Traste Extra Jumbo em Violão (Duvida)

    Autor Mensagem
    riquesurf
    Membro Novato
    # nov/13


    É o seguinte galera ,os trastes do meu violão são finos e baixos, creio que seja assim na maioria, e eu estou querendo colocar trastes extra jumbo nele, só que tem um porem: Nas primeiras casas do violão as cordas estão muito baixas, quase encostando no traste (OBS: Trastes Extras Jumbo são bem altos)

    Teria alguma solução/ jeito que poderia me ajudar?

    Desde já agradeço (:

    MMJr
    Veterano
    # nov/13
    · votar


    riquesurf

    Tem que elevar o nut....

    Valeu...

    erico.ascencao
    Veterano
    # nov/13
    · votar


    riquesurf
    Você terá que levar o violão pra um luthier pra fazer a troca de trastos, então vai ter que ser incluso no serviço a troca da pestana e do rastilho por peças mais altas.

    Se você fizer mesmo o serviço, poste aqui suas impressões. Fiquei curioso pra saber o resultado, principalmente no quesito tocabilidade.

    Motorbreath
    Membro Novato
    # fev/16
    · votar


    erico.ascencao

    Eu coloquei trastes jumbo, principalmente depois de ler umas postagens de fóruns, inclusive este próprio tópico.
    Quanto a tocabilidade, eu achei mais fácil pra tocar, colocando menos força, por exemplo. Como eu troquei as cordas de nylon pelas de aço (originalmente o violão era com cordas de aço), a diferença no som (pouca coisa) acho ser das cordas, não dos trastes, porém reparei que consigo fazer bends de até 1 tom (apesar de que não há necessidade disso no violão), coisa que com os antigos não faziam. Além do fato de que estavam tortos, amassados (que fazia algumas casas trastejarem).
    Devia ter aparado as quinas dos trastes, mas é nada grave. E se reparar na distância das cordas em relação à escala, dá pra ver que o violão é um pouco envergado. É porque essa maresia maldita e mofo acabaram estragando ele (ele literalmente se abriu todo, não sei como não soltou o cavalete), aí tive de reformar (do meu jeito). Mas nada grave, acho até bom pra praticar acerto de notas, fica mais fácil quando se toca na guitarra depois, hahahaha!

    Seguem umas fotos antes/depois:

    http://i.imgur.com/eJbu59X.jpg
    http://i.imgur.com/WZ0MpSN.jpg (detalhe pro traste 19, que é o antigo, porque o jumbo ( de 1,20m) só deu pra 18 casas).

    http://i.imgur.com/GR1ZcV8.jpg
    http://i.imgur.com/AI2Klsg.jpg
    http://i.imgur.com/j3s9ZVO.jpg (detalhe pro profundo escalopamento involuntário que o último (e talvez primeiro) dono fez). Lixei, lixei, lixei, e desisti. Mas dá até um "charme"...

    http://i.imgur.com/DHxgyPs.jpg
    http://i.imgur.com/2P9oS2q.jpg
    http://i.imgur.com/rj3DGtu.jpg
    http://i.imgur.com/35b1I6s.jpg

    http://i.imgur.com/6K8I8q3.jpg
    http://i.imgur.com/07v8ur0.jpg

    http://i.imgur.com/OIuvTs5.jpg

    Valeu muito a pena. Com certeza tá melhor que antes.

    erico.ascencao
    Veterano
    # fev/16
    · votar


    Motorbreath

    Interessante o trabalho. Só fiquei na dúvida sobre esta história de trocar as cordas de nylon por aço. Tem certeza de que este violão aguenta as cordas de aço? Nem tensor ele tem - vide a primeira foto. Fatalmente o braço começará a empenar com o passar do tempo.

    Cup Noodles
    Veterano
    # fev/16
    · votar


    Legal a troca de trastes..

    mas tbm estranhei a troca de Nylon por Aço...

    me parece que esse violão foi realmente feito pra nylon.

    Hangar18
    Veterano
    # fev/16
    · votar


    Motorbreath

    Parabéns pelo trabalho, com trastes jumbo realmente fica outra coisa, principalmente se vc gosta de solar e dar bends!
    Deu muito trabalho? Tô pensando em fazer isso em um violão meu de aço. Em um outro que eu tenho mais velhinho ao invés de trocar os trastes eu escalopei todas as casas e ficou muito bom

    Tb acho que esse seu violão foi feito pra nylon, parece que não tem tensor e não tem os pininhos de prender a bolinha das cordas. Mas enfim, se tá agradando beleza!
    ps.: Q q é esse traste antes da primeira casa?

    Motorbreath
    Membro Novato
    # mar/16 · Editado por: Motorbreath
    · votar


    erico.ascencao
    Cup Noodles

    Não se preocupem, caras, o violão originalmente era com cordas de aço, mesmo sem tensor, sorte que o braço continua sem empenar e nem outro problema (deve ser madeira de ótima qualidade, já o corpo, esse sim deu uma envergada, mas o que ele já passou nessa vida...). Meu irmão decidiu pôr de nylon (isso uns 15 anos atrás) por serem mais fáceis de tocar, que não machuca os dedos e tal (pra quem tá começando).
    Não sei se estou errado, mas acho que por ser violão bem antigo não era comum colocarem tensor, me parece que compensaram isso com resistência da construção (meu pai comprou ele (já bem usado) em 76-78, época que não havia nenhuma pessoa falando mal dos Tonantes, e Tonante era referência de qualidade, hehe)!

    Hangar18

    Não me deu muito trabalho, não. Me pareceu mais fácil do que costumam dizer, mas acho que foi mais porque como o violão é velho e guentou o tranco, não me preocupei muito (nem avacalhei muito também). Só deu uma suadeira danada ter de fazer as pontas dos trastes no esmeril (tava calor). Trocar os trastes foi fácil e meio rápido ("meio" porque tive de aumentar os sulcos na escala pros trastes jumbo com uma serrinha). Nem precisei nivelá-los (recomendam e recomendo, mas só verifiquei se precisava, e como tinha uma mísera diferença de nível no meio do braço, deixei pra lá, até acho que sempre foi assim ali, e como nunca tive problemas...).
    Só aconselho a usar (ou comprar) um alicate de cortar cabos de aço, porque vai precisar. O chão e o alicate universal agradecem.

    Q q é esse traste antes da primeira casa?
    É o Traste Zero, a pestana. Acho que colocam ele pelo nut ser baixo (e é baixo mesmo). Sem ele, a 1ª casa seria a pestana, no caso. O nut ali só "orienta" as cordas.

    E desculpem a demora em responder. O site não me notificou nem nada sobre respostas.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Traste Extra Jumbo em Violão (Duvida)