Unhas dos dedos I M A arranhando cordas de graves

    Autor Mensagem
    Balls Balls Balls Of Steel
    Membro
    # jan/16


    Sou estudante iniciante de violão clássico e acabei encontrando um dilema que nem meu professor que é maestro conseguiu me sanar a dúvida.

    A postura correta ( e que quero adotar pra passar na prova de música ) do violão clássico consiste em manter o pulso reto com o antebraço, mas a não ser que eu incline o violão até a posição de um violoncelo, sempre quando toco as cordas graves (E A D) usando os dedos indicador, médio e anelar eu acabo arranhando as cordas por causa do ângulo que a mão faz com as cordas.

    É aí que entra a porra do dilema. Eu não posso inclinar o pulso pra direita senão eu saio da postura clássica. Não posso tocar dedilhados rápidos nas cordas graves (pessoalmente o som que mais me agrada) senão fica aquele arranhado dos infernos, a não ser que eu incline o pulso, aí o som sai bem timbrado mas, sabe... não é CORRETO.

    FELIZ NATAL
    Veterano
    # jan/16 · Editado por: FELIZ NATAL
    · votar


    http://lista.mercadolivre.com.br/cortador-de-unha
    http://pt.wikihow.com/Cortar-as-Unhas

    Ismah
    Veterano
    # jan/16
    · votar


    Balls Balls Balls Of Steel

    Tem certas contradições...

    sempre quando toco as cordas graves (E A D) usando os dedos indicador, médio e anelar eu acabo arranhando as cordas por causa do ângulo que a mão faz com as cordas.
    não posso inclinar o pulso pra direita senão eu saio da postura clássica

    Um dos dois está errado.

    não é CORRETO

    Isso é bem, bem, bem beeeem relativo, já que a posição correta não existe. Apenas nos últimos 100 anos (ou menos) que se vem falando e se preocupando com postura, apenas visando evitar lesões (LER principalmente). Acredito que deve se preocupar com a execução correta, e não tanto com a postura, já que cada um acaba tendo de se adaptar ao instrumento.

    Balls Balls Balls Of Steel
    Membro
    # jan/16
    · votar


    http://lista.mercadolivre.com.br/cortador-de-unha
    http://pt.wikihow.com/Cortar-as-Unhas

    Eu cortei as unhas, usei lixa e aquela lixa de papel.

    Ismah
    Sei que não existe correto, mas se tratando de violão clássico para faculdade, onde a banca é mais conservadora, eles demandam algo mais tradicional. E esse tradicional me proíbe de curvar o pulso na hora de tocar os bordões com os dedos I M A. E isso justamente por tensionar o pulso, não quero ter problemas de articulação futuramente, daí que vem minha indignação.

    Espero que o problema seja apenas prática, vou tentar praticar as escalas e ver se acho uma maneira mais apropriada de tocar.

    Ismah
    Veterano
    # jan/16
    · votar


    Balls Balls Balls Of Steel

    Não creio ainda que eles vão reparar na postura - é função das aulas de música te corrigirem isso. Na verdade até o momento não tive notícias de alguém que prestou teste e foi reprovado na prova prática - pode ser coincidência. E acima disso, a escola não vai esperar que vc já saiba tudo - ou se não se torna redundante ir para o curso, não? Acho que isso incluirá postura.

    Por via das dúvidas e desencargo de consciência, fale com o pessoal do erudito (macaco velho), é muito possível que eles te respondam com mais segurança.

    Também não creio que vá te lesionar, porque baixistas tocam assim e sem notícia de danos. Fora isso, talvez te seja interessante avançar o braço.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Unhas dos dedos I M A arranhando cordas de graves