Quanto tempo de conservatório?

    Autor Mensagem
    MatheosXpt
    Veterano
    # abr/12


    Eu tava pensando em começar fazer aulas num conservatório aqui da cidade, mas preciso que alguém que entenda do assunto me tire umas dúvidas:

    Quantos anos demora pra completar o curso, receber o certificado...?

    As aulas você são em grupo ou particular?

    Já ouvi falar que os professores demoram muito tempo numa mesma matéria, e que isso é desnecessário, verdade?

    Lá eu vou aprender só a parte teórica da coisa? Não vão me ensinar a tocar uma música em específico?

    E por último, compensa mais aulas particulares ou conservatório?, levando em consideração que aula particular 1 vez por semana e conservatório de segunda à sexta feira.

    Se alguém, de preferência um professor, souber responder, fico grato :)

    Tadeu Daló
    Veterano
    # abr/12
    · votar


    Vamos por parte: A duração do curso depende do tipo de curso que vc pretende fazer; Clássico, popular, solo, acompanhamento, etc.
    De uma maneira geral as aulas teóricas são ministradas normalmente em grupo. Já a prática, individual.
    No conservatório vc se forma professor, daí pode fazer faculdade de música e se formar maestro arranjador. Já aulas particulares são mais rápidas a formatura, porém não te dará uma base musical sólida.
    Espero ter ajudado.
    Abraços!

    luizpauxis
    Veterano
    # abr/12
    · votar


    MatheosXpt

    eu fiz aula particular e acho melhor.

    PRÓS: voce tira suas duvidas pois nao tem do que sentir vergonha,
    se voce for bem, voce vai avançar nao precisa esperar os outros,
    o professor vai lhe explicar tudo direitinho e prestando atençao em voce e etc.

    CONTRAS: voce esta sozinho, nao tem com quem conversar sobre musicas, e
    nao sabe se voce esta indo bem e etc.

    basicamente isso, entao se vc pensar os PROS sao melhores que os CONTRAS

    Abç.

    MatheosXpt
    Veterano
    # abr/12
    · votar


    Tadeu Daló

    Tem como fazer curso popular e solo ao mesmo tempo?

    Já aulas particulares são mais rápidas a formatura, porém não te dará uma base musical sólida.

    Por que não?

    Tadeu Daló
    Veterano
    # abr/12
    · votar


    Tem como fazer curso popular e solo ao mesmo tempo?
    Não entendi bem a sua pergunta, "popular" se vc quis dizer acompanhamento para música popular, aulas particulares é o que há. "solo popular" pode aprender em conservatório. Na realidade música não é só tirar som do instrumento (tocar a música), envolve teoria, e solfejo.
    Já aulas particulares são mais rápidas a formatura, porém não te dará uma base musical sólida. Por que não?
    Na teoria musical, você aprende notação musical, (escrever e ler notas musicais no pentagrama), acidentes (pausa, fermata, ligadura,quiálteras, trinado,etc.), escala musical, tempo etc.
    No solfejo, vc aprende a cantar as notas dividindo o tempo (compasso), criando o ritmo. Na prática musical, vc aprende a técnica de tocar o instrumento lendo uma partitura musical.
    No curso particular, o ensinamento não é tão profundo, te dá uma noção básica de música ou acompanhamento de determinada música, ou solo (normalmente vc escolhe a música que quer aprender a tocar).
    Um exemplo bem simples disso tudo que eu falei é: Você abandona seus estudos normais e pra ganhar tempo depois de vários anos, vai fazer curso de madureza (tipo acertando o passo), vc aprende 4 anos em um, depois vai tentar uma faculdade, vc acha que terá base suficiente para faze-la?
    Vai mais da sua vontade, vc quer aprender para tocar entre amigos ou fazer carreira musical.
    Espero ter sanado suas dúvidas. Estou a disposição caso queira saber mais alguma coisa.
    Abraços!

    MatheosXpt
    Veterano
    # abr/12
    · votar


    Tadeu Daló

    Carreira musical nem tanto, não quero fazer faculdade de música.

    Mas não quero só tocar entre amigos, quero aprender música mesmo, como um hobby ( ou algo do gênero ). E por isso pelo menos o básico de teoria musical eu tenho que aprender, tipo campo harmônico e variação de acordes, pra poder tirar algumas músicas de ouvido.

    E a minha dúvida entre professor particular ou conservatório se deve ao seguinte: eu entrei no site do conservatório da minha cidade. Sabe aqueles sites mal estruturados, que não tem informação nenhuma, não passa confiança e não te dá nenhuma vontade de procurar se informar mais? É exatamente esse o site do conservatório.

    Mas também tem a questão do professor particular. Eu não tenho aulas particulares; minha escola oferece aula de música ( de vários instrumentos ) que o valor da mensalidade deve vir incluso essas aulas.
    O problema é que nessas aulas a gente pega música e só. Ninguém que faz aula de música na minha escola aprende de fato alguma coisa, só aprende se chegar em casa e estudar mesmo.

    Então, eu vou ter que procurar na minha cidade um professor de violão particular. Até agora essa foi a única possibilidade que parece razoável, mesmo você dizendo que ele pode não ensinar tanto quanto o conservatório. Ao meu ver, eu só vou aprender realmente o campo teórico de música pegando apostilas do site e estudando, por que bom professor tá em falta.

    Tadeu Daló
    Veterano
    # abr/12
    · votar


    [i]MatheosXpt
    Aqui vai uma boa dica pra começar
    http://www.apostilaz.com.br/musica/violao.html

    Abraços e Boa sorte.

    MatheosXpt
    Veterano
    # abr/12
    · votar


    Tadeu Daló

    Valeu pelo site, tava precisando^^

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Quanto tempo de conservatório?