aprendendo a montar uma escala

Autor Mensagem
Daniel Cortonesi
# ago/02


Ae Galera do Forum, eu e mais 2 guitarrista ( O Carlos e o Maiden Maníaco) vamos estar colocando matérias sobre o que vimos ser as maiores dúvidas dos frequetadores do Forum.
Qualquer dúvida podem me escrever: dmc3d@hotmail.com

admin
Moderador
# ago/02
· votar


Olá, Pessoal!

Muito bacana essa idéia de vocês... qualquer coisa que precisarem, basta entrar em contato: sam@cifraclub.com.br

Abração!
Samuel Vignoli

Anônimo
# ago/02


neste tópico vamos falar sobre escala.

O que é tom e semi tom?
Da mesma forma que utilizamos cm ou km para medir as distâncias físicas, graus para temperatura, as unidades usadas para medir as distancias das notas basiam-se em tons e semi-tons. Cada traste do braço do instrumento equivale a um semi-ton. Se a distancia de 2 notas for de uma casa, então teremos 1 tom.

O que é uma escala?
Escala é uma série de notas separadas por tons e semi-tons, podendo ser maior ou menor.
A menor tem mais 2 escalas que variam dela, são as escalas menor Harmonico e menor melódico

O que é escala cromatica?
è uma escala que é formada pela relação sucessiva de intervalos em semi-tons, ou seja se tocarmos todas as notas de uma corda sucessivamente estaremos executando um cromatismo.

Como deduzir uma escala[b][/b]

Para compreender somo se deduz uma escala, pegaremos a escala de C, pois ela é a única escala maior sem acidentes.
As notas tem uma distancia natural entre elas, que são os tons e semi-tons, se você olhar o teclado verá as notas natuaris são as teclas brancas e entre elas existem as teclas pretas, que são as distancias de uma nota a outra. Pegando a escala Maior de C temos:

T II III VI V VI VII VIII( OITAVA)
C D E F G A B C
1 1/2 1 1 1 1 1/2

Os números romanos indica os graus da escala, as letras são as cifras e os númeors a dintancia de uma nota a outra.

Para deduzir a escala no braço do instrumento, pegue esse padrão e coloque em cima das notas das cordas. EX.
na corda E:Esse pedrão começa a partir do E, então teremos;

E F G A B C D E
1/2 1 1 1 1/2 1 1
0 1 3 5 7 8 10 12 -

Daniel Cortonesi
# ago/02


Os desenhos dos exemplos não sairam muito bem, caso não entendam podem me escrever.


neste tópico vamos falar sobre escala.

O que é tom e semi tom?
Da mesma forma que utilizamos cm ou km para medir as distâncias físicas, graus para temperatura, as unidades usadas para medir as distancias das notas basiam-se em tons e semi-tons. Cada traste do braço do instrumento equivale a um semi-ton. Se a distancia de 2 notas for de uma casa, então teremos 1 tom.

O que é uma escala?
Escala é uma série de notas separadas por tons e semi-tons, podendo ser maior ou menor.
A menor tem mais 2 escalas que variam dela, são as escalas menor Harmonico e menor melódico

O que é escala cromatica?
è uma escala que é formada pela relação sucessiva de intervalos em semi-tons, ou seja se tocarmos todas as notas de uma corda sucessivamente estaremos executando um cromatismo.

Como deduzir uma escala[b][/b]

Para compreender somo se deduz uma escala, pegaremos a escala de C, pois ela é a única escala maior sem acidentes.
As notas tem uma distancia natural entre elas, que são os tons e semi-tons, se você olhar o teclado verá as notas natuaris são as teclas brancas e entre elas existem as teclas pretas, que são as distancias de uma nota a outra. Pegando a escala Maior de C temos:

T - II - III - VI - V - VI - VII -VIII( OITAVA)
C - D - E - F - G - A - B - C
1 - 1/2 - 1 - 1 - 1 - 1 - 1/2

Os números romanos indica os graus da escala, as letras são as cifras e os númeors a dintancia de uma nota a outra.

Para deduzir a escala no braço do instrumento, pegue esse padrão e coloque em cima das notas das cordas. EX.
na corda E:Esse pedrão começa a partir do E, então teremos;

E F G A B C D E
1/2 1 1 1 1/2 1 1
0 1 3 5 7 8 10 12 - numero das casas que elas serão tocadas

Esse mesmo processo equivale para as cordas

Daniel Cortonesi
# ago/02


Ops e outra falha

entre o D e o E a Distancia é de 1 TOM e de E pra F é de 1/2

a distancia natural certa é 1 - 1 -1/2 - 1 - 1 - 1 - 1/2
e não 1 - 1/2 - 1 - 1 - 1 - 1 - 1/2 como saiu ok!

Renato
# ago/02


ei daniel isto oq vc esta fazendo esta muito legal cara

Daniel Cortonesi
# ago/02


valeu cara, acho que conhecimento a gente tem que passar e não ficar escondendo, cada um passando o que sabe pro outro, todo mundo progride junto.

Aqui é um lugar onde as pessoas tem que se ajudar

falow

maiden maniaco
# ago/02


baseado no que o Daniel falou, digamos que exista uma "fórmula" para escalas, como existe na matemática, música tem um pouco de ciência exata. então vamos lá: As escalas cromáticas como ele falou é uma relação sucessiva de intervalos em semi tons(na prática, de casa em casa, ou traste em traste), essa escala é composta por 12 notas, são elas:C|C#|D|Eb|E|F|F#|G|Ab|A|Bb|B|C|

pois,bem, a fórmula para se achar uma escala maior é:
TOM|TOM|SEMI-TOM|TOM|TOM|TOM|SEMI-TOM

como já foi mostrado pelo nosso amigo Daniel lá em cima, ele trabalhou com a escala de C (sem acidentes, ou seja, sem # ou b). Com a mesma teoria vou colocar aqui a escala de D maior...D-E-F#-G-A-B-C#-D, como consegui isto!??!?

de D pra E eu tenho um tom, certo?!?
de E pra F# eu tenho outro tom certo!?
de F# pra G eu tenho um semi-tom certo!?
de G pra A eu tenho um tom!!
de A pra B tenho mais um tom!!
de B pra C# eu tenho outro tom!!
e de C# pra D eu tenho um semi-tom...


não é fácil?!!?mas, e o q eu faço agora!?eu aconselho vc a escrever e memorizar, ou por que não dizer, aprender esta fórmula, e fazer o mesmo com as outras notas, já fizemos o C e o D, escrevam as escalas maiores de E, F, G,A e B...depois de escrever todas as escalas num papel, tente indentificá-las no braço da guitarra, identifique de uma forma extendida (puts o q é isso?!?!), com quantas oitavas vc puder achar, primeiro aconselho, 2 oitavas Ex: se vc está fazendo a escala de C (C D E F G A B C)este último C é uma oitava, procure encontrar outro C fazendo tipo uma emenda...bom, tentei ser o mais claro possível, se alguém tiver alguma dúvida manda um e-mail pra mim!!Falow galera!!!

mecinho@starmedia.com

maiden maniaco
# ago/02


como já falei em um tópico:Guitarra pra mim é uma Religião!!!só lamento pq aqui em Niterói e até mesmo no Rio de Janeiro "o bicho não pega", não temos muito workshops nem encontros...e aproveitando q eu estou sem sono eu já vou dar uns tapas nas escalas menores naturais!!!!

maiden maniaco
# ago/02


Como já vimos tudo de escalas maiores (quem quiser se aprofundar mais, estou bolando e tb vou dar uma olhada no q eu tenho de exercícios de improvisação com escalas maiores)

voltando ao assunto:As escalas menores naturais são derivadas das escalas maiores, a partir do VI grau, mantendo os intervalos. vamos ver na prática!!?
vamos voltar pra escala maior de C:

I |II|III|IV|V|VI|VII|VIII
C |D | E | F|G|A | B | C

O VI(sexto) grau da escala maior de C é A. Agora já sabemos qual a escala de Am (lá menor):

C D E F G |A B C D E F G A|, isso mesmo, a escala menor natural de A é A B C D E F G A B.

As notas das duas escalas C (Dó maior) e Am (lá menor são as mesmas), por esse motivo elas são chamadas de Escalas Relativas. São relativas mas e daí?!?daí que vc tocando uma música q o tom é C, vc pode tanto usar a de C como a de Am, gostou?!?!

uma coisa importante: o VI grau de uma escala maior é sempre sua relativa menor e o III graou de uma escala menor é sempre sua relativa maior

Dessa vez não vai ter fórmula?!?!? como já falei música tem um pouco de ciência exata. A fórmula de escalas menores naturais é:

TOM|SEMI-TOM|TOM|TOM|SEMI-TOM|TOM|TOM

de novo, anote todas as escalas menores num papel e identifique-as no braço da guitarra, da mesma extendida como nas escalas maiores, com 2 oitavas, ou mais...fazendo isso vc terá uma munição de 24 escalas (12 maiores e 12 menores) pra improvisar e facilitar a sua vida na hora de tirar alguma música. Falow!!!
qualquer dúvida

mecinho@starmedia.com

Carlos
# ago/02


Ae galera.

Já que o Daniel e o Maiden.

Já deram uma explicada básica em escalas.

Vamos em mais um assunto, que facilitará a vida de muitos.

Bom vejo muita gente que pega esses acordes em revistinhas e diz assim poxa, o porque isso é um DÓ maior.

O que vou lhe passar aqui, pode ser usado em qualquer instrumento, desde piano a violao.

Vamos lá ao que interessa.

Bom vou pegar uma escala natural. No caso pegarei a de C pois nao contem acidentes. E ficara mais fácil explicar.

Como vcs sabem as escalas natural maior. É aquela que contel intervalos de tom, descrito dessa maneira. Tom - Tom - Semi Tom - Tom - Tom - Tom - Semi Tom. (Só relembrando.)

Entao a escala de C ficara assim.
C D E F G A B C (uma oitava)

Vou fazer um resuminho aqui.

Nome Distância Exemplo
Segunda Menor 1/2 tom C para C#
Segunda Maior 1 tom C para D
Terça Menor 1+1/2 tons C para D#
Terça Maior 2 tons C para E
Quarta Perfeita (Justa) 2+1/2 tons C para F
Quarta Aumentada ou Quinta Diminuta 3 tons C para F#
Quinta Perfeita (Justa) 3+1/2 tons C para G
Quinta Aumentada ou Sexta Menor 4 tons C para G#
Sexta Maior ou Sétima Diminuta 4+1/2 tons C para A
Sétima Menor 5 tons C para A#
Sétima Maior 5+1/2 tons C para B
Oitava 6 tons C para C

P.S.: (O resumo que coloquei acima leva em Consideração a Escala Maior de C) Lembre-se: Se passar para a escala de D terá que considerar a escala de D e assim por diante.

Vamos agora as fórmular para Formação de Acordes.


Acorde Notas que Compoe Exemplo Acorde do Exemplo
Maior I + IIIM + VJ C + E + G C (Dó Maior)
Menor I + IIIm + VJ C + D# + G Cm (Dó Menor)
Aumentado I + IIIM + Vaum C + E + G# C+ (Dó aumentado)
Diminuto I + IIIm + Vdim C + D# + F# C° (Dó Diminuto)
Sétimo I + IIIM + VJ + VII m C + E + G + A# C7 (Dó com Sétima)


Vamos vê isso na pratica.

Vamos Là quero formar o Acorde de C (Maior)

Na fórmula tem I + IIIM + VJ, ( Tônica, Terça Maior e a Quinta Justa) Pegue aquele resuminho feito em escala de C ( A tonica sempre será 1° nota da escala (1°), olhe no resumo e pegue a terça Maior (D), e por fim a Quinta Justa (G)).

E ------------------- (E)
B --1---------------- (C)
G ------------------- (G)
D -----2------------- (E)
A --------3---------- (C)
E ------------------- (E)


Sendo assim Acorde Maior de C (C)

Simples e fácil.

Sem segredos!!!!

Agora vc sabe formar 35 acordes!!! Facil né.

Uma dica. Faça o que eu fiz em escalas de D E F G A B, e tire os outros acordes, fazendo isso irá memorizar bem o que eu Disse.

Abraço e até a próxima.

Digitei isso meio que com pressa pois estou no serviço. Então qualquer coisa que nao dá para entender me mande um email.

cardraw@hotmail.com

Valeu DANIEL E MAIDEN

Carlos
# ago/02


Bom se alguem quiser eu tenho uma tabelinha, de tudo isso que expliquei, é só me mandar email pedindo.

Pois pelo que vi aqui, saiu meio confuso as explicações mas creio que dára para entender.

Abraço e bendsssss

cardraw@hotmail.com

Carlos
# ago/02


Samuel Vignoli.

Tem como corrigir esse problema de espaços.

Tipo a gente fazer uma tabelinha ou tablatura legal no Bloco de Notas e colar aqui e sair da maneira que fizemos. E não tudo bagunçado como está saindo.

Porque dessa maneira a tablatura fica um pouco ilegivel, sem contar nas tabelas.

E Samuel Tem como abrir no fórum mesmo só para colocarmos esses temas.

Pois pelo que vejo o fórum lota de perguntas e o tema que escrevemos cai lá para baixo, sendo assim muitas pessoas nao abrem o tema.

Um abraço.

meu email cardraw@hotmail.com

E valeu pela atenção!!!

Samuel Vignoli
# ago/02


Olá, Carlos!

Tem sim. Vou trocar a fonte das mensagens no fórum para Courier New. Aí vai funcionar direitinho...

Devo fazer isso no Sábado, ok? Demanda um pouco de tempo... mas vou tentar fazer algo hoje a noite, quando chegar da faculdade.

Vou criar um fórum sobre teoria musical, ok?

Abraços.

Carlos
# ago/02


Valeu Samuel!!!

Obrigado pela compreensão!!!

Abraço!!

Anônimo
# ago/02


VIADOS,HAHAHAHAHAHAHA

Renato
# ago/02


viado è vc idiota inves de entrar para pegar informações entra pra xinga os outros

maiden maniaco
# ago/02


Voltando ao assunto de Escalas Maiores, eu tb fiz o "dever de casa", vou publicar agora...

maiden maniaco
# ago/02


|---------------------------0-1-3-|
|---------------------0-1-3------ -|
|------------------0-1------------|
|------------0-2-3----------- -----|
|------0-2-3----------------------|
|-0-1-3------------------ ---------|


|-------------------------3-5-|
|-------------------- 3-5-6----|
|--------------2-4-5----------|
|---------2-3-5---------- -----|
|----2-3-5--------------------|
|-3-5------------------------ -|


|------------------------5-7-8-|
|-------------------5-6-8--- ---|
|--------------4-5-7-----------|
|-----------5-7--------------- -|
|------5-7-8-------------------|
|-5-7-8------------------------|


------------------------------7-8-9-|
------------------------- 8-10-------|
------------------7-9-10------------|
-----------7-9-10 -------------------|
------7-8-9-------------------------|
-7-8-9--- ---------------------------|


|-------------------------------7-8- |
|--------------------------8-10-----|
|-------------------7-9-10-- --------|
|-------------7-9-10----------------|
|------7-8-10------- ----------------|
|-8-10------------------------------|


|------- ---------------------8-10-12-|
|----------------------10-12---------|
|---------------9-10-12--------------|
|----------91012------------ ---------|
|-----81012--------------------------|
|1012------------- -------------------|


Ae galera, esse último desenho ficou "apertadinho" por causa do espaço na caixa de texto, lembrando,
ESSES DESENHOS SÃO DA ESCALA DE C(Dò)MAIOR.Falow!!!

Betinho_RJ
Veterano
# mai/05
· votar


da pra explicar como eu faço isso ai em cima no violão???
explica o primeiro.
tipo qual casa e qual corda.
valeu

silva_909
Veterano
# abr/08
· votar


deus te abençoe primeira vez na minha vida que eu entendi escla


vlw mesmo

Penta_Blues
Moderador
# abr/08
· votar


Boa noite!!!

silva_909
Cara, não deixe de usar a BUSCA e conferir outros ótimos tópicos sobre este assunto que é extenso mas está cheio de dicas interessantes postadas.
Valeu!!!

Schiavon0
Veterano
# abr/08
· votar


silva_909
fique atento as datas de postagem =D

Penta_Blues
Moderador
# abr/08
· votar


Bom dia!!!

Schiavon0
A data do tópico não tem nada a ver com o aprendizado do nosso camarada silva_909, que pode se dar a qualquer momento. Afinal, os conhecimentos postados aqui não têm prazo de validade...
Valeu!!!

silva_909
Veterano
# abr/08
· votar


so pra confirmar...

as vezezss que eu toco sustenido nessas escalas ai
sao os acidentes correto?

Schiavon0
Veterano
# abr/08
· votar


silva_909
so pra confirmar...

as vezezss que eu toco sustenido nessas escalas ai
sao os acidentes correto?


sim =D

silva_909
Veterano
# mai/08
· votar


BOM...no fim dos exemplos da escala ele disse que elas sao da escala de DO......

|-------------------------3-5-|
|-------------------- 3-5-6----|
|--------------2-4-5----------|
|---------2-3-5---------- -----|
|----2-3-5--------------------|
|-3-5------------------------ -|


esta entao é a escala de DO maior no tom de G maior?

Lucasluz
Veterano
# abr/10
· votar


tipo, eu intendi uma parte disso tudo, mas tenho umas duvidas...

se eu vo fazer uma escala de DO por qual corda começa? (q eu saiba todas cordas tem DO certo?)

isso seria uma escala de do? (eu q montei)
|-------------------------------|
|---------------------1--------|
|-------------0-2-4-----------|
|-----0-2-3-------------------|
|--3---------------------------|
|-------------------------------|

se a escala de Do é Do,Re,Mi,Fa,Sol,La,Si e Do
a de Re seria Re, mi, fa, sol, la, si, do e re??

Caio Gomes
Veterano
# abr/10
· votar


Lucasluz
se eu vo fazer uma escala de DO por qual corda começa?

Qualquer uma.

isso seria uma escala de do?

Sim. Mas ela não tem versatibilidade, para isto existem padrões.

se a escala de Do é Do,Re,Mi,Fa,Sol,La,Si e Do
a de Re seria Re, mi, fa, sol, la, si, do e re??


Não. Você está esquecendo que entre mi-fa si-dó há um intervalo de semitom, não de tom. Então ficaria assim:

D E F# G A B C# D

Lucasluz
Veterano
# abr/10
· votar


Caio Gomes

entao como eu faço ela como mais versatibilidade?

entao a de RE fica assim?
|-------------------------------|
|-------------------2-3--------|
|-------------2-4--------------|
|-----2-4-5-------------------|
|--5---------------------------|
|-------------------------------|
certo?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a aprendendo a montar uma escala