Notificações Amigos pendentes

Fórum Cifra Club - maior fórum de m&uacite;sica do Brasil

Cordas de Nylon (Marcas e modelos)

Autor Mensagem
      Amago
      Membro Novato
      # 03/out/17 06:50
      · votar

Estou pensando em mudar de tenção pesada, para extra pesada, mas tenho receio que isto poça causar algum dano no instrumento, embora ele seja de tampo maciço e tenha o cavalete encaixado ainda tenho um certo receio, será que tem problema?

zodiaco10001
      Membro Novato
      # 03/out/17 17:03
      · votar

Cara se o seu violão tiver tensor, fica facil de regular pra nao acontecer isso, mas leva num luthier, tenho um violão Tagima paraty de nylon e tem tensor mas nao tenho coragem de mexer sozinho, pra mexer com regulagem só um profissional na área pode fazer um serviço seguro.

fernandotieppo
      Membro Novato
      # 05/out/17 02:19 · Editado por: fernandotieppo
      · votar

Pode aumentar a tensão sem medo, uma mudança na tensão das cordas dificilmente vai causar um dano real no instrumento, principalmente se tratando do caso específico que você citou...

Mas falando em números, vou pegar como exemplo as cordas da D'Addario

Se pegarmos as cordas EJ45 (tensão pesada) nós teremos a seguinte distribuição de tensão em libras:

E: 16,81
      B: 12,42
      G: 12,30
      D: 16,24
      A: 16,96
      E: 15,21

Total: 89,94 lbs

Já se pegarmos as cordas EJ44 (tensão extra pesada) teremos:

E: 17,41
      B: 12,88
      G: 12,66
      D: 16,24
      A: 16,96
      E: 15,66

Total: 91,81 lbs

A diferença é de 1,87 libras, é algo mínimo, somente num violão de muito baixa qualidade ou muito sensível (como alguns violões de alguns luthiers) aconteceria algum problema por causa dessa mudança de tensão.

E só uma curiosidade, a questão de tensão tem muito mais a ver com sonoridade e conforto do que com qualquer outra coisa, muitos violonistas aclamados no mundo misturam marcas e tensões nos seus violões. Quando comecei a estudar violão flamenco meu professor comentava que o Paco de Lucia utilizava tensão média, porem utilizava tensão extra alta na corda B pra deixar mais balanceado e confortável... em 2013 quando ele esteve no Brasil tive a oportunidade de conhecê-lo e perguntei se era verdade, ele confirmou.

Enfim, boa sorte e não se preocupa muito com isso.

Amago
      Membro Novato
      # 05/out/17 16:59
      · votar

O meu violão se comporta melhor com cordas pesadas, com cordas leves ele começa a trastejar, uso a giannini clássica pois de todas cordas que usei ate hoje esta foi a que mais gostei, mas acho que ele ficaria melhor com tenção extra pesada então acho que vou tentar mudar mesmo.

fernandotieppo
      Membro Novato
      # 05/out/17 21:35
      · votar

Amago

É uma questão total de conforto, não tem muito a ver com o violão e sim com o toque, tensão leve é pra quem tem um toque realmente leve, geralmente com o violão com as cordas um pouco mais altas também, já quem tem um toque mais pesado vai utilizar uma tensão mais pesada... Se você sente que tá muito leve do jeito que tu ta tocando agora então a melhor coisa é aumentar a tensão mesmo. Eu utilizo a tensão pesada no momento, me agrada e muito, testa pra ver.

Amago
      Membro Novato
      # 05/out/17 22:28
      · votar

fernandotieppo

É uma questão total de conforto, não tem muito a ver com o violão e sim com o toque, tensão leve é pra quem tem um toque realmente leve, geralmente com o violão com as cordas um pouco mais altas também, já quem tem um toque mais pesado vai utilizar uma tensão mais pesada...
      Não sabia disto, obrigado pelo esclarecimento, vou experimentar a extra pesada para ver como fica.

PHD100
      Veterano
      # 20/nov/17 17:39 · Editado por: PHD100
      · votar

Tenho optado por usar encordoamentos com a Sol (G) encapada, para um som menos abafado. Usei o modelo Guinga no Autor 3 e no Washburn EA45N e foi fantástico o resultado (violões mais cansados - tensão mais pesada nas cordas). Já no Joel Dias (Mod. Especial - Caixa Grande), resultado ruim. Coloquei Thomastik flatwound, sensacional. Usei as Hanabach alta tensão nos violões mais antigos, resultado muito bom. Também usei a Pro Arté extra high e ficou sensacional nos mais antigos. A Savarez com a G encapada também "falou alto" no de Luthier. Hoje, nos meus violões antigos, quando encontro, coloco a Gianinni Guinga (dura pouco, mas é mais barata e o som é excelente) e para o mais novo, Ou Savarez ou Thomastik flatwound.
      Ah, e a dica do Paco de Lucia, sensacional. Vou tentar para ver o resultado. Você pode encomendar cordas individualmente pelo site da stringsbymail.com. Para experiências, vale a pena. Estude bem o que quer e testar é a melhor maneira de saber se o resultado te agrada.
      Verifique também o tipo de resposta que você gosta mais. Se os graves já estão bons, concentre-se nas demais cordas. Examine duas a duas. (E/A; D/G; B/E). As dicas ajudam. Eu recomendo para todo mundo que gosta mais de violão solo tentar a Sol (G) encapada. Difícil voltar atrás depois de ouvir o violão com mais brilho na região média.

fernandotieppo
      Membro Novato
      # 21/nov/17 01:27 · Editado por: fernandotieppo
      · votar

PHD100

Concordo em G, N e G... Eu não sou muito fã da corda G encapada, um encordoamento que me agradou muito foi o composite da D'Addario, a corda G é de um composto que não sei de fato do que se trata, porém ela tem uma cor de café com leite... Ela tem um diâmetro um pouco menor, segura mais a afinação e achei muito mais confortável nas transições. Eu gosto muito das Dogal, porém hoje uso quase que exclusivamente a D'Addario pela durabilidade e preço, pego em quantidade maior nas promoções da stringsbymail, acaba saindo por menos de 30 reais cada jogo.

Já sobre a dica do Paco, um amigo fez o teste num Sérgio Abreu, o resultado foi sensacional, tanto em timbre quanto em firmeza.

EDIT:

Só uma correção, acima eu disse que tensão leve era pra quem possui um toque realmente leve, o que quis dizer é que tensão mais leve é para quem busca um toque realmente leve (ou seja, quem tem a mão um pouco mais pesada e quer fazer menos força) o mesmo vale pras mais pesadas. Tem uma relação também com a altura das cordas.

Bartho
      Membro Novato
      # 23/nov/17 12:06
      · votar

Comprei um jogo de cordas (pró-arte) e acidentalmente a corda ré se partiu. Não consigo comprar a corda de reposição avulsa da mesma marca.
      Dá prá usar uma de qualquer marca no lugar?

fernandotieppo
      Membro Novato
      # 23/nov/17 23:42
      · votar

Bartho
      Desde que seja nova e de tensão e qualidade similar sim, você pode utilizar de qualquer marca. Alguns concertistas famosos inclusive usam as 6 cordas uma de cada marca diferente.

Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original

Tópicos relacionados a Cordas de Nylon (Marcas e modelos)

303.909 tópicos 7.863.885 posts
      Fórum Cifra Club © 2001-2017 Studio Sol Comunicação Digital