Análise do campo harmônico da música Oceano, do Djavan

    Autor Mensagem
    gugarthur
    Veterano
    # jun/11


    Olá, pessoal

    estava analisando o campo harmônico da música Oceano, do Djavan. Bem, a primeira parte é essa:

    D G7M A7
    Assim que o dia amanheceu
    A#° Bm Bm7M
    Lá no mar alto da paixão
    Bm7 Bm6 Am7 D7(9)
    Dava pra ver o tempo ruir
    Gm7 C7(9) F#m7
    Cadê você, que solidão
    B7(9-) E7(9) A7(4)
    Esquecera de mim

    Muito bem, do acorde D até o acorde Bm6 é utilizado o campo harmônico de D (ré maior), com uma descida cromática do Bm até o Bm6. Aí são tocados os acordes Am7 e D7(9); ou seja, ocorre uma mudança de tom de D para G (sol maior), aproveitando o acorde Bm6, que pode ser usado tanto no campo de D quanto no campo de G. Aí vem uma sequência de acordes que não entendi a qual, ou a quais, campo harmônico eles pertencem. São eles:

    Gm7 C7(9) F#m7
    Cadê você, que solidão
    B7(9-) E7(9) A7(4)
    Esquecera de mim

    Clinton
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    Eu nem sei o que é campo armônico, mas vou dar um up aí pra ver se alguém te ajuda asuhsauh '

    gugarthur
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    vlw!

    H31T0R
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    Clinton
    se eu ñ me engano o campo harmonico são as notas que compoe os acordes

    ex: o acorde D
    1ªnota D
    2ªnota A
    3ªnota F#

    Tendeu ????

    JJJ
    Veterano
    # jun/11 · Editado por: JJJ
    · votar


    Acho que o Djavan c*gou e andou pro campo harmônico quando compôs... Quando um cara tem a musicalidade que um Djavan tem, os acordes vem quase como mágica... inspiração pura. Não lendo uma "tabela" com acordes predefinidos de tal ou qual campo harmônico.

    malucobeleza666
    Veterano
    # jun/11 · Editado por: malucobeleza666
    · votar


    H31T0R
    se eu ñ me engano o campo harmonico são as notas que compoe os acordes


    Não é bem isso, mas tem disso hehehe. Campo harmonico é a sequencia de acordes que podemos formar com as notas de determinada escala, se chama harmonização.

    Minha análise:

    D (Iº maior) G7M( IVº 7M ) A7( Vº 7) A#º(Diminuto de passagem que prepara para resolver no Bm, podemos usar esse tipo de acorde sempre que queremos, no entanto, ele precisa ser meio tom abaixo do acorde seguinte, preapação diminuta) Bm ( VI ºm7), até aqui todos acordes do campo harmonico de D maior, Bm7M( esse acorde é foda, não consegui fazer nenhuma ligação com ele, pensei que era emprestimo modal, provinda da menor harmonica, mas não consegui descobrir, então não sei ahah), Bm7 ( novamente VI º m7), Bm6 (variação do VI ºm) aí aqui ocorre coisas interessantes, Am7(Emprestimo modal,Vºm7, campo harmonico menor natural, lembrando que emprestimo modal são acordes provindos da tonalidade relativa da tonalidade atual, D7(9) (Dominante auxiliar, qualquer acorde M7 que prepara para algum acorde de emprestimo modal(Que será o Gm7, iVºm7),(interessante aqui que tivemos dois acordes de emprestimo modal mas não modulação), agora temos o C7(9) (dominate secundario, qualquer acorde M7 que prepara para algum acorde da tonalidade, que será o F#m7(IIIºm7), e agora teremos uma sequencia de dominantes, onde um é dominante do outro, B7(9-) é dominate de E7(9), que é dominante de A7(4), que é Vº7 de D. UUfa!!!!! ahhah, cara isso foi uma tremenda revisão pra mim, e uma baita estudo para saber de onde vem aquele maldito Bm7M, ahhh se eu descubro!! de um lugar ele vem ehauaheue. Falou cara!!

    ^^

    malucobeleza666
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    JJJ

    Ele pode ter tirado muitas coisas de inspiração, mas tenho certeza que ele sabe exatamente de onde vem os acordes que ele usa, o cara estudou ehehe. E cara, campo harmonico é muito maior de que aquela formula I IIm IIIm .....e talz ehhehe, por isso que as pessoas estudam anos e anos harmonia. ehehe t+ brother! ( não to querendo rebater nada e talz, ehhe, longe disso cara, só frisando para não deixar aquele ar esquisito que textos de internet deixam eheh)

    ^^

    JJJ
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    malucobeleza666

    Não disse que não era importante. Só acho que ele não usou. Mas posso estar errado...

    LeandroP
    Moderador
    # jun/11 · Editado por: LeandroP
    · votar


    gugarthur

    Minha análise:

    D7M - G7M - A7 - aqui é fácil porque é I, IV e V.

    A#° - este é um diminuto de passagem.

    Observe que ele preserva a mesma forma do acorde A7, elevando apenas o baixo em um semitom pra se aproximar da tônica do próximo acorde, o Bm. O seu uso nessas progressões é bastante comum.


    Bm - Bm7M - Bm7 - Bm6 - Aqui temos uma progressão de acordes menores do mesmo tom, com uma sequencia melódica descendente dentro do acorde, que parte da 8a justa descendo cromaticamente passando pelas 7as maior e menor, e terminando na 6a maior - acorde Bm6. Neste caso o Bm6 está disfarçando um acorde do tipo dominante --> E7(9) (observe que um acorde é inversão do outro) - Este acorde é o V grau de Lá (seja ele maior ou menor).

    Preparou pro Lá menor, modulando pra Sol maior, fazendo um II, V I:

    Am7 - D7(9) - II, V de Sol maior.

    Mas aí o Djavan criou um outro caminho, já que o D7(9) prepara tanto pra G maior como pra G menor... Preparou pro Gm, fazendo novamente um II, V de Fá maior --> Gm7 - C7(9)

    Só que ele resolve ir pro E maior ao invés de ir pro Fá maior, tocando logo em seguida um II, V de Mi --> F#m7 - B7(b9).

    E levando os acordes numa progressão de dominantes V7 de V7, finalizando no acorde A7, que é o V do Ré - tom da música:

    B7(b9) - E7(9) - A7sus4

    São cadências!
    [link externo]

    Bruno_guitar123
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    O LeandroP já disse tudo, e essas preparações
    IIm V7 ( que pode resolver ou não no primeiro grau)

    são chamadas de segundo cadencial.

    LeandroP
    Moderador
    # jun/11
    · votar


    Bruno_guitar123

    Exatamente... "segundo cadencial".

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Análise do campo harmônico da música Oceano, do Djavan