Maneira de deixar dedos mais ágeis

    Autor Mensagem
    Jinkas
    Veterano
    # set/11


    Então gente, eu já sei tocar alguns acordes bem, dar alguns ritmos básicos e tals, mas sinto muita dificuldade em trocar de um acorde para outro durante a música, além de cantar a música..
    O que é possível fazer para isso?
    (além de praticar, claro)
    Vlw!

    Maatheeuuss
    Veterano
    # set/11
    · votar


    Olha cara, isso realmente é treino. Talvez eu possa estar falando besteira, mas só o treino vai levá-lo à agilidade para trocar os acordes, infelizmente não tem como queimar etapas, todos passam por isso.

    slow134
    Veterano
    # set/11
    · votar


    Jinkas

    Só com treino msm, não adianta agnt tentar ultrapassar seu próprio tempo, pois kda um tem um tempo diferente..

    Falei bunitu! rsrsrs

    airguitar
    Veterano
    # set/11
    · votar


    Jinkas

    Fala aí cara, acabei de responder sobre isso em outro tópico uahuahuha.

    Então, isso é normal no começo da jornada, suponho que você não tenha nem 6 meses de música.. É normal mesmo, a única saída é o treino.

    Com relação à cantar tocando, dois conselhos:

    Em relação ao ritmo: Mesmo que cante e perca o ritmo, jamais pare de tocar no meio da música. Continua tentando acertar o ritmo ao longo da música (lógico que numa roda de amigos você não vai fazer isso né rs)

    Em relação à afinação: Mesmo que não seja sua intenção ser cantor (ou seja, sei lá), procure no mínimo cantar no tom certo (dá uma lida em campo harmônico que é fácil e fundamental)

    Valeu amigo, abraços.

    Tgo_Paes
    Veterano
    # set/11
    · votar


    Treino, a pratrica vai fazer vc ir melhorando!

    Wótila Carneiro
    Veterano
    # set/11
    · votar


    Eu, com apenas 1 mês de violão, digo: é prática! No começo eu ficava catando as notas dos acordes, agora vou percebendo a automação do processo, tanto que para trocar de G (Sol) para D (Ré) nem tiro mais o dedo 3 (anelar) da corda B (Si)...É AUTOMÁTICO! Ainda demoro na troca de alguns acordes, mas já vejo uma evolução. Eu geralmente faço assim: se percebo que tenho dificuldade em trocar de um acorde para outro, eu faço uma batida qualquer (ritmada, claro) e fico alternado apenas entre esses dois acordes. Verifique se no próximo acorde você pode "aproveitar" algum dedo, ou seja, se ele pode ficar na nota em que ele já está. Outra dica que considero muito importante: não adianta passar 5 horas trancado no quarto tentando a todo custo tocar uma música. Comece com 15 minutos, depois 20, 30...o aprendizado é lento, mas o retorno é gratificante. Abraços!

    Sauro
    Veterano
    # set/11
    · votar


    O segredo pra tocar rápido é tocar devagar.

    Maatheeuuss
    Veterano
    # set/11
    · votar


    Jinkas

    É como o amigo Wótila Carneiro disse, a questão é a automação do negócio. Vá treinando, tocando insistentemente, e quando você perceber, você já automatizou as forminhas dos acordes, e com o tempo você nem vai precisar olhar para o braço do violão. Eu mesmo muitas vezes tô com o violão de bobeira, distraidaço, pensando em outra coisa e fazendo os acordes, depois que dá aquela ligada "Pô, eu to tocando sem nem saber o que eu tô tocando". E isso vale para o ritmo também, quando você automatizar a parte do violão, você vai cantar e tocar tranquilamente

    Rick Rock
    Veterano
    # set/11
    · votar


    Eu mesmo muitas vezes tô com o violão de bobeira, distraidaço, pensando em outra coisa e fazendo os acordes, depois que dá aquela ligada "Pô, eu to tocando sem nem saber o que eu tô tocando"

    Exatamente, é como andar de carro, com o tempo você nem percebe que está trocando as marchas.

    Abraço

    amador_ssa
    Veterano
    # set/11
    · votar


    Jinkas

    Brother, todo mundo disse que é prática e Eu, não vou da uma fórmula que você deve esperar... É prática man. Vou dizer como foi comigo:
    Comecei tocando sem cantar, observando o tempo da música sem batida, só com uma pra baixo por acorde, treinando a velocidade de mudança de acorde assim de forma bem simples.
    Depois que eu mudava de acorde sem perder tempo, aprendi a batida.
    Depois fui cantando naturalmente... Eu nem gostava de cantar, só de tocar violão e meu aprendizado do instrumento tirou minha "timidez". Eu sempre achei que canto mais ou menos (mais pra menos) mas algumas pessoas dizem que é legalzinho rs
    Mas eu sinto um pouco de dificuldade pra dedilhar e cantar ao mesmo tempo, principalmente músicas em inglês... Se for um dedilhado que costumo fazer aprendo rápido mas se for uma sequência de arpejo que é nova pra mim, primeiro eu aprendo a música sem cantar, depois que o dedilhado fica automático, eu canto, porém tenho amigos que cantam automaticamente e se concentram mais no dedilhado, as vezes acontece comigo.

    O que o Wótila Carneiro falou é verdade, é automático e alguns dedos você nem tira da casa, e quando você praticar muito, os dedos que mudam de casa também iram pro lugar certo automaticamente, você pode mudar de acorde rápido, sem olhar, mas tem que praticar.

    Até o que o Sauro falou faz sentido apesar de que na primeira impressão pensei que fosse ironia rs, mas pra tocar rápido tem que começar devagar.

    Resumindo:
    Sugiro que você pratique músicas sem cantar, só pra treinar a mudança de acorde, com batidas bem simples, o importante é mudar de nota sem perder o tempo, depois pode melhorar batidas iai esta preparado pra soltara voz e dar seu show rsrs

    Sauro
    Veterano
    # set/11
    · votar


    amador_ssa

    Realmente o que eu disse, num primeiro momento ou para quem está iniciando, parece ironia.

    Mas não encontrei nada melhor que começar beeeeem lento. Você evita vícios, evita notas sujas (ruídos indesejáveis) e o resultado pretendido vem bem mais rápido.

    Zenicola
    Veterano
    # set/11
    · votar


    Jinkas
    Se fosse para dar mais elasticidade/velocidade em solos, já ouvi dizer que amassar folha de jornal no chão com as pontas dos dedos repetidamente (fazendo uma bolinha), dá resultados...
    Agora, prá trocar de acordes rapidamente. só treinando mesmo. Começando pelos mais proximos e distanciando gradativamente
    Abçs

    Tgo_Paes
    Veterano
    # set/11
    · votar


    Com base nas lendas da Viola Caipira, vc pode pegar um filhote de cobra coral e passar entro os dedos, ou fazer um pacto com o Diabo...kkkkkkk

    Lendas, como elas sao interessantes...


    E treino meu irmão e nao tem conversa!

    Abraços!

    Maatheeuuss
    Veterano
    # set/11
    · votar


    Tgo_Paes

    kkkkkkkkkkkkkk verdade. Lembro-me de um filme (nacional, claro) que tem esse tipo de situação, o cabra passa uma cobra coral entre os dedos e vira o rei da viola. Muito boa essas lendas mesmo

    Jinkas
    Veterano
    # set/11
    · votar


    Nuss! muito obrigado galera!
    vcs deram a maior atenção! vlw msm!
    Ah, e quanto a tempo que toco, faz 2 meses e meio..
    To aprendendo sozinho (ou tentando) kss

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Maneira de deixar dedos mais ágeis