Unhas ou dedos?

    Autor Mensagem
    EnrickAlves
    Veterano
    # set/08


    Gente em relacão a mão direita, o certo é tocar com as unhas ou com as pontas dos dedos? Ou com os dois? Ou isso depende do timbre desejado?
    Grato.

    GDias
    Veterano
    # set/08
    · votar


    Acho que não existe "certo" nesse aspecto. Violão eu toco usando os dedos mesmo(E em bases eu uso a unha), mas deixar a unha comprida deixa o dedilhado mais "claro".

    EnrickAlves
    Veterano
    # set/08
    · votar


    GDias
    Eu também prestei atenção nisso, o som sai mais alto, e sempre toquei com unha, mas hj eu tava assistindo o clipe da Hotel California (acústico) e os dois violonistas estavam tocando com os dedos...

    DrBrodsky
    Veterano
    # set/08
    · votar


    EnrickAlves
    Hotel California (acústico) e os dois violonistas estavam tocando com os dedos

    Tem certeza? Às vezes a unha é curta e não dá pra ver no vídeo, principalmente no youtube.
    Que eu lembre, eles tem unha sim.

    ricre
    Veterano
    # set/08 · Editado por: ricre
    · votar


    A unha vc só utiliza no caso de tocar uma musica clássica, até porque quem toca violão clássico tem por técnica as unhas na medida certa.
    E no caso de batidão , Não é necessario que se tenha unha grandes .
    Claro que a unha tem um som mais nitido e mais parecido com a palheta.

    DrBrodsky
    Veterano
    # set/08
    · votar


    ricre
    Não é verdade. Muita gente toca música popular com unhas.

    Pardal
    Veterano
    # set/08
    · votar


    EnrickAlves

    Depende sempre do timbre desejado e, por isso, cada um coloca a unha do tamanho que acha melhor (ou tira, també, dá.). Claro que o timbre é influenciado por outras coisas, como violão, cordas, posição e inclinação da mão direita, acústica do local em que se está tocando, técnica de pulsão da corda, etc... Mas unha é um dos recursos a que o violonista deve prestar atenção na hora de timbrar o som.

    ricre

    Claro que a unha tem um som mais nitido e mais parecido com a palheta.

    Nem de longe!!! som de unha é bem diferente de som de palheta!!! A palheta, bem ou mal tocada, sempre produzirá um ruído enorme de ataque da nota. Seria um som semelhante a uma unha saindo do dedo por meio centímetro, tocando o violão totalmente perpendicular, aí sim o som seria parecido. Mas se você inclinar a mão, para fazer toque lateral, e dar toque falso-apoiado, que nem eu faço na hora de tocar, fica completamente diferente. E nitidez pode ou não ser algo desejável.

    Bolo de laranja
    Veterano
    # set/08
    · votar


    Boa noite;

    O som da unha é bem melhor que o da palheta.

    Fora que você tem mais liberdade,e "sente" mais o violão com as maõs;

    Abraço

    japaubatuba
    Melhor interpretação
    Prêmio FCC violão 2008
    # set/08
    · votar


    acho legal tocar com unha mas como elas me atrapalham para trabalhar tenho que cortar :-(

    Random_Rampager
    Veterano
    # set/08
    · votar


    Eu não curto muito deixar as unhas crescerem não (e tenho o não muito saudável hábito de roer unha, ahahaha), aí acabo usando os dedos mesmo :)

    ricre
    Veterano
    # set/08 · Editado por: ricre
    · votar


    Random_Rampager amigo! esse seu hábito não a problema nenhum.

    veja esse fera que toca sem a palheta e tbm tem o mesmo hábito de roer as unhas.







    Pardal

    Agora te respondo esse assunto sobre palheta!.

    Observe se a palheta tem esse som poluido que vc mencionou!
    Cara esse solo com unha não da essa beleza aqui.

    Cado caso é diferente e claro que com as unhas vc esplora melhor a técnica do trêmulo,dedilhados ,e as infinitas musicas clássica.





    EnrickAlves

    Respondendo ao autor do tópico, posto esse video para que ele tire qualquer dúvida sobre o assunto que quis saber.

    Ponta dos dedos tbm dá para tocar.


    Esse aqui é paulinho nogueira que foi o meu professor de violão e tbm tinha o mesmo hábito de roer a unha.





    EnrickAlves
    Veterano
    # set/08 · Editado por: EnrickAlves
    · votar


    Gente perguntei ao meu professor sobre isso e ele disse que com unha o som ficava mais brilhante, mais estalado, e que várias músicas de violão erudito eram muito dificeis (talvez até impossíveis) de tocar sem as unhas.

    EnrickAlves
    Veterano
    # set/08
    · votar


    E como eu prefiro erudito, vou ter que deixar as unhas crescerem (ontem fiz a besteira de corta-las ¬¬).

    ricre
    Veterano
    # set/08 · Editado por: ricre
    · votar


    EnrickAlves
    Gente perguntei ao meu professor sobre isso e ele disse que com unha o som ficava mais brilhante, mais estalado, e que várias músicas de violão erudito eram muito dificeis (talvez até impossíveis) de tocar sem as unhas.

    Então vc conferiu que com unhas adequadas tem mais nitidez e um som mais brilhante,Eu já tinha te esclarecido antes.Mais que bom que foi conferir. abraço.Ricre autor do Portaldoritmo.

      Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
       

      Tópicos relacionados a Unhas ou dedos?