Como passar cifra para flauta doce

    Autor Mensagem
    GoobIng
    Membro Novato
    # abr/14


    Bom pessoal eu toco violão e flauta , mas eu não tenho um repertório vasto das músicas que eu quero tocar na flauta (doce) , e eu vi que tem como transformar as cifras normais que pega aqui mesmo nos cifras club , só que eu não sei como .
    __________________________________________________

    Então eu queria saber como eu posso passar as cifras normais para flauta . Desde já agradeço ;)

    juanlmendes
    Membro
    # abr/14 · Editado por: juanlmendes
    · votar


    GoobIng
    sim isso e possivel com uma coisa magica chamada partitura

    JJJ
    Veterano
    # abr/14
    · votar


    GoobIng

    Cara, cifras representam acordes. Flautas tocam notas, não acordes. Claro que você pode tocar só a tônica, mas não é a mesma coisa...

    Lelo Mig
    Membro
    # abr/14 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    GoobIng

    Cara, você esta confundindo um pouco as coisas, creio eu.

    Como nosso amigo JJJ já explicou as cifras representam os acordes, ou seja, é a harmônia da música, o acompanhamento, não têm nada a ver (sonoramente falando) com a linha melódica principal, normalmente a do vocal.

    Você pode até utilizar as cifras (as notas que formam o acorde), para criar algo, um arranjo, ou melodia paralela, mas ficar tocando a tônica, ou terça ou o que for, da formação do acorde vai ficar pobre e feio.

    Creio que você necessite da linha melódica da música, e as cifras não servem para isso. Deverá recorrer a partitura.

    Ismah
    Veterano
    # abr/14
    · votar


    Se vc se refere a Tablaturas, basta conhecer as notas pela extenção do braço do violão/guitarra.

    R. Marcone
    Veterano
    # mai/14 · Editado por: R. Marcone
    · votar


    Deve ser isso que você está querendo. Tem jeito sim.


    TELEFONE MUDO
    Só a introdução

    A B C C C C C B C
    C C C B A G E
    E F G G G F F F E D E F D C

    Pode-se fazer isso com qualquer música e tocar na Flauta. Só que a música tem que ser conhecida por não poder determinar o tempo das notas e nem se elas são mais graves ou agudas.

    Ismah
    Veterano
    # mai/14
    · votar


    R. Marcone

    Mas no original (ou mais comum ao menos) ela é um tom acima, em Dmaj

    R. Marcone
    Veterano
    # mai/14
    · votar


    Ismah

    Coloquei só como exemplo e em C, porque assim fica mais fácil tocar na flauta doce. É só para ele ter uma ideia. A música pode ser tocada em qualquer tom. Depende da garganta do cantor.

    Ismah
    Veterano
    # mai/14
    · votar


    R. Marcone

    ÉÉÉ... mas nem todo mundo sabe disso... se ele fosse as cegas tocar junto com uma gravação iria apenas notar que estava dando contra...

    R. Marcone
    Veterano
    # mai/14
    · votar


    Ismah

    Mas ele disse que toca violão e flauta. Se toca, toca. Se não toca, não toca. Ou toca ou não toca.

    Ismah
    Veterano
    # mai/14
    · votar


    R. Marcone

    Esqueceu que tens os que simplesmente saem tocando? Tem muitos que debulham o instrumento sem sequer saber o que estão fazendo...

    Adler3x3
    Veterano
    # mai/14 · Editado por: Adler3x3
    · votar


    GoobIng

    Flauta é um instrumento solista.
    Na própria internet existem sites a respeito da flauta doce.
    Até existe um tipo de notação/cifragem para flauta, de acordo com os furos.

    O ideal é usar um bom editor de partituras e obter os arquivos.
    E praticar junto com instrumentos Vstis.
    E depois exporto o arquivo midi para uma DAW.
    Fica muito legal, as vezes até faço isto com a minha flauta doce.
    Editores de partituras:
    Gratuíto:
    - Muse

    Pagos:
    Sibelius ou Finale (mais caros)

    Notion 4 ( mais em conta mas bem poderoso)

    Ismah
    Veterano
    # mai/14
    · votar


    Adler3x3

    Tem algum instrumento que vc não tenha se aventurado?

    Adler3x3
    Veterano
    # mai/14 · Editado por: Adler3x3
    · votar


    Ismah
    A maioria.

    O que toquei um pouco, foi violão, teclado, flauta doce, gaita de boca.
    Guitarras eventualmente. (emprestadas)
    E outras invenções de sons de garrafas com água dentro.
    Nada demais.
    Mas com o avançar dos tempos, e com as lesões nas mãos e no ombro, hoje estou mais para o mundo virtual.
    Tenho um violão e três teclados e algumas antigas flautas.
    Vou comprar um cajon, primeiro para servir de banquinho e depois para tirar algum som.
    Do problema do ombro já consegui melhorar 98%.
    Nas mãos tá mais difícil, mas não desisto.
    Não consigo mais ficar horas nos instrumentos, mas..
    O negócio é não parar nunca.
    A minha filha comprou um violino e tá lá meio largado, acho que vou tentar aprender.
    Hoje uso o violão e teclado mais para anotar os acordes e sequências de baixo e solo, tocando pequenas partes e vou anotando como acho que deve ser, depois transformo em midi seja pelo teclado seja pelo mouse no editor de partituras ou Daw.
    Quando vem ideias na cabeça começo primeiro pelo violão que esta na mão.
    E como trabalho com burocracia, as vezes a internet fica lenta e as páginas do processo no site demoram, e tenho que ficar olhando a tela, e aí aproveito e pego o violão para tocar algo, e fico olhando o monitor de vídeo, quando muda a página volto a trabalhar.
    Edit: esqueci do Cavaquinho, mas ultimamente tá meio de lado, mas já comprei dois jogos de cordas novas, e pode ser outra boa opção quando estou on line na internet.

    Ismah
    Veterano
    # mai/14
    · votar


    Adler3x3

    E nunca te ocorreu juntar a fome com a vontade de comer, e consultar um fisioterapeuta para praticar exercícios nos instrumentos? Eu sofri de LER na mão direita, e fiz isso.

    LeandroP
    Moderador
    # mai/14
    · votar


    A cifra é utilizada pra representar a harmonia e a flauta é um instrumento melódico. Pra isso se faz necessário estudar harmonia, conhecer a natureza dos acordes representados pelas cifras e sobre as escalas destes acordes deduzir a melodia.

    Adler3x3
    Veterano
    # mai/14 · Editado por: Adler3x3
    · votar


    Ismah

    Sim.
    Tanto que voltei a tocar e comprei mais dois teclados por causa disto.
    Mas nada de extraordinário.
    Percebi que os exercícios para as mãos poderiam ser feitos nos instrumentos.
    Depois que fiz isto parou de inflamar as mãos.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Como passar cifra para flauta doce