Equalização ruim - Violão Ibanez

    Autor Mensagem
    tiagorodram
    Membro Novato
    # jul/15


    Oi pessoal, tudo bem?

    Tenho um violão jumbo Ibanez, modelo SGE530. Gosto muito do som dele acústico (desplugado). No entanto, quando está plugado, a história é outra. O som dele é estranho, não sei definir bem, mas é como se o som fosse preso, sem brilho, parece que com um médio estridente... enfim, feio.
    Infelizmente, nem ajustes no equalizador do violão ou da mesa de som (sou instrumentista numa igreja) deram jeito.
    O que venho buscar no fórum é uma sugestão do que posso fazer pra reverter isso (tendo em vista que gosto muito da estrutura do violão e de seu som acústico). Um pedal equalizador daria jeito? Trocar a captação seria mais viável/aconselhável?
    Para melhor entendimento do que quero dizer, tem um vídeo no youtube que ilustra o fato, pois mostra o som acústico "microfonado" vs som plugado



    Gostaria de acrescentar que no vídeo, percebe-se que, quando plugado, o som está "morto", sem brilho. Quando vou tocar na igreja, além dessa característica no som, percebo o que pra mim é um médio bastante estridente, coisa que não é possível "tirar" na equalização do violão/mesa de som.

    Alguém tem alguma opinião/conhecimento/caso parecido e que possa me ajudar? Como disse, gosto muito do violão, mas pra mim é sempre frustrante quando vou usá-lo pra tocar na igreja, justamente por conta do som ruim que fica.

    Se alguém puder me ajudar, ficarei imensamente agradecido.
    Fiquem na paz!

    strinbergshredder
    Veterano
    # jul/15
    · votar


    tiagorodram
    Cara, acredito que o fator captação que deve estar deteriorando o seu som... vamos esperar pra ver se alguem mais entendido aparece por aqui... mas arrisco dizer que eh isso!

    Joaozin
    Veterano
    # jul/15
    · votar


    tiagorodram
    Se ele desplugado tem um som melhor que plugado então só pode ser a captação que não presta! Você sabe me dizer qual o modelo do captador?

    tiagorodram
    Membro Novato
    # jul/15 · Editado por: tiagorodram
    · votar


    strinbergshredder e Joaozin obrigado pelas respostas.
    Joaozin o modelo do captador é AEQ-200MT
    é exatamente igual a este de uma imagem que achei no google:
    Pre amp

    Joaozin
    Veterano
    # jul/15
    · votar


    tiagorodram
    Bom, eu não conheço, mas também pouco conheço sobre captadores no geral. O que eu sei é que Fishman é um dos melhores que tem - se não o melhor. Comprar pedal de equalização não vai adiantar, pois não vai influenciar na captação do som, que é aonde você tá insatisfeito. No caso eu sugiro trocar o captador.

    Natanael Gama
    Veterano
    # jul/15
    · votar


    tiagorodram

    Eu posso estar enganado mas o que Vc chama de som morto é o som proprio do violão jumbo ainda mais usando captação. Apesar de ter tampo em Spruce mas é laminado aonde não ajuda muito.. Vc deveria ter outros violões e testar eles plugados antes de comprar. O Ibanez e muito bonito e tudo mais só que o som dele é esse mesmo se Vc acha que não é esse som que Vc procura acho que precisa de outro violão porque jumbo sim tem bons medios e graves, alguns são mais aveludados outros já são mais encorporados mas nada de som vivo e brilhante.

    tiagorodram
    Membro Novato
    # jul/15
    · votar


    Joaozin obrigado novamente pela atenção

    Joaozin Minha dúvida principal era justamente essa sobre pedal equalizador, mas já que não vai adiantar então já vou descartar essa opção. Quanto à captação, como seria essa troca? Tenho que trocar o conjunto todo (equalizador + microfones)? Ou poderia ser feita a troca só dos microfones que fazem a captação?
    Obrigado!

    tiagorodram
    Membro Novato
    # jul/15
    · votar


    Natanael Gama obrigado pela resposta.

    Esse som "morto" ao qual me refiro é quando ele está plugado (no vídeo dá pra perceber bem a diferença). O timbre dele acústico me agrada bastante, não tem um grave forte mas é bem definido. Quando fui fazer a compra, testei muitos violões, mas fui com intenção de trazer um jumbo, e os jumbos que haviam lá eram 1 da Epiphone (EJ200, acho), esse da Ibanez e 1 da Yamaha. Fiquei com o Ibanez pq foi o que mais me agradou.
    Quanto a ter outros violões, isso com certeza é um propósito que tenho. Sei que cada tipo é um timbre, e cada situação exige um som. Mas o bolso não me permite agora rsrs. Quem dera eu pudesse ter agora 1 folk, 1 bom jumbão, 1 nylon etc. Por exemplo, quando vou tocar na igreja uso o violão de lá, que é um Takamine EG alguma coisa (folk). Às vezes, quando tem alguma apresentação em palco, pego emprestado com um amigo um Yamaha daqueles modelos vazados, acho que é silent o nome da versão.
    Mas o que quero ver aqui é se há possibilidade de melhorar o som plugado do meu violão. Isso pq queria aproveitá-lo pra tocar na igreja. O brilho ao qual me refiro não é aquele som brilhante típico de violões folk, talvez tenha me expressado mal, mas é que quando plugado, o som dele parece muito desequalizado, sem sal...

    Natanael Gama
    Veterano
    # jul/15
    · votar


    tiagorodram

    Complicado..

    Vc pode trocar a captação pra ver se é isso, uma Fishman Presys Blend não custa muito e troca tudo tanto o piezo e o equalizador e fiação se o problema for na captação será resolvido sem gastar muito

    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-668880713-captador-fishman-pres ys-blend-cmicrofone-frete-gratis-_JM

    sandroguiraldo
    Veterano
    # jul/15
    · votar


    tiagorodram

    Cara, é meio complicado, mas você já considerou tocar microfonando o violão ao invés de plugá-lo?

    Não sei se o palco da sua igreja é muito barulhento, mas é uma coisa a se considerar, teoricamente, resolveria seu problema no ato, até você ver o que fará em relação a captação etc...

    tiagorodram
    Membro Novato
    # jul/15 · Editado por: tiagorodram
    · votar


    Natanael Gama Obrigado novamente por sua atenção.

    Estou pensando seriamente em trocar a captação dele. E vou seguir sua recomendação de troca-la por inteiro (microfones + equalizador). Obrigado por ter me mandado o link com o produto. Li um pouco sobre essa captação Presys Blend da Fishman e vi bons comentários.


    Grande abraço!

    tiagorodram
    Membro Novato
    # jul/15
    · votar


    sandroguiraldo Fiz um pequeno teste com um microfone direcional que tem lá na igreja. O som ficou muito bom, muito bom mesmo. Eu já havia visto alguns vídeos mostrando como se deve posicionar o microfone, aí resolvi testar.
    Mas aí vem o problema: o palco da igreja não é muito pequeno porém é barulhento. A bateria não possui isolamento e o lugar do violonista é muito próximo ao amplificador da guitarra. Mas, se fosse pra tocar com intuito de gravar os instrumentos em faixas separadas essa opção de microfonar seria a melhor, acredito. Contudo, quero fazer o teste lá pra ver como o som vai se comportar junto com o resto da bagunça, rsrs. Se der certo, quero fazer esse teste neste domingo. Tem uma música a ser tocada que necessita de 2 violões.

    Muito obrigado pela sugestão! Grande abraço!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Equalização ruim - Violão Ibanez