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      Campo Harmônico+Tirar Música de Ouvido

      Autor Mensagem
      Pé de chinelo
      Veterano
      # dez/10
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      prankstare

      Não tem segredo não cara, acho que todas as músicas dos beatles são feitas com base no campo harmônico, sem "segredinhos" kkkk

      o que da o ar da graça é a guitarra do george harrison fazendo os solos né!

      abs!

      Thiago Affran
      Veterano
      # dez/10
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      Jube

      Obrigado cara, tentei por da forma mais simples possível, se alguem não entender direito é so falar comigo que eu vejo se posso ajudar.
      É sempre bom ajudar quem precisa... Afinal um dia eu tbm precisei é ainda preciso saber de muitas coisas.

      É bom dominar bem a escala pq dai é um pulo pra campo harmônico, que abre um leque de coisas na música!!! Mas isso já é outro assunto ^^

      Abraços!!!

      dom de Deus
      Veterano
      # dez/10
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      Jonhp

      com certeza você será um super mestre violonista rs


      isso é bom! então vou chegar lá!

      dom de Deus
      Veterano
      # dez/10
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      Ivan C.
      kiki


      eu já consigo pegar a música, tocar 4, 5 vezes e decoro.

      é 3!

      XandeMenegussi


      estou nessa luta faz um tempinho.
      com o tempo o ouvido vai educando!

      XandeMenegussi
      Veterano
      # dez/10
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      mendigo_desabrigado e Thiago Affran e +

      Vocês não sabem o quanto estão ajudando, não só a mim, mas garanto que à muitos outros membros também.
      Vou treinar as escalas, alguém pode me dizer onde posso encontrar a digitação da escala de Blues em Tab ?

      mendigo_desabrigado
      Olha cara, existem coisas que eu ainda desconheço ! Mas o que falta é só por em prática o que eu aprendi por aqui, se forem surgindo dúvidas pode ter certeza que eu irei perguntar xD
      E já aproveitando, para ficar mais fácil aqui o aperfeiçoamento... estive pensando se não existem graus do Campo Harmônico que nunca (ou quase nunca) se encontram ? Por que por exemplo, se existisse uma regra (nem mesmo uma regra, apenas um fato) o grau x nunca vem depois do grau y, assim ficaria mais rápido o aperfeiçoamento do Campo Harmônica e a improvisação também.

      Ontem comprei um pedestalzinho para por partituras (cifras, paguei R$30,00) e to pensando em ir num barzinho aqui da minha cidade, to arrumando coragem ! Por que depois que começa a ir nesses barzinhos, tu acaba aprendendo com os outros caras ! Sem falar na experiência né.

      Enfim, este tópico tá muito bom, obrigado a todos que puseram seu conhecimento aqui. Quem me ajudou pode ter certeza de que estou praticando.

      Espião
      Veterano
      # dez/10
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      Pé de chinelo

      Esse é o grande segredo da música extrangeira: UTILIZAR AO MÁXIMO O CAMPO HARMÔNICO. O contrário da brasileira que super lota a música com acordes dissonantes. Veja esta linda canção com Minnie Riperton atente para o detalhe das cifras, somente 4 acordes, se fosse uma criação brasileira no mimnio teria uns 15 acordes.

      Espião
      Veterano
      # dez/10
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      Corrigindo: 5 acordes

      Pé de chinelo
      Veterano
      # dez/10
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      Espião

      concordo totalmente com vc, é por essa razão que eu nao escuto muita mpb.....

      esse pessoal tem uma mania de botar um monte de acorde dissonante e acha bonito, foi mal mas eu acho feio..

      prefiro as melodias com base no campo harmônico, fica muito mais agradável aos ouvidos!

      abs!

      XandeMenegussi
      Veterano
      # jan/11
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      Harmonia Funcional

      Sei que estuda as funções do campo harmônico.
      Mas não entendi a lógica disso, quais as regras para formar cadências harmonicas ? Como saber quais graus combinam com quais ?

      E antes que digam, eu usei a busca ! Na verdade, fiquei a tarde toda pesquisando isso e não cheguei a nada conclusivo.

      Obrigado

      Denayse
      Veterano
      # jan/11
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      muito bom o tópico,eu tbm estou começando a estudar campo harmonico.Já peguei várias dicas de vcs,obrigada

      carlcarl
      Veterano
      # jan/11
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      continuem a estudar.os acordes dissonantes tambem fazem parte dos campos harmonicos é por isso que os musicos extrangeiros respeitam a "musica brasileira" não confundir com musica extrangeira com letra em portugues.
      o dos outro é sempre melhor.continuem a comprar m......... merenda dos outros.
      carlcarl

      Espião
      Veterano
      # jan/11
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      Galera uma pergunta.

      Como ficaria o campo harmônico menor?

      Espião
      Veterano
      # jan/11
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      Galera sou músico (tocador) de igreja e muitas vezes é dada oportunidades para os irmãos cantarem, sabe, nada ensaiado, então pessoal a pessoa começa a cantar e vc tem que ir procurando o tom (muitas vezes a pessoa termina de cantar e a gente não encontra o tom rsrsrs) e quando encontro não sei aplicar a sequência das notas.

      Alguém pode me ajudar?

      Thiago Affran
      Veterano
      # jan/11
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      Espião

      Olá, Tentarei te ajudar, também sou tocador de igreja e assim como na sua acontece o mesmo na minha igreja...

      Primeiro de tudo... As músicas do HCC, CC ou Harpa Cristã seguem o padrão gospel(ou blues e soul de onde o gospel é originado) então é bom estudar um pouco esses estilos musicais, uma dica bem interessante é que em sua grande maioria as músicas do HCC,CC, Harpa Cristã e até dos artistas(Kleber Lucas, Aline Barros, Toque no ALtar, Fernandinho, OFicina e etc) estão nos tons de C,D,G,A... sabendo o tom aplica-se as notas dos seus campos harmônicos.

      Abrços!!!

      Thiago Affran
      Veterano
      # jan/11 · Editado por: Thiago Affran
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      XandeMenegussi

      Primeiro de tudo... Você esta entrando num campo da música que é de difícil compreenção... Campo Harmônico, Harmonia Funcional e Harmonia Modal... Por isso recomendo a você q estude bastante, no inicio Vc nao irá entender mas com o tempo a sua mente se abrirá...

      Irei te explicar um pouco deste assunto de uma forma relativamente simples...

      Numa progressão harmônica, utiliza-se efeitos que são resultados de combinações funcionais de acordes com sentido conclusivo ou suspensivo. A esse resultado dá-se o nome de Cadência.
      Existem Cadências de menor e maior conclusividade, ou seja, de efeitos de conclusão de força maior ou menor, sendo que essa força depende da sua definição tonal. É necessário ter no mínimo uma cadência de dois acordes para definir a tonalidade de uma progressão harmônica.
      Veja este exemplo:

      Am | G7 | C ||

      Analisando a formação dos três acordes você encontrará nada mais, nada menos que "todas" as notas da escala de Dó Maior. Os acordes têm funções diferentes, mas ao passar por esta análise, a tonalidade desta progressão harmônica será definida.

      A seguir mostrarei 5 tipos diferentes de Cadência:

      Cadência Perfeita: é a de resolução mais forte estruturada pelas funções Dominante seguida pela Tônica, ou seja, os graus V e I. A Cadência Perfeita é essencialmente final. Geralmente, antes dessas duas funções aparece um acorde de Subdominante (IV ou II grau). Quando isso ocorre a Cadência Perfeita é chamada de "autêntica"


      |-----------| |------------------------------------------------|
      Ex.: V7 I IV V7 I

      G7 C F G7 C

      Cadência Imperfeita:é quando um ou ambos os acordes da Cadência Perfeita (V e I) estão invertidos ou ainda no caso de VII - I , e o peso de resolução desta, é bem menor e mais discreto que no caso da Perfeita.

      |--------------| |-----------------------------------|
      Ex.: V7 I /1ª inv. V V / 1ª inv. I
      G7 C/E G G/B C

      Cadência Plagal :é também uma cadência conclusiva, porém de uma forma menos acentuada. Têm como integrantes os graus IV e I (Subdominante e Tônica) estando ou não, invertidos.

      |----------------------| |----------| |------------------|
      Ex.: IV7M I / 1ª inv. IIm I IVm I
      F7M C/E Dm C Fm C



      Meia Cadência :se caracteriza quando a resolução é na Dominante(V grau).

      |-------| |------------------| |-----------------------------------------------|
      Ex.: IIm V VIm7 V7 VIm7 II7 V
      Dm G Am7 G7 Am7 D7 G

      Cadência Deceptiva é quando o V grau vem seguido por qualquer grau que não seja o I. Esta cadência não é conclusiva e pode ser Diatônica ou Modulante. Confira os exemplos:

      – Cadência Deceptiva Diatônica

      |---------| |----------| |-----------|
      Ex.: V7 IIIm V VIm7 V IV7M
      G7 Em G Am7 G F7M

      – Cadência Deceptiva Modulante

      |--------------------------------------|
      Ex.: IV V7 bVI7 I (nova tonalidade)
      F G7 Ab7 Db

      Neste caso a Cadência Deceptiva Modulante foi seguida do quinto grau de uma nova tonalidade que a música passou a ter (Db)

      |----------------------|
      Ex.: IIm V I (nova tonalidade)
      Dm G E

      Neste outro caso a Cadência Deceptiva Modulante foi seguida direto do I grau da nova tonalidade.

      Espero ter te ajudado...
      Abraços!!!

      XandeMenegussi
      Veterano
      # jan/11
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      Thiago Affran

      Obrigado cara, realmente é muito conteúdo !
      Estou pegando aos poucos, sem o auxílio de um professor fica difícil mesmo ! Mas aos poucos está indo.

      As vezes antes de dormir, fico pensando sobre escalas, etc e logo entendo algumas coisas das quais eu passei o dia todo estudando sem entender muito bem ! xD

      paulosergio
      Veterano
      # jan/11
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      Meus queridos deixa eu colaborar um pouco. Na verdade quando achamos que fizemos uma grande descoberta ela já havia sido descoberta há muito tempo. Para não perder tempo com alguns conceitos equivocados aconselho a irem direto à fonte: LIVROS. Músico não pode se dar ao luxo de ter preguiça de ler. Ai vão alguns bem interessantes. Leiam todos e não se arrependerão:

      Dicionário de acordes cifrados - Almir Chediak (O mais básico)
      Harmonia e Improvisação I e II - Almir Chediak
      Jazz e Harmonia - KOELLREUTTER
      Harmonia - Método Prático - Ian Guest
      Arranjo - Método Prático - Ian Guest
      Harmonia - Arnold Schoenberg (Este é obrigatório. É pra comer tudo)

      E muitos outros materiais. Leiam, comparem, analisem.
      A partir daí compartilhem seus conhecimentos para evitarem equívocos. Abraços

      paulosergio
      Veterano
      # jan/11
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      E complementando, é muito bom ver os colegas se ajudando. Parabéns e estudem muito.

      reginho violão
      Veterano
      # mar/11
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      CARA TAMBEM SOU NOVO EM TEORIA, MUITO LEGAL SEU TOPICO, BEM TÕ TREINANDO AS ESCALAS ATRAVEZ DE UM PROGAMA QUE VC PODE BAIXAR GRATES,NELE TEM TODAS AS ESCALAS É MAUITO BOM, O NOME DO PROGRAMA É D'ACCORD MUSIC SOFTWARE,, CARA VC CONHECE O SOLO DA MÚSICA REI DO BARALHO, SE CONHECER MANDE AÍ..PARABÉNS PELO TÓPICO MUITO LEGAL.

      reginho violão
      Veterano
      # mar/11
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      CARA TAMBEM SOU NOVO EM TEORIA, MUITO LEGAL SEU TOPICO, BEM TÕ TREINANDO AS ESCALAS ATRAVEZ DE UM PROGAMA QUE VC PODE BAIXAR GRATES,NELE TEM TODAS AS ESCALAS É MAUITO BOM, O NOME DO PROGRAMA É D'ACCORD MUSIC SOFTWARE,, CARA VC CONHECE O SOLO DA MÚSICA REI DO BARALHO, SE CONHECER MANDE AÍ..PARABÉNS PELO TÓPICO MUITO LEGAL.

      reginho violão
      Veterano
      # mar/11
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      CARA TAMBEM SOU NOVO EM TEORIA, MUITO LEGAL SEU TOPICO, BEM TÕ TREINANDO AS ESCALAS ATRAVEZ DE UM PROGAMA QUE VC PODE BAIXAR GRATES,NELE TEM TODAS AS ESCALAS É MAUITO BOM, O NOME DO PROGRAMA É D'ACCORD MUSIC SOFTWARE,, CARA VC CONHECE O SOLO DA MÚSICA REI DO BARALHO, SE CONHECER MANDE AÍ..PARABÉNS PELO TÓPICO MUITO LEGAL.[i][/i]

      luuuuuuuuky
      Veterano
      # jun/11
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      Não tem segredo não cara, acho que todas as músicas dos beatles são feitas com base no campo harmônico, sem "segredinhos" kkkk


      No caso da musica "SOMETHING" dos Beatles, ali a coisa me parece que tem alguns segredinhos sim.

      Ela esta no tom de "A" porem tem acordes fora desse campo harmonico. Por exemplo, nessa passagem:

      A A7+ F#m F#m/E
      You're asking me will my love grow
      D G A G#m G F#m F E
      I don't know, I don't know

      De onde veio o acorde G nesse caso?

      GabrielBarbosa
      Veterano
      # jun/11
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      Opa marcando o tópico

      johnnyalves
      Veterano
      # jul/11
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      XandeMenegussi

      Tirei 4 músicas de ouvido em duas horas

      eu estou estudando CAMPO HARMONICO a 4 meses (ou mais,não me lembro...). e ainda não tirei nenhuma musica de ouvido.

      alguem poderia me ajudar?

      WagnerBombeiro
      Veterano
      # jul/11
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      Grande tópico, toco a algum tempo e me cansei da "mesmisse", toco samba e assim como nossos amigos citaram não da pra tirar samba soh de ouvido e decorar todas as variações é F$d#, o tópico "serviu como luva",vou me aperfeiçoar. Agradeço a todos!

      XandeMenegussi
      Veterano
      # ago/11 · Editado por: XandeMenegussi
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      johnnyalves

      Calma amigo, você estuda há 4 meses, eu há 1 ano.
      Posso estar um pouquinho mais familiarizado com o som dos acordes, por isso foi mais fácil... mas faça o seguinte:

      Quando acessar o site do cifraclub, escolha somente um tom (vá em cima da letra, clique alterar tom e escolha o Dó (C) ou Sol (G), eu os axo mais fáceis para começar)

      Apartir de um tempo tocando só em um tom, você acaba percebendo a particularidade de cada acorde (você enxerga a sua função). E daí é incrível, você está tocando um acorde e não começa a se preocupar em se lembrar de qual acorde vem a seguir... você simplesmente "sente" qual o próximo acorde que a música está pedindo, e ele sai. É mágico.. mas como não existe mágica, só fazendo isso que estou te falando.

      Pegue o campo harmônico do tom que você escolheu, postei uma tabelinha mais no começo do post.
      Quando for tentar tirar a música, tente somente os acordes que o campo deixa... às vezes parece que nenhum deles vai encaixar, tente continuar no último acorde quando isto acontecer.

      Volto a dizer, muitas músicas fogem do campo harmonico e por isso podem ser consideradas geniais..

      são pequenas dicas de alguém que não sabe muito além do que você, mas é um bom começo

      XandeMenegussi
      Veterano
      # ago/11
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      WagnerBombeiro

      Nunca pare de estudar este assunto amigo... é muito importante.

      É simplesmente recompensador o gaiteiro, ou outro do grupo falar:

      Agora vamos tocar em Sol, vamos tocar essa outra em Mi. E você não ficar parado, congelado, com o acorde da tônica montado esperando que por sorte, acerte os próximos acordes da sequência..

      Isso é o início da liberdade, liberdade esta roubada pelas cifras.. tão boas, tão más.

      WagnerBombeiro
      Veterano
      # ago/11
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      Cara é bem isso xD! fiquei por muito tempo sem estudar teoria, consigo levar porque tenho um bom ouvido, mais com a teoria tudo está clareando. abraço!

      Lukinhacm
      Veterano
      # ago/11
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      Ótimo topico sem duvida esta sendo de grande proveito para todos os iniciantes asiim como eu.

      Thiaho Affran
      Gostaria de saber um pouco mais sobre a Harmonia funcional e como pratica-la. Tambem toco em igreja e sofro com as inesperadas musicas. Acho que todos os iniciantes sofrem e ja queimaram a cara pescando notas para tirar alguma musica ........

      Obrigado desde já pelas tão valiosas dicas postadas .....

      Um abraço!

      johnnyalves
      Veterano
      # ago/11 · Editado por: johnnyalves
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      alguem ai sabe o que explicar o que é :

      Harmonia Quartal
      Extensão da Harmonia Quartal
      Harmonia Quartal com nota adicionada
      Acorde de Empréstimo Modal

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