser legal, nada de tão surpreendente assim, exceto a técnica toda de montar o instrumento, que deve ter envolvido muita pesquisa e testes.

    Faltou na reportagem ter um link para um arquivo de áudio demonstrando o som do violão.
    Afinal a mídia de hoje permite isto.

    Lelo Mig
    Membro
    # mai/17 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    JJJ
    Buja
    Ningen
    Adler3x3

    Eu tava só zoando...

    De qualquer forma, as Danelectro são feitas de raspas de "papelão de limpar a bunda" e cola, também conhecido com o nome chique de Duratex, e são demais!!!

    Buja
    Veterano
    # mai/17
    · votar


    Lelo Mig
    Mas falando serio agora, eu acho que o tampo, lateral e tudo de madeira deve dar mais sustentacao, porque como, eu imagino, esse material seja mais leve, deve vibrar mais do que uma folha de madeira solida. No meu ver seria como um tambor com uma pele mais rigida e outra mais fina. Acho que a mais fina oferece menos resistencia a vibracoes, e como consequencia, vibra mais, e assim o som tem mais sustain.

    Mas timbre, ai nao faço ideia mesmo.

    Felipe Stathopoulos
    Membro Novato
    # mai/17
    · votar


    sandroguiraldo

    rsrsrs, bem isso mestre...

    JJJ

    "resistência física dele deve ser bem limitada.
    "
    Cara, depende. Um violão é um instrumento frágil de qualquer maneira, qualquer pancadinha e já racha, lasca, afunda, etc.

    Lelo Mig

    "Aguardemos o Exército Fundamentalista Xiita da Influência da Madeira no Som...os caras virão ferozes com suas AK 47 matando todo mundo!
    "
    Hehehehehe... Mas em se tratando de violão acho que a madeira do corpo influencia mesmo no som.

    Ningen

    "Fala-se como se fosse "revolucionário" mas papel não é feito de madeira? É uma madeira mastigada, mas é madeira ora.
    "
    Cara, até onde tenho conhecimento o papel tem mais a ver com tecido do que com madeira propriamente dito. Ambos tem celulose, mas acho que as semelhanças param por aí.

    Adler3x3

    "A madeira tem celulose, o papel também. No processo todo as camadas de papel e outros aditivos como cola de certa forma voltou a ser madeira ou algo parecido.
    "
    Creio que seja mais pra "algo parecido".

    "E o timbre acredito que deva ser legal, nada de tão surpreendente assim, exceto a técnica toda de montar o instrumento, que deve ter envolvido muita pesquisa e testes. Faltou na reportagem ter um link para um arquivo de áudio demonstrando o som do violão. Afinal a mídia de hoje permite isto.
    "
    Na própria reportagem tem gente elogiando o som, dizendo que ficou melhor que muitos violões de madeira mesmo. Mas realmente queria ouvir o som dele.

    Abçs

    Lelo Mig
    Membro
    # mai/17
    · votar


    Felipe Stathopoulos

    "Hehehehehe... Mas em se tratando de violão acho que a madeira do corpo influencia mesmo no som."

    Claro que influi... em instrumentos acústicos, bastante. Foi mais prá provocar a galera mesmo....rs.

    Eu só defendo, que existe um apego demasiado grande a madeira, o que acaba atrapalhando o desenvolvimento de tecnologias que envolvam outros materiais. Se não for madeira, pessoal já torce o nariz sem ouvir, sem testar, sem ciência, apenas por misticismo e crendice.

    sandroguiraldo
    Veterano
    # mai/17
    · votar


    Lelo Mig
    Se não for madeira, pessoal já torce o nariz
    Eu, particularmente, não teria problema nenhuma em experimentar e até mesmo adquirir uma guitarra feita de outro material.

    Felipe Stathopoulos
    Membro Novato
    # mai/17
    · votar


    Lelo Mig
    sandroguiraldo


    Quando era moleque cheguei a testar uma daquelas guitas Steinberger de fibra de carbono (parece que hoje não são mais feitas de fibra, mas de madeira mesmo). Na época não entendia nada de timbre, madeiras, etc., mas me lembro que achei simplesmente espetacular, anos luz à frente das Giannini e Dolphin (acho que era isso) que tínhamos na época cá no Bananal.

    Também já toquei numa de acrílico. Achei que não perde nada pra qualquer uma de madeira. Infelizmente quando geralmente vemos uma é de baixíssima qualidade, com captação bunda e ferragens piores.

    A guitarra elétrica de fato precisa evoluir em termos de material. Por puro preciosismo estamos há 70 anos presos na madeira e, pior, em meia dúzia de espécies. Isso não é bom para os guitarristas, mas é pior ainda para o meio ambiente.

    Abçs.

    Insufferable Bear
    Membro
    # mai/17
    · votar


    E se um violão de um material novo, barato e que reciclado tivesse um som melhor que um violão de concerto de 10k?
    Acham que a qualidade convenceria os tradicionalistas?*

    *é meio que uma pergunta retórica, é claro que não

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Violão de papel de pão! E aí, o que acham?